terça-feira, 3 de julho de 2018

Circuito do Grande Prémio 2018/2019

A temporada 2018/2019 já mexe! 


No dia 28/06/2018, a ISU (International Skating Union) publicou as listas de participantes nas provas integradas no circuito sénior do grande prémio, embora ainda existam algumas vagas por atribuir. A expectativa estava em alta e o sítio da ISU esteve inacessível durante várias horas! Muitos fãs manifestaram o seu desespero no Twitter com esta situação pois estavam a tentar ver a informação desde manhã. 

A primeira grande notícia sobre o circuito do grande prémio da época 2018/2019 é a introdução de uma nova competição. 
Para quem ainda não sabe o GP Taça da China, que faz parte deste circuito há vários anos, não se realizará este ano devido ao braço-de-ferro entre a ISU e a federação chinesa de patinagem. Assim sendo, a ISU teve a necessidade de encontrar uma competição que pudesse cumprir os requisitos para ser integrada no circuito. A competição que vai substituir a Taça da China é o GP de Helsínquia. 
Esta é uma decisão muito positiva pois a federação da Finlândia tem demonstrado ser excelente na organização de provas internacionais. Durante toda a temporada passada foram muitas as vozes a clamar pela elevação do Troféu Finlândia à categoria de grande prémio em substituição da atribulada prova francesa (quem não se recorda das famosas "medalhas de plástico"). Na nova temporada, o Troféu Finlândia vai manter-se no circuito Challenger Series e o GP de Helsínquia corresponderá a uma competição totalmente nova. Fiquei muito agradada com esta notícia. 

No primeiro olhar sobre as listas de disciplinas saltam à vista várias surpresas. Cada uma das categorias está recheada de motivos de interesse embora por razões diferentes.

Na categoria de pares encontrámos ausências esperadas e ausências surpreendentes. Em compensação vamos ter muitas caras novas - a nova geração russa está a aparecer em força.
Como já era conhecido, Aljona Savchenko & Bruno Massot (Alemanha) optaram por não competir em nenhuma prova deste circuito. Quanto aos veteranos Meagan Duhamel & Eric Radford (Canadá), eles acabaram a carreira na patinagem de competição. No entanto, Meagan não deixou de reagir à divulgação das listas de participantes com um tweet bem humorado.


Print do tweet de Meagan Duhamel 

Olhando para as listas foi com surpresa que não encontrei o nome dos italianos Valentina Marchei & Ondrej Hotarek e dos russos Ksenia Stolbova & Fedor Klimov. 
Acho que toda a gente estava à espera que Valentina e Ondrej arriscassem permanecer na patinagem de competição durante pelo menos mais uma temporada. No entanto, a sua ausência do próximo circuito do grande prémio não significa que eles tenham dito adeus à patinagem de competição. Pode ser que apareçam novidades sobre eles nos próximos dias. 
Quanto a Ksenia e Fedor tinha sido anunciado que eles queriam competir durante mais uma época e por isso toda a gente contava com eles para competirem em pelo menos uma prova do circuito do grande prémio. Foi com desilusão que se verificou a falta dos seus nomes nas inscrições para estas provas. Segundo a imprensa russa Fedor Klimov já treina mas Ksenia esteve em tratamento nos Estados Unidos para recuperar de uma lesão. 
Também não vale a pena indagar sobre Kristina Astakhova & Alexei Rogonov (Rússia) porque este par separou-se por iniciativa de Kristina.

Dadas estas ausências, os pares com estatuto de ultra favoritos são os chineses Wenjing Sui & Cong Han e os russos Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov. 
Wenjing e Cong estão inscritos no GP de Helsínquia e no GP Troféu NHK. Em ambas as provas, eles são teoricamente os candidatos à vitória.


Sui & Han

Evgenia & Vladimir vão competir no GP Skate America e no GP Taça Rostelecom, onde assumem a posição de favoritos. 
Tendo em conta que estes dois pares poderão alcançar duas medalhas de ouro cada um, é bem possível que consigam garantir a qualificação para a final que se realizará em Dezembro. 


Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov


Os franceses Vanessa James & Morgan Ciprés, uns dos preferidos da maioria do público, estão inscritos no GP Skate Canada e no GP Internationaux de France. Vanessa e Morgan serão os cabeças-de-cartaz desses grandes prémios e têm excelentes perspectivas de se qualificarem para a final. 


Vanessa James & Morgan Ciprés

Para além destes três pares é preciso prestar atenção aos italianos Nicole Della Monica & Matteo Guarise e aos russos Natalia Zabiiako & Alexander Enbert pois bons resultados no circuito podem ajudá-los a consolidar-se como pares de referência. 

Quanto aos pares dos Estados Unidos é bom ficar de olho no casal Alexa Scimeca-Knierim & Chris Knierim. Eles trocaram de treinadores há pouco tempo e actualmente têm trabalhado nada mais nada menos do que com Aljona Savchenko. Alexa e Chris vão apresentar-se no GP Skate America, onde poderão beneficiar do facto de jogarem em casa. e no GP Troféu NHK. 

No que diz respeito aos canadianos vai com certeza existir uma luta interna entre Kirsten Moore-Towers & Michael Marinaro e Julianne Séguin & Charlie Bilodeau. Qual destes pares se poderá afirmar como líder da selecção canadiana? Vai ser uma luta interessante.

Destaque ainda para as caras novas. A Rússia é o país que mais está a apostar em sangue novo. Alisa Efimova & Alexander Korovin (GP Skate America e GP Taça Rostelecom) tiveram uma estreia discreta em 2016/2017 ao terminarem o GP Taça Rostelecom no 7.º lugar. Depois de vencerem três medalhas em provas do Challenger Series, Alisa e Alexander têm aqui uma oportunidade de mostrar a sua evolução. Directamente do escalão júnior chegam os pares Aleksandra Boikova & Dmitrii Kozlovskii (GP Skate Canada e GP Internationaux de France) e Daria Pavliuchenko & Denis Khodykhin (GP de Helsínquia e GP Taça Rostelecom). 
Mas atenção que os chineses também vão apostar num par novo. Trata-se de Xiangning Li & Zhong Xie que participarão no GP Skate America. Xiangning Li é estreante na categoria de pares. A sua carreira até ao momento tinha-se focado apenas na categoria de senhoras. 
O Canadá também terá um par novo: Evelyn Walsh & Trennt Michaud (GP Skate Canada).

Na categoria de pares há que fazer uma menção honrosa aos australianos Ekaterina Alexandrovskaya & Harley Windsor (GP Skate Canada e GP Taça Rostelecom) e aos norte-coreanos Tae Ok Ryom & Ju Sik Kim (GP de Helsínquia e GP Internationaux de France) pois serão os únicos representantes dos seus países a nível internacional. 


Quadro da ISU com as inscrições até ao momento

Na categoria de dança adivinha-se uma qualificação tranquila para os franceses Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron. Os tricampeões mundiais estão inscritos no GP Troféu NHK e no GP Internationaux de France). Nas duas provas eles são teoricamente imbatíveis. 

Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron

Os vice-campeões mundiais 2018 Madison Hubbell & Zachary Donohue (Estados Unidos) têm o caminho aberto para a vitória no GP Skate America e no GP Skate Canada. Este par já conta com nove medalhas conquistadas em provas do grande prémio mas apenas têm uma medalha de ouro que foi conquistada no GP de França em 2015/2016. Penso que só uma catástrofe lhes roubaria a qualificação para a final esta temporada. No entanto, no GP Skate Canada eles terão a concorrência de Piper Gilles & Paul Poirier e a luta poderá ser bem mais renhida na prática do que aquilo que se pensa. 

Madison Hubbell & Zachary Donohue

Tudo o resto fica em aberto e a competição promete. 

Será que vamos assistir à ascensão de Piper Gilles & Paul Poirier (GP Skate Canada e GP Internationaux de France)? Eles podem potencialmente conquistar duas medalhas de prata. Até ao momento, Piper e Paul só conseguiram qualificar-se para a final na temporada 2014/2015, tendo ficado em 5.º lugar. 

