GRANDE PRÉMIO JÚNIOR DE YOKOHAMA 2016
Entre os dias 8 e 11 de Setembro
Em Yokohama (Japão)
Homens
A categoria masculina foi muito interessante neste grande prémio e o sul-coreano Jun Hwan Cha foi o grande vencedor. Esta vitória apanhou muita gente de surpresa mas tendo em conta que ele trabalha com o conceituado treinador Brian Orser talvez não seja de estranhar. O estado-unidense Vincent Zhou era o grande favorito à partida mas teve de contentar-se com a medalha de prata. O pódio ficou completado pelo russo Alexey Erokhov. Os japoneses, apesar de estarem a competir em casa, tiveram o quarto lugar de Kazuki Tomono como a sua melhor classificação.
Jun Hwan Cha foi segundo classificado no programa curto com uma nota de 79.34pts. Todos os elementos técnicos apresentados pelo patinador beneficiaram de grau de execução positivo, com vários +2 na escala individual de cada juiz. Os saltos que ele efectuou foram uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.40pts), um triplo axel (10.36pts) e um triplo loop (6.81pts). O loop foi realizado na segunda metade do esquema. No que toca aos peões dois deles cumpriram os critérios exigidos para nível 4 e o outro foi de nível 2, totalizando 10.73pts. A sequência de passos também foi de nível 4 e recebeu 4.90pts. No que se refere à nota dos componentes, ele conseguiu médias de 7.00 na perícia, 6.79 nas transições, 7.21 na performance, 7.07 na composição e 7.07 na interpretação da música. O painel de juízes não foi unânime e no segmento de perícia, por exemplo, ele teve notas entre 6.00 e 8.25.
Cha obteve uma nota de 160.23pts no programa livre. Esta nota foi a melhor que ele já conseguiu na sua carreira num programa livre. Em termos técnicos, pelos elementos apresentados, a nota técnica de partida foi de 76.31pts mas foi melhorada para 85.13pts graças aos graus de execução positivo. Na primeira metade do esquema, Cha realizou uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.50pts), quádruplo salchow (12.50pts) e combinação triplo axel-duplo toe loop (10.37pts). Na segunda metade do esquema, Cha efectuou um triplo axel (10.64pts), triplo flip (6.33pts), duplo axel (4.06pts), combinação de triplo flip-loop simples-triplo salchow (8.89pts) e triplo loop (6.71pts). A combinação flip-loop-salchow foi o único elemento do programa a ser punido com grau de execução negativo. É que a última rotação do triplo salchow não foi efectivamente completa. Os peões foram todos de nível 3 e conseguiram um total de 9.03pts. A sequência de passos de nível 4 pontuou 5.10pts. Nos componentes do programa as suas médias fixaram-se em 7.54 na perícia, 7.29 nas transições, 7.64 na performance, 7.46 na composição e 7.57 na interpretação da música.
Este resultado de Jun Hwan Cha assume grande relevância para os coreanos visto que os próximos Jogos Olímpicos de Inverno decorrerão precisamente na Coreia do Sul e há a expectativa de Cha ascender ao escalão sénior na próxima temporada. Veremos como correm as coisas.
Vincent Zhou dos Estados Unidos já é experiente nestas andanças e conseguiu ficar no pódio em dois grandes prémios juniores da temporada passada. Zhou liderou o programa curto em Yokohama com 80.53pts. Todos os elementos técnicos obtiveram grau de execução positivo. Os saltos que Zhou efectuou no seu esquema foram o triplo axel (9.64pts), o triplo loop (5.90pts) e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (12.33pts). A combinação foi apresentada na segunda metade do esquema. Todos os peões (total de 11.63pts) e a sequência de passos foram de nível 4. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram as seguintes: 7.11 na perícia, 7.00 nas transições, 7.32 na performance, 7.18 na composição e 7.32 na interpretação musical. Os juízes tiveram um pouco divididos quanto às notas nos segmentos dos componentes e houve lugar a algumas discrepâncias significativas, como no caso do segmento de performance onde as suas notas de balizaram entre 6.50 e 8.00.
