A Federação russa de patinagem artistica confirmou que Alena Leonova e Maxim Kovtun foram escalados para integrarem a selecção nacional do país para os próximos campeonatos do mundo que vão decorrer em Março no Canadá.
Alena Leonova venceu a medalha de prata nos mundiais de 2012 mas esta temporada tem-se apresentado de forma inconsistente e longe daquilo que nos habitou no passado. Nos campeonatos nacionais da Russia, Alena não foi além do sétimo lugar atrás de Nikole Gosviani. Devido a não ter conseguido uma boa classificação nos nacionais, Leonova ficou de fora da selecção nacional para os campeonatos da Europa, tendo a terceira vaga da Russia sido atribuída a Gosviani.
Nikole Gosviani teve uma boa prestação nos campeonatos da Europa e acabou em sexto lugar. Já durante o mês de Fevereiro realizou-se uma competição nacional na Russia, integrada na russian cup series, em que Leonova terminou acima de Gosviani, embora não tenha patinado de forma muito impressionante. Mesmo assim, a Federação russa optou por incluir Leonova na lista para os mundiais em detrimento de Gosviani.
Já o caso Konstantin Menshov continua a dar que falar. Em posts anteriores expliquei a polémica que se desencadeou após a não inclusão de Menshov na selecção da Russia para os campeonatos da Europa. Recordo que Menshov fez uma boa época no circuito do grande prémio e noutros troféus internacionais, culminando com a medalha de bronze nos campeonatos nacionais. Maxim Kovtun ficou em quinto nos campeonatos nacionais. Ora, como Kovtun foi aos campeonatos da Europa, a federação da Russia disse que tomaria a decisão final sobre quem ia aos campeonatos do mundo com base nos resultados da última etapa da russian cup series onde era suposto participar o próprio Kovtun, Menshov, Gachinski e Voronov. Kovtun acabou por não se apresentar nesse evento que foi ganho por Menshov, com Voronov a ter terminado na segunda posição. Recordo também que Voronov foi segundo classificado nos campeonatos nacionais russos. Com todo este quadro de classificações, os responsaveis da federação russa optaram por incluir Maxim Kovtun na selecção nacional para os campeoantos do mundo, deixando de fora Menshov e Voronov. Vamos ver se não se arrependem de enviar um atleta, aos campeonatos do mundo, que acabou de sair do circuito junior quando a Russia necessita que o seu patinador termine nos 10 primeiros nos mundiais para poder aspirar a alcançar duas vagas para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno. Está muita coisa em jogo. Atenção que Kovtun é muito bom patinador para a idade que tem mas vai ter de lidar com essa pressão enorme em cima dos ombros. Por outro lado não deixa de ser cruel que Menshov e Voronov fiquem de fora quando tiveram uma boa temporada e conquistaram as suas posições desportivamente nas competições internas. Sem dúvida que este é um caso para reflectirmos sobre a verdade desportiva...
Se quiserem deixar as vossas opiniões ou perguntas sobre este assunto, podem fazê-lo na caixa de comentários em baixo do post.
Sem comentários:
Enviar um comentário