sábado, 12 de fevereiro de 2022

Jogos Olímpicos 2022 - Hanyu saltou para o sonho e Chen ficou com o ouro

 

Olá a todos e bem-vindos ao blogue.




A competição olímpica na categoria masculina terminou com a vitória de Nathan Chen (Estados Unidos). O Japão confirmou o estatuto de super potência e colocou Yuma Kagiyama (prata), Shoma Uno (bronze) e Yuzuru Hanyu (quarto lugar) nos lugares seguintes. 

Resultado final



Yuzuru Hanyu saltou para o sonho

O programa livre masculino ficou marcado pelo momento em que Yuzuru Hanyu arriscou o quádruplo axel. O audacioso patinador japonês é o primeiro atleta a tentar o quádruplo axel em Jogos Olímpicos. É verdade que ele caiu e que faltou um bocadinho para completar a última rotação mas foi o mais perto que alguém esteve de conseguir fazer o quádruplo axel com sucesso. A falta de rotação e a queda fizeram com que o elemento fosse punido com grau de execução negativo mas não se pode apagar que foi um momento histórico. Yuzuru também caiu no quádruplo salchow mas depois não deixou escapar mais nenhum elemento. Yuzuru foi oitavo no curto, terceiro no livre e terminou na quarta posição final. 

Depois da prova foi possível ver imagens de Yuzuru Hanyu a colocar gelo no tornozelo que estava inchado. Um grande sacrifício físico para alcançar o salto que parece humanamente impossível. 

Ainda não se sabe se Yuzuru vai continuar na patinagem de competição mas não me admirava que ele continuasse pelo menos por mais uma temporada. 


Nathan Chen alcançou o ouro

O tricampeão mundial sabia que era o favorito à vitória e respondeu muito bem a essa pressão. Nathan apresentou um programa livre muito ambicioso que incluiu cinco quádruplos. Ele cumpriu embora tenha transformado a combinação de quádruplo toe toop + Euler + triplo flip em quádruplo toe loop + Euler + flip simples e o segundo pião apenas chegou para o nível 2. A sua vitória foi inequívoca e inquestionável mas não consigo concordar com o 10 que um juiz lhe atribuiu no segmento de composição. 

Nathan ficou com uma expressão de enorme alegria (e arrisco a dizer algum alívio) no final do programa livre. 

O tema principal do programa livre de Nathan foi "Rocket Man" de Elton John. E não é que o próprio Elton lhe deu os parabéns no Twitter? 


Quem também deu os parabéns a Nathan foi a actriz Reese Witherspoon.



Shoma Uno - A reviravolta

Shoma Uno passou por uma travessia no deserto. Ainda me lembro do seu ar desolado no GP Internationaux de France em 2019 e dos rumores que ele estava perdido na carreira. Olhem para ele agora... Shoma garantiu a medalha de bronze em Beijing. Esta é a sua terceira medalha olímpica. E parece-me que ele não vai ficar por aqui...
Durante o livre em Beijing, Shoma fez com sucesso o quádruplo loop logo no início do esquema. O triplo axel e a combinação de quádruplo toe loop com duplo toe loop também foram limpos. Shoma podia ter lutado pelo ouro não fossem os erros no quádruplo salchow, no quádruplo flip e no quádruplo toe loop. Ele também perdeu pontos ao transformar a combinação de triplo axel + Euler + triplo flip em triplo axel + Euler + flip simples. Os piões e a sequência de passos foram todos de nível 4. Em termos artísticos ele está cada vez mais consistente e a sua prestação em Beijing é exemplo disso.


Yuma Kagiyama - O futuro

Yuma tem todo o direito de estar super feliz com a sua estreia nos Jogos. O jovem japonês juntou a medalha de prata individual à medalha conquistada na competição por equipas. Uma estreia de sonho. 
No livre apenas o quádruplo loop foi penalizado com grau de execução negativo. Faltou-lhe 1/4 de volta na última rotação. O quádruplo salchow, o quádruplo toe loop, a combinação de triplo axel com duplo toe loop, a combinação de quádruplo toe loop + Euler + duplo salchow, a combinação de triplo flip com triplo loop e o triplo axel isolado conseguiram grau de execução positivo. Todos os piões foram classificados com o nível 4 bem como a sequência de passos. 
E o que dizer da qualidade base no deslizar? A capacidade de usar as lâminas com muita suavidade e a velocidade que ele tem são magnifícas.
Yuma é, sem dúvida, o patinador para manter debaixo de olho nos próximos tempos. 

Por agora é tudo. Amanhã há mais.

Boa patinagem.



Sem comentários:

Enviar um comentário