A temporada 2015/2016 será desafiante para Lipnitskaya cujo principal objectivo é voltar a fazer parte da selecção russa para as competições mais importantes, sendo que terá de enfrentar a concorrência de Tuktamysheva, Radionova, Sotnikova, Pogorilaya, Medvedeva, etc.
Em termos de equipa de trabalho, Lipnitskaya continua a ser treinada por Eteri Tutberidze apesar de há alguns meses atrás ter havido rumores de uma possível ruptura entre as duas. No que diz respeito à coreografia dos programas curto e livre, Lipnitskaya esteve algum tempo nos Estados Unidos a trabalhar com Marina Zueva, que acabou por ser a responsável pelos dois programas. Esta é a primeira temporada em que Lipnitskaya tem programas elaborados por Marina Zueva.
Quanto a escolhas musicais, o programa curto será patinado ao som de "Can't Help Falling in Love" e "(You're the) Devil in Disguise" de Elvis Presley. O programa livre tem como mote musical "Leningrad" de William Joseph.
Os seus novos programas foram apresentados oficialmente perante a federação russa de patinagem na semana de testes que decorreu em Sochi, durante o mês de Setembro.
O programa curto pareceu-me uma boa forma de mostrar uma nova faceta de Lipnitskaya. O tom é animado e esta música ajudará a mostrar uma interpretação diferente do estilo habitual desta patinadora. Para já, a primeira parte do programa ainda parece muito mecânica mas isso é natural devido à falta de rodagem e a ser apenas um teste, sem a adrenalina da competição. Na minha opinião, o momento do programa em que ela mais explora o tema musical é na sequência de passos. Globalmente parece um programa curto com potencial.
Gostei muito mais da coreografia do programa livre e acho que Lipnitskaya tem bom material para desenvolver ao longo da temporada. A música é lindíssima e tem tudo para resultar artisticamente. Em termos de prestação técnica, Lipnitskaya optou por apresentar por duas vezes a combinação de duplo axel-triplo toe loop e parecia ter planeado que o segundo triplo lutz no programa também fosse em combinação. Sucede que ela caiu no segundo lutz e por isso ficámos sem saber como seria efectivamente o segundo salto. Presumo que a intenção fosse colocar um duplo toe loop. Foi também notório que ela mudou a abordagem ao flip. Depois da queda no segundo lutz, Lipnitskaya abdicou de tentar mais triplos e optou apenas por rotações duplas a marcar os elementos de saltos no esquema. Espero que tenha sido apenas uma atitude de evitar arriscar num teste e não algum bloqueio psicológico. Quanto aos peões, eles continuam a ter aquelas posições de flexibilidade que parecem impossíveis e gostei bastante do movimento de transição que foi incluído na entrada para o peão layback. Esse movimento além de bonito também torna o elemento mais difícil.
Lipnitskaya optou por apenas se apresentar em roupa de treinos e, por isso, ainda não sabemos como vão ser os seus novos vestidos de competição e como eles se vão adequar aos temas.
Ela parece em boa forma física e apesar de estar mais crescida não perdeu a flexibilidade estonteante que a ajudou a ficar famosa. Esperemos que a nova temporada lhe corra bastante melhor do que a anterior.
E vocês? Com que impressão é que ficaram dos novos programas? Convido-vos a partilhar a vossa opinião na caixa de comentários. :)
Video do programa curto
Video do programa longo
Julia Lipnitskaya durante os Jogos Olímpicos de Sochi
Sem comentários:
Enviar um comentário