Campeonatos da Europa 2017
Entre os dias 25 e 29 de Janeiro em Ostrava (Rep. Checa)
Categoria de Dança
Resultado Final
Pares que não se qualificaram para a dança livre
Análise
Os campeonatos da Europa 2017 foram
bastante competitivos na disciplina de dança quando comparados com os da
temporada anterior. Quem esperava um domínio avassalador por parte dos actuais
campeões mundiais Papadakis & Cizeron enganou-se. Este par francês
conseguir revalidar o título europeu mas os italianos Cappellini & Lanotte
e os russos Bobrova & Soloviev deram luta até ao fim.
A prova ficou manchada por uma
polémica ocorrida após a dança curta. Os italianos Cappellini & Lanotte
foram anunciados como vencedores da dança curta com uma pontuação de 76.65pts.
Só que a sua nota foi corrigida muito depois da dança curta ter terminado
devido a protestos formais. A situação começou por ser denunciada pelo jornal
francês L’Équipe num artigo sobre a prova. Consta que alguém ligado à equipa de
Marie France Dubreuil (treinadora do par francês Papadakis & Cizeron) se
apercebeu que Cappellini & Lanotte realizaram uma figura ilegal no final da
dança curta pelo que teriam de ser punidos com um ponto de dedução. Foi
apresentado um protesto e a pretensão foi deferida. Assim sendo, a nota obtida
por Cappellini & Lanotte foi corrigida de 76.65pts para 75.65pts, com a
indicação de que realizaram um elemento extra ao que as regras permitem. Na dança
curta apenas é permitida uma figura de elevação. Sucede que num elemento que
devia ser meramente coreográfico, Anna ficou sem qualquer apoio no gelo,
estando a ser totalmente suportada pelo seu parceiro Luca Lanotte, sendo que
essa figura preenche os requisitos para ser considerada como figura de elevação
rotacional. Como tal, este par realizou um elemento extra que passou
despercebido ao controlador técnico. A União Internacional de Patinagem (ISU)
emitiu por isso o comunicado que podem ler na imagem.
Em consequência desta confusão, os russos Bobrova & Soloviev acabaram
por vencer a dança curta com uma pontuação de 76.18pts. Cappellini &
Lanotte ficaram em segundo lugar na dança curta com 75.65pts e Papadakis &
Cizeron terminaram essa fase da competição em terceiro lugar com 75.48pts.
Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron revalidaram o título europeu
e, de momento, são detentores de três títulos europeus consecutivos. O último
par a conseguir tal feito tinha sido Navka & Kostomarov (Rússia) que venceu
este título em 2004, 2005 e 2006.
Gabriella e Guillaume ficaram em terceiro lugar na dança curta com uma
nota de 75.48pts. Houve um juiz que lhes marcou uma violação de regras
referentes à coreografia mas o controlador técnico não teve a mesma opinião, sendo
que não lhes foi aplicadado qualquer ponto de dedução devido a essa situação.
No que diz respeito à parte técnica, todos os elementos conseguiram graus de
execução positivos entre +2 e +3. Os twizzles (8.06pts), a sequência de passos
obrigatórios (6.29pts) e a figura de elevação (6.30pts) foram classificados com
o nível 4 que é o mais elevado. A sequência parcial de passos foi de nível 3 e
recebeu 9.61pts. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi o
elemento mais fraco do programa apenas cumprindo os critérios do nível 2,
recebendo 7.80pts. As médias que foram apuradas nos segmentos dos componentes
que fazem parte da segunda nota foram as seguintes: 9.39 na perícia, 9.18 nas
transições, 9.39 na performance, 9.36 na composição e 9.46 na interpretação da
música/timing.
A sua vitória final deveu-se ao resultado da dança livre onde Gabriella e
Guillaume conseguiram uma nota de 114.19pts. Todos os elementos técnicos
obtiveram grau de execução positivo. As duas sequências de passos foram classificadas
com o nível 3 e ficaram com um total de 18.76pts. As figuras de elevação
atingiram todas o nível 4 e totalizaram 18.04pts. Os twizzles pontuaram 8.23pts
e também foram de nível 4. Como elementos coreográficos, este par optou por um
twizzle (2.30pts) como sétimo elemento e por uma elevação coreográfica
(2.40pts) como elemento final. O peão de combinação foi o único elemento
“tremido”. Os critérios para o nível 4 foram preenchidos portanto não me parece
que possa haver discussão sobre o valor base. No entanto, eles não centraram
bem o peão. Se reparem bem eles afastam-se bastante do ponto onde o peão
começou a ser realizado. Isso devia ter tido consequências no que diz respeito
à marcação do grau de execução. Apenas um juiz teve a coragem de marcar -1 como
grau de execução deste elemento. Cinco juízes marcaram +3 como grau de execução
no peão… Quanto à segunda nota, as suas médias nos segmentos foram de 9.54 na
perícia, 9.36 nas transições, 9.64 na performance, 9.54 na composição e 9.68 na
interpretação da música/timing. Em termos de escala de cada juiz, Gabriella e
Guillaume conquistaram cinco notas de 10.00 (nota máxima na escala para os
segmentos dos componentes). Menção ainda para o facto de um juiz ter marcado a
existência de violação às regras de restrições coreográficas mas o controlador
técnico não aceitou essa marcação, pelo que não houve lugar a qualquer ponto de
dedução.
Gabriella e Guillaume são dois patinadores muito dotados e muito bem
emparelhados. A velocidade, a fluidez de movimentos e a interacção entre os
dois parceiros são das características mais elogiadas neste par. O seu estilo
de patinar e de interpretação dá mais nas vistas na dança livre e é mais
cativante. Penso que no geral foram os justos vencedores da medalha de ouro.
Em comparação com o seu resultado em 2016, Gabriella e Guillaume
melhoraram a sua nota total em 6.96pts.
Anna Cappellini & Luca Lanotte repetiram a medalha de prata
conquistada na temporada anterior. O par italiano deu muita luta aos franceses.
Na temporada passada, a nota total obtida pelos italianos foi de 178.01pts.
Nesta época, os italianos conseguiram 186.04pts. Trata-se de uma melhoria
significativa.
Na dança curta, os italianos foram afectados por aquele problema que descrevi
no início deste texto e perderam um ponto por causa disso. Os elementos válidos
foram de grande qualidade e receberam graus de execução positivo. Os twizzles
(7.97pts), os passos obrigatórios (6.03pts), a sequência parcial de passos
(10.80pts) e a figura de elevação (5.96pts) foram classificados com o nível 4.
A sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi de nível 3 e
recebeu 9.46pts. Nos componentes houve um juiz que lhe atribuiu a nota 10.00 no
segmento de interpretação da música/timing. As médias apuradas foram de 9.04 na
perícia, 8.96 nas transições, 9.25 na performance, 9.04 na composição e 9.25 na
interpretação da música/timing. Eles ainda levaram uma advertência por violação
das regras coreográficas mas o controlador técnico não a validou pelo que não
houve lugar a aplicação de um ponto de dedução.
Na dança livre, Anna e Luca conseguiram 110.99pts. Não sei se foi por
causa do nervosismo mas a entrada na dança livre foi um pouco tremida. Eles
apresentaram os twizzles (6.54pts) de nível 4 como primeiro elemento do
esquema. Os twizzles foram o único elemento punido com grau de execução negativo.
A penalização diz respeito ao desequilibrio evidenciado por Anna no final da
primeira secção dos twizzles. Eles não podiam ter-se dado ao luxo de perder
estes pontos. Isto somado à dedução na dança curta e o resultado final ficava
próximo de um empate entre os franceses e os italianos. Os restantes elementos
da dança livre conquistaram grau de execução positivo. As duas sequências de
passos foram classificadas com o nível 3, obtendo um total de 18.60pts. As
figuras de elevação atingiram o nível 4 e totalizaram 18.12pts. O peão
conseguiu 6.63pts e também foi de nível 4. Para o peão houve um juiz que marcou
-1 no grau de execução enquanto outro marcou 0, sendo que a maioria do painel
optou por +2. Como elementos coreográficos foram apresentados um peão (2.10pts)
e uma elevação (2.70pts). Nos segmentos dos componentes, as médias apuradas
foram as seguintes: 9.21 na perícia, 9.11 nas transições, 9.46 na performance,
9.50 na composição e 9.64 na interpretação da música/timing. Nesta prestação
eles levaram com duas advertências por violação das regras coreográficas mas o
painel técnico não as validou pelo que não houve lugar à aplicação de qualquer
dedução nesse aspecto.
Ekaterina Bobrova & Dmitri Soloviev ficaram novamente com a medalha de
bronze. Na temporada passada, este par concluíu os Europeus com uma pontuação
total de 176.50pts. Em 2017, Ekaterina e Dmitri conseguiram um total de
186.56pts.
