quinta-feira, 25 de abril de 2019

Compilação de notícias


Olá a todos e bem-vindos ao blogue para mais uma ronda de notícias do mundo da patinagem artística no gelo.

Uma das grandes notícias da semana tem a ver com Camden Pulkinen. O patinador de 19 anos tem dado nas vistas no escalão júnior e esta temporada venceu o GP Júnior que decorreu na Áustria. Até agora ele tem sido acompanhado pelo treinador Tom Zakrajsek que também é responsável por Vincent Zhou. Esta semana foi anunciado que Camden decidiu mudar de treinador principal. Os novos treinadores de Camden são Tammy Gambill e Damon Allen. 
Esta mudança não é muito drástica pois ele já trabalhou com Tammy no passado.


Camden Pulkinen

Evgenia Tarasova e Vladimir Morozov estão sem treinador. Esta semana foi divulgado na imprensa russa que Nina Mozer e Maxim Trankov não aceitaram continuar a trabalhar com este par. Especula-se que Evgenia e Vladimir terão de se mudar para um destes grupos: Artur Dmitriev, Oleg Vasiliev ou Tamara Moskvina. Estes três são excelentes treinadores. Oleg Vasiliev e Tamara Moskvina têm os seus grupos sediados em São Petersburgo enquanto Artur Dmitriev trabalha em Moscovo. Será que Evgenia e Vladimir estão dispostos a mudar-se de Moscovo para São Petersburgo? Ou será que há alguma esperança que eles possam ficar a trabalhar com Vladislav Zhovnirski? Este treinador não tem estatuto de "celebridade" no meio da patinagem mas relembro que ele fez um excelente trabalho com Ksenia Stolbova & Fedor Klimov. Como ele continua a dar treinos em Moscovo, talvez seja uma boa alternativa para Evgenia e Vladimir. 
Esta situação deverá ficar esclarecida até ao próximo dia 22 de Maio.

Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov


Tiffany Zagorski e Jonathan Guerreiro encontram-se a trabalhar nos programas que irão apresentar na temporada passada. O par russo está a trabalhar novamente com o coreógrafo Christopher Dean. Entretanto o par aproveitou para revelar que a sua nova dança rítmica será patinada ao som da banda sonora do filme "Chicago".

Zagorski & Guerreiro

Ainda na categoria de dança, as redes sociais andam agitadas por causa da especulação de um possível retorno de Elena Ilinykh. Os rumores começaram quando, há uns meses, Elena formou parceria com Dmitry Soloviev para patinar no espectáculo de teatro no gelo estrelado por Tatiana Navka e Peter Tchernyshev. Os vídeos dos números de Elena e Dmitry nessa produção deram esperança aos fás pois eles têm boa química e parecem bem emparelhados. Os dois foram alimentando os rumores ao postarem diversas fotos juntos nas redes sociais e a frequentarem eventos públicos em conjunto. 

Elena Ilinykh & Dmitry Soloviev
Fonte da foto: Facebook do Dmitry

Como se devem lembrar Elena costumava patinar com Nikita Katsalapov e posteriormente formou parceria com Ruslan Zhiganshin e Anton Shibnev. Dmitry patinou imensos anos com Ekaterina Bobrova e já manifestou várias vezes a vontade de continuar na patinagem de competição. No entanto Ekaterina preferiu fazer uma pausa na carreira depois dos Jogos Olímpicos de 2018 para cumprir o sonho de ser mãe. Aproveito para dar os parabéns a Ekaterina porque ela deu à luz o seu primeiro filho precisamente este mês. :)
Entre especulações e rumores, Elena concedeu uma entrevista a uma estação de rádio russa onde se mostrou dedicada à gestão da academia de patinagem que ela fundou juntamente com Julia Lipnitskaya. Depois dessa entrevista foram publicados diversos artigos na imprensa russa dando conta que a patinadora se tinha retirado da competição definitivamente. 
 Neste link podem encontrar um desses artigos: https://www.sports.ru/figure-skating/1073923311.html
No início desta semana Elena desmentiu a notícia da sua retirada. Ela referiu que ainda existe uma possibilidade de regressar à competição com Dmitry Soloviev. A própria patinadora revelou que existem alguns obstáculos a ultrapassar mas deixou tudo em aberto. 
Podem consultar aqui um dos artigos com as declarações de Elena: https://www.sports.ru/figure-skating/1073962618.html

Elena e Dmitry
Fonte da foto: Dmitry Tkachenko

Eu penso que ela se estará a referir a questões práticas como receber financiamento por parte da federação. Fala-se na possibilidade de Elena e Dmitry serem treinados por Alexander Zhulin. Eu gostaria que Elena e Dmitry regressassem à competição. Eles são super talentosos e experientes. Seria excelente tê-los de volta!
Entretanto Dmitry tem-se mostrado ocupado com outros projectos. Ele está a fazer uma das novas coreografias do patinador Sergei Voronov :) Esta é a estreia de Dmitry como coreógrafo. 