Piper Gilles & Paul Poirier

Madison Chock & Evan Bates (Estados Unidos) encontram-se inscritos no GP de Helsínquia e no GP Taça Rostelecom. Este par está a passar por uma fase em que pretende relançar a carreira e bons resultados na primeira fase da temporada podem ser determinantes. 

Madison Chock & Evan Bates

Madison e Evan vão lutar directamente com os russos Alexandra Stepanova & Ivan Bukin nessas duas provas. 

Ainda quanto aos pares dos Estados Unidos, é bom manter Kaitlin Hawayek & Jean Luc Baker debaixo de olho. Kaitlyn e Jean Luc vão competir no GP Internationaux de France e no GP Troféu NHK. Há ainda que prestar atenção aos pares Lorraine Mcnamara & Quinn Carpenter (GP Skate America e GP de Helsínquia) e os irmãos Rachel e Michael Parsons (GP Troféu NHK e GP Internationaux de France) pois ainda estão a adaptar-se ao escalão sénior. Estou ainda com muita vontade de ver a estreia dos jovens Christina Carreira & Anthony Ponomarenko no escalão sénior. Christina e Anthony têm feito a delícia dos fás nos juniores e formam um par muito promissor. Na temporada passada Christina e Anthony ficaram com a medalha de prata nos mundiais juniores. A sua estreia no circuito sénior do grande prémio ocorrerá no GP de Helsínquia. Eles também estão inscritos no GP Taça Rostelecom.

E quanto aos russos? Como mencionei mais acima, Alexandra Stepanova e Ivan Bukin competirão no GP de Helsínquia e no GP Taça Rostelecom. No entanto, com a ausência de Ekaterina Bobrova & Dmitri Soloviev, a selecção russa não tem um par que se afirme como líder claro. Este circuito do grande prémio permitirá à federação russa tirar algumas conclusões nesta disciplina nesta luta interna indirecta. Victoria Sinitsina & Nikita Katsalapov estão inscritos no GP Skate Canada e no GP Internationaux de France. Tiffani Zagorski & Jonathan Guerreiro estarão no GP Skate America e no GP Troféu NHK. 
Com Alla Loboda & Pavel Drodz a saírem de cena devido a separação, Betina Popova e Sergey Mozgov serão os "outsiders". Betina e Sergey vão apresentar-se no GP de Helsínquia e no GP Internationaux de France.
Depois ainda há a aposta em Sofia Evdokimova & Egor Bazin (GP Taça Rostelecom) e em Anastasia Skoptcova & Kirill Aleshin (GP Skate Canada e GP Troféu NHK). 

Alexandra Stepanova & Ivan Bukin

Charlene Guignard & Marco Fabbri (Itália) teoricamente têm possibilidades de lutar pelo pódio tanto no GP Skate America como no GP de Helsínquia. A qualificação para a final parece difícil mas às vezes há surpresas.

A federação espanhola está de parabéns. A sua aposta em desenvolver a patinagem artística em todas as disciplinas está a dar frutos. A Espanha marcará presença em quatro provas graças aos seus dois pares Sara Hurtado & Kirill Khaliavin (GP de Helsínquia e GP Taça Rostelecom) e Olivia Smart & Adriá Diaz (GP Skate Canada e GP Internationaux de France). 

Para além da ausência dos Ekaterina Bobrova e Dmitri Soloviev, os fãs de todo o mundo certamente sentirão a falta de Tessa Virtue & Scott Moir (Canadá). Os irmãos Maia & Alex Shibutani (Estados Unidos) optaram por pararem durante a temporada 2018/2019. Os italianos Anna Cappellini & Luca Lanotte constituem outra das ausências mais notadas. 
De salientar também que os britânicos Penny Coomes & Nicholas Buckland não se inscreveram em nenhuma das provas e houve alguma surpresa por esse facto. 

Quadro de inscrições na categoria de dança até ao momento

E quem é que arrisca prever os resultados na categoria masculina? 

O bicampeão olímpico Yuzuru Hanyu marcará presença no GP de Helsínquia e no GP Taça Rostelecom. O campeão mundial Nathan Chen está inscrito no GP Skate America e no GP Internationaux de France. O vice-campeão olímpico Shoma Uno competirá no GP Skate Canada e no GP Troféu NHK. Será surpreendente se nenhum destes três se qualificar para a final. 

