segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Campeonatos Nacionais da Rússia 2016-17 - Pares

Campeonatos Nacionais da Rússia 2016-17




Em Cheliabynsk

Entre os dias 22 e 24 de Dezembro


Resultado final



Ksenia Stolbova e Fedor Klimov regressaram à competição com uma vitória nos campeonatos nacionais. Esta dupla tem passado uma fase difícil. Primeiro foi a lesão que Fedor sofreu nas costas e depois foi a lesão que Ksenia contraiu num pé e que a impediu de treinar regularmente durante muito tempo. Ksenia e Fedor tiveram de desistir das duas provas do circuito do grande prémio 2016/2017, onde estavam inscritos. Como podem verificar nos vídeos listados em baixo, eles ainda não estão a 100% e isso é particularmente identificável no triplo twist. Com a conquista da medalha de ouro nos nacionais, Ksenia e Fedor garantiram um lugar na selecção russa para os próximos campeonatos da Europa que irão realizar-se em Janeiro de 2017.
Ksenia e Fedor ficaram em segundo lugar no programa curto com 77.47pts. O triplo twist foi o único elemento punido com grau de execução negativo, tendo obtido 5.10pts e sido classificado com o nível 2. O triplo flip lançado garantiu-lhes 6.90pts e o triplo toe loop lado-a-lado ficou com 5.60pts. A figura de elevação (8.50pts) e a sequência de passos (5.50pts) atingiram o nível 4. A espiral da morte (4.20pts) e o peão (3.93pts) foram de nível 3. As suas médias nos segmentos dos componentes foram muito boas: 9.43 na perícia, 9.29 nas transições, 9.43 na performance, 9.57 na composição e 9.46 na interpretação da música. Em termos de escala individual de cada juiz, eles receberam duas notas de 10.00: uma para a composição e outra para a interpretação da música.
No programa livre, Ksenia e Fedor ficaram em primeiro lugar com uma nota de 142.65pts. Durante o programa, eles demonstraram alguns pequenos problemas na execução mas esta foi uma prestação extremamente interessante. A coreografia e interpretação estão excelentes. As médias conseguidas nos segmentos dos componentes foram elevadas: 9.64 na perícia, 9.54 nas transições, 9.54 na performance, 9.79 na composição e 9.68 na interpretação da música. A coreografia é talvez a mais elaborada e profunda das que foram apresentadas por todos os pares que já vi nesta temporada! É sempre bom saber que há pares que não têm medo de arriscar do ponto de vista artístico. Em termos técnicos foram quatro os elementos punidos com grau de execução negativo: o triplo twist de nível 2 (4.80pts), o triplo salchow lançado (4.20pts), o triplo flip lançado (4.70pts) e o peão lado-a-lado de nível 3 (2.83pts). As figuras de elevação totalizaram 23.60pts e o peão de par obteve 5.29pts, sendo que esses elementos atingiram o nível 4. A espiral da morte foi classificada com o nível 3 e recebeu 5.10pts. Como saltos lado-a-lado este par apresentou uma combinação de triplo toe loop-duplo toe loop (7.20pts) e um duplo axel (4.44pts). A sequência coreográfica ficou com 3.40pts. Nos segmentos dos componentes destaco o facto de eles terem conseguido três notas de 10.00 nas escalas individuais dos juízes: dois para a composição e outro para a interpretação da música.
Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov têm tido uma boa época e eram os claros favoritos à vitória nos campeonatos nacionais. No entanto, esta dupla teve de contentar-se com a medalha de prata.
Evgenia e Vladimir lideraram o programa curto com uma nota de 80.04pts. Dos elementos apresentados neste programa, apenas o peão foi ligeiramente punido com grau de execução negativo. O peão foi de nível 4 e ficou com 3.46pts depois de terem perdido 0.04pt do valor base do elemento. A figura de elevação do grupo 5 de dificuldade (8.70pts), o triplo twist (8.50pts) e a sequência de passos (5.40pts) foram classificados com o nível 4. A espiral da morte foi de nível 3 e recebeu 4.50pts. O triplo loop lançado obteve 6.60pts. O triplo toe loop lado-a-lado amealhou 5.90pts. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram muito boas: 9.18 na perícia, 9.04 nas transições, 9.32 na performance, 9.32 na composição e 9.36 na interpretação da música.
No programa livre, Evgenia e Vladimir ficaram em segundo lugar com um total de 139.15pts. É possível que eles tenham acusado algum nervosismo no início do programa pois os três elementos punidos com grau de execução negativo ocorreram precisamente na primeira metade do esquema. O quádruplo twist (7.60pts) de nível 3, o duplo salchow lado-a-lado (0.96pts) e a combinação de triplo toe loop-duplo toe loop e duplo toe loop (4.50pts) foram os elementos em que eles perderam pontos devido à aplicação de grau de execução negativo. Os saltos lançados realizados por eles foram o triplo salchow (6.10pts) e o triplo loop (7.10pts). Em termos de figuras de elevação, a primeira e a segunda pertenceram ao grupo 5 de dificuldade e atingiram o nível 4. A última figura de elevação foi meramente de nível 2 e foi do grupo 3 de dificuldade. O total de pontos obtido com figuras de elevação foi de 22.36pts. O peão lado-a-lado foi de nível 3 e recebeu apenas o valor base de 3.00pts. A espiral da morte também foi de nível 3 e ficou com 5.30pts. O peão de par conseguiu chegar ao nível 4 e amealhar 5.00pts. Na sequência coreográfica, eles arrecadaram 3.10pts. Os componentes não foram afectados pelas imperfeições que levaram à aplicação de grau de aplicação negativo em três elementos. As suas médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 9.29 nas transições, 9.11 nas transições, 9.25 na performance, 9.36 na composição e 9.32 na interpretação da música. Eles acabaram por perder a medalha de ouro por menos de um ponto.
Natalia Zabiiako & Alexander Enbert furaram todas as previsões e terminaram a competição com a medalha de bronze. Este par ficou em terceiro lugar tanto no programa curto como no programa livre.
Natalia e Alexander obtiveram uma pontuação de 72.85pts. Todos os elementos técnicos conseguiram grau de execução positivo mas em alguns elementos faltou-lhe atingir níveis mais elevados. A espiral da morte (3.60pts) foi meramente de nível 1, sendo que o 1 é o básico. O triplo twist (6.80pts) foi meramente de nível 2. Estes níveis mais baixos custaram-lhe alguns pontos no valor base desses dois elementos. O triplo toe loop lado-a-lado ficou com 5.00pts e o triplo loop lançado recebeu 6.20pts. O peão (4.00pts), a figura de elevação (8.80pts) e a sequência de passos (4.80pts) atingiram o nível 4. Nos segmentos dos componentes, as notas que lhes foram atribuídas permitiram-lhes obter médias de 8.39 na perícia, 8.21 nas transições, 8.43 na performance, 8.50 na composição e 8.54 na interpretação da música.
No programa livre, Natalia e Alexander ficaram com uma nota de 129.06pts. Eles manifestaram problemas em ambos os elementos de saltos lado-a-lado. Era suposto eles terem realizado uma combinação de triplo toe loop-duplo toe loop-duplo loop mas Natalia caiu na recepção do primeiro salto. A queda fez com que fosse aplicada uma dedução automática de um ponto. Esse elemento ficou amealhou apenas 2.20pts e foi punido com grau de execução negativo. O triplo salchow lado-a-lado também foi alvo de grau de execução negativo pois Natalia não conseguiu completar efectivamente a terceira rotação do salto. O triplo salchow lado-a-lado recebeu 2.30pts. Os restantes elementos conquistaram grau de execução positivo. Os saltos lançados apresentados foram o duplo axel (5.30pts) e o triplo loop (6.40pts). O triplo twist (6.80pts) e o peão de par (3.93pts) apenas conseguiram ser suficientes para o nível 2. A espiral da morte (5.00pts) foi de nível 3. O peão lado-a-lado (4.14pts) e todas as figuras de elevação atingiram o nível 4. Nas figuras de elevação este par obteve um total de 22.63pts. A sequência coreográfica pontuou 2.60pts. Nos segmentos dos componentes do programa, as médias alcançadas foram de 8.61 na perícia, 8.39 nas transições, 8.68 na performance, 8.68 na composição e 8.61 na interpretação da música.
Kristina Astakhova & Alexei Rogonov ficaram em quarto lugar. Depois do programa curto ainda se pensou que eles lutariam pela medalha de bronze mas Zabiiako & Enbert acabaram por levar a melhor. Kristina e Alexei têm tido bastantes problemas com os saltos lado-a-lado durante toda a temporada e nos campeonatos nacionais da Rússia não foi diferente. No programa curto, o único elemento marcado com grau de execução negativo foi precisamente o triplo salchow lado-a-lado. No programa livre, eles queriam efectuar um triplo loop lado-a-lado e uma combinação de triplo salchow-duplo toe loop-duplo toe loop. Ambos os elementos acabaram punidos com grau de execução negativo. No geral, os programas deles são muito giros e têm toques de originalidade nas coreografias apresentadas. No entanto, os juízes preferiram os programas de Zabiiako & Enbert na nota dos componentes e isso ajudou bastante a determinar o resultado final.

