Olá a todos e bem-vindos ao blogue.
O dia 11 de Junho de 2021 foi rico em notícias. Houve uma avalanche de informações e nesta publicação podem encontrar uma resenha dos assuntos mais relevantes.
Vamos a isto!
A patinadora Alexia Paganini (Suíça), quarta classificada nos Europeus 2020, decidiu mudar de treinador. Ela vai continuar a treinar em Zurique mas optou por deixar Stéphane Lambiel para juntar-se ao grupo de Gheorghe Chiper.
Alexia Paganini
Este dia foi também marcado com várias notícias importantes especialmente para os fãs que pertencem à comunidade LGBT.
Kaitlyn Weaver foi a primeira neste dia a revelar que é lésbica e que durante os seus tempos na patinagem de competição escondeu essa informação por medo do que poderiam pensar dela. A CBC no Canadá deu destaque à história e podem ler o artigo completo neste link: Kaitlyn Weaver hopes her coming out story finally breaks figure skating's female archetype | CBC Sports
Kaitlyn Weaver
Fonte/Source: Instagram
Paul Poirier, medalha de bronze nos mundiais 2021 com Piper Gilles na categoria de dança, assumiu a sua homossexualidade numa entrevista à publicação Glory. A entrevista dele é muito interessante e pode ser lida neste link Paul Poirier on Pride, Progress, and the Next Generation of Queer Athletes (glory.media)
Paul Poirier na capa da publicação Glory
Jason Brown (Estados Unidos) fez uma publicação nas redes sociais onde falou abertamente sobre a sua homossexualidade.
Jason Brown
Fonte/Source: Twitter
Acho que quem segue patinagem habitualmente já sabia que Jason e Paul são homossexuais. Isso não retira importância às suas declarações públicas visto que ainda existe um longo caminho a percorrer no nosso desporto e no mundo em geral para eliminar a discriminação. Ainda há pouco tempo Jason Brown foi atacado por Alexei Yagudin devido à sua sexualidade. Este é apenas um exemplo de que ainda há muito a fazer.
Quanto a Kaitlyn Weaver, a sua declaração também é muito importante. Na categoria de dança prevalece a ideia de que todos os pares acabam por envolver-se fora da pista (maioria dos casos) e mesmo nas coreografias existe uma heteronormatividade. Muitos juízes permanecem agarrados a certos estereótipos e podem, mesmo que de forma inconsciente, beneficiar pares que representem o arquétipo aceite de uma relação homem-mulher representativo de paixão/atracção sexual.
Além disso ainda há muitos países em que há uma atitude hostil em relação a pessoas que pertencem à comunidade LGBT. As declarações de Jason, Paul e Kaitlyn podem parecer uma gota de água no oceano mas são muito importantes para que cada vez mais qualquer pessoa da comunidade LGBT possa viver a sua vida de forma integrada e sem discriminação.
E agora a bomba...
No final do mês de Abril de 2021, Aljona Savchenko e Bruno Massot anunciaram oficialmente que iam retirar-se da patinagem de competição. Na mensagem de despedida, Aljona deixou claro que gostaria de continuar a competir mas Bruno tinha outra perspectiva.
No dia 11 de Junho fomos todos surpreendidos por um comunicado da federação alemã de patinagem a informar que Aljona se tinha desvinculado deles pois pretende regressar à competição em representação dos Estados Unidos. Pouco depois saiu um artigo no jornal alemão Der Spiegel que diz que Aljona formou parceria com o jovem patinador TJ Nyman.
Mesmo que Aljona e TJ comecem o seu percurso na temporada 2021/2022, eles não são elegíveis para a qualificação para os próximos Jogos Olímpicos porque causa das regras que se aplicam aos patinadores de diferentes nacionalidades. No entanto, eles poderão apresentar-se em competições organizadas pela ISU.
Se a notícia do regresso de Aljona à competição gerou uma reação positiva, o mesmo não se pode dizer quanto à parceria.
TJ Nyman é uma das figuras mais controversas da patinagem artística no gelo. Ele é suspeito de ter tidos várias atitudes impróprias, incluindo com patinadoras menores. São vários os casos relacionados com possíveis abusos sexuais. A ex-patinadora Emma Tang foi uma das denunciantes.
Declaração de Emma Tang
Declarações de Emma Tang
Consta que TJ Nyman está a ser investigado pela SafeSport mas o inquérito ainda não foi concluído.
Há fortes rumores que apontam para que Aljona e TJ Nyman estão a ser treinados por Delilah Sappenfield. Esta treinadora também está envolta em polémica e não é a primeira vez que está a ser escrutinada por encobrir abusos que se passam no seu grupo. Relembramos que o falecido John Coughlin era do seu grupo.
Foram várias as pessoas que chamaram a atenção para este problema e o patinador australiano Harley Windsor saiu em defesa de TJ Nyman. As respostas dele no Twitter causaram mal estar nos fãs pois Harley costumava patinar com Ekaterina Alexandrovskaya que se suicidou em Julho de 2020.
Cá estaremos vai assistir à evolução desta situação. Se TJ Nyman e Delilah forem inocentes, espero que consigam limpar o seu nome e que tenham sucesso com Aljona. Se TJ e Delilah forem de facto culpados de todas as acusações então que seja feita justiça não só pela SafeSport mas também nos tribunais criminais.
Quanto a Aljona, ela tem todo o direito de querer regressar à competição mas é difícil acreditar que ela não tenha conhecimento das suspeitas em torno de TJ e Delilah pois a informação circula há bastante tempo nos meios da patinagem.
Por agora é tudo mas em breve serão publicadas mais coisas no blogue.
Fiquem atentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário