quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Notícias - Joshua Farris

O patinador Joshua Farris (Estados Unidos) viu-se obrigado a cancelar a sua participação no circuito do grande prémio sénior 2015/2016 devido a lesão. Joshua Farris tinha previsto competir no Troféu Skate Canada e também no Troféu NHK. No Troféu Skate Canada ele será substituído pelo seu compatriota Timothy Dolensky. Para já não se sabe quem irá ocupar o lugar deixado vago no Troféu NHK.
Farris lesionou-se numa sessão de treinos durante o mês de Julho, ao tentar executar um salto quádruplo. A queda na recepção foi bem feia e ele sofreu um traumatismo craniano. Desde então ele tem sofrido bastante com dores de cabeça e não pode treinar visto que há algo que não ficou bem (visão, equilibrio, etc). 
Este é o segundo problema deste género confirmado esta temporada. Relembro que a patinadora francesa Gabriella Papadakis também tem estado sob observação depois de ter sofrido um traumatismo craniano devido a queda numa figura de elevação. 

Joshua Farris

Nota: foto encontrada através de pesquisa no google. Desconheço o autor. 



Troféu Lombardia 2015

O Troféu Lombardia 2015 decorreu em Itália na localidade de Sesto San Giovanni, entre os dias 17 a 20 de Setembro. 
A principal atracção desta prova foi a estreia de Anna Cappellini & Luca Lanotte na temporada 2015/2016. Eles venceram a medalha de ouro deixando a concorrência a grande distância e impressionaram pela boa forma. Esta estreia de Cappellini & Lanotte é auspiciosa para o resto da temporada e os seus novos programas convenceram. 
Na dança curta, Cappellini & Lanotte obtiveram uma nota de 69.72pts, apesar de terem sofrido um ponto de dedução devido a ultrapassarem o tempo limite permitido para a figura de elevação. Três dos cinco elementos técnicos foram classificados de nível 4: twizzles (8.00pts), primeira sequência obrigatória de valsa ravensburger (6.00pts) e figura de elevação em rotação (5.70pts). A sequência de passos (9.30pts) e a segunda sequência obrigatória de valsa ravensburger (5.60pts) foram de nível 3. Todos os elementos técnicos beneficiaram de bons graus de execução. As suas médias nos componentes foram de 9.00 na perícia, 8.83 nas transições/passos de ligação/movimento, 9.00 performance/execução, 9.33 na coreografia/composição e 9.00 na interpretação/timing. 

Video da dança curta de Cappellini & Lanotte

Na dança livre, Cappellini & Lanotte também beneficiaram de graus de execução positivos em todos os elementos técnicos. O elemento técnico que mais me chamou a atenção foi a primeira figura de elevação que eles executaram, com uma posição complicada e perigosa. 
As duas sequências de passos foram de nível 3, num total de 17,50pts. Os restantes elementos alcançaram todos o nível 4. Nos twizzles eles conseguiram obter 7.80pts e a tal primeira figura de elevação (6.30pts) impressionante conquistou os juízes e todos marcaram +3 no grau de execução. No elemento opcional, eles apresentaram twizzles coreográficos. 
Em termos artísticos, a dança livre deste par é despretensiosa e conservadora, não trazendo nada de novo em termos de conceito ou de interpretação. Essa é talvez a maior critica que se lhes pode apontar nesta altura. É um programa para agradar e jogar pelo seguro. Mas resultou em termos de competição e os juízes recompensaram-nos com as seguintes médias nos segmentos dos componentes: 9.25 na perícia, 9.17 nas transições/passos de ligação/movimento, 9.42 na performance/execução, 9.25 na coreografia/composição e 9.33 na interpretação/timing. 



Video da dança livre de Cappellini & Lanotte

A Itália conseguiu o feito de conquistar as três medalhas em disputa na categoria de dança e ainda colocar mais um par em sexto lugar. Em termos gerais foi um excelente resultado para a federação italiana. Destaque também para a estreia internacional do par russo Maria Stavitskaya e Anton Shibnev que estão juntos há poucos meses. Maria costumava competir na categoria de individuais femininos e era bastante promissora. No entanto, depois de ter partido a perna numa sessão de treinos, Maria teve bastante dificuldade em voltar a executar saltos como fazia dantes. Com esse condicionante e com a enorme concorrência que há na Rússia na categoria de individuais femininos, Maria decidiu tentar a sua sorte na parte da dança. 

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE DANÇA

Os italianos também tiveram razões para sorrir na categoria de pares pois Valentina Marchei & Ondrej Hotarek venceram a prova com uma margem de pontos bastante confortável.
No programa curto, Marchei & Hotarek obtiveram uma nota de 63.85pts. Eles executaram um triplo salchow lado-a-lado (5.33pts), um triplo twist de nível 1 (5.17pts), uma figura de elevação de nível 4 (4.83pts), um triplo lutz lançado (5.73pts), uma espiral da morte de nível 2 (4.20pts), uma sequência de passos de nível 3 (4.30pts) e um peão de nível 3 (4.67pts). O triplo twist foi penalizado em grau de execução negativo e eles perderam 0.23pts do valor base do elemento. A verdade é que eles ainda demonstram pouco à vontade no twist. Enquanto estava a assistir ao programa deles estava a fazer figas para que este elemento corresse bem. A disciplina de pares é bastante perigosa mas se há elemento que ninguém quer ver a correr mal é o twist. 
No que respeita às médias nos segmentos do programa eles ficaram com 7.42 na perícia, 7.17 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.50 na performance/execução, 7.50 na coreografia/composição e 7.42 na interpretação. 


Video do programa curto de Marchei & Hotarek

Valentina Marchei & Ondrej Hotarek fizeram um programa livre consistente mas não se livraram de serem penalizados com graus de execução negativos em dois elementos. Foi o que aconteceu no triplo loop lançado (queda da parte da patinadora na recepção) e na combinação lado-a-lado de duplo salchow com toe loop simples. A queda valeu-lhes ainda um ponto de dedução automático. No caso da combinação, ela ainda fez um toe loop duplo mas ele fez um segundo salto simples e as regras mandam que se considere o elemento com valor mais baixo nesse tipo de situações. Eles decidiram não arriscar no twist e apenas apresentaram um duplo. O twist foi de nível 1 e ela praticamente não teve elevação nenhuma para conseguir completar as rotações. O primeiro peão foi de nível 3 e o último foi de nível 4. A espiral da morte foi de nível 3. A primeira figura de elevação foi de nível 4 e as restantes foram de nível 3. Esta par ainda apresentou um triplo lutz lado-a-lado e um triplo flip lançado. 
Nos componentes do programa, as suas médias voltaram a ser consistentes: 7.50 na perícia, 7.08 nas transições/passos de ligação, 7.67 na performance/execução, 7.42 na coreografia/composição e 7.75 na interpretação. 
Este foi um bom teste para Marchei & Hotarek ganharem ritmo competitivo e garantirem uma medalha de ouro. 

Video do programa livre de Marchei & Hotarek

Quanto à restante prova gostei de ver a participação do par da Lituânia e do par da Croácia. É muito bom para a modalidade que apareçam pares de nações que ainda não têm muita tradição nesta categoria. Tanto Butkute & Ermolaev como Petranovic & Lueck são pares modestos em termos de habilidades técnicas mas esta terá sido uma óptima hipótese de ganharem experiência competitiva. 

RESULTADO FINAL DA CATEGORIA DE PARES


Michal Brezina da Republica Checa era o grande favorito à vitória na categoria de individuais masculinos mas acabou por ser surpreendido pelo francês Chaffik Besseghier. Brezina começou a sua participação de forma um pouco atabalhoada e não foi além do quarto lugar no programa curto com uma nota de apenas 62.54pts. No programa curto, Brezina começou por tentar um triplo axel mas a recepção do salto foi completamente desequilibrada. Claro está que o elemento foi punido com grau de execução negativo. Ele tentou ainda efectuar um quádruplo salchow mas caiu na recepção do mesmo. Além disso, a quarta rotação não foi efectivamente completa. No que diz respeito à combinação de saltos, que é obrigatória no programa curto, Brezina tinha previsto apresentar um triplo flip com triplo toe loop. No entanto, o primeiro salto da combinação saiu apenas como simples e isso fez com que o elemento fosse inválido automaticamente não podendo receber qualquer ponto. No que diz respeito a peões, um deles foi de nível 4 e os outros dois foram de nível 3. As suas médias nos componentes do programa foram de 7.50 na perícia, 7.42 nas transições/passos de ligação, 7.42 na performance/execução, 7.83 na coreografia/composição e 7.67 na interpretação. Brezina teve sorte porque alguns juízes o seguraram nos componentes. Houve mesmo um juiz que lhe atribuiu 8.00 no segmento de performance/execução! Mas nesse mesmo segmento houve um juiz que lhe aplicou apenas 5.75. 


Programa curto de Michal Brezina

Michal Brezina foi primeiro no programa livre mas isso não foi suficiente para conseguir alcançar a medalha de ouro visto que a sua desvantagem pontual no curto foi significativa. Brezina acabou por ter de se contentar com a medalha de prata. Em termos de saltos no programa livre, Brezina apresentou: um triplo axel, un triplo toe loop, um quádruplo salchow (grau de execução negativo), outro quádruplo salchow que era suposto ser em combinação (queda na recepção, última rotação incompleta e grau de execução negativo), combinação de triplo axel-duplo toe loop, triplo lutz (grau de execução negativo), loop simples, combinação de duplo flip-loop simples-duplo salchow. A sequência de passos foi de nível 4 e nos peões ele totalizou 10.33pts. Na sequência coreográfica não teve problemas. Nos componentes do programa, este patinador obteve médias de 7.83 na perícia, 7.33 nas transições/passos de ligação, 7.55 na performance/execução, 8.08 na coreografia/composição e 7.75 na interpretação.


Video do programa livre de Michal Brezina

Video do programa livre de Chafik Besseghier

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE HOMENS SENIORES

A italiana Roberta Rodeghiero levou a melhor sobre a favorita Joshi Helgesson na categoria de senhoras, em séniores. Rodeghiero foi segunda no programa curto apenas a 1.07pts de distância da sueca Joshi Helgesson. Redeghiero executou uma combinação de triplo toe loop-triplo toe loop, um triplo flip e um duplo axel. A sequência de passos, o peão layback e o peão de combinação foram de nível 4. O último peão foi de nível 2. Nos segmentos dos componentes do programa curto, Rodeghiero alcançou médias de 6.67 na perícia, 6.67 nas transições/passos de ligação, 6.75 na performance/execução, 6.92 na coreografia/composição e 6.92 na interpretação.

Video do programa curto de Roberta Rodeghiero

Joshi Helgesson deu nas vistas no programa curto pela escolha musical diferente e pela sua atitude em termos de apresentação do programa. Pessoalmente adorei a escolha da música e penso que é de louvar que haja alguém a tentar trazer algo de novo para a competição. 

Vídeo do programa curto de Joshi Helgesson

No programa livre, Roberta Rodeghiero venceu confortavelmente pois Helgesson apenas foi quarta nessa fase. Apesar da primeira combinação de saltos do programa ter sido penalizada com grau de execução negativo, os restantes elementos receberam graus de execução medianos e a prestação de Rodeghiero foi consistente. Os saltos que ela realizou foram os seguintes: combinação de triplo lutz-duplo toe loop (grau de execução negativo porque a definição de entrada do lutz não foi bem perceptível), triplo flip, sequência triplo toe loop-duplo axel, combinação de triplo flip-duplo toe loop, duplo toe loop, axel simples e triplo salchow. A sequência de passos e o peão layback foram de nível 3. Os outros dois peões foram de nível 4. As suas médias nos componentes do programa foram de 6.67 na perícia, 6.75 nas transições/passos de ligação, 6.83 na performance/execução, 7.08 na coreografia/composição e 7.00 na interpretação.

Vídeo do programa livre de Roberta Rodeghiero

Elene Gedevanishvili da Geórgia teve uma participação discreta nesta prova. Ela foi quarta classificada no programa curto mas no programa livre foi apenas décima primeira. Gedevanishvili terminou na oitava posição na tabela final. 

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE SENHORAS EM SÉNIORES

No Troféu Lombardia também estiveram em discussão medalhas nas categorias de senhoras e homens nos escalões juniores e advanced novice. 

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE HOMENS EM JUNIORES

RESULTADO FINAL NA CATEGORIA DE SENHORAS EM JUNIORES










quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Challenger Series - US International Figure Skating Classic

Entre os dias 16 e 20 de Setembro de 2015 realizou-se a prova US International Figure Skating Classic, em Salt Lake City nos Estados Unidos. Esta competição é a primeira do circuito Challenger Series onde os patinadores podem amealhar bons pontos consoante as suas classificações, para poderem melhorar no ranking internacional. 

DISCIPLINA DE HOMENS

Resultado final
1.º - Daniel Samohin (Israel) - 223.67pts
2.º - Keiji Tanaka (Japão) - 212.34pts
3.º - Ross Miner (Estados Unidos) - 209.93pts
4.º - Timothy Dolensky (Estados Unidos) - 209.04pts
5.º - Shoma Uno (Japão) - 207.41pts
6.º - Richard Dornbush (Estados Unidos) - 191.02pts
7.º - Alexey Bychenko (Israel) - 183.09pts
8.º - Christophe Belley-Lemelin (Canadá) - 164.21pts
9.º - Andrew Dodds (Austrália) - 159.77pts
10.º - Bela Papp (Finlândia) - 147.60pts
11.º - Lukas Kaugars (Letónia) - 135.61pts
12.º - Leslie Ip (Hong Kong) - 135.34pts
13.º - Carlo Vittorio Palermo (Itália) - 125.42pts
14.º - Javier Raya (Espanha) - 116.11pts
15.º - Jordan Dodds (Austrália) - 113.79pts
Yaroslav Paniot (Ucrânia) desistiu após o programa curto

Videos

Cerimónia de entrega de medalhas
https://www.youtube.com/watch?v=yjS8lJNxrbs

Daniel Samohin
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=ymFfsma11W8
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=7HaHputSdx8

Keiji Tanaka
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=jJkjSFAuq94
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=spxj3qHL1Sw

Ross Miner
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=QeeWzFB7h-Q
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=ntfr9E2SSHw

Timothy Dolensky
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=uF0Y9vC3Qjk

Shoma Uno
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=YJpwDa6nvqo
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=xgg-QMOtWPo

Richard Dornbush
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=F3GpRRjBGIg

Alexei Bychenko
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=xvb7L_4keMs

DISCIPLINA DE SENHORAS

Resultado final
1.º - Satoko Miyahara (Japão) - 183.64pts
2.º - Elizabet Tursynbaeva (Cazaquistão) - 177.91pts
3.º - Angela Wang (Estados Unidos) - 166.80pts
4.º - Karen Chen (Estados Unidos) - 159.18pts
5.º - Selena Zhao (Canadá) - 157.03pts
6.º - Mariah Bell (Estados Unidos) - 149.47pts
7.º - Kanako Murakami (Japão) - 147.60pts
8.º - Amy Lin (Taipé) - 144.62pts
9.º - Veronik Mallet (Canadá) - 141.94pts
10.º - Brooklee Han (Austrália) - 140.54pts
11.º - Maisy Hiu Ching Ma (Hong Kong) - 120.90pts
12.º - Katarina Kulgeyko (Israel) - 118.29pts
13.º - Aimee Buchanan (Israel) - 116.06pts
14.º - Isadora Williams (Brasil) - 114.13pts
15.º - Yasmine Kimiko Yamada (Suíça) - 110.83pts
16.º - Frances Clara Untalan (Filipinas) - 106.28pts
17.º - Johanna Allik (Estónia) - 93.11pts
18.º - Tiffany Chitring Yim (Hong Kong) - 64.53pts
Neta Schreiber (Israel) desistiu após o programa curto
Sónia Lafuente (Espanha) desistiu antes do programa curto se iniciar 

Videos

Satoko Miyahara
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=Y-M-BhxOChk
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=w5LIx8Li2fk



Elisabet Tursynbaeva 
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=R463zUHpWmE

Angela Wang
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=Awsa6HP8YeE

Karen Chen
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=THiq6ubsSls

Mariah Bell
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=Uo2BNiF5948

Kanako Murakami 
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=8M97Gq6jHPo

DISCIPLINA DE DANÇA

Resultado final
1.º - Madison Hubbel & Zachary Donohue (Estados Unidos) - 153.62pts
2.º - Laurence Fournier Beaudry & Nikolaj Sorensen (Dinamarca) - 141.08pts
3.º - Elisabeth Paradis & François Xavier Ouellette (Canadá) - 136.90pts
4.º - Alexandra Nazarova & Maxim Nikitin (Ucrânia) - 122.18pts
5.º - Danielle Thomas & Daniel Eaton (Estados Unidos) - 120.62pts
6.º - Brianna Delmaestro & Timothy Lum (Canadá) - 111.46pts
7.º - Kimberly Berkovich & Ronald Zilberberg (Israel) - 99.18pts
8.º - Taylor Tran & Saulius Ambrulevicius (Lituânia) - 93.54pts
9.º - Emily Pike & Patrick Adderley (Austrália) - 78.02pts

DISCIPLINA DE PARES

Resultado final
1.º - Tarah Kayne & Daniel O'Shea (Estados Unidos) - 170.30pts
2.º - Marissa Castelli & Mervin Tran (Estados Unidos) - 169.46pts
3.º - Kirsten Moore Towers & Michael Marinaro (Canadá) - 160.08pts
4.º - Vanessa Grenier & Maxime Deschamps (Canadá) - 148.52pts
5.º - Gretchen Donlan & Nathan Bartholomay (Estados Unidos) - 144.86pts
6.º - Adel Tankova & Evgeni Krasnopolski (Israel) - 101.74pts
7.º - Paris Stephens & Matthew Dodds (Austrália) - 80.44pts

Videos

Cerimónia de entrega de medalhas
https://www.youtube.com/watch?v=ZaNpWoHdKIk

Kayne & O'Shea
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=lzcEh6rZsyg
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=XqcCXiO1WM4

Castelli & Tran
Programa curto
https://www.youtube.com/watch?v=1gYCoJSLeTc
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=Jtad15HIIVw

Moore Towers & Marinaro
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=mgrrxB3sfD8

