GP TROFÉU ERIC BOMPARD
CATEGORIA DE DANÇA
RESULTADO FINAL
1.º | Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron |
| 166.66pts | |||||
2.º | Piper Gilles & Paul Poirier |
| 157.58pts | |||||
3.º | Madison Hubbell & Zachary Donohue |
| 152.11pts | |||||
4.º | Sara Hurtado & Adria Diaz |
| 146.10pts | |||||
5.º | Charlene Guignard & Marco Fabbri |
| 142.29pts | |||||
6.º | Alexandra Paul & Mitchell Islam |
| 138.99pts | |||||
7.º | Rebeka Kim & Kirill Minov |
| 115.95pts |
BREVE COMENTÁRIO
O par francês Papadakis & Cizeron continua em crescendo de forma e a impressionar pela sua leveza e velocidade. Na dança curta, eles revelaram algum nervosismo mas conseguiram ter uma prestação sólida. As duas sequências de passo doble, os twizzles e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foram de nível 3. A figura de elevação foi de nível 4. Todos os elementos beneficiaram de grau de execução positivo. No que diz respeito aos componentes as suas médias foram as seguintes: 7.93 na perícia, 7.79 no movimento/passos de ligação, 8.11 na performance/execução, 8.21 na coreografia e 8.14 na interpretação. No entanto, observando a escala individual de cada juiz, verifica-se que o painel esteve bastante dividido. Ora vejam:
- Segmento Movimento/Passos de ligação: uma nota de 6.75, duas notas de 7.50, quatro notas de 7.75 e duas notas de 8.50.
- Segmento de Coreografia: um nota de 7.50, duas notas de 7.75, duas notas de 8.00, uma nota de 8.25, uma nota de 8.75, duas notas de 9.00.
- Segmento de Interpretação: uma nota de 7.50, quatro notas de 7.75, uma nota de 8.00, uma nota de 8.75 e duas notas de 9.25.
Tendo em conta que as notas nos componentes têm de ser enquadradas por critérios, estas discrepâncias de 7.50 a 9.25 no mesmo segmento são um pouco bizarras.
Na dança livre, o par francês superiorizou-se à concorrência de maneira clara. A sua coreografia e interpretação foram fabulosas e esta é talvez a dança livre mais espectacular até esta fase da época devido à perfeita união entre capacidade técnica e brilho artístico. Todas as figuras de elevação foram de nível 4, assim como os twizzles e o peão. Tanto a sequência de passos na diagonal como a sequência de passos circular foram classificadas de nível 3. A sua nota técnica de partida foi de 40.50pts e devido à obtenção de grau de execução positivo em todos os elementos ela ascendeu a 52.61pts. A sua nota final poderia ter sido ainda melhor não tivesse sido o caso deles terem sofrido um desconto de dois pontos porque duas figuras de elevação ultrapassaram o limite de tempo estabelecido pelas regras.
As suas médias nos segmentos dos componentes do programa foram de 8.46 na perícia, 8.36 no movimentos/passos de ligação, 8.86 na performance/execução, 8.86 na coreografia e 8.79 na interpretação.
Piper Gilles e Paul Poirier asseguraram a medalha de prata. Na dança curta, a primeira sequência de passo doble, os twizzles e a figura de elevação foram classificados de nível 4. A segunda sequência de passo doble e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foram de nível 2. Todos os elementos técnicos receberam grau de execução positivo. Nos segmentos dos componentes, eles ficaram com 7.71 na perícia, 7.50 no movimento/passos de ligação, 7.71 na performance, 7.82 na coreografia e 7.71 na interpretação. Também aqui os juízes que pontuam os componentes do programa manifestaram diversas discrepâncias nas notas, de forma ainda mais vincada do que no par francês. Ora vejam:
- Segmento de Perícia: duas notas de 6.75, uma nota de 7.50, uma nota de 7.75, cinco notas de 8.00
- Segmento de Movimento/Passos de Ligação: uma nota de 6.00, uma nota de 6.50, três notas de 7.50, duas notas de 7.75, uma nota de 8.00 e uma nota de 8.25.
- Segmento de Performance: uma nota de 6.50, duas notas de 7.00, duas notas de 7.75, uma nota de 8.00, duas notas de 8.25 e uma nota de 8.50.
- Segmento de Coreografia. uma nota de 6.50, uma nota de 6.75, uma nota de 7.25, uma nota de 7.75, uma nota de 8.00, duas notas de 8.25 e duas notas de 8.50.
- Segmento de Interpretação: uma nota de 6.00, uma nota de 6.50, uma nota de 7.00, uma nota de 7.50, uma nota de 7.75, uma nota de 8.25 e três notas de 8.50.
Entre 6.00 e 8.50 no mesmo segmento é uma diferença enorme... Parece-me que alguns destes juízes vão ser chamados pela ISU para justificar o porquê de terem atribuído as notas desta maneira.
Um aspecto à parte diz respeito à roupa escolhida pela patinadora. A colocação de uma capa de toureio presa da maneira como a patinadora usou acabou por prejudicar a percepção dos movimentos dela bem como das suas linhas corporais. Isso foi particularmente evidente nos twizzles. Vejam estas imagens do programa (peço desculpa mas não consegui arranjar com melhor qualidade):
Na dança livre, o peão, a primeira e a segunda figuras de elevação foram classificadas de nível 4. Os restantes elementos foram classificados de nível 3. Os twizzles foram punidos com grau de execução negativo. A sua nota técnica de partida foi de 39.00pts e eles conseguiram melhorá-la para 47.76pts. Nos segmentos dos componentes do programas, as suas médias foram as seguintes: 7.79 na perícia, 7.71 no movimento/passos de ligação, 8.07 na performance, 8.18 na coreografia e 8.18 na interpretação.
Na dança livre, o peão, a primeira e a segunda figuras de elevação foram classificadas de nível 4. Os restantes elementos foram classificados de nível 3. Os twizzles foram punidos com grau de execução negativo. A sua nota técnica de partida foi de 39.00pts e eles conseguiram melhorá-la para 47.76pts. Nos segmentos dos componentes do programas, as suas médias foram as seguintes: 7.79 na perícia, 7.71 no movimento/passos de ligação, 8.07 na performance, 8.18 na coreografia e 8.18 na interpretação.
Os estado-unidenses Hubbell & Donohue seguraram a medalha de bronze. Na dança curta verificou-se a mesma discrepância no painel de juízes que avalia os componentes do programa. Por exemplo, no segmento de interpretação houve um juiz que lhes atribuiu 5.25 enquanto outro optou por 8.50! Na dança livre, todos os seus elementos receberam grau de execução positivo embora os juízes lhe tenham perdoado um falha clara na figura de elevação em curva (apenas um juiz colocou -1 na escala de grau de execução). Apesar dessa falha na referida figura de elevação houve um juiz que colocou +2 no grau de execução!
Quantos aos restantes pares não houve tal discrepância nos componentes na dança curta.
Os espanhóis Sara Hurtado & Adriá Diaz apresentaram duas danças muito bem coreografadas e interpretadas e no geral patinaram muito bem tendo em conta o seu nível técnico.
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