Yuko Kavaguti & Alexander Smirnov eram, pelo seu estatuto e palmarés, apontados como favoritos à conquista de uma medalha. Quintos classificados tanto no curto como no livre, eles terminaram bastante longe das medalhas. No programa curto, Yuko caiu no final do triplo twist e a espiral da morte foi meramente de nível 1. Esses dois factores foram determinantes para uma nota técnica ter ficado muito aquém do que eles estavam à espera. Este par teve vários problemas no livre, sendo que os saltos lado-a-lado, o triplo twist e o triplo loop lançado foram todos punidos com grau de execução negativo. Eles também perderam pontos no valor base do peão de par pois o elemento apenas chegou para preencher os critérios do nível 1. Com este resultado não é expectável que eles sejam seleccionados pela federação russa para nenhuma das restantes provas internacionais de maior relevo que vão ocorrer até ao final desta temporada. A lesão grave que Yuko sofreu na temporada passada tem sido um duro obstáculo para este par. Como diz o ditado popular “há males que vêm por bem”. Por isso pode ser que isto lhes dê tempo para fazer uma paragem, recuperarem (principalmente Yuko) e começarem a preparar a temporada 2017/2018 com tranquilidade. 

Vídeos

Stolbova & Klimov
Programa curto

Programa livre


Tarasova & Morozov
Programa curto


Programa livre



Zabiiako & Enbert
Programa curto


Programa livre



Astakhova & Rogonov
Programa curto


Programa livre



Kavaguti & Smirnov
Programa curto


Programa livre



Boikova & Kozlovskii
Programa curto


Programa livre


Mishina & Mirzoev
Programa curto


Programa livre



Efimova & Korovin
Programa curto

Programa livre


Zhuk & Britkov
Programa curto

Programa livre


Poluianova & Selkin
Programa curto

Programa livre



Lukashevich & Stepanov
Programa curto


Programa livre

Sem comentários:

Enviar um comentário