domingo, 1 de abril de 2012

CM - Senhoras - Análise do programa curto

Campeonatos do Mundo 2012

Categoria: Individuais femininos

Análise do programa curto

Carolina Kostner - A tetracampeã europeia apresentou-se nestes campeonatos do mundo na sua melhor forma. O seu programa curto foi no geral extremamente positivo. No início do esquema realizou uma óptima combinação de saltos triplo toe loop com triplo toe loop. Este elemento estava cotado com 8.20 pontos de valor base e, por ter sido muito bem executado, obteve um total de 9.50. No duplo axel também esteve muito bem e obteve 3.94 pontos devido ao grau de execução positivo. O único senão neste esquema ocorreu no loop. Carolina tinha previsto fazer um triplo mas acabou por conseguir apenas um duplo, ainda por cima com um grau de execução negativo, tendo ficado só com 0.90 pontos nesse salto. Nos peões não teve problemas e um deles chegou a ser classificado de nível 4. A sua belissima sequência de passos em circular também foi considerada de nível 4. A sua apresentação foi muito interessante e sofisticada e foi recompensada com 7.89 pontos na interpretação e 7.71 na coreografia.

                           Carolina apresentou-se num lindissimo vestido amarelo

Alena Leonova - A jovem russa não esteve feliz nos campeonatos da Europa mas chegou aos campeonatos do mundo determinada a lutar pelas medalhas. O seu programa curto foi dos nossos favoritos. Ao som da banda sonora do filme Piratas das Caraíbas, a sua coreografia reflectiu esse tema e Alena brilhou ao interpretá-lo. Por isso, os juízes atribuiram-lhe 7.89 na interpretação e 7.57 na coreografia. Ao nível técnico, esta atleta esteve muito bem: os 3 peões que efectuou foram considerados de nível 4, tendo o mesmo sucedido com a sua maravilhosa sequência de passos (onde Alena aproveitou para praticamente representar uma mini peça de teatro no gelo). Quanto aos saltos executou uma combinação de triplo toe loop com triplo toe loop e arrecadou 9.70 pontos. Depois executou um triplo flip e um duplo axel, ambos com graus de execução positivos.

                                   A alegria de Leonova ao ver as suas notas

Akiko Suzuki - A simpática japonesa de 27 anos patinou o seu programa curto ao som de um arranjo de "Hungarian Rhapsody" feito por Edvin Marton que é conhecido por trabalhar com o lendário Evgeni Plushenko. A combinação de triplo toe loop com triplo toe loop correu-lhe muito bem e recebeu 9.50 pontos por esse elemento. O duplo axel foi excelente e Suzuki foi recompensada com 4.09 pontos. No entanto, esta atleta teve problemas na tentativa de execução do salto lutz. Em vez de fazer um triplo conforme tinha previsto acabou por fazer um duplo. Como se não bastasse esse erro, o painel de juízes chamou a atenção para o facto da entrada do salto não ter sido correctamente definida. Nos peões e na sequência de passos teve graus de execução positivos. Na nota dos componentes, o seu melhor segmento foi o que diz respeito à qualidade base da sua patinagem, onde obteve 7.39 pontos.

                                  Suzuki concentrada no início do seu esquema

Ashley Wagner - A supreendente vencedora dos campeonatos dos 4 continentes desta época não começou bem a sua participação nos mundiais. No seu programa curto não conseguiu efectuar com sucesso a recepção do triplo flip. Por esse motivo, todos os juízes lhe atribuíram um grau de execução negativo e Wagner apenas conseguiu 3.90 pontos neste elemento. Tanto a combinação de triplo loop com duplo toe loop e, posteriormente, o duplo axel correram-lhe melhor. Dois dos seus três peões foram classificados de nível 3. Na segunda nota, que diz respeito aos componentes do programa, Ashley teve cerca de 6 pontos em cada segmento, com excepção da interpretação onde alcançou 7.14 pontos.

                                        Ashley no final do seu programa curto

Kanako Murakami - A jovem japonesa entrou cheia de garra no seu programa curto. Nos saltos que executou amealhou 18.99 pontos (9.10 pela combinação de triplo toe loop com triplo toe loop, 5.70 pelo triplo flip e 4.09 pelo duplo axel). Todos os seus outros elementos obrigatórios foram classificados de nível 4 e tiveram graus de execução positivos. Não podemos deixar de salientar que Murakami se apresentou de uma forma bastante alegre. Essa alegria foi contagiante e deixou-nos com um sorriso no final do programa. Consideramos que essa capacidade de criar emoções nos espectadores é muito importante num patinador. Estamos expectantes em relação ao futuro desta atleta de 17 anos e acreditamos que irá conseguir ter uma carreira muito boa.


              Momento em que Kanako ouve as últimas instruