sábado, 3 de novembro de 2012

Taça da China 2012 - Senhoras - Final + Análise

A prova de senhoras chegou ao fim na Taça da China em 03-11-2012 com os seguintes resultados:

PRATA - Julia Lipnitskaia (Russia) --- 177.92pts
http://www.youtube.com/watch?v=B2bkYWNdUSY&feature=channel&list=UL
BRONZE - Kiira Korpi (Finlândia) --- 169.86pts
http://www.youtube.com/watch?v=5Ndz610VeMs&feature=channel&list=UL
4.º - Mirai Nagasu (Estados Unidos) --- 163.46pts
http://www.youtube.com/watch?v=UcvKl437UHc&feature=channel&list=UL
6.º - Amélie Lacoste (Canadá) --- 135.46pts
http://www.youtube.com/watch?v=FPyzFlsmbWU&feature=channel&list=UL
7.º - Joshi Helgesson (Suécia) --- 134.43pts
http://www.youtube.com/watch?v=9OpX6_KNQOM&feature=channel&list=UL
8.º - Ying Zhang (China) --- 130.65pts
http://www.youtube.com/watch?v=CLEz9VopFNY&feature=plcp
9.º - Sofia Biryukova (Russia) --- 127.36pts
http://www.youtube.com/watch?v=3mUK2M9PI7M&feature=channel&list=UL
Bingwa Geng (China) - desistiu
 
Análise
Mao Asada do Japão logrou melhorar a classificação que trazia do programa curto e passou de segundo para primeiro lugar. O seu programa livre não foi tecnicamente perfeito mas artisticamente foi um primor. Asada está cada vez mais madura na interpretação da música e o impacto da sua performance, ainda que com erros, é bastante grande. Qual cisne na pista de gelo! Ela juntou a sequência de passos (nível 3) com a sequência coreográfica no final do esquema e só tenho uma palavra para definir os seus movimentos: arte. O seu melhor segmento na nota dos componentes foi o da interpretação com 8.25pts. Na coreografia/composição recebeu 8.11, para a qualidade base da sua patinagem recebeu 8.14, para as transições/passos de ligação recebeu 7.75 e para a performance/execução recebeu 7.96pts. Chamo a atenção para o facto da nota dos componentes ter estado cerca de 10 pontos acima da nota técnica. A nível de saltos, Asada efectuou triplo loop (6.10pts), combinação de duplo axel com triplo toe loop (no segundo salto os juízes consideraram que a terceira rotação não foi completa; ficou com 3.60pts), triplo flip (os juízes consideraram que faltou um pouquinho para concluir a terceira rotação correctamente; 3.00pts), duplo lutz (com chamada de atenção para o facto da chamada do salto não ter sido definida como deve de ser; 1.76pts), triplo salchow (4.90pts), combinação de triplo loop com duplo loop (8.09pts), combinação de triplo flip com duplo loop e duplo loop (na primeiro salto a terceira rotação não foi bem concluída; 6.68pts). Nos peões não teve grandes problemas e foram avaliados com grau de execução positivo, sendo todos de nível 4.
Julia Lipnitskaia acusou um pouco a pressão de se encontrar na liderança após o programa curto e nesta fase da competição já não foi tão segura e desinibida. Sendo uma atleta tão jovem e que ainda tem um longo caminho a percorrer a nível artistico, Lipnitskaia sabia que tinha de apostar na técnica para derrotar Asada. No entanto, teve alguns pequenos erros e desatenções que resultaram numa nota técnica inferior aquilo que ela certamente esperava. O seu elemento de abertura do esquema foi uma combinação de triplo lutz com triplo toe loop (7.40pts) mas no primeiro salto a terceira rotação não foi completamente conseguida o que resultou num grau de execução negativo. Seguiu-se uma combinação de duplo axel com triplo toe loop que também teve grau de execução negativo mas mesmo assim deu para amealhar mais 5.90pts. Depois realizou com sucesso um duplo axel (3.51pts), triplo loop (5.30pts), peão de nível 4 (3.91pts), triplo lutz em combinação com duplo toe loop (7.30pts), triplo flip (com grau de execução negativo; 5.53pts), triplo salchow (4.92pts), sequência de passos de nível 3 (3.59pts), sequência coreográfica (3.30pts), peão de combinação de nível 1 (2.71pts) e concluiu com um peão layback de nível 4 (4.06pts). A nível dos componentes, o seu melhor segmento foi o da performance/execução com 7.32. Todos os outros segmentos dessa nota também ficaram na casa dos 7.00pts. É curiosa verificar que Lipnitskaia obteve exactamente os mesmos pontos nas duas notas, ou seja, teve 57.43pts na técnica e 57.43 nos componentes. Ela pareceu um pouco desapontada por não ter vencido a Taça da China mas pode-se dizer que a sua estreia foi excelente. Ela tem apenas 14 anos e esta foi a sua primeira participação no circuito senior do grande prémio e já tem uma medalha de prata no curriculo ficando à frente de atletas com muito mais nome e palmarés do que ela. Lipnitskaia com certeza que terá outras ocasiões para fazer valer o seu talento.
Kiira Korpi da Finlândia ficou com a medalha de bronze, tendo subido um lugar do programa curto para o longo. Mais uma vez esta atleta foi irrepreensível do ponto de vista da apresentação. Isso reflectiu-se na nota dos componentes onde ela obteve um total de 59.14pts. A nível técnico Kiira teve dois saltos com grau de execução negativo (flip simples e na combinação de triplo salchow com duplo toe loop e loop simples pois aí tudo pareceu um pouco atabalhoado). Na segunda metade do esquema ela acabou por não executar o triplo loop que tinha planeado, fazendo apenas um loop simples que foi pontuado com 0.55pts. Mas o seu programa livre também teve momentos muito bons. Destacamos a combinação de triplo toe loop com triplo toe loop logo no início do esquema pois foi muito boa e rendeu-lhe 8.90pts. O triplo lutz isolado foi razoável e ela foi recompensada com 6.00pts. Executou também uma combinação de triplo loop com duplo toe loop (6.80pts) e um duplo axel (4.06pts). A sua sequência de passos foi classificada com nível 4 e Korpi obteve 4.90pts nesse elemento. Na sequência coreográfica ela reuniu mais 3.00pts. Os três peões que executou foram todos de nível 4. Essencialmente, Korpi perdeu pontos tecnicamente no grau de execução dos elementos mas com a subida de forma que deverá ter durante a época, ela é capaz de conseguir melhorar a sua nota técnica.

Sem comentários:

Enviar um comentário