Olá a todos e bem-vindos ao blogue para mais uma ronda de notícias sobre o mundo da patinagem artística no gelo.
A notícia mais importante que surgiu na última semana de Janeiro tem a ver com os campeonatos do mundo 2021. Esta competição está prevista para os dias 22 a 28 de Março. O país organizador é a Suécia. A pandemia tem trazido vários dissabores aos fãs da patinagem e os campeonatos da Europa foram cancelados tal como outras competições importantes. A ISU realizou recentemente uma reunião virtual para tomar uma decisão sobre o que fazer com os mundiais. Para já a ordem é para avançar. Por isso mantenham esses dias marcados nos vossos calendários. O formato escolhido é o de "bolha" para os atletas, treinadores, juízes, jornalistas e voluntários. Isto significa que os intervenientes ficarão isolados em sítios específicos e não poderão contactar pessoalmente com pessoas que se encontrem fora da "bolha". Todos terão de viajar para a Suécia com antecedência.
Para além de serem a competição mais importante desta temporada, os mundiais 2021 assumem relevância acrescida porque em princípio vão servir de apuramento para os Jogos Olímpicos de Inverno que estão marcados para 2022. Normalmente os resultados dos mundiais da temporada que antecedem os Jogos Olímpicos de Inverno servem para determinar o número que patinadores que cada país poderá levar em cada disciplina. De momento a França está no limbo no que diz respeito à categoria de dança pois Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron anunciaram oficialmente a sua desistência dos mundiais. Sem Papadakis & Cizeron (que são os actuais vice-campeões olímpicos), a França terá muita dificuldade em colocar um par no top 10 nesta categoria. Neste cenário, a França ficará apenas com um lugar na categoria nos Jogos Olímpicos de 2021 e Papadakis & Cizeron terão de competir não só aqui como também terão de patinar dois programas na competição por equipas. Depois há o caso do Canadá. Este país teve de cancelar os campeonatos nacionais por causa da pandemia e ainda não decidiu a selecção nacional. Do Japão chegou a notícia que esse país retirou os seus atletas dos mundiais de patinagem de velocidade por precaução. Há rumores de que poderão fazer o mesmo na patinagem artística. É uma realidade complexa. Neste quadro, a ISU decidiu aguardar até 1 de Março para avaliar as inscrições nos mundiais 2021 e, consoante a informação disponível nessa data, determinar se os critérios de apuramento serão alterados. Há sempre a hipótese de alargar o processo de qualificação no Troféu Nebelhorn que habitualmente decorre na Alemanha no mês de Setembro.
No que diz respeito aos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 ainda há uma informação muito importante. A Final de Grande Prémio 2020/2021, que estava marcada para Pequim, era suposto ter servido como evento teste para os Jogos. No entanto essa competição acabou por ser cancelada. A ISU decidiu agora que o Troféu Asian Open Figure Skating, que está previsto para os dias 13 a 17 de Outubro de 2021, será o novo evento de teste.
Entretanto a ISU aprovou o calendário para o circuito do grande prémio da temporada 2021/2022. Os eventos são os seguintes:
Skate America entre os dias 22 e 24 de Outubro nos Estados Unidos;
Skate Canada entre os dias 29 e 31 de Outubro em Vancouver (Canadá);
Taça da China entre os dias 5 e 7 de Novembro em Chongqing (China);
Troféu NHK entre os dias 12 e 14 de Novembro no Japão;
Internationaux de France entre os dias 19 e 21 de Novembro em Grenoble (França);
Taça Rostelecom entre os dias 26 e 28 de Novembro em Moscovo (Rússia)
A Final do Grande Prémio está agendada para os dias 9 a 12 de Dezembro e vai decorrer na cidade de Osaka (Japão).
Por agora é tudo mas em breve serão publicadas mais coisas no blogue.
Até à próxima :)
Sem comentários:
Enviar um comentário