quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Competição "Lake Placid Ice Dance Championships" Internacional 2015

LAKE PLACID ICE DANCE CHAMPIONSHIPS 2015



A competição "Lake Placid Ice Dance Championships" decorreu na costa leste dos Estados Unidos entre os dias 31 de Julho e 1 de Agosto de 2015. Tal como o nome da competição indica, só houve disputa de medalhas na categoria de dança. Estiveram presentes na competição pares de vários escalões etários desde os novice até aos sénior. 
O par Isabella Tobias e Ilya Tkachenko estreou-se em competições internacionais com uma vitória confortável. Tanto Isabella como Ilya são patinadores experientes mas havia a dúvida sobre como seriam capazes de se ajustar um ao outro depois de terem patinado vários anos com outros parceiros. Ilya costumava patinar com Ekaterina Riazanova representando a Rússia. Isabella costumava patinar com Deividas Stagniunas em representação da Lituânia. Deividas e Ekaterina já abandonaram a patinagem de competição. Isabella e Ilya treinam nos Estados Unidos sob o comando do prestigiado treinador Igor Shpilband. Tobias & Tkachenko optaram por competir em nome de Israel. A primeira impressão com que fiquei deste par é positiva. Eles têm uma boa diferença de altura e parecem muito bem juntos pois há química entre os dois. 
A dança curta de Tobias & Tkachenko foi patinada ao som da música "Cinderella" de Patrick Doyle. A sua apresentação foi apelativa e agradável. Isabella usou um vestido azul reminiscente do filme da Disney e Ilya parecia mesmo um príncipe encantado. Do ponto de vista técnico gostei de ver a figura de elevação e os twizzles. No entanto, a segunda metade do programa parece um bocadinho "vazia" de dificuldade. Talvez esse aspecto seja corrigido ao longo da época. A sua nota final na dança curta foi de 56.70 pontos. A figura de elevação foi de nível 4, os twizzles foram de nível 3, a sequência parcial de passos bem como a segunda sequência obrigatória da Valsa Ravensburger foram de nível 2 e a primeira sequência da tal Valsa foi de nível 1. Todos os elementos técnicos beneficiaram de grau de execução positivo. As suas médias nos segmentos dos componentes do programa foram de 7.25 na perícia, 7.00 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.45 na performance/execução, 7.50 na coreografia/composição e 7.30 na interpretação/timing. 
Video da dança curta 
A dança livre apresentada por Tobias & Tkachenko foi patinada ao som de um tema bastante forte: "Polovtsian Dances" do compositor russo Alexander Borodin. Esta música já havia sido utilizada por outros pares no passado nomeadamente por Oksana Domnina & Maxim Shabalin. Não sei se foi em jeito de homenagem mas a primeira figura de elevação que Tobias & Tkachenko fizeram na dança livre é uma variante de uma figura elaborada por Domnina & Shabalin no mesmo tema. Aliás a parte base dessa figura de elevação é a mesma; só a forma de saída é que tem uma variante (para beneficiar das regras actuais). Nos dois "print-screen" em baixo podem ver a comparação da figura de elevação a que me refiro.
Print-Screen da versão de Tobias & Tkachenko
Print-Screen da versão de Domnina & Shabalin

O programa é bonito e agradável de se assistir. A última figura de elevação e a elevação coreográfica foram os momentos altos no programa. No entanto, penso que na dança livre ficou patente que Ilya tem uma qualidade base de patinagem bastante superior à de Isabella. Isso foi visível nos twizzles e nas sequências de passos. A coreografia é desafiante e tem bastantes momentos em que há assentos bem marcados na música que são destacados por pequenos movimentos. Isso é sempre arriscado pois se falhar alguma coisa antes pode deitar tudo por água abaixo. Parabéns por correrem o risco. 
A sua nota na dança livre foi de 89.38 pontos, sendo que eles foram punidos com um ponto de dedução. Todos os elementos técnicos beneficiaram de grau de execução positivo. As duas sequências de passos foram de nível 2 e os restantes elementos foram de nível 4. Nos componentes este par ficou com 7.45 na perícia, 7.30 nas transições/passos de ligação/movimento, 7.55 na performance/execução, 7.45 na coreografia/composição e 7.40 na interpretação/timing. 

Video da dança livre

Danielle Thomas e Daniel Eaton (Estados Unidos) formaram esta parceria há pouco tempo. Daniel Eaton deu nas vistas com Alexandra Aldridge, com quem conquistou a medalha de bronze nos Campeonatos dos 4 Continentes da temporada 2013/2014. A parceria entre Danielle e Daniel foi anunciada em Março de 2015. Danielle tem apenas 16 anos mas é muito talentosa. O par treina em Michigan sob o comando de Marina Zoueva, Johnny Johns, Massimo Scali e Oleg Epstein. A participação nesta competição foi a sua estreia internacional e eles terminaram com a medalha de prata. 
Este par obteve um total de 51.38 pontos na dança curta. Em termos de elementos técnicos apenas os twizzles (nível 3) foram punidos com grau de execução negativo. A sequência parcial de passos e a primeira sequência da valsa Ravensburger foram de nível 2. A segunda sequência obrigatória da valsa foi de nível 1. A figura de elevação em rotação foi de nível 4. Nos componentes eles receberam 6.40 na perícia, 6.40 nas transições/passos de ligação/movimento, 6.40 na performance/execução, 6.90 na coreografia/composição e 6.75 na interpretação/timing. 
Thomas & Eaton foram terceiros na dança livre mas a vantagem pontual que traziam da curta chegou para segurar a medalha de prata. Na dança livre, tal como na curta, os twizzles (nível 3) foram o único elemento técnico a ser punido com grau de execução negativo. As duas sequências de passos foram de nível 2, o peão foi meramente de nível 1, a figura de elevação rotacional foi de nível 3 e as restantes duas figuras de elevação foram de nível 4. Na nota dos componentes eles obtiveram as seguintes médias: 6.65 na perícia, 6.65 nas transições/passos de ligação/movimento, 6.80 na performance/execução, 7.00 na coreografia/composição e 6.65 na interpretação/timing. 


O par espanhol Celia Robledo & Luis Fenero terminou na 8.º posição mas a distância pontual para o 5.º lugar foi de apenas 2.32 pontos. Portanto, tendo em conta o total de pontos, esta classificação não é preocupante para esta fase da temporada. Infelizmente não consegui encontrar vídeos no youtube com os seus programas nesta prova para colocar aqui os links. 
Na dança curta, Celia envergou um bonito vestido vermelho e Luís usou umas calças pretas conjugadas com uma camisa branca e um pequeno lenço vermelho em volta do pescoço. A nota que este par obteve na dança curta foi de 43.10 pontos. Eles conquistaram 7.44 pontos nos twizzles de nível 4 mas foram punidos com grau de execução negativo nos restantes elementos técnicos. A figura de elevação foi de nivel 3 e a sequência parcial de passos foi de nível 1. As duas sequências obrigatórias da valsa Ravensburger foram de nível 2. Nos componentes do programa este par ficou com 5.25 na perícia, 5.05 nas transições/passos de ligação/movimento, 5.10 na performance/execução, 5.35 na coreografia/composição e 5.05 na coreografia/timing. 
Celia Robledo e Luís Fenero durante a dança curta da temporada 2014/2015
Na dança livre, Celia usou um vestido branco que lhe dava até ao meio das coxas. O vestido tinha aplicações elaboradas junto do decote e na parte correspondente à saia. Luis estava vestido de preto e por cima tinha uma camisa branca. A sua pontuação na dança livre foi de 71.16 pontos. Tecnicamente, apenas a última sequência de passos, que foi realizada no final do programa, é que foi punida com grau de execução negativo. Os restantes elementos receberam grau de execução positivo. A primeira figura de elevação e os twizzles foram de nível 4. A sequência de passos na circular, o peão de combinação e a figura de elevação em curva foram de nível 2. A segunda figura de elevação do programa foi de nível 3. O elemento final da dança livre foi uma figura de elevação coreográfica. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram de 5.55 na perícia, 5.60 nas transições/passos de ligação/movimento, 5.85 na performance/execução, 6.25 na coreografia/composição e 5.75 na interpretação/timing. 


RESULTADOS FINAIS NO ESCALÃO SÉNIOR

1.º - Isabella Tobias & Ilya Tkachenko (Israel) - 146.08pts
2.º - Danielle Thomas & Daniel Eaton (Estados Unidos) - 129.96pts
3.º - Carolane Soucisse & Simon Tanguay (Canadá)- 128.06pts
4.º - Charlotte Maxwell & Ryan Devereaux (Estados Unidos) - 121.16pts
5.º - Alissandra Aronow & Collin Brubaker (Estados Unidos) - 116.58pts
6.º - Shiyue Wang & Xinyu Liu (China) - 115.70pts
7.º - Catherine Daigle-Roy & Dominic Barthe (Canadá)- 114.28pts
8.º - Celia Robledo & Luis Fenero (Espanha) - 114.26pts
9.º - Alexa Linden & Addison Voldeng (Canadá) - 112.38pts
10.º - Kimberly Berkovich & Ronald Zilberberg (Israel) - 98.94pts
11.º - Elicia Reynolds & Stephen Reynolds (Estados Unidos) - 88.80pts
12.º - Roxette Howe & Jean-Luc Jackson (Canadá) - 87.14pts
13.º - Emily Pike & Patrick Adderley (Austrália) - 76.36pts



Sem comentários:

Enviar um comentário