domingo, 3 de junho de 2018

Compilação de notícias

Olá a todos e obrigada por visitarem o blogue :)


Está na altura de fazer uma resenha das notícias mais relevantes no mundo da patinagem artística no gelo.

As coisas para a temporada 2018/2019 já começam a mexer. 

A Federação russa anunciou recentemente os elementos que fazem parte do projecto base para a próxima temporada e houve algumas surpresas. 

Na categoria de Senhoras, como se esperava, aparecem à cabeça os nomes de Alina Zagitova e Evgenia Medvedeva. Maria Sotskova, Polina Tsurskaya, Stanislava Konstantinova e Elizaveta Tuktamysheva são as outras quatro patinadoras com a honra de figurarem no quadro principal da selecção nacional. Elena Radionova, Serafima Sakhanovich e Anna Pogorilaya foram incluídas na lista de reservas. Anna Pogorilaya ainda não está completamente recuperada da lesão nas costas que lhe arruinou a temporada passada. É bom saber que os responsáveis da federação russa não se esqueceram dela. Anna voltou às pistas de gelo no passado mês de Março mas com muita calma. De momento há alguns sinais positivos com o anúncio que Anna vai patinar em galas no Japão no final de Junho e inícios de Julho. 

Anna Pogorilaya




Na categoria de Dança foi com surpresa que vi a inclusão de Ekaterina Bobrova & Dmitri Soloviev na equipa para a próxima temporada. Este par abdicou da sua vaga para os campeonatos mundiais 2018 e Ekaterina falou em público diversas vezes sobre a sua vontade de ser mãe e de abraçar novos projectos. Tanto Ekaterina como Dmitri têm aproveitado o tempo para viajar com as respectivas famílias. Ekaterina viajou com o marido Andrei Deputat para os Estados Unidos e também aproveitou para estar com a irmã. No entanto, Ekaterina sofreu um percalço numa das suas viagens pois quando tentou visitar a Ucrânia foi-lhe vedada a entrada ainda em resultado do conflito sobre a região da Crimeia. Dmitri também viajou bastante e aproveitou para usufruir das paisagens em Portugal. O simpático patinador russo esteve no Cabo da Roca, visitou o castelo dos mouros em Sintra e passeou em Lisboa. Na semana passada, Dmitri baralhou os fãs ao ter publicado uma fotografia que parecia ser de uma sessão de treinos com Ekaterina e onde se pode ver o treinador Alexander Zhulin. 

Print do Instagram com Dmitri e Ekaterina a treinarem juntos

Alexandra Stepanova & Ivan Bukin, Tiffani Zahorski & Jonathan Guerreiro, Betina Popova & Sergey Mozgov, Sofia Evdokimova & Egor Bazin e Anastasia Skoptcova & Kirill Aleshin completam o quadro principal. 
Curiosamente Victoria Sinitsina & Nikita Katsalapov foram relegados para a lista das reservas. Alla Loboda & Pavel Drodz e Anabelle Morozova & Andrei Bagin são os outros reservas. 
É interessante verificar que foi dada a hipótese a Anastasia & Kirill de entrarem directamente na equipa principal, sendo que eles cumpriram a temporada passada no escalão júnior. Enquanto isso, Alla Loboda & Pavel Drodz que se estrearam como séniores no ano passado ficaram apenas na equipa de reservas. 

Na categoria de Homens, Mikhail Kolyada e Dmitri Aliev são os primeiros nomes da lista principal. Sergei Voronov, Alexander Samarin e Artur Dmitriev Jr. são outros nomes familiares. O campeão mundial de juniores Alexey Erokhov fecha esta lista. Isto é demonstrativo de que a federação russa decidiu elevar Erokhov ao escalão sénior. 
Na lista de reservas estão incluídos Andrei Lazukin, Anton Shulepov e Vladimir Samoilov.

Na categoria de pares encontram-se os nomes de Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov, Ksenia Stolbova & Fedor Klimov e Natalia Zabiiako & Alexander Enbert. Alexandra Boikova & Dmitri Kozlovski e Darya Pavliuchenko & Denis Khodykin também foram integrados na equipa principal apesar de não terem experiência no escalão sénior. 
Na lista de reservas constam os nomes de Alisa Efimova & Alexander Korovin e Elizaveta Zhuk & Maxim Miroshkin. Fiquei muito surpreendida com a ausência de Kristina Astakhova & Alexey Rogonov. Acho que toda a gente estava à espera que Kristina e Alexey tivessem sido incluídos na equipa principal. Tenho esperança que tenha sido apenas um erro na apresentação da listagem mas já correm rumores sobre uma separação. 
No que diz respeito à situação do par Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov, Maxim Trankov  concedeu recentemente uma entrevista onde afirmou que o plano é de trabalhar com este par na qualidade de treinador principal durante uma temporada. Depois disso logo se vê. 

Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov 

Alina Zagitova continua super ocupada. No mês de Maio ela marcou presença numa sessão de treinos especial para ajudar jovens patinadores, para além doutros eventos. Ela continua a retirar dividendos da sua vitória nos Jogos Olímpicos 2018 e recentemente recebeu como oferta um apartamento na sua cidade natal de Izhevsk. Entretanto, Alina recebeu uma outra prenda que a deixou radiante. Aquando da visita oficial do primeiro-ministro japonês à Rússia, Alina foi convidada para estar presente num evento oficial. Nesse evento, Alina recebeu um cão da raça Akita das mãos do próprio primeiro-ministro japonês. 


Vídeo da cerimónia de entrega do cãozinho

Vídeo amador da cerimónia de entrega do cãozinho

Reportagem de uma estação de TV japonesa

Da Ucrânia chegam notícias de que o patinador Ivan Pavlov decidiu mudar de categoria. Ivan tem competido na categoria de Homens mas agora pretende arriscar a sua sorte na categoria de pares. Ivan formou parceria com a jovem Sofia Galichenko que também não tem experiência nesta categoria. Parece-me é que devemos ter expectativas moderadas quanto à possibilidade de os vermos a competir no circuito internacional na próxima temporada. 

Do Canadá veio a notícia de que a patinadora Lubov Iliushechkina vai abraçar uma fase completamente nova na sua carreira. Lubov vai deixar de lado a patinagem de competição pois foi admitida na prestigiada companhia "Cirque du Soleil". A informação foi confirmada pela própria federação canadiana.
Quanto ao par Julianne Seguin & Charlie Bilodeau parece que eles vão ser auxiliados pela veterana Meagan Duhamel. 

E agora o mais importante de tudo: no dia 4 de Junho vai iniciar-se o congresso da ISU (International Skating Union). São esperados 350 delegados de várias nacionalidades para discutir vários pontos importantes. Este congresso está a ser aguardado com uma imensa expectativa pois adivinha-se o avanço para uma mudança profunda do Código de Pontos que rege a patinagem de competição em todos os escalões. Este é uma assunto que dá pano para mangas e, por isso, o mais certo é que aborde este tema num post exclusivamente sobre esta matéria. 

Por hoje é tudo mas continuem a visitar o bloque porque há mais material para ser publicado em breve. 

Até à próxima. :)



Sem comentários:

Enviar um comentário