No programa livre Zhou ficou com uma nota de 145.86pts. Essa nota é boa mas Zhou teve quatro elementos punidos com grau de execução negativo: o quádruplo salchow (7.07pts), o triplo axel (8.92pts), o duplo axel (2.49pts) e a combinação de triplo loop-duplo toe loop (4.39pts). Os outros saltos realizados no programa foram o triplo lutz (7.40pts), uma combinação de triplo axel-triplo toe loop (13.23pts), uma combinação de triplo lutz-loop simples-triplo salchow (12.29pts) e triplo flip (6.13pts). O segundo peão alcançou a classificação de nível 4 enquanto os outros dois e a sequência de passos foram de nível 3. Zhou obteve uma pontuação de 9.80pts nos peões e na sequência de passos ficou com 3.80pts. As suas médias nos segmentos do programa fixaram-se em 7.21 na perícia, 6.82 nas transições, 7.07 na performance, 7.11 na composição e 6.96 na interpretação.
Alexey Erokhov saíu de Yokohama com a medalha de bronze. Este é mais um patinador treinado pela dupla Eteri Tutberidze e Sergey Dudakov mas confesso que nunca tinha ouvido falar muito nele. Penso que este resultado foi excelente para ele. O programa curto correu-lhe bem e Erokhov conseguiu uma nota de 74.90pts. O esquema foi iniciado com um triplo axel (10.07pts). A combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.83pts) e o triplo loop (6.41pts) foram efectuados na segunda metade do programa. O primeiro peão foi de nível 4 (3.50pts), o segundo foi de nível 3 (3.01pts) e o último foi de nível 3 (3.00pts). A sequência de passos foi de nível 3 e obteve 3.87pts. Todos os elementos alcançaram o grau de execução positivo, com excepção do último peão que ficou meramente com o valor base. No que respeita aos segmentos dos componentes do programa, as suas médias fixaram-se em 6.75 na perícia, 6.43 nas transições, 6.68 na performance, 6.71 na composição e 6.64 na interpretação da música.
A nota obtida por este patinador russo no programa livre foi de 142.01pts. O plano do programa era ambicioso mas ele cometeu dois erros graves ao cair no quádruplo toe loop (6.30pts) e no triplo axel isolado (5.50pts). Devido a essas quedas foram-lhe automaticamente aplicados dois pontos de dedução. Os outros elementos beneficiaram de grau de execução positivo. Ele começou bem com uma combinação de triplo axel-triplo toe loop (13.94pts) mas depois ocorreram as ditas quedas. No entanto, ele não se deixou afectar e na segunda metade do esquema apresentou uma combinação de triplo flip-duplo toe loop (7.96pts), combinação de triplo lutz-loop simples-triplo salchow (12.69pts), triplo loop (6.11pts), triplo lutz (7.00pts) e duplo axel (3.92pts). Nos peões ele totalizou 9.80pts, sendo que dois foram de nível 3 e o outro foi de nível 4. A sequência de passos foi de nível 3 e conseguiu 3.51pts. Nos segmentos dos componentes do programa que compõem a segunda nota, as suas médias foram de 6.89 na perícia, 6.50 nas transições, 6.75 na performance, 6.79 na composição e 6.71 na interpretação da música.
Vídeos
Jun Hwan Cha (Coreia do Sul)
Programa curto
Programa livre
Vincent Zhou (Estados Unidos)
Programa curto
Programa livre
Alexey Erokhov (Rússia)
Programa curto
Programa livre
Kazuki Tomono (Japão)
Programa curto
Programa livre
Roman Sadovsky (Canadá)
Programa curto
Programa livre
Daniel Grassl (Itália)
Programa curto
Programa livre
Resultado final
Senhoras
As japonesas dominaram esta categoria e conquistaram as três
medalhas em disputa. À partida para esta prova as grande favoritas eram Marin
Honda e Alisa Fedichkina visto que ambas tiveram excelentes resultados na
temporada passada. No entanto quem acabou por levar a melhor sobre toda a
concorrência foi Kaori Sakamoto.
Kaori Sakamoto venceu a medalha de ouro depois de ter sido
primeira no programa curto e segunda no programa livre. No programa curto a
nota de Sakamoto foi de 65.66pts. Ela optou pela estratégia de colocar o salto
isolado como primeiro elemento e deixar a combinação de saltos e o duplo axel
para a segunda metade do esquema para poder beneficiar de pontuação bónus no
valor base. Como salto isolado ela apresentou um triplo loop (6.40pts). A
combinação de saltos foi de triplo flip+triplo toe loop (12.06pts) e o duplo
axel permitiu-lhe arrecadar 4.70pts. O peão layback (3.63pts) alcançou o nível
4 assim como sucedeu com o peão de combinação (4.36pts). O segundo peão
(3.37pts) foi de nível 3. O elemento mais modesto do esquema foi a sequência de
passos (3.46pts) que se ficou pelo nível 2. Na segunda nota, as suas médias nos
segmentos dos componentes foram de 7.11 na perícia, 6.71 nas transições, 7.18
na performance, 6.93 na composição e 6.68 na interpretação musical.
No que toca ao programa livre, Sakamoto obteve uma nota de
122.15pts. Apenas um elemento técnico foi punido com grau de execução negativo.
Isso aconteceu com o triplo loop (2.16pts) onde faltou cerca ¼ de volta para
que o triplo tivesse sido completado efectivamente. Os restantes saltos
efectuados por esta patinadora foram os seguintes: triplo flip-triplo toe loop
(11.30pts), triplo lutz (6.30pts), triplo salchow (5.20pts), duplo axel-triplo
toe loop (9.30pts), combinação de triplo flip-duplo toe loop-duplo toe loop
(9.00pts) e duplo axel (4.77pts). Quanto ao triplo lutz, o controlador técnico
colocou-lhe uma chamada de atenção pelo facto da entrada no salto não ter sido
efectuada de forma clara. Os peões foram todos de nível 4 e totalizaram 12.72pts.
A sequência de passos foi de nível 2 e pontuou 3.31pts. As suas médias nos
segmentos dos componentes foram de 7.32 na perícia, 6.89 nas transições, 7.46
na performance, 7.32 na composição e 7.32 na interpretação da música.
Marin Honda era uma das grandes favoritas para a medalha de
ouro mas teve de contentar-se com a prata muito por culpa da sua prestação no
programa curto.
Honda foi quinta classificada no programa curto com uma nota
de 55.47pts. O erro que mais a prejudicou ocorreu na combinação. Estava
previsto que ela executasse um triplo flip com um triplo toe loop mas as coisas
não correram bem. A sua nota nesse elemento ficou-se por 3.20pts. O triplo
loop, que foi o salto isolado, ficou com 5.31pts e também foi punido com grau
de execução negativo tal como a “combinação”. O duplo axel correu melhor e
pontuou 4.34pts. O peão layback (3.77pts) e o peão de combinação (4.29pts)
cumpriram os critérios exigidos pelo nível 4 e o outro peão (3.23pts) foi de
nível 3. A sequência de passos alcançou o nível 2 e conquistou 3.39pts. Esta
prestação mais modesta reflectiu-se na nota dos componentes. As suas médias
ficaram-se em 7.00 na perícia, 6.89 nas
transições, 6.82 na performance, 7.14 na composição e 7.07 na interpretação da
música.
No programa livre a história foi outra e ela venceu esse
segmento da competição com 128.64pts. Em termos técnicos apenas houve um
pequeno erro na última combinação de saltos efectuada pela patinadora. Estava
previsto que essa combinação fosse de duplo axel-duplo toe loop-duplo loop mas
ela apenas conseguiu um axel simples como primeiro salto, embora tenha feito os
restantes. Ela ficou com 4.62pts nessa combinação, sendo que esse elemento
ficou meramente com o valor base. Os seus outros saltos foram o triplo lutz
(7.30pts), combinação de triplo flip-triplo toe loop (11.20pts), combinação de
duplo axel-triplo toe loop (9.66pts), triplo salchow (5.84pts), triplo loop
(7.11pts) e triplo flip (6.83pts). Os peões foram todos de nível 4 e receberam
um total de 11.41pts. A sequência de passos foi de nível 2 e pontuou 3.89pts.
No que diz respeito à segunda nota, as suas médias fixaram-se em 7.46 na
perícia, 7.39 nas transições, 7.89 na performance, 7.64 na composição e 7.61 na
interpretação musical.
Mako Yamashita foi segunda classificada no programa curto com
uma nota de 64.80pts e foi quarta no programa livre com uma nota de 117.57pts.
No programa curto de Yamashita todos os elementos
beneficiaram de grau de execução positivo, o que lhe permitiu acrescentar
pontos ao valor base de cada elemento. O seu esquema de saltos foi de
combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.50pts), triplo loop (6.61pts) e o
duplo axel (4.49pts). O loop e o axel foram efectuados na segunda metade do
esquema. Todos os peões alcançaram a classificação de nível 4 e receberam um
total de 11.12pts. A sequência de passos foi de nível 3 e pontuou 4.23pts. As
suas médias nos segmentos dos componentes que fazem parte da segunda nota foram
de: 6.71 na perícia, 6.39 nas transições, 6.93 na performance, 6.82 na
composição e 6.79 na interpretação da música.
Yamashita cometeu dois erros visíveis no programa livre logo
no início do programa. A combinação de triplo lutz-triplo toe loop (6.50pts) foi
penalizada com grau de execução negativo pois faltaram cerca de 2/4 de volta
para completar a última rotação do toe loop. O outro erro ocorreu na definição
de entrada do triplo flip (5.40pts) isolado pois a patinadora não a realizou de
forma clara. No entanto, o flip salvou-se de ser punido e conseguiu grau de
execução positivo. Os restantes saltos foram os seguintes: duplo axel
(4.34pts), triplo lutz (8.00pts), combinação de duplo axel-triplo toe
loop-duplo toe loop (10.19pts), combinação de triplo loop-duplo toe loop
(7.14pts) e triplo salchow (5.64pts). Os peões foram todos de nível 4 e
totalizaram 10.97pts. A sequência de passos foi de nível 3 e recebeu 4.09pts.
Na segunda nota, as suas médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em
6.96 na perícia, 6.68 nas transições, 7.14 na performance, 6.96 na composição e
6.82 na interpretação da música.
Alisa Fedichkina comprometeu seriamente as suas
possibilidades de se qualificar para a final do circuito do grande prémio
júnior. Ela era uma das favoritas na luta pela medalha de ouro mas terminou
apenas no sexto lugar. No programa curto ela foi terceira classificada com uma
nota de 61.13pts. Todos os elementos obtiveram graus de execução positivo. Os
saltos realizados por Fedichkina foram o duplo axel (3.73pts), a combinação de
triplo lutz-triplo toe loop (11.40pts) e o triplo loop (5.71pts). Nos peões ela
totalizou 11.05pts, sendo que dois peões foram de nível 4 e o peão de
combinação foi de nível 3. A sequência de passos foi classificada com o nível 2
e pontuou 3.24pts. Já no que toca às notas dos componentes que esta patinadora
recebeu as suas médias ficaram-se por 6.39 na perícia, 6.29 nas transições,
6.68 na performance, 6.57 na composição e 6.57 na interpretação da música. Ao
analisar a escala individual de cada juiz deu para verificar que algo de
estranho se passou no painel de juízes. Houve discrepâncias vergonhosas e até
de difícil justificação tendo em conta os critérios descritos no código de
ponto. No segmento de transições houve um juiz que divergiu completamente do
restante painel e lhe atribuiu apenas 4.75pts! Outro exemplo disso ocorreu no
segmento de interpretação da música, onde as suas notas se balizaram entre 4.75
e 7.50. Bem que gostaria de ouvir as explicações dos juízes que lhe atribuíram notas
como 4.75 ou 5.00!
No programa livre, Fedichkina ficou com uma nota de
104.12pts. Neste programa houve lugar a aplicação de grau de execução negativo
em dois elementos: no lutz simples (0.34pts) que era suposto ter sido um triplo
e na combinação de triplo lutz-loop simples-triplo salchow (11.49pts). Os
outros saltos foram os seguintes: triplo loop (6.00pts), combinação de triplo
flip-duplo toe loop (6.90pts), duplo axel (3.66pts), triplo salchow (5.04pts) e
duplo axel (3.70pts). Os peões foram todos de nível 4 e obtiveram uma nota
total de 10.98pts. Na sequência de passos a sua nota foi de 3.80pts e foi de
nível 3. Nos segmentos dos componentes passou-se algo semelhante com o que
ocorreu no programa curto. As discrepâncias foram super óbvias. A título de exemplo
refiro o segmento de transições onde as notas se balizaram entre 4.75 e 7.50!
As suas médias acabaram por ficar-se em 6.46 na perícia, 6.14 nas transições,
6.57 na performance, 6.75 na composição e 6.71 na interpretação da música.
Vídeos
Kaori Sakamoto (Japão)
Programa curto
Programa livre
Marin Honda (Japão)
Programa curto
Programa livre
Mako Yamashita (Japão)
Programa curto
Programa livre
Sofia Samodurova (Rússia)
Programa curto
Programa livre
Ye Lim Kim (Coreia do Sul)
Programa curto
Programa livre
Alisa Fedichkina (Rússia)
Programa curto
Programa livre
Resultado final
Dança
O par estado-unidense Rachel e Michael Parsons dominou
completamente a categoria de dança e venceu com uma margem de mais de 8 pontos
sobre o par segundo classificado. Os irmãos Parsons começaram a sua caminhada
para a vitória com uma nota de 66.76pts na dança curta. Eles conseguiram a
proeza de alcançar o nível 4 em todos os elementos técnicos. Isso ocorreu nos
twizzles (7.32pts), nas duas sequências obrigatórias de passos de blues (total
de 12.04pts), na figura de elevação (5.70pts) e na sequência de passos em que
os patinadores não se tocam (10.58pts). As suas médias nos segmentos dos
componentes foram boas e fixaram-se em 7.80 na perícia, 7.60 nas transições,
7.70 na performance, 7.95 na composição e 7.85 na interpretação musical/timing.
Olhando para a escala individual dos juízes, só não percebi por que é que um
juiz só lhes atribuiu 6.50 no segmento de perícia mas enfim.
Na dança livre a sua nota foi de 93.66pts. Todos os elementos
técnicos beneficiaram de grau de execução positivo. As figuras de elevação
cumpriram todas os critérios estabelecidos para o nível 4 e totalizaram
11.64pts. O peão também foi de nível 4 e pontuou 6.80pts. Os twizzles (5.96pts)
e a sequência de passos na circular (9.30pts) foram de nível 3. A sequência de
passos na diagonal (8.24pts) foi meramente de nível 2. Como elemento coreográfico
apresentaram um peão que lhes permitiu arrecadar mais 2.10pts. As suas médias
nos segmentos dos componentes que fazem parte da segunda nota foram muito boas
e fixaram-se em 8.25 na perícia, 8.10 nas transições, 8.35 na performance, 8.40
na composição e 8.25 na interpretação da música/timing.
Vídeos
Parsons & Parsons (Estados Unidos)
Dança curta
Dança livre
Shpilevaya & Smirnov (Rússia)
Dança curta
Dança livre
Abachkina & Thauron (França)
Dança curta
Dança livre
Lajoie & Lagha (Canadá)
Dança curta
Dança livre
Ivanenko & Karpov (Rússia)
Dança curta
Dança livre
Fukase & Tateno (Japão)
Dança curta
Dança livre
Resultado final
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