Ekaterina e Dmitri surpreenderam ao conquistar a liderança na dança curta
com uma pontuação de 76.18pts. Os twizzles (8.40pts), a figura de elevação
(5.87pts) e os passos obrigratórios (6.29pts) atingiram o nível 4. A sequência
parcial de passos (9.30pts) e a sequência de passos em que os patinadores não
se tocam (9.46pts) foram classificadas com o nível 3. Todos os elementos
beneficiaram de grau de execução positivo. Nos segmentos dos componentes este
par obteve médias de 9.18 na perícia, 9.00 nas transições, 9.29 na performance,
9.32 na composição e 9.29 na interpretação da música/timing.
Na dança livre, o par russo ficou com 110.38pts. O elemento que os
prejudicou face aos italianos na luta pela medalha de prata foi a sequência de
passos em círculo pois foi apenas de nível 2, sendo que o valor base ficou mais
baixo. A sequência de passos na diagonal foi de nível 3. O total de pontos das
sequências de passos foi de 17.10pts. Os twizzles (7.80pts), as figuras de
elevação (17.95pts) e o peão (7.80pts) atingiram o nível 4. Os elementos
coreográficos foram deixados para o final do esquema. Ekaterina e Dmitri
efectuaram um peão (2.20pts) e uma elevação (2.10pts). As médias apuradas nos
segmentos dos componentes do programa que fazem parte da segunda nota foram de
9.32 na perícia, 9.25 nas transições, 9.50 na performance, 9.39 na composição e
9.57 na interpretação da música/timing. A dança livre foi alvo de duas
advertências por violação de restrições coreográficas mas isso não se materializou
em deduções, tal como aconteceu com Papadakis & Cizeron e Cappellini &
Lanotte.
Em termos de pares russos, Ekaterina e Dmitri demonstraram mais uma vez
que são o par em que a federação mais pode confiar. Stepanova & Bukin e
Sinitsina & Katsalapov estiveram muito aquém das expectativas.
Alexandra Stepanova & Ivan Bukin já tiveram prestações muito boas
durante a temporada mas as coisas descarrilaram nos Europeus.
Na dança curta, este jovem par ficou na sexta posição com uma pontuação de
68.17pts. A figura de elevação (5.96pts) e os twizzles (8.06pts) atingiram o
nível 4. No entanto, os passos obrigatórios (4.57pts), a sequência parcial de
passos (7.33pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam
(7.80pts) apenas foram classificados com o nível 2. Isto estragou-lhes a nota
pois se o nível for mais baixo isso implica que o valor base também desça. Ou
seja, mesmo com grau de execução positivo em todos os elementos, eles perderam
muitos pontos na nota técnica. Os níveis são absolutamente fundamentais! Nos
componentes do programa as suas médias fixaram-se em 8.57 na perícia, 8.39 nas
transições, 8.75 na performance, 8.68 na composição e 8.68 na interpretação da
música/timing.
Na dança livre, Alexandra e Ivan obtiveram uma pontuação de 98.76pts,
sendo que voltaram a ter problemas com os níveis nos elementos. A sequência de
passos na diagonal (4.87pts) foi meramente de nível 1, ou seja, foi considerada
básica. A sequência de passos em círculo (7.49pts) foi de nível 2. Como já deu
para perceber, eles perderam imenso nas duas sequências de passos. Os twizzles
foram de nível 3 e receberam 7.31pts. O peão (7.06pts) e as figuras de elevação
(total de 17.01pts) atingiram o nível 4. Este par optou por integrar o peão
coreográfico a meio do esquema tendo recebido 1.90pts. A elevação coreográfica
foi o último elemento do esquema e também ficou com 1.90pts. Nos segmentos dos
componentes, Alexandra e Ivan ficaram com 8.46 na perícia, 8.29 nas transições,
8.57 na performance, 8.68 na composição e 8.68 na interpretação da
música/timing.
Victoria Sinitsina & Nikita Katsalapov viveram um pesadelo nestes
campeonatos da Europa. Na temporada passada eles terminaram na 4.ª posição com
uma pontuação de 172.65pts. Este ano não foram além do 10.º posto com um total
de 154.51pts.
Na dança curta, Victoria e Nikita receberam 64.67pts. Os twizzles
(7.80pts) e a figura de elevação (5.79pts) atingiram o nível 4. Os passos
obrigatórios (5.43pts) foram de nível 3, a sequência parcial de passos
(7.49pts) foi de nível 2 e a sequência de passos em que os patinadores não se
tocam (5.30pts) foi meramente de nível 1. Mesmo assim, todos os elementos
conseguiram obter grau de execução positivo. Como se não bastassem os pontos
perdidos nos níveis, eles ainda foram automaticamente penalizados com um ponto
de dedução devido a início tardio. Nos segmentos dos componentes, as suas
médias foram de 8.43 na perícia, 8.29 nas transições, 8.54 na performance, 8.46
na composição e 8.61 na interpretação da música/timing.
