sábado, 26 de outubro de 2013

Skate Canada 2013 - Homens (Final + Análise)

A última categoria a ficar decidida no troféu Skate Canada 2013 foi a de homens.

RESULTADO FINAL

OUROPatrick Chan

Canadá
262.03pts

PRATAYuzuru Hanyu

Japão
234.80pts

BRONZENobunari Oda

Japão
233.00pts

4.ºMichal Brezina

Rep. Checa
218.32pts

5.ºJoshua Farris

EUA
216.72pts

6.ºJeremy Abbott

EUA
215.95pts

7.ºElladj Baldé

Canadá
205.19pts

8.ºAndrei Rogozine

Canadá
197.35pts

9.ºRoss Miner

EUA
196.89pts

10.ºTakahito Mura

Japão
188.53pts

ANÁLISE

Patrick Chan acabou por dominar o programa livre com uma margem muito confortável de pontos em relação ao segundo classificado. Esperava-se uma competição renhida entre Hanyu e Chan mas este último demonstrou estar em melhor forma, pelo menos de momento. O Japão demonstrou mais uma vez que é uma grande potência na patinagem masculina ao conseguir arrecadar duas medalhas.
Patrick Chan iniciou o seu programa livre com a execução de uma combinação de quadruplo toe loop com triplo toe loop e um quadruplo toe loop isolado. Só nesses dois elementos, ele amealhou 28.99pts. Foi um início excelente. No entanto, Patrick ainda tem alguns pormenores a afinar no esquema pois onde ele planeava executar um triplo axel isolado fez apenas um duplo e no final do esquema queria fazer novamente o axel mas saiu um salto simples. Ele também havia previsto fazer uma combinação de triplo lutz-meio loop-triplo salchow, mas o salchow foi apenas duplo. Outro pormenor que terá de ser afinado é no peão de combinação pois este foi classificado meramente de nível 1. A sua nota dos componentes foi gigantesca. Nada mais nada menos do que 90.92pts! Se Chan conseguir realizar este programa de forma completa e limpa terá fortes possibilidades de se sagrar o próximo campeão olímpico. Vamos ver qual será a sua evolução física e psicológica até lá.
Yuzuru Hanyu cumpriu ao conseguir ficar no pódio. Ele foi terceiro no programa curto mas conseguiu recuperar uma posição no livre. No entanto, ele não esteve nos seus melhores dias. Isso notou-se a nível técnico mas sobretudo a nível artístico. Aquele Yuzuru cheio de garra e força na apresentação ficou em casa :P Mas atenção. Ele mereceu a sua medalha sem qualquer dúvida. Simplesmente ainda está longe da sua melhor forma. Hanyu sofre um ponto de dedução que foi automaticamente aplicado devido a uma queda feia na recepção do quadruplo salchow. Nesse elemento, ele também foi penalizado no grau de execução perdendo três pontos do valor base. No quadruplo toe loop ele perdeu 0,71pts no valor base por causa do grau de execução negativo. Um erro que o prejudicou muitíssimo foi na tentativa de combinação de triplo axel com duplo toe loop. Hanyu apenas executou um axel simples e um toe loop simples baixando brutalmente o valor base do elemento, que ainda por cima foi penalizado com grau de execução negativo. A combinação de triplo lutz-loop-triplo salchow também foi penalizada com grau de execução negativo, pois os juízes consideraram que no último salto a rotação não foi devidamente completada. Os seus segmentos nos componentes oscilaram entre 7.46 e 8.00.
Nobunari Oda tem um programa livre muito bem construído mas não foi executado na sua plenitude. Oda tinha planeado dois quádruplos mas acabou por não executar nenhum. Isso fez baixar muito a sua nota técnica. O seu pior momento no programa livre foi a queda no triplo flip (grau de execução negativo e um ponto de dedução automático pela queda). O seu melhor momento foi o triplo axel isolado, que mereceu +2 e +3 na escala de grau de execução por parte de cada juiz. A sua nota dos componentes foi de 79.86pts.
O checo Michal Brezina começou o seu esquema com muita força. Ele executou de rajada uma combinação de quadruplo salchow-duplo toe loop (12.51pts), um triplo axel (9.93pts) e um quadruplo salchow isolado (12.21pts). No entanto, à medida que o programa foi decorrendo, Brezina foi perdendo o gás. A combinação de triplo axel com duplo toe loop, o triplo lutz e a combinação de duplo salchow com toe loop simples padeceram todos de penalizações ao nível do grau de execução. Aliás, Brezina caíu no triplo lutz e lá teve de sofrer a tal dedução automática de um ponto pela queda. Os seus segmentos dos componentes do programa ficaram entre 6.86 (transições/passos de ligação) e 7.68 (perícia).


VIDEOS
 
Patrick Chan
 
Yuzuru Hanyu
 
Nobunari Oda
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário