quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Grande Prémio Júnior de Courchevel 1

 

Olá a todos e bem-vindos ao blogue.


O circuito do grande prémio da temporada 2021/2022 no escalão júnior arrancou com uma competição que se realizou em Courchevel (França) entre 18 e 21 de Agosto. 



O Grande Prémio Júnior de Courchevel 1 ficou marcado pela ausência de patinadores oriundos da Rússia e do Japão. Essa ausência foi provocada pelas regras que ainda vigoram por causa da maldita pandemia que teima em arrastar-se. Os atletas russos e a sua equipa respectiva vacinados com a vacina Sputnik não tiveram luz verde das autoridades francesas para entrarem no país porque a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ainda não reconheceu a vacina russa e porque a França colocou a Rússia na zona vermelha. As autoridades francesas exigiram um período de quarentena alargado que obviamente não é compatível com a circulação de atletas de alta competição. Ainda por cima, os avisos sobre as regras a cumprir surgiram muito em cima da hora. Não restou outra solução à federação russa senão cancelar as inscrições de todos os seus atletas que deviam competir em Courchevel. No que diz respeito ao Japão, a própria federação tomou a iniciativa de retirar os seus atletas da lista de inscritos muito por causa da pandemia e das regras sobre a quarentena. 

Na categoria masculina, as medalhas de ouro e prata ficaram nas mãos de Ilia Malinin e Lucas Broussard. A medalha de bronze ficou em casa com o patinador François Pitot. É muito interessante ver o desenvolvimento de Ilia Malinin. Para quem não sabe, ele é filho da antiga patinadora Tatiana Malinina e do antigo patinador Roman Skorniakov. Malinina fez história pelo seu país ao tornar-se na primeira patinadora do Uzbequistão a vencer a final do grande prémio e os campeonatos dos 4 Continentes na temporada 1998/1999. Ilia Malinin é treinado pelos pais e deu nas vistas nas sessões de treino em Courchevel ao arriscar com sucesso todos os quádruplos com a excepção do axel. Quanto a Lucas Broussard, esta foi a sua estreia em competições internacionais no escalão júnior. François Pitot, vencedor do Troféu Tallin em juniores em 2019, apresentou-se nesta competição com o seu novo treinador Florent Amodio. Pitot era anteriormente treinado por Brian Joubert. 

Resultado final



Vídeos

Ilia Malinin

Curto


Livre



Lucas Broussard

Curto



Livre



François Pitot

Curto


Livre 




Na categoria de senhoras, os Estados Unidos ficaram com o ouro de Lindsay Thorngren e o bronze de Clare Seo. A medalha de prata ficou com a canadiana Kaiya Ruiter. O Canadá não vencia uma medalha no circuito grande prémio júnior nesta categoria desde Gabrielle Daleman em 2013/2014. Lindsay Thorngren foi sexta classificada nos campeonatos nacionais seniores dos Estados Unidos na temporada passada e esse era o seu resultado mais marcante até agora. Lindsay tem uma boa equipa à sua volta. Ela é treinada pela ex-patinadora Julia Lautowa e trabalha com os coreógrafos Benoit Richaud e Nina Petrenko. Não lhe falta apoio de profissionais respeitados no meio da patinagem. Kaiya Ruiter do Canadá fazia parte do grupo de Ravi Walia que foi responsável pelo sucesso de Kaitlyn Osmond. Actualmente Kaiya é treinada por Scott Davis e Jeff Langdon. O programa curto desta temporada foi coreografo por Jeff Langdon e a coreografia do livre é da responsabilidade do renomado David Wilson. A estreante Clare Seo foi uma excelente surpresa e olhando para resposta do Twitter ela conquistou muitos fãs por causa desta prova. Destaque para a participação de uma patinadora do Perú que se portou muito bem e para a participação de uma atleta da Argentina. Decepção para as sul-coreanas pois ficaram as duas fora do pódio. 

Resultado



Vídeos

Lindsay Thorngren

Curto


Livre



Kaiya Ruiter

Curto



Livre



Clare Seo 

Curto



Livre



Na categoria de dança a vitória sorriu ao par Wolfkostin & Chen dos Estados Unidos. Este par faz parte do grupo de Igor Shpilband e Pasquale Camerlengo. Anteriormente eles trabalharam com Angelika Krylova e Marina Zoueva. Sem qualquer dúvida que têm sido muito bem acompanhados desde muito cedo e isso notou-se bastante na qualidade base de patinagem. Wolfkostin & Chen participaram no grande prémio júnior de Courchevel em 2019 e dessa vez ficaram em quinto lugar. Agora levaram o ouro com uma vantagem muito significativa sobre a concorrência. Ah... para que não sabe, Chen é o irmão mais novo da patinadora Karen Chen. Makita & Gunara do Canadá arrecadaram a medalha de prata. O par do Canadá costuma treinar em Vancouver no grupo de Megan Wing e Aaron Lowe. Makita & Gunara já participaram no circuito do grande prémio júnior no passado mas este é sem dúvida o seu melhor resultado da carreira até agora. As grandes estrelas da disciplina de dança acabaram por ser os sul-coreanos Lim & Quan graças às escolhas musicais arrojadas. Na dança rítmica eles apresentaram uma coreografia com boa vibe ao som do famossérrrimo "Gangnam Style". Na dança livre eles patinaram ao som da banda sonora do filme "Cats". O lado artístico deste par sobressaiu em toda a competição. Lim & Quan fazem parte do grupo de Marie-France Dubreuil em Montreal e estão claramente no bom caminho.

Resultado Final



Vídeos

Wolfkostin & Chen

Rítmica



Livre



Makita & Gunara

Rítmica



Livre



Lim & Quan

Rítmica



Livre 



Por agora é tudo e espero que voltem porque este mês vou publicar mais coisas.


Sem comentários:

Enviar um comentário