Na dança livre a nota obtida por Victoria e Nikita foi de 89.84pts. Foi
uma nota muito baixa mas que reflectiu o que eles apresentaram. Tal como
aconteceu na dança curta, eles sofreram novamente uma dedução automática de um
ponto devido a início tardio. Nesta dança eles cometeram um erro gravissimo que
lhes estragou a prova: os twizzles correram muito mal e o elemento nem sequer
foi considerado pelo que não recebeu qualquer ponto. Além disso, a primeira
figura de elevação foi ligeiramente punida com grau de execução negativo. As
figuras de elevação (total de 15.52pts) e o peão (6.80pts) foram classificados
com o nível 4. A sequência de passos em círculo (9.14pts) foi de nível 3 e a
sequência de passos na diagonal (6.86pts) foi de nível 2. Como elementos
coreográficos, Victoria e Nikita apresentaram um peão (1.80pts) e um twizzle
(1.60pts). Nos segmentos dos componentes eles obtiveram médias de 8.21 na
perícia, 8.18 nas transições, 7.93 na performance, 8.50 na composição e 8.11 na
interpretação da música/timing.
Os pequenos erros acumulados mais o erro grave nos twizzles, na minha
opinião, tiraram o brilho a este programa e o impacto artístico e de
interpretação desvanesceu-se. Foi pena.
Victoria e Nikita voltaram a comparecer numa competição sem a companhia de
Marina Zoueva. Quem esteve com eles durante os campeonatos da Europa foi Elena
Tchakovskaya.
Em contraste com Sinitsina & Katsalapov, os israelitas Isabella Tobias
& Ilya Tkachenko fizeram duas das melhores prestações da sua carreira. Nos
campeonatos da Europa da época passada, o par israelita ficou na 10.ª posição
com uma pontuação de 151.67pts. Este ano eles conseguiram o 4.º lugar final com
um total de 169.29.
Na dança curta, Isabella e Ilya conseguiram 69.35pts. Os twizzles
(7.63pts) e a figura de elevação (5.79pts) foram classificados com o nível 4.
Os passos obrigatórios (5.34pts), a sequência parcial de passos (8.83pts) e a
sequência de passos em que os patinadores não se tocam (8.99pts) foram de nível
3. Nos segmentos dos componentes, Isabella e Tobias obtiveram médias de 8.21 na
perícia, 8.04 nas transições, 8.29 na performance, 8.21 na composição e 8.21 na
intepretação da música/timing.
Na dança livre, a pontuação alcançada por Isabella e Ilya foi de 99.94pts.
As duas sequência de passos foram classificadas com o nível 2 e totalizaram
14.02pts. Os twizzles (7.80pts), o peão (6.71pts) e as figuras de elevação (16.94pts)
atingiram o nível 4. Como elementos coreográficos, este par apresentou uma
elevação (2.00pts) e um twizzle (1.70pts). As médias fixadas nos segmentos dos
componentes foram de 8.36 na perícia, 8.21 nas transições, 8.61 na performance,
8.57 na composição e 8.57 na interpretação da música/timing. Houve dois juízes
que lhe marcaram advertências pela violação de regras sobre restrições
coreográficas mas isso acabou por não dar lugar a qualquer ponto de dedução.
Os italianos Charlene Guignard & Marco Fabbri têm feito uma evolução
lenta mas segura ao longo da sua carreira. Nota-se bem que eles se têm
esforçado e que formam uma equipa sólida. Charlene e Marco apresentaram-se nos
campeonatos da Europa numa excelente forma física. Na dança curta eles
conseguiram o 4.º lugar com uma pontuação de 70.46pts. No entanto, na dança
livre eles sofreram uma queda aparatosa na figura de elevação em curva e
perderam muitos pontos na nota técnica para além de lhe terem sido aplicados
dois pontos de dedução por causa da queda. Foi uma pena.
Os polacos Natalia Kaliszek & Maksym Spodyriev deram nas vistas e
foram dos mais populares durante esta competição muito devido à dança livre que
apresentaram. A coreografia e interpretação nessa dança são inspiradas no
famoso filme “Dirty Dancing” e Natalia e Maksym fizeram-lhe justiça. Esta é uma
daquelas danças que dá gosto rever mesmo sem nos focarmos nos elementos
técnicos essenciais para a competição.
Destaque também para a estreia em Europeus do par espanhol Sara Hurtado e Kirill
Khaliavin. Como se devem recordar, ambos já são bem conhecidos devido às suas
parcerias anteriores. Este 13.º lugar final foi um bom resultado para eles.
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