Donlan & Bartholomay
Programa livre
https://www.youtube.com/watch?v=fIqzJBsQ7h0


Júniores - Grande Prémio de Linz 2015

O quarto grande prémio júnior da temporada 2015/2016 decorreu na cidade austríaca de Linz, entre os dias 10 e 12 de Setembro. A Rússia conquistou as quatro medalhas de ouro em disputa.
Na categoria de homens o vencedor foi Dmitri Aliev que liderou a competição tanto no programa curto como no livre. No programa curto, Aliev conquistou a liderança com uma nota de 75.61pts, depois de ter realizado um triplo axel, um triplo flip e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop. Tanto a combinação como o flip foram realizados na segunda metade do esquema e beneficiaram de pontuação extra devido a esse facto. No entanto, a combinação foi ligeiramente punida com grau de execução negativo. Nos peões, o primeiro foi de nível 2, o segundo foi de nível 3 e o último foi de nível 4. Nos segmentos dos componentes ele obteve as seguintes médias: 6.75 na perícia, 6.46 nas transições/passos de ligação, 6.86 na performance/execução, 6.86 na coreografia/composição e 6.89 na interpretação. Dmitri Aliev brilhou no programa livre com uma entrada de rompante, onde executou uma combinação de quádruplo toe loop-duplo toe loop, uma combinação de triplo axel-loop-triplo salchow, triplo axel isolado e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop. Na segunda metade do programa livre, Aliev executou um triplo flip, um duplo lutz (estava previsto ser um triplo), triplo loop e um duplo axel. Este planeamento de saltos é bastante ambicioso para um patinador ainda júnior. No que diz respeito a peões, Aliev tem de melhorar um pouco pois dois dos seus peões apenas foram de nível 2. No peão de combinação ele conseguiu o nível 4. A sequência de passos foi de nível 3. Nos segmentos dos componentes do programa, Aliev ficou com 7.25 na perícia, 6.96 nas transições/passos de ligação, 7.14 na performance/execução, 7.18 na coreografia/composição e 7.25 na interpretação. Nesta competição, Aliev obteve as melhores notas até agora na sua ainda curta carreira. Este promissor jovem russo treina sob a responsabilidade de Evgeni Rukavicin, em São Petersburgo. 
Vincent Zhou dos Estados Unidos ficou com a medalha de prata. Ele foi terceiro no programa curto e segundo no programa livre. Zhou não chegou a executar nenhum triplo axel nesta competição mas arriscou o quádruplo salchow no início do programa livre. Não obstante o seu esforço, o quádruplo salchow acabou por ser punido com grau de execução negativo devido à circunstância da última volta não ter sido efectivamente completa. 
O ucraniano Ivan Pavlov ficou com a medalha de bronze. No programa curto ele foi segundo classificado mas no programa livre foi terceiro. Este patinador não arriscou nenhum quádruplo e caiu na tentativa de triplo axel durante o programa curto. Este foi um bom resultado para ele depois de ter sido oitavo classificado no grande prémio júnior de Bratislava. Nesta prova ele obteve uma nota total de 195.73pts enquanto que em Bratislava o seu total foi de 165.83pts. 
Na categoria de individuais masculinos destaco a participação do finlandês Roman Galay que terminou a prova em sexto lugar. Os japoneses Shu Nakamura e Taichi Honda tiveram uma participação discreta, tendo terminado respectivamente em décimo e décimo sétimo lugar, com notas que os deixaram muito longe da luta pelas medalhas. 
Na categoria de pares, o par russo Atakhanova & Spiridonov ficou com a medalha de ouro, deixando para trás o par checo Duskova & Bidar por apenas 3.79pts de vantagem. Os ucranianos Oganesian & Bardei arrecadaram o bronze. Os três pares que ficaram no pódio exibiram boa qualidade e algum potencial para o futuro mas a diferença de pontuação entre o terceiro e o quarto lugar foi de 17.46pts, o que demonstra um fosso já significativo quanto à qualidade dos medalhados face aos restantes pares em prova. 
Os elementos que o par Atakhanova & Spiridonov executou no programa curto foram os seguintes: triplo twist de nível 1 (punido com grau de execução negativo), triplo salchow lançado, figura de elevação de nível 4, duplo axel lado-a-lado, espiral de morte de nível 1, sequência de passos de nível 4 e peão de combinação de nível 3. As suas médias nos componentes do programa oscilaram entre 6.04 e 6.29. O par checo Duskova & Bidar obteve uma nota técnica ligeiramente superior à deste par russo no programa curto mas ficaram em desvantagem devido às suas médias nos componentes. Tecnicamente, Duskova & Bidar apresentaram um duplo axel lado-a-lado, um triplo twist de nível 2, um triplo salchow lançado, uma figura de elevação de nível 4, um peão de combinação de nível 4, uma espiral da morte de nível 2 e uma sequência de passos de nível 2. Nos componentes do programas as suas médias balizaram-se entre 5.64 e 6.04. Os ucranianos Oganesian & Bardei, apesar de terem um bom plano de programa curto, foram afectados pelo grau de execução negativo quer no duplo axel lado-a-lado como no triplo salchow lançado. 
No programa livre, Atakhanova & Spiridonov estiveram globalmente melhores. Dois dos elementos técnicos foram punidos com grau de execução negativo: triplo salchow lado-a-lado e triplo salchow lançado. Os restantes elementos correram bem. Eles fizeram uma combinação de triplo toe loop-duplo toe loop-duplo loop lado-a-lado, um triplo twist de nível 1, triplo loop lançado, uma figura de elevação de nível 4 e outra de nível 3, uma sequência coreográfica, uma espiral da morte de nível 3 e dois peões (um de nível 4 e outro de nível 3). Gostei de ver a inovação de colocar o duplo loop como terceiro salto na combinação lado-a-lado pois o loop é um salto muito complexo para se fazer dessa forma. É um elemento bastante arriscado. As suas médias nos componentes do programa ficaram entre 6.61 e 6.86. 