Shoma Uno 

O chinês Boyang Jin é um nome incontornável da patinagem masculina da actualidade. Os seus melhores resultados no circuito do grande prémio até agora registaram-se na Taça da China (três medalhas de prata) e no Troféu NHK (uma medalha de prata). Na temporada 2018/2019 não teve hipótese de ficar como cabeça de série em nenhuma prova visto que os campeonatos do mundo em 2018 lhe correram mal. Jin vai competir no GP de Helsínquia e no GP Internationaux de France. Vamos ver se ele estará à altura de desafiar Yuzuru Hanyu e Nathan Chen respectivamente.

Boyang Jin

Quanto a Mikhail Kolyada, medalha de bronze nos mundiais 2018, poderemos vê-lo no GP de Helsínquia e no GP Taça Rostelecom. Já o popular Jason Brown (Estados Unidos) encontra-se inscrito no GP Skate Canada e no GP Internationaux de France. A estrela ascendente Vincent Zhou (Estados Unidos) tem lugar marcado no GP Skate America e no GP Troféu NHK.

Também vamos ter algumas caras novas no circuito sénior.
Alexey Ereokhov, actual campeão mundial de juniores, vai iniciar esta nova fase da sua carreira no GP de Helsínquia. Alexey, que é treinado por Eteri Tutberidze, também se apresentará no GP Taça Rostelecom. 
Alexei Krasnozhon dos Estados Unidos também está inscrito nessas duas provas. Alexei Krasnozhon venceu a final do grande prémio júnior da temporada passada e é um patinador muito promissor. 
O italiano Matteo Rizzo fará a sua estreia no circuito sénior do grande prémio com participações no GP Skate America e no GP Troféu NHK. 
O patinador Julian Zhi Jie Yee da Malásia vai fazer história ao ser o primeiro do seu país a participar no circuito sénior do grande prémio. Ele está inscrito no GP Skate America. 

Mas outrosdos destaques na lista de inscrições é a quantidade de nomes que supostamente teriam já terminado a carreira. Uma das grandes surpresas foi a de Kevin Reynolds. Toda a gente acreditou que ele não voltaria e eis que está inscrito no GP Troféu NHK. No que diz respeito ao sueco Alexander Majorov chegou a ser dito na imprensa especializada que ele tinha arrumado os patins de vez. Alexander veio depois desmentir isso através das redes sociais e esta temporada vamos poder vê-lo no GP Taça Rostelecom e no GP Skate Canada. Algo semelhante aconteceu a Denis Ten (Cazaquistão) mas este tem lugar marcado no GP Taça Rostelecom. O checo Michal Brezina encontra-se inscrito no GP Skate America e no GP de Helsínquia. O veterano Alexey Bychenko foi outros dos nomes com quem muita gente já não contava. Na verdade, Alexey Bychenko está como o vinho do Porto: quanto mais velho melhor. Bychenko participará no GP Skate America e no GP de Helsínquia. O russo Sergei Voronov competirá no GP Skate America e no GP Troféu NHK.
A partir do momento em que se soube que Daisuke Takahashi (Japão) ia regressar à competição, não demorou muito até que se iniciasse a especulação. Como a federação japonesa ainda tem uma vaga em aberto no GP Troféu NHK que pode preencher com convite, surgiu imediatamente o desejo de ver Daisuke nessa prova. De momento isso parece improvável mas eu mantenho uma réstia de esperança. 


Quadro de inscrições na categoria de Homens até ao momento

E finalmente a categoria de Senhoras! 

Em primeiro lugar salienta-se a ausência da campeã mundial Kaetlyn Osmond. A patinadora do Canadá optou por ficar de fora do circuito do grande prémio para dedicar-se a outros desafios.

As atenções estarão focadas essencialmente nas patinadoras russas e japonesas. 

Alina Zagitova, campeã olímpica 2018, e a sua compatriota Evgenia Medvedeva, campeã mundial em 2016 e 2017, não se vão cruzar no circuito do grande prémio. Alina é a cabeça de cartaz no GP de Helsínquia e no GP Taça Rostelecom. Evgenia encabeça a lista de participantes no GP Skate Canada e no GP Internationaux de France.

