Os campeonatos da Europa da temporada 2018/2019 vão decorrer em Minsk (Bielorrússia) entre os dias 23 e 27 de Janeiro.
Várias estrelas da patinagem vão competir nesta prova tão importante. Esta semana vamos ter a oportunidade de ver patinadores do calibre de Alina Zagitova, Papadakis & Cizeron, Javier Fernandez e James & Ciprés a lutar pelas medalhas. Para não perderem nada, aqui ficam algumas informações sobre os horários das provas e a transmissão televisiva em Portugal.
Horários das provas com referência à hora de Lisboa
DIA 23
08h45 - Programa curto feminino
16h00 - Programa curto de pares
DIA 24
09h00 - Programa curto masculino
16h45 - Programa livre de pares
DIA 25
09h40 - Dança rítmica
15H00 - Programa livre feminino
DIA 26
08h15 - Programa livre masculino
13h25 - Dança livre
DIA 27
12h00 - Gala
Transmissão televisiva em Portugal
DIA 23
11h30 - Programa curto feminino em directo no canal Eurosport 2
16H00 - Programa curto de pares em directo no canal Eurosport 1
18h00 - Programa curto feminino no canal Eurosport 1
20h30 - Programa curto feminino no canal Eurosport 2
21h45 - Programa curto de pares no canal Eurosport 2
DIA 24
00h00 - Programa curto feminino no canal Eurosport 2
01h00 - Programa curto de pares no canal Eurosport 2
04h00 - Programa curto feminino no canal Eurosport 2
05h00 - Programa curto de pares no canal Eurosport 2
10h30 - Programa curto de pares no canal Eurosport 2
11h45 - Programa curto masculino em directo no canal Eurosport 2
14h45 - Programa curto de pares no canal Eurosport 2
16H30 - Programa livre de pares em directo no canal Eurosport 1
DIA 25
00h15 - Programa livre de pares no canal Eurosport 2
03h00 - Programa livre de pares no canal Eurosport 2
16h00 - Programa livre feminino em directo no canal Eurosport 1
DIA 26
14h00 - Dança livre em directo no canal Eurosport 2
21h15 - Programa livre masculino no canal Eurosport 1
Estes horários estão sujeitos a alterações pois a Eurosport vai transmitir competições de ténis e snooker durante essa semana.
Como alternativa aos canais Eurosport podem pesquisar pelo canal MatchTV da Rússia.
Já sabem que podem contar com informações sobre os campeonatos da Europa aqui no blogue e nas páginas Magia Gelada - Patinagem Artística no Twitter e no Facebook.
Espero que todos aqueles que celebram o Natal tenham passado uma óptima quadra e aproveito para desejar feliz 2019 a todos os leitores :) Após esta interrupção por causa das festividades tradicionais, a actividade habitual do blogue e das redes sociais associadas será retomada esta semana.
O novo ano já chegou mas os ecos dos campeonatos da Rússia e do Japão ainda estão na ordem do dia.
Nas terras nipónicas há alguma preocupação com a saúde de Shoma Uno. O tricampeão do Japão lesionou-se num tornozelo durante o aquecimento para o programa curto nos campeonatos nacionais e terminou a prova debilitado. Ele foi persistente e continuou a competir mesmo com dores. Apesar da sua equipa técnica ter tentado protege-lo, alguns momentos nos bastidores acabaram por ser filmados e divulgados na televisão. O estado do tornozelo dele pode ser visto logo no início deste vídeo que foi partilhado no DailyMotion: https://www.dailymotion.com/video/x6ziaol?playlist=x5x0a1 .
Shoma Uno
O veterano Daisuke Takahashi realizou uma grande proeza ao terminar os nacionais com a medalha de prata depois de uma enorme paragem na patinagem de competição. A federação japonesa mostrou abertura para incluí-lo na selecção nacional para os próximos mundiais mas Daisuke declinou. O seu objectivo para esta temporada era apenas de competir internamente e alcançar o melhor resultado possível nos nacionais. Daisuke conseguiu o que queria e, apesar dos pedidos dos fãs, ele manteve a sua palavra. No entanto ele deixou a porta aberta para continuar a competir na próxima temporada e quem sabe voltar aos grandes palcos internacionais.
Rika Kihira, grande sensação desta temporada, deslocou-se ao Colorado (Estados Unidos) para começar a treinar o quádruplo toe loop. A intenção de Rika é conseguir dominar esse salto para incluí-lo nos seus esquemas na próxima temporada.