Duskova & Bidar fizeram um programa livre consistente em que apenas o triplo toe loop lado-a-lado foi punido com grau de execução negativo. Os seus restantes elementos técnicos foram um triplo twist de nível 2, uma figura de elevação de nível 4 e outra de nível 3, um triplo salchow lançado, um triplo lutz lançado, uma combinação de duplo axel-duplo toe loop. uma sequência coreográfica, uma espiral da morte de nível 2 e dois peões (um de nível 3 e outro de nível 4). As suas médias nos segmentos dos componentes balizaram-se entre 6.25 e 6.54. 
O par da Coreia do Sul Ye Ri Kim & Alex Kang Chan Kam desapontou ao ficar-se pelo último lugar, com uma nota total de 98.55pts. No grande prémio júnior de Colorado Springs eles haviam conseguido um total de 124.56pts. As coisas claramente não lhes correram bem nesta prova austríaca. Os pares chineses passaram um pouco despercebidos durante esta competição. Zhao & Xie e Han & Kang foram sétimos e décimo primeiro classificados respectivamente. 
Nas senhoras Maria Sotskova da Rússia levou a melhor sobre a sua rival Mai Mihara do Japão e conquistou a medalha de ouro, com 3.39pts de vantagem. A patinadora Da Bin Choi da Coreia do Sul arrecadou a medalha de bronze. As americanas Bradie Tennel e Anna Grace Davidson tiveram prestações discretas e acabaram fora do top10.
No programa curto foi curioso verificar que Mihara e Sotskova tiveram exactamente a mesma nota técnica de partida com 32.26pts. Mihara ficou com 37.20 e Sotskova com 36.38. Ambas viram todos os seus elementos técnicos beneficiarem de grau de execução positivo mas Mihara conseguiu uma ligeira vantagem. As notas delas nos segmentos dos componentes foram muito aproximadas: Mihara recebeu 26.35pts e Sotskova ficou com 26.29pts. Como podem deduzir, o resultado do programa curto foi renhido entre estas duas atletas. Ambas executaram uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop na abertura do esquema e ambas fizeram um triplo flip e um duplo axel na segunda metade do esquema. A sequência de passos das duas atletas foi de nível 3. Todos os peões das duas patinadoras foram de nível 4.
No programa livre, Sotskova e Mihara ficaram praticamente empatadas no que diz respeito à nota dos componentes. A russa recebeu 54.63pts e a japonesa ficou com 54.41. Foi a nota técnica que fez a diferença. A nota técnica de partida de Sotskova foi de 59.72 e ela conseguiu melhorá-la para 67.84pts graças aos graus de execução positivos em todos os elementos. Mihara partiu com uma nota técnica de base de 56.90pts e com os graus de execução positivos terminou com 64.09pts. Mihara fez um erro na combinação inicial de triplo lutz-triplo toe loop. É que Mihara não definiu com exactidão a entrada no triplo lutz. O elemento ainda recebeu grau de execução positivo de +1 por parte de 3 juízes enquanto os restantes optaram pelo 0. Outro aspecto fundamental para a vitória de Sotskova foi que a segunda combinação dela foi mais difícil do que a segunda combinação de Mihara. Sotskova optou por uma combinação de triplo flip-loop-triplo salchow (12.12pts) na segunda metade do esquema para beneficiar de pontuação bónus. A segunda combinação de Mihara foi de duplo axel-duplo toe loop-duplo loop (6.76pts) e foi realizada na primeira metade do esquema.  No que diz respeito ao salto loop isolado, Sotskova realizou um triplo enquanto que Mihara apenas fez um duplo.
Na categoria de senhoras não posso deixar de mencionar a participação de Alexandra de Hanovre. A filha mais nova da princesa Carolina do Mónaco tem um reportório técnico muito limitado em termos de saltos mas deu nas vistas pela sua presença elegante. A sua paixão pela patinagem foi notória e isso tornou a sua prestação muito agradável de assistir, independentemente de ela ter terminado no ultimo lugar com uma nota total de apenas 44.55pts. O popular patinador checo Tomas Verner esteve a acompanhá-la durante esta prova.
Na categoria de dança os russos Loboda & Drodz venceram a medalha de ouro com quase dez pontos de vantagem sobre o par Lauriault & Le Gac (França) que terminou com a medalha de prata. A medalha de bronze ficou nas mãos do par americano Biechler & Dodge. As diferenças pontuais entre os pares que ficaram entre 2.º e 4.º lugar foram pequenas: Lauriault & Le Gac (França) com 144.35pts, Biechler & Dodge (Estados Unidos) com 142.32pts e Pogrebinsky & Benoit (Estados Unidos) com 140.11pts. Durante a competição a maior subida depois da dança curta foi protagonizada pelo par Cook & Yerzhanov (Cazaquistão) pois eles ficaram 19.º na dança curta mas graças à dança livre subiram para 15.º lugar.
Loboda & Drodz estiveram bastante bem na dança curta com todos os elementos técnicos a conseguirem o nível 4, com excepção da sequência de passos que foi de nível 2. Todos os elementos técnicos beneficiaram de graus de execução positivos. As suas médias nos componentes foram de 7.46 na perícias, 7.29 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.46 na performance/execução, 7.50 na coreografia/composição e 7.57 na interpretação/timing. 
Este par russo repetiu o sucesso na dança livre com graus de execução positivos em todos os elementos técnicos. As duas sequências de passos foram de nível 3 e os restantes elementos foram de nível 4. Os twizzles foram um elemento técnico de grande destaque. Nos componentes do programa as suas médias foram de 7.68 na perícia, 7.64 nas transições/passos de ligação, 7.89 na performance/execução, 7.86 na coreografia/composição e 7.93 na interpretação. Vários juízes atribuíram-lhe alguns 8.00 e 8.25 na sua escala individual nos componentes. 
O grande prémio júnior de Linz foi uma prova bastante interessante de acompanhar e tivemos oportunidade de ver vários programas muito bons. A temporada júnior está a ser muito boa e espero que os eventos futuros possam ter pelo menos a mesma qualidade do que foi visto em Linz. 