Alina Zagitova 

Evgenia Medvedeva

A armada russa contará também com a Elizaveta Tuktamysheva (GP Skate Canada e GP Troféu NHK), Elena Radionova (GP Skate America e Troféu NHK), Maria Sotskova (GP Troféu NHK e GP Internationaux de France), Polina Tsurskaya (GP Skate America e GP Taça de Rostelecom), Stanislava Konstantinova (GP de Helsínquia e GP Internationaux de France). 
Ainda teremos oportunidade de ver as estreantes Daria Panenkova (GP Skate Canada e GP de Helsínquia) e Sofia Samodurova (GP Skate America). A federação russa ainda pode lançar o nome de mais uma patinadora para o GP Taça Rostelecom ou atribuir uma segunda vaga a Sofia Samodurova. Alena Leonova, Serafima Sakhanovich e Valeria Mikhailova desta vez não foram contempladas.

As japonesas vão com certeza dar muita luta. Satoko Miyahara, medalha de bronze nos mundiais 2018, é o nome maior da selecção japonesa e está inscrita no GP Skate America e no GP Troféu NHK. Wakaba Higuchi, vice-campeã mundial em 2018, competirá no GP Skate Canada e no GP Taça Rostelecom. Kaori Sakamoto, campeã dos 4 Continentes 2018, vai apresentar-se no GP Skate America e no GP de Helsínquia. 
As outras japonesas já confirmadas são Marin Honda (GP Skate America e GP Internationaux de France), Yura Matsuda (GP Skate Canada e GP Taça Rostelecom), Mai Mihara (GP Troféu NHK e GP Internationaux de France), Rika Kihira (GP Internationaux de France), Rika Hongo (GP de Helsínquia), Mako Yamashita (GP Skate Canada e GP Taça Rostelecom) e Yuna Shiraiwa (GP de Helsínquia). Como podem perceber desta lista há algumas caras novas provenientes do escalão júnior. Convém prestar atenção a Mako Yamashita pois ela conquistou a medalha de bronze nos mundiais de juniores em 2018. Rika Kihira é outra patinadora a ter debaixo de olho devido ao facto dela ter o triplo axel no seu arsenal de saltos. 

Na equipa dos Estados Unidos lamentam-se as ausências de Ashley Wagner e Mirai Nagasu. No entanto há razões para sorrir pois o desejado regresso de Gracie Gold vai mesmo acontecer. Gracie está inscrita no GP Taça Rostelecom e já manifestou a sua alegria em voltar a apresentar-se em Moscovo. Bradie Tennell será a grande aposta da federação deste país e vai competir no GP Skate America e no GP Internationaux de France. Karen Chen, campeã nacional dos Estados Unidos em 2017, vai tentar a sua sorte no GP de Helsínquia e no GP Taça Rostelecom. As restantes estadunidenses em competição são Mariah Bell (GP Skate Canada e GP Troféu NHK), Courtney Hicks (GP Troféu NHK), Angela Wang (GP Troféu NHK) e Starr Andrews (GP Skate America).

Os fãs de Carolina Kostner ficaram agradavelmente surpreendidos com o facto do nome da italiana aparecer na lista de inscrições. Muita gente pensou que Carolina ia colocar um ponto final na sua carreira competitiva e dedicar-se apenas a espectáculos. Fico contente por podermos ver Carolina pelo menos por mais um ano. A italiana está inscrita no GP Internationaux de France e no GP de Helsínquia.

Gabrielle Daleman, medalha de bronze nos mundiais 2017, será o principal rosto do Canadá e apresentar-se-á no GP Troféu NHK e no GP Skate Canada. 

Gabrielle Daleman


Quadro de inscrições na categoria de Senhoras até ao momento

Estas listas de inscrições não são definitivas. Podem existir alterações devido a lesões ou substituições mais próximas das datas das provas. 

E agora é contar os dias até ao inicio do circuito do grande prémio...




























Sem comentários:

Enviar um comentário