Dmitry a trabalhar com Sergei Voronov no clube CSKA

Com isto ficamos a perceber que Sergei Voronov vai continuar na patinagem de competição pelo menos mais uma temporada :)

Quem decidiu arrumar os patins foi Maxim Kovtun. O campeão nacional da Rússia em 2019 decidiu colocar um ponto final na carreira devido a conjunto de factores. Maxim tem sofrido bastante devido a uma lesão nas costas. Além disso a federação russa deixou de financia-lo convenientemente. Apesar de ser um atleta de elite, a bolsa atribuída a Maxim só chegava para pagar despesas de alimentação. Ele revelou que teve de vender bens pessoais para conseguir financiar os treinos.  
Maxim tem intenções de tentar trabalhar como treinador para continuar ligado ao mundo da patinagem.
Depois desta informação ter sido divulgada, a imprensa russa publicou algumas reações de treinadores como Inna Goncharenko e Tatiana Tarasova. Infelizmente foram poucas as palavras de apoio. Alguns dos entrevistados disseram que Maxim estava a desistir por fraqueza. Enfim…

Maxim Kovtun

Enquanto uns saem de cena, outros começam a dar nas vistas. É o caso do jovem russo Maxim Belyavsky. 
Maxim B. foi filmado a realizar um toe loop com cinco voltas!!!!!!!! O salto foi feito com o apoio de segurança mas não há dúvidas que a quinta rotação foi completa. Simplesmente UAU.
Podem ver o vídeo neste link: https://www.instagram.com/p/BwpYVeZIzMT/


Do Japão chegam notícias que afirmam que Shoma Uno está a trabalhar em novos programas competitivos e que a coreografia será criada pela sua treinadora Mihoko Higuchi.

Shoma Uno (Japão)

Quanto a Marin Honda, uma das patinadoras japonesas mais populares, a notícias não são lá muito boas. A Federação japonesa anunciou esta semana quais os patinadores selecionados para a equipa de elite e Marin Honda não foi escolhida. Isto significa que ela não terá acesso ao mesmo tipo de apoio financeiro que obteve na temporada passada. Marin vai ter de trabalhar muito para voltar a ser uma opção para as grandes competições internacionais.

Marin Honda


Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron, tetra campeões mundiais na categoria de dança, meteram-se em sarilhos. Tudo aconteceu por causa desta entrevista https://ici.radio-canada.ca/sports/podium/107/guillaume-cizeron-gabriella-papadakis-patinage-artistique-danse-jeux-olympiques-pyeongchang-tessa-virtue-scott-moir-medaille-robe
A polémica instalou-se porque o par francês disse que não ficou nada contente quando a sua equipa técnica aceitou Tessa Virtue e Scott Moir no seu grupo de treinos. Mais à frente na entrevista, Gabriella e Guillaume falaram sobre a participação nos Jogos Olímpicos 2018. Gabriella disse, sem rodeios, que desejou que Tessa e Scott caíssem durante a dança livre para ainda ter uma hipótese de ganhar. 
Ora isto não caiu nada bem juntos de alguns fãs e seguiram-se vários comentários contra o par francês, acusando Gabriella e Guillaume de falta de desportivismo. 
Gabriella respondeu no Twitter





Guardei duas notícias mais alegres para terminar esta publicação. 

Aljona Savchenko, campeã olímpica de pares, anunciou que está grávida. A notícia foi partilhada por Aljona no Twitter. :)



Esta Páscoa ficou marcada pela boa nova do casamento de Alena Leonova, vice-campeã mundial em 2012, com Anton Shulepov que ficou em terceiro lugar na Final da Taça da Rússia desta temporada. Muitas felicidades aos dois :)




Por hoje é tudo mas em breve serão publicadas mais coisas no blogue.

Até à próxima.





Sem comentários:

Enviar um comentário