Vamos começar esta ronda noticiosa pelos Estados Unidos onde as coisas têm andado animadas.
Maia e Alex Shibutani, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos 2018, decidiram que não vão competir durante a temporada 2018/2019. Os irmãos Maia e Alex parecem agora empenhados em aproveitar outras oportunidades no mundo do espectáculo e passaram a ser agenciados pela UTA - United Talent Agency. Eles têm passado algum tempo em Los Angeles mas também têm patinado em várias cidades dos Estados Unidos com a digressão Stars on Ice.
Vídeos com um resumo do início das aventuras de Maia e Alex em Los Angeles
Vídeo de uma apresentação de Maia e Alex na digressão Stars on Ice 2018
Os seus compatriotas Kaitlin Hawayek & Jean Luc Baker, campeões dos campeonatos dos 4 Continentes 2017/2018, estão a caminho de uma grande mudança. Kaitlin e Jean Luc têm novos treinadores! Depois de vários anos sob a alçada da dupla Anjelika Krylova & Pasquale Camerlengo, Kaitlin e Jean Luc mudaram-se para o grupo liderado por Marie-France Dubreuil em Montreal. Isto significa que vão treinar ao lado de grandes nomes como Papadakis & Cizeron e Hubbell & Donohue.
Kaitlin Hawayek & Jean Luc Baker
Por falar em Hubbell & Donohue, Madison Hubbell está noiva! A patinadora estadounidense disse sim ao pedido de casamento feito por Adriá Diaz. A boa-nova foi divulgada no Instagram. O patinador espanhol Adriá Diaz compete com Olivia Smart em representação da Espanha na categoria de dança.
Fonte: Instagram de Madison Hubbell
Adam Rippon, Mirai Nagasu e Tonya Harding vão estar bastantes ocupados com a participação do famoso programa "Dancing with the Stars" que é transmitido no canal ABC. Esta edição vai iniciar-se em 30 de Abril mas tanto Adam como Mirai já publicaram algumas fotos dos seus parceiros de dança no programa. Adam Rippon vai dançar na companhia de Jenna Johnson enquanto Mirai Nagasu está nos braços de Alan Bersten. A veterana Tonya Harding, que voltou à ribalta depois do sucesso do filme "I, Tonya", vai dançar com Sasha Farber.
Fonte: Instagram de Adam Rippon
Fonte: Instagram de Mirai Nagasu
Ashley Wagner tem dado um ar da sua graça pelas pistas dos Estados Unidos na digressão Stars on Ice. Quanto à competição é bem provável que Ashley fique de fora durante a época 2018/2019 por opção própria.
Ashley Wagner durante a digressão Stars on Ice 2018
Max Aaron, campeão nacional dos Estados Unidos na temporada 2012/2013, decidiu colocar um ponto final na carreira competitiva. A última aparição de Max em competição ocorreu nos Campeonatos do Mundo 2018, sendo que ele terminou na 11.ª posição. A sua prestação nestes mundiais ajudou a federação dos Estados Unidos a garantir três inscrições na categoria masculina nos Campeonatos do mundo da próxima época. O futuro de Max parece que vai evoluir longe das pistas de gelo pois ele vai trabalhar como consultor financeiro numa empresa.
Vídeo para recordar Max Aaron
Na categoria de pares parece que Marissa Castelli & Mervin Tran colocaram um ponto final na sua parceria. Apesar de terem conseguido bons resultados com os seus anteriores parceiros, Marissa e Mervin não tiveram muitas oportunidades em conjunto. Para já não se sabe se eles vão tentar prosseguir a carreira com novas parcerias. Entretanto Jessica Calalang e Brian Johnson já confirmaram que vão patinar juntos na próxima temporada. Quanto a Alexa Scimeca-Knierim & Chris Knierim correm rumores que eles andam à procura de um novo treinador.
Alexa Scimeca-Knierim & Chris Knierim
No mês de Abril houve uma péssima surpresa no mundo da patinagem. O treinador Richard Callaghan, que levou Tara Lipinski ao título olímpico em 1998, foi suspenso pela USFSA. O motivo da suspensão tem a ver com suspeitas de abuso sexual de jovens patinadores. Algumas denúncias remontam ao ano de 1999. Esta informação é muito perturbadora. O canal ABC tem acompanhado a história e podem ver aqui um link sobre esta notícia: http://abcnews.go.com/US/top-coach-suspended-decades-us-figure-skating-dismissed/story?id=53637051
A Taça Team Challenge que deveria ter decorrido nos Estados Unidos entre os dias 13 e 15 de Abril de 2018 acabou por ser cancelada. Este evento pretende ser uma competição por equipas parecida à que foi organizada quer nos Jogos Olímpicos de Sochi como nos de PeyongChang. No entanto, a falta de inscrições e a indisponibilidade da maior parte dos patinadores mais consagrados ditou o cancelamento da prova.