Rika Kihira
Quem também já está a preparar novos desafios técnicos para a próxima temporada é a campeã olímpica Alina Zagitova. Ela foi filmada a treinar o quádruplo flip. Confesso que fiquei preocupada quando vi essas imagens a circular em sites russos.
Alina terminou os campeonatos nacionais em quinto lugar depois de cometer erros técnicos no programa livre. Apesar de terem surgido rumores sobre o seu estado físico, não houve qualquer tipo de declaração pública oficial sobre isso. No entanto, vários fãs vestiram a capa de investigadores e repararam que, em diversas fotos tiradas durante os campeonatos nacionais, era visível um inchaço num tornozelo de Alina. Essas fotos começaram a circular no Twitter e podem ver aqui dois exemplos.
Por isso faz-me confusão como é que ela foi autorizada a treinar quádruplos neste estado.
Seja o que for, ela fez recentemente uma participação especial num jogo do campeonato russo de hóquei no gelo e pareceu radiosa.
Na disciplina de pares, Natalia Zabiiako & Alexander Enbert foram escalados para os campeonatos da Europa mas já anunciaram formalmente a sua desistência. Alexander foi operado logo após os nacionais e precisa de tempo para recuperar. O objective é estar a postos para os mundiais.
Os jovens Daria Pavliuchenko & Denis Khodykin serão os seus substitutos nos Europeus.
Natalia Zabiiako & Alexander Enbert
Por falar em campeonatos da Europa… Já se sabem os horários das provas desta competição que vai decorrer em Minsk (Bielorrússia) a partir de 23 de Janeiro.
DIA 23 de Janeiro
08h00 - Programa curto feminino
16h45 - Programa curto de pares
DIA 24 de Janeiro
09h00 - Programa curto masculino
16h00 - Programa livre de pares
DIA 25 de Janeiro
08h30 - Dança rítmica
15h00 - Programa livre feminino
DIA 26 de Janeiro
08h15 - Programa livre masculino
13h25 - Dança livre
DIA 27 de Janeiro
12h00 - Gala
Ainda não foram divulgados os horários da transmissão televisiva em Portugal mas, em princípio, a competição poderá ser acompanhada nos canais Eurosport. Do outro lado do Atlântico há boas e más notícias. A boa notícia é o regresso de Madison Chock & Evan Bates (Estados Unidos) à competição. Madison e Evan vão estrear-se na temporada com uma participação na Taça Mentor Torun que decorrerá na Polónia, entre os dias 08 e 13 de Janeiro.
Madison Chock & Evan Bates
Este será um bom teste antes dos campeonatos nacionais dos Estados Unidos onde vão ter concorrência muito forte.
Os campeonatos nacionais dos Estados Unidos vão decorrer em Detroit entre os dias 18 e 27 de Janeiro de 2019.
Quem vai estar ausente dos campeonatos nacionais é Karen Chen. A patinadora, campeã nacional em 2017, tem tido uma época para esquecer devido a lesões. Karen desistiu do US Classic International, do Troféu Tallinn, do Grande Prémio de Helsínquia e da Taça Rostelecom. A ausência nos nacionais faz com que o seu nome esteja automaticamente descartado para a selecção nacional dos Estados Unidos para os 4 Continentes e para os mundiais. Esperemos que Karen possa recuperar para retomar a competição na própria temporada.
Karen Chen
(Foto encontrada por pesquisa no Google)
Quanto aos irmãos Maia e Alex Shibutani, eles continuam a usufruir da notoriedade alcançada por causa da medalha olímpica. Eles estiveram na gala Golden Globes onde se apresentaram muito elegantes.
Maia Shibutani
Fonte: Twitter de Maia Shibutani
Maia e Alex Shibutani
Fonte: Twitter de Maia Shibutani
Infelizmente também há más notícias.
No dia 07 de Janeiro foi publicado um artigo no jornal USA Today em que se dá conta que John Coughlin foi suspenso devido a uma investigação conduzida pelo US Center for SafeSport.
John Coughlin notabilizou-se na patinagem ao conquistar dois títulos de campeão nacional de pares com Caitlin Yankowskas e com Caydee Denney.
Desde que abandonou a competição, John Coughlin tem-se dedicado a exercer funções de treinador e tem trabalhado como comentador televisivo. John também é o presidente da comissão de atletas na ISU.
O teor da investigação de que ele está a ser alvo não foi divulgado.
O US Center for SafeSport é uma organização que se dedica a investigar casos de assédio/abuso sexual bem como situações de abuso emocional/ameaças.