sexta-feira, 4 de novembro de 2016

GP Taça Rostelecom 2016 - Senhoras (curto)

Taça Rostelecom 2016


Programa curto feminino

Em Moscovo (Rússia)

No dia 04-11-2016









Análise




O programa curto na categoria de individuais femininos no grande prémio Taça Rostelecom 2016 foi muito agradável e pudemos assistir a diversos programas com qualidade. Os três primeiros lugares foram ocupados pelas atletas da casa. Anna Pogorilaya, Elena Radionova e Julia Lipnitskaya deixaram-nos aqui uma amostra do alto calibre da patinagem feminina na Rússia que, de momento, só tem o Japão como rival em termos de quantidade de atletas com excelente nível. Aliás, o que se passou em pista já deixou água na boca para o que irá acontecer nos campeonatos nacionais da Rússia que se realizarão em Dezembro, por altura do Natal.

E sabem quem é que estava nas bancadas a assistir ao programa curto? Nada mais nada menos que a campeã mundial 2016 Evgenia Medvedeva que na semana anterior conquistou o grande prémio Skate Canada.

Em termos de resultados, Anna Pogorilaya levou a melhor e venceu o programa curto com uma pontuação de 73.93pts. Este é o melhor programa curto da carreira de Anna até agora. O responsável por esta coreografia foi o patinador Misha Ge (Uzbequistão). Misha fez um excelente trabalho e Anna soube valorizar e interpretar o material que lhe foi dado. As suas médias nos segmentos dos componentes foram boas com 8.61 na perícia, 8.43 nas transições, 8.71 na performance, 8.79 na composição e 8.82 na interpretação da música. Assim que Anna acabou de patinar eu pensei que ela conseguiria notas ainda melhores nos segmentos de performance, composição e interpretação mas alguns juízes decidiram ser poupadinhos… J Anna também esteve bem tecnicamente conseguindo amealhar graus de execução positivos em todos os elementos. A combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.30pts) foi o elemento inicial. Seguiram-se o peão de combinação (4.50pts) classificado com o nível 4 e o peão flying camel (3.51pts) de nível 3. Com a entrada na segunda metade do esquema, Anna realizou um triplo loop (6.21pts), um duplo axel (4.42pts), uma sequência de passos (5.60pts) e o peão layback (3.70pts). A sequência de passos e o peão layback preencheram os requisitos exigidos para o nível 4. No seu todo foi um programa muito bom e com potencial para chegar quase aos oitenta pontos. Mas se ela conseguir manter a consistência durante várias provas com a mesma qualidade que demonstrou aqui com certeza que os juízes irão considerar dar-lhe ainda mais pontos nos segmentos que compõem a segunda nota.

Elena Radionova foi segunda classificada no programa curto com uma nota de 71.93pts não ficando muito longe da sua compatriota Anna Pogorilaya e ficando tudo em aberto para o programa livre. A nota final podia tê-las deixado praticamente empatadas não tivesse sido o caso de Elena ter cometido um erro na recepção do duplo axel (2.70pts). O duplo axel acabou por ser punido em 0.93 em sede de grau de execução negativo. O resto do programa correu bem e permitiu-lhe acumular graus de execução positivos nos outros elementos. Para além do duplo axel, Elena também efectuou uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.40pts) e um triplo loop (6.41pts). Este loop foi executado na segunda metade do programa tal como o axel. O peão flying camel (3.70pts), o peão layback (4.06pts) e a sequência de passos (5.80pts) atingiram o nível 4. O peão de combinação foi de nível 3 e recebeu 3.43pts. As suas médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 8.54 na perícia, 8.39 nas transições, 8.61 na performance, 8.71 na composição e 8.79 na interpretação da música. Olhando para o protocolo que mostra a pontuação atribuída por cada juiz, verifiquei que houve um juiz que lhe atribuiu apenas 7.75 na performance e outro que lhe marcou 7.75 na composição. Eu gostei imenso da coreografia e acho que Elena a conseguiu interpretar bem. Acho que este programa mostrou que Elena tem crescido do ponto de vista artístico. Ela já é uma senhorita e não apenas uma garota e por isso é natural que comece a interpretar temas um pouco mais complexos ou mais desenvolvidos. Eu achei que a coreografia esteve cheia de óptimos detalhes e que Elena esteve à altura do desafio.

Julia Lipnitskaya não tem feito parte da selecção nacional russa para os principais eventos do calendário internacional e essa fase assemelhou-se a uma “travessia do deserto”. Desde 2014, o ano em que teve mais sucesso no escalão sénior, que Julia já fez muitas mudanças na sua vida. Ela mudou-se de Moscovo para Sochi e alterou a sua equipa técnica e de coreógrafos. Nesta temporada Julia já participou no Troféu Ondrej Nepela onde arrecadou a medalha de prata mas teve de desistir do grande prémio Skate America devido a lesão. As coisas correram-lhe de feição neste programa curto na Taça Rostelecom. Confesso que estava preocupada com a forma como ela lidaria com a pressão de estar a patinar perante os seus compatriotas numa prova que é muito mediática. Mas Julia deu conta do recado e ofereceu-nos uma boa prestação. O seu programa curto recebeu 69.25pts. Em relação às suas compatriotas, ela ficou em desvantagem pontual devido à escolha da combinação. Enquanto Anna e Elena optaram por triplo lutz-triplo toe loop com um valor base de 10.30pts, Julia apresentou uma combinação de triplo toe loop-triplo toe loop que parte de um valor base de 8.60pts. Mesmo com grau de execução positivo, a combinação ficou com 10.00pts. Só aí ela ficou logo com 1.30 de desvantagem. A sequência de passos foi outro elemento que a fez ficar atrás das suas compatriotas. A sequência de passos realizada por Julia foi classificada com o nível 3, o que faz com que o elemento fique com um valor base de 3.30pts enquanto as de Anna e de Elena atingiram o nível 4, passando o elemento a ter um valor base de 3.90pts. Estes pormenores acabam por fazer muita diferença. A sequência de passos acumulou graus de execução positivos e obteve 4.23pts. O peão flying camel também foi de nível 3 e pontuou 3.66pts. O peão de combinação (4.71pts) e o peão layback (3.70pts) foram ambos de nível 4. O duplo axel (4.13pts) e o triplo flip (6.03pts) foram efectuados na segunda metade do esquema. No entanto, o triplo flip levou uma advertência pois a definição de entrada no salto não foi muito clara. As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 8.18 na perícia, 7.89 nas transições, 8.36 na performance, 8.18 na composição e 8.39 na interpretação da música. O painel de juízes não foi unânime na atribuição de notas nos segmentos dos componentes. No segmento de transições, a juiz canadiana marcou-lhe apenas 6.75 enquanto a juiz estado-unidense lhe atribuiu a nota de 9.00. A juiz canadiana também lhe atribuiu 6.75 no segmento de composição. O juiz italiano atribuiu-lhe 7.50 na perícia, na composição e na interpretação. O mesmo juiz italiano marcou-lhe a nota de 7.00 nos segmentos de transições e performance. Na minha modesta opinião o programa foi sublime e muito bem interpretado. Os peões foram sem dúvida um dos pontos mais altos não só da sua prova individual mas ainda de toda a competição.

Quanto a graus de execução positivos, Anna acumulou 6.8pts, Elena amealhou 5.16pts e Julia arrecadou 6.10pts.

Elizabet Tursynbaeva do Cazaquistão deu nas vistas e conseguiu o quarto lugar no programa curto com uma pontuação de 64.31pts. Esta jovem patinadora treina do grupo de Brian Orser junto a Javier Fernandez e a Yuzuru Hanyu. Nada mau J Apesar dela ter cometido um erro grave, o programa deixou uma boa impressão geral. No seu esquema houve dois elementos punidos com grau de execução negativo: o duplo axel e o peão flying camel. Elizabet caiu na recepção do duplo axel embora parecesse que ela ia conseguir segurar o salto com sucesso. Foi uma pena. Os juízes não puderam ignorar esse erro e o duplo axel acabou por perder 1.43 do seu valor base. No peão flying camel foi-lhe retirado 0.90 do valor base. Os outros elementos obtiveram grau de execução positivo. A sequência de passos (5.00pts), o peão de combinação (4.36pts) e o peão layback (3.56pts) atingiram o nível 4. O peão flying camel foi de nível 3. A combinação de saltos foi constituída por um triplo lutz-triplo toe loop (11.20pts) e o salto isolado foi um triplo loop (6.31pts). Nos segmentos dos componentes, as suas médias terminaram fixadas em 7.54 na perícia, 7.32 nas transições, 7.43 na performance, 7.50 na composição e 7.68 na interpretação da música. É de salientar que por causa da queda no duplo axel lhe foi aplicada uma dedução automática de um ponto.






A chinesa Zijun Li e a estado-unidense Courtney Hicks também fizeram bons programas e têm pouquíssima margem pontual entre si. Nesta altura não será descabido pensar que elas ainda têm uma hipótese de se bater pela medalha de bronze.

Kanako Murakami voltou a desapontar e não foi além do décimo lugar. Ela voltou a demonstrar problemas na rotação dos saltos, tendo-lhe faltado ¼ de volta para completar o triplo flip e o segundo toe loop triplo da combinação que apresentou.

Nicole Rajicova e Anastasia Galustyan também estiveram bem.






Vídeos

Anna Pogorilaya


Elena Radionova


Julia Lipnitskaya


Elizabet Tursynbaeva


Zijun Li


Courtney Hicks


Yura Matsuda


Nicole Rajicova


Anastasia Galustyan


Kanako Murakami


Angelina Kuchvalska


Roberta Rodeghiero



Resultado do programa curto

Sem comentários:

Enviar um comentário