Quanto aos clubes de patinagem os rumores são imensos. Parece que a equipa liderada por Igor Shpilband vai sofrer mudanças. Greg Zuerlein, um dos seus principais ajudantes, deve estar de saída. A saída de Greg ainda não foi oficialmente confirmada e já há rumores sobre quem será o seu substituto. Parece que Pasquale Camerlengo está a caminho do clube Novi para completar a equipa de Igor Shpilband.
Pasquale Camerlengo trabalhou durante muitos anos com a sua esposa Anjelika Krylova mas ela está a caminho da Rússia e esta parceria quebrou-se.
Na Rússia, o regresso de Anjelika Krylova já teve consequências. Os pares de dança Betina Popova & Sergey Mozgov e Alla Loboda & Pavel Drodz deixaram o grupo de Ksenia Rumiantseva e vão agora trabalhar sob o comando de Anjelika.
Alla Loboda & Pavel Drodz
Betina Popova & Sergey Mozgov
Ainda na categoria de dança, Ekaterina Bobrova & Dmitry Soloviev vão mesmo fazer uma pausa na patinagem de competição. Ekaterina anda a aproveitar o tempo livre com o marido Andrei Deputat e tem partilhado muitas fotos lindíssimas das suas férias nos Estados Unidos.
Ekaterina Bobrova & Dmitry Soloviev
Na categoria de pares as coisas estão confusas pois a treinadora Nina Mozer tem tido problemas de saúde e foi operada recentemente. Nina Mozer fez uma declaração pública a avisar que teria de afastar-se por algum tempo. Mas ficou uma questão por resolver: afinal quem será o treinador principal dos pares Stolbova & Klimov, Tarasova & Morozov e Zabiiako & Enbert?
Anna Pogorilaya ainda se encontra a recuperar da lesão nas costas mas numa entrevista concedida a uma rádio russa disse que quer voltar à patinagem de competição. Para já ela está a desfrutar de umas belas férias com o namorado. Anna está a namorar com o patinador Andrey Nevsky.
Anna Pogorilaya e Andrey Nevsky
(Fonte: Instagram)
Serafima Sakhanovich, duas vezes vice-campeã mundial de juniores, passou por um mau bocado mas com o auxílio de Evgeni Plushenko conseguiu alguns bons resultados na época 2017/2018, onde se destaca a vitória na Taça de Varsóvia. A notícia de que Serafima decidiu deixar a academia de Plushenko apanhou toda a gente de surpresa. Serafima deixou Moscovo e voltou para São Petersburgo para integrar o grupo de Angelina Turenko. Em compensação, a jovem promessa Anastasia Gubanova mudou-se do grupo de Angelina Turenko para o de Elena Buianova. Quanto a Valeria Mikhailova, que encantou o público no GP Taça Rostelecom 2017, está agora na Academia de Evgeni Plushenko.
Valeria Mikhailova
Na categoria masculina parece certo que Alexey Erokhov, campeão mundial de juniores em 2018, vai passar ao escalar sénior. Erokhov já está a trabalhar na construção de um novo programa curto com o auxílio de Daniil Gleikhengauz. Quanto a Maxim Kovtun, ele decidiu regressar ao grupo da treinadora Elena Buianova depois da desilusão da temporada 2017/2018 onde teve de desistir de praticamente todas as competições devido a lesão.
No Japão destaca-se a fantástica recepção preparada em Sendai para o bicampeão olímpico Yuzuru Hanyu. As imagens falam por si
Quanto a Marin Honda já foram confirmados os rumores de que ela vai treinar sob orientação de Rafael Aratunian. Esta é uma grande mudança para a jovem japonesa que é uma das principais apostas da federação do seu país. Isto significa que ela vai treinar junto do campeão mundial Nathan Chen.
Marin Honda
Quanto à China os rumores são imensos. O mais relevante é o que indica que Boyang Jin, duas vezes medalha de bronze em mundiais, vai trabalhar com Brian Orser. Se for verdade é uma aposta fantástica e ele poderá treinar lado-a-lado com Yuzuru Hanyu. No que diz respeito ao par de dança parece que Shiyue Wang & Xinyu Liu estão a caminho de Montreal para serem treinados por Marie-France Dubruil. Consta também que a federação chinesa está a tentar celebrar um protocolo com a federação russa para que as atletas da categoria feminina possam treinar com treinadores russos durante algum tempo.
Em Itália, Charlene Guignard & Marco Fabbri anteciparam-se à concorrência e anunciaram que a sua nova dança livre vai ser patinada ao som de trechos da banda sonora do filme "La La Land".
Charlene Guignard & Marco Fabbri
Print Screen da publicação de Lukas Csolley no Instagram
Durante o mês de Abril decorreram algumas competições entre as quais o Troféu Egna Spring.
O Troféu Egna Spring decorreu entre os dias 4 e 8 de Abril. No escalão sénior houve competição nas categorias de Senhoras, Homens e Pares. Smirnova & Epstein (Holanda) venceram a categoria de pares. A alemã Nathalie Weinzierl venceu a categoria de Senhoras e o italiano Daniel Grassl conquistou o ouro na categoria masculina.
Sem comentários:
Enviar um comentário