IMAGENS DA DANÇA CURTA

Alla Loboda & Pavel Drodz (Rússia)

Loboda & Drodz (Rússia)

Loboda & Drodz (Rússia)

Julia Biechler & Damian Dodge (Estados Unidos)

Marie Jade Lauriault & Romain Le Gac (França)

Lauriault & Le Gac (França)

Lauriault & Le Gac (França)

Lauriault & Le Gac (França)

Elliana Pogrebinsky & Alex Benoit (Estados Unidos)

Pogrebinsky & Benoit (Estados Unidos)

Pogrebinsky & Benoit (Estados Unidos)

Pogrebinsky & Benoit (Estados Unidos)

Pogrebinsky & Benoit (Estados Unidos)

Haley Sales & Nikolas Wamsteeker (Canadá)

Sales & Wamsteeker e o treinador Aaron Lowe

Ashlynne Stairs & Lee Royer (Canadá)

Stairs & Royer (Canadá)

Guoste Damuleviciute & Deividas Kizala (Lituânia)

Emilia Kalehanava & Uladzislau Palkhouski (Bielorrússia)

Nicole Kuzmich (Rep. Checa)

Nicole Kuzmich & Alexandr Sinicyn (Rep. Checa)

Rikako Fukase & Aru Tateno (Japão)

Fukase & Tateno (Japão)

Rikako Fukase (Japão)

Rikako Fukase & Aru Tateno com o treinador Romain Haguenauer

Olga Giglava & Aleksandr Siroshtan (Ucrânia)

Giglava & Siroshtan (Ucrânia)

Giglava & Siroshtan com a sua treinadora

Darya Popova & Volodymyr Nakisko (Ucrânia)

Julia Wagret & Mathieu Couyras (França)

Julia Wagret & Mathieu Couyras (França)

Francesca Righi & Pietro Papetti (Itália)

Francesca Righi (Itália)

Francesca Righi & Pietro Papetti (Itália)

Xibei Li & Guangyao Xiang (China)

Li & Xiang e a sua treinadora

Valentina Schar & Carlo Rothlisberger (Suíça)

Schar & Rothlisberger (Suíça)

Schar & Rothlisberger (Suíça)

Hanna Jakucs & Daniel Illies (Hungria)

Jakucs & Illies (Hungria)

Hannah Grace Cook & Temirlan Yerzhanov (Cazaquistão) 

Cook & Yerzhanov (Cazaquistão)

Polina Gorlov & Eduard Vishnjakov (Alemanha)

Gorlov & Vishnjakov (Alemanha)

Mina Svajger & Michael Chrastecky (Eslovénia)

IMAGENS DA DISCIPLINA DE SENHORAS

Maria Sotskova (Rússia)
Maria Sotskova (Rússia)
Maria Sotskova (Rússia)

Maria Sotskova (Rússia)

Mai Mihara (Japão)
Da Bin Choi (Coreia do Sul)

Da Bin Choi (Coreia do Sul)
Da Bin Choi (Coreia do Sul)
Da Bin Choi (Coreia do Sul)

Wakaba Higuchi (Japão)
Wakaba Higuchi (Japão)

Wakaba Higuchi (Japão)

Wakaba Higuchi (Japão)

Xiangning Li (China)

Xiangning Li (China)

Anita Ostlund (Suécia)

Anita Ostlund (Suécia) no momento da definição da entrada num triplo loop

Megan Yim (Canadá)
Lutricia Bock (Alemanha)

Emmi Peltonen (Finlândia)

Emmi Peltonen (Finlândia)

Katie Pasfield (Austrália)

Katie Pasfield (Austrália)

Ceciliane Mei Ling Hartmann (Singapura)
Bronislava Dobiasova (Eslováquia)

Bronislava Dobiasova (Eslováquia)

Alisa Stomakhina (Àustria)
Deimante Kizalaite (Lituânia)
Malene Andersen (Dinamarca)
Romana Keiser (Liechtenstein)
Monika Peterka (Eslovénia)
Daria Batura (Bielorrússia)
Jeromie Repond (Suíça)
Jeromie Repond (Suíça) definindo a entrada no salto loop
Jeromie Repond (Suíça)
Ciara Hoey (República da Irlanda)
Ciara Hoey (República da Irlanda)
Ciara Hoey (Republica da Irlanda)
Andjela Miljevic (Sérvia) com a sua treinadora
Alexandra de Hanovre (Mónaco)
Alexandra de Hanovre (Mónaco)
Alexandra de Hanovre (Mónaco)
Alexandra de Hanovre (Monáco)

Alexandra de Hanovre (Mónaco)
Alexandra de Hanovre (Mónaco)
Alexandra de Hanovre (Mónaco) a preparar a entrada num salto lutz simples

Alexandra de Hanovre (Mónaco)

Olhem só quem acompanhou Alexandra de Hanovre! Nada mais nada menos do que Tomas Verner
Alexandra de Hanovre (Mónaco) ladeada por Tomas Verner e a mãe do patinador Kim Lucine

IMAGENS DA CATEGORIA DE PARES

Ilia Spiridonov (Rússia)

Amina Atakhanova & Ilia Spiridonov (Rússia)

Atakhanova & Spiridonov (Rússia)

Atakhanova & Spiridonov (Rússia)

Anna Duskova & Martin Bidar (Rep. Checa)

Duskova & Bidar (Rep. Checa)

Renata Oganesian & Mark Bardei (Ucrânia)
Oganesian & Bardei (Ucrânia)

Oganesian & Bardei (Ucrânia)

Oganesian & Bardei (Ucrânia)

Oganesian & Bardei (Ucrânia)

Justine Brasseur & Mathieu Ostiguy (Canadá)

Brasseur & Ostiguy (Canadá)
Brasseur & Ostiguy (Canadá)
Brasseur & Ostiguy (Canadá)
Brasseur & Ostiguy (Canadá)

Chelsea Liu & Brian Johnson (Estados Unidos)

Elena Ivanova & Tagir Khakimov (Rússia)

Ivanova & Khakimov (Rússia)

Ivanova & Khakimov (Rússia)

Ivanova & Khakimov com a sua treinadora
Ivanova & Khakimov (Rússia)
Ivanova & Khakimov (Rússia)
Elena Ivanova (Rússia)

Anastasia Poluianova & Stepan Korotkov (Rússia)

Poluianova & Korotkov (Rússia)

Poluianova & Korotkov (Rússia)
Poluianova & Korotkov (Rússia)

Poluianova & Korotkov (Rússia)

Poluianova & Korotkov (Rússia)

Ying Zhao & Zhong Xie (China)

Zhao & Xie (China)

Lindsay Weinstein & Jabob Simon (Estados Unidos)

Lindsay Weinstein & Jacob Simon (Estados Unidos)
Weinstein & Simon (Estados Unidos)

Irma Caldara & Edoardo Caputo (Itália)

Caldara & Caputo (Itália)

Caldara & Caputo (Itália)
Caldara & Caputo (Itália)

Caldara & Caputo (Itália)
Yue Han & Ziyu Kang (China)
Han & Kang (China)

Ye Ri Kim & Alex Kang Chan Kam (Coreia do Sul)

Kim & Kam (Coreia do Sul)

Kim & Kam (Coreia do Sul)
Kim & Kam (Coreia do Sul)