sábado, 23 de maio de 2015

Notícias - Romain Ponsart

O patinador francês Romain Ponsart já não é treinado por Annick Dumont. Ele anunciou que passará a trabalhar sob a orientação de Brian Joubert e de Nikolai Morozov. 
Morozov é um treinador muito experiente mas o aparecimento do nome de Joubert na equipa técnica é uma surpresa. 
Joubert tem estado muito ocupado com participações em espectáculos e parece ter abandonado a ideia de se aventurar na disciplina de pares. Enquanto ainda competia, Joubert construiu uma excelente reputação quanto à sua qualidade técnica nos saltos e pode revelar-se uma excelente ajuda para Ponsart. 

Brian Joubert, Roman Ponsart e Nikolai Morozov
Fonte: Instagram

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Notícias - Mao Asada

A patinadora japonesa Mao Asada, tri-campeã mundial, convocou uma conferência de imprensa para o dia 18 de Maio de 2015. Ela trouxe boas noticias.
Mao Asada decidiu voltar à competição já na temporada 2015-2016. Não há indicação de que ela irá participar no circuito do grande prémio mas, de qualquer maneira, os quadros de participantes só serão anunciados no mês de Junho. Já falta pouco :)
Mao Asada continuará a ser treinada por Nobuo Sato. 

Video de uma parte da conferência de imprensa


Notícias - Alexei Yagudin & Tatiana Totmianina

Alexei Yagudin, campeão olímpico em 2002, e Tatiana Totmianina, campeã olímpica de pares em 2006, vão aumentar a sua bonita família. Tatiana está grávida de quatro meses e o casal está muito contente. Alexei e Tatiana já têm uma filha chamada Elizaveta (com cinco anos) e aguardam com expectativa a chegada do novo elemento da família. Recentemente, o casal aproveitou para tirar umas férias e foram relaxar para o sul de França.

Neste link podem ver um artigo em russo sobre a gravidez de Tatiana. Tem um foto muito bonita.
http://www.vistanews.ru/culture/show-business/6302-figuristy-aleksey-yagudin-i-tatyana-totmyanina-zhdut-vtorogo-rebenka.html

Alexei Yagudin
Tatiana Totmianina

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Fora das pistas de gelo

Com a Primavera chega sempre uma interrupção nas competições de patinagem artística no gelo. Normalmente, nesta fase, muitos patinadores sentem-se mais à vontade para partilhar algumas informações sobre a sua vida privada. Este post é sobre isso.
O alemão Robin Szolkowy, que actualmente é treinador do par Tarasova & Morozov, vai ser pai este ano. Ele e a sua mulher estão muito felizes. 
O chinês Hao Zhang foi pai de um menino no início do mês de Maio. O patinador alemão Peter Liebers também foi pai hà pouco tempo. 
Já a patinadora francesa Gabriella Papadakis está a desfrutar de uns dias de férias na companhia do seu namorado Stefano Caruso (ex-patinador alemão).
Votos de felicidades para todos :)

Hao Zhang partilhou esta foto na rede social Weibo

Peter Liebers e a sua esposa Denise
Gabriella Papadakis & Stefano Caruso

Gabriella Papadakis & Stefano Caruso


Notícias - Scimeca & Knierim

O par composto por Alexa Scimeca e Chris Knierim (Estados Unidos) anunciou as músicas que irá usar nos programas que vão ser apresentados na temporada 2015/2016.
Para o programa curto a escolha recaiu na música "Nothing Else Matters" dos Metallica.
O seu novo programa livre será patinado ao som de excertos da banda sonora do filme "Elizabeth - The Golden Age". As escolhas são bastantes promissoras :)
A coreografia de ambos os programas ficou a cargo de Julie Marcotte.




terça-feira, 12 de maio de 2015

Notícias - Samantha Cesario

A patinadora estado-unidense Samantha Cesario decidiu terminar a sua carreira na patinagem de competição. Cesario justificou a sua decisão com os problemas recorrentes que tem tido nos joelhos mas também mencionou que não se sentia confortável com o código de pontos em vigor. 
Cesario continuará ligada à patinagem artística enquanto treinadora de jovens talentos. Ela ficará a trabalhar junto à sua treinadora de longa data Mary Lynn Gelderman.

Samantha Cerario


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Notícias sobre pares russos

A disciplina de pares anda agitada na Rússia. No final do mês de Abril de 2015, Alexander Enbert decidiu colocar um ponto final na sua parceria com Vasilisa Davankova. A sua parceria apenas durou um ano pois eles juntaram-se em Abril de 2014. Davankova foi apanhada de surpresa mas já prestou declarações à imprensa russa e disse que pretende continuar a sua carreira pelo que vai procurar um novo parceiro. De momento Davankova afirmou estar concentrada nos seus estudos universitários. 
Parece é que Alexander Enbert tinha as coisas planeadas. É que ele não perdeu tempo e encontra-se em fase de testes com Natalia Zabijako. 
Oficialmente Zabijako ainda é parceira de Yuri Larionov. Sabe-se que Larionov está lesionado. Zabijako e Larionov também estão juntos à cerca de um ano. Como se devem recordar, Larionov patinava com Vera Bazarova mas ele tomou a iniciativa de terminar esta parceria. 
Se Zabijako não quiser esperar pela recuperação de Larionov e se juntar a Enbert, não deixa de existir aqui alguma ironia. É que Larionov terminou a parceria com Vera Bazarova depois de ela ter sacrificado 18 meses da sua carreira para esperar pelo regresso de Larionov quando ele esteve suspenso. A Federação russa queria ter-lhe dado um novo parceiro nessa altura mas ela manteve-se ao lado de Larionov. Ele optou por patinar com Zabijako por achar que Bazarova estava atrasar a sua evolução e agora que está lesionado Zabijako já tem outro parceiro em vista. 
Vera Bazarova continua a treinar com Andrei Deputat (o antigo parceiro de Vasilisa Davankova). 
Tanto Zabijako & Larionov como Davankova & Enbert estavam à responsabilidade da treinadora Nina Mozer. 
Katarina Gerboldt (que tinha sido "abandonada" por Enbert quando ele formou parceria com Davankova) tinha um compromisso com o francês Brian Joubert. O antigo campeão mundial na categoria de individuais masculinos queria passar a competir na disciplina de pares. Oleg Vasiliev estava para ser o treinador do par Gerboldt & Joubert. Este par acabou por participar em espectáculos mas Joubert estava a adiar indefinidamente a passagem para os treinos tendo em vista a competição. Em resultado Gerboldt fartou-se de esperar e está de momento à procura de um novo parceiro. 
Quanto a Antipova & Maisuradze ainda não há qualquer certeza de que vamos voltar a vê-los patinar juntos. Antipova está a recuperar do seu problema de anorexia mas as suas mais recentes declarações públicas dão a entender que ela não quer patinar mais com Maisuradze e não quer ser treinada por Artur Dmitriev ou Natalia Pavlova. Nodari Maisuradze tem estado ocupado a patinar no espectáculo organizado por Evgeny Plushenko chamado "Snow King". 
Anastasia Martiusheva, antiga parceira de Alexei Rogonov, também tem andado a patinar em espectáculos mas ainda não desistiu da ideia de voltar à competição. 
Kristina Astakhova & Alexei Rogonov já escolheram a música e a coreografia para o seu novo programa curto. O tema do seu novo programa curto é proveniente da banda sonora do filme "O Artista".
Tatiana Volosozhar e Maxim Trankov estão a gozar um período de férias nos Estados Unidos mas estarão prontos para regressar à competição em Setembro de 2015 no Troféu Nebelhorn (Alemanha). A música para o seu novo programa livre é uma combinação de temas das bandas sonoras dos filmes "Drácula" e "Van Helsing". O programa curto será patinado ao som de um tema indiano. 




Vasilisa Davankova & Alexander Enbert
(foto encontrada por pesquisa no google; desconheço o autor)

Tatiana Volosozhar & Maxim Trankov
(foto pertence ao blogue Magia Gelada)

domingo, 10 de maio de 2015

Notícias - Coomes & Buckland

Há notícias fresquinhas sobre o par de dança britânico Penny Coomes & Nicholas Buckland. 
Penny Coomes revelou através da rede social instagram que finalmente recuperou a nível de saúde. Durante a preparação deste par para os campeonatos do mundo 2015, Penny sofreu problemas respiratórios e os médicos não permitiram que ela fosse competir. O importante é que ela agora já se sente melhor e pode retomar os treinos. 
Mas isto não é tudo. Coomes & Buckland deixaram de ser treinados por Evgeny Platov. Os britânicos vão mudar-se para Detroit (Estados Unidos) onde serão treinados por Igor Shpilband.

Penny Coomes & Nicholas Buckland

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Notícias - Shibutani & Shibutani

O par de dança composto pelos irmãos Maia e Alex Shibutani (Estados Unidos) encontra-se a trabalhar na construção da sua nova dança livre. A música escolhida é "Fix You" dos Coldplay. O coreógrafo da dança livre é o russo Peter Tchernyshev. 
Maia e Alex Shibutani usaram uma música dos Coldplay durante exibições na temporada passada, sendo que esse programa foi muito melhor recebido pelos fãs do que os programas de competição que eles apresentaram. Fico contente de saber que eles estão a trabalhar com Peter Tchernyshev pois é um coreógrafo muito bom e poderá dar-lhe material mais interessante para eles desenvolverem artisticamente. 


Maia e Alex Shibutani

Peter Tchernyshev

Notícias - Patrick Chan

O tri-campeão mundial Patrick Chan vai voltar à competição! De momento Chan está ocupado com a sua participação na digressão "Stars on Ice" no Canadá mas ele pretende competir normalmente na temporada 2015/2016. Kathy Johnson continuará a ser a treinadora de Patrick Chan. 
No Verão, Chan irá trabalhar com o coreógrafo David Wilson na criação de um programa curto. Ainda não se sabe qual a música escolhida.
O programa livre de Chan será patinado ao som de Chopin e a coreografia será adaptada do programa que ele apresentou no Open do Japão em 2014. Essa coreografia também é da responsabilidade de David Wilson.

Patrick Chan