sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Campeonatos Nacionais da Rússia 2016-17 - Homens

Campeonatos Nacionais da Rússia 2016-17


Em Cheliabynsk

Entre os dias 22 e 23 de Dezembro




Mikhail Kolyada venceu a medalha de ouro e garantiu o seu primeiro título de campeão nacional no escalão sénior, com uma vantagem significativa sobre a concorrência. No programa curto ele obteve uma pontuação de 95.33pts. Ele realizou uma combinação de quádruplo toe loop-triplo toe loop (15.03pts), um triplo axel (9.21pts) e um triplo lutz (8.20pts). A sequência de passos de nível 4 recebeu 5.30pts. Os dois primeiros peões foram de nível 4 e o terceiro ficou-se pelo nível 3, para um total de 11.84pts. Nos segmentos dos componentes, a sua nota foi de 45.75pts. No programa livre, Kolyada surpreendeu ao apresentar um quádruplo lutz no inicio do esquema. Ele sofreu uma queda nesse elemento mas deixou boas indicações. Quem sabe se ele volta a arriscar este salto mas desta vez numa competição internacional. Logo de seguida ele tentou efectuar um quádruplo toe loop. Os dois quádruplos foram punidos com grau de execução negativo. O duplo axel final também foi punido com grau de execução negativo. Os restantes elementos conseguiram uma boa pontuação. Em termos de saltos, Kolyada realizou também uma combinação de triplo axel-triplo toe loop, uma combinação de triplo lutz-duplo toe loop, um triplo axel, uma sequência de triplo salchow-duplo axel e um triplo loop. Os peões totalizaram 12.63pts e atingiram todos o nível 4. A sequência de passos obteve 5.40pts e foi de nível 4. A sequência coreográfica pontuou 3.60pts. Na segunda nota, Kolyada conseguiu 94.86pts. 
Alexander Samarin, que a nível internacional ainda compete no escalão júnior, foi o surpreendente segundo classificado. A sua medalha de prata abriu-lhe as portas para um lugar na selecção nacional russa para os próximos campeonatos da Europa. No programa curto, Samarin foi o segundo classificado com uma nota de 87.41pts. Samarin iniciou o curto com um quádruplo toe loop (8.93pts) que foi punido com grau de execução negativo, a que se seguiu um triplo axel (9.70pts). A combinação de triplo lutz-triplo toe loop (12.33pts) foi colocada na segunda metade do esquema. A sequência de passos foi classificada com o nível 3 e recebeu 4.23pts. Os dois primeiros peões foram de nível 4 e o terceiro foi de nível 3, totalizando 10.66pts. Nos componentes do programa a sua soma foi de 41.47pts. Samarin foi terceiro classificado no programa livre com uma pontuação de 172.66pts. Três dos elementos de salto foram punidos com grau de execução negativo: triplo axel (9.06pts), triplo loop (5.11pts) e o duplo axel (2.92pts). No início do programa ele colocou dois quádruplos: uma combinação de quádruplo toe loop-triplo toe loop (16.31pts) e quádruplo toe loop (11.30pts). Os restantes elementos de salto foram uma combinação de triplo axel-duplo toe loop (11.09pts), triplo lutz (7.30pts) e triplo salchow (4.94pts). Samarin conquistou um total de 10.98pts nos peões que foram todos classificados com o nível 4. A sequência de passos recebeu 3.87pts e foi de nível 3. A sequência coreográfica obteve 2.70pts. Na segunda nota, Samarin conseguiu totalizar 87.08pts. 
Maxim Kovtun partiu para os nacionais desta temporada como um dos favoritos à vitória devido à reputação que já conquistou na sua carreira. No entanto, Kovtun teve de contentar-se com a medalha de bronze. Este resultado garantiu-lhe um lugar na selecção russa para os próximos campeonatos da Europa. Kovtun foi sétimo classificado no programa curto com uma nota de 76.65pts. No curto, Kovtun teve problemas em dois elementos de salto. A tentativa de quádruplo salchow correu mal e perdeu 2.40pts. Ele ficou sem combinação pois apenas conseguiu um duplo toe loop como primeiro salto e isso não cumpre com as regras que têm de ser cumpridas no curto. Ele não obteve qualquer ponto na combinação. No triplo axel este patinador conseguiu 10.64pts. O peão flying camel e o peão de combinação foram classificados com o nível 4. O último peão foi de nível 3. O total de pontos nos peões foi de 10.94pts. A sequência de passos foi de nível 3 e recebeu 3.94pts. Nos componentes, a sua nota total fixou-se em 43.03pts. Maxim Kovtun foi segundo classificado no programa livre com uma pontuação de 172.72pts. Três elementos de salto foram penalizados com grau de execução negativo: combinação de triplo lutz-loop simples-triplo salchow (10.30pts), o triplo axel (7.78pts) e o duplo loop (0.26pts). Os outros saltos foram o quádruplo salchow (12.50pts), quádruplo toe loop (12.01pts), combinação de triplo axel-triplo toe loop (15.08pts), combinação de triplo salchow-duplo toe loop (6.27pts) e o duplo axel (3.99pts). O primeiro peão foi de nível 4 e os outros dois foram de nível 3, num total de 10.54pts. A sequência de passos recebeu 3.03pts e foi classificada com o nível 2. A sequência coreográfica obteve 2.40pts. Nos componentes do programa o total obtido foi de 88.56pts. 
Andrei Lazukin foi uma agradável surpresa em quarto lugar e pode ser que este resultado lhe chame a atenção dos responsáveis russos para lhe darem uma oportunidade de participar em competições internacionais. 
Sergei Voronov ficou num desapontante sétimo lugar. O popular atleta russo vai ficar de fora da selecção nacional para os campeonatos da Europa.
A jovem promessa Adian Pitkeev não participou nos nacionais pois ainda se encontra a recuperar de uma lesão grave. 

Resultado final



Vídeos

Mikhail Kolyada
Programa curto

Programa livre


Alexander Samarin
Programa curto

Programa livre


Maxim Kovtun
Programa curto

Programa livre


Andrei Lazukin
Programa curto

Programa livre


Dmitri Aliev
Programa curto

Programa livre


Alexander Petrov 
Programa curto

Programa livre


Sergei Voronov
Programa curto

Programa livre



Sem comentários:

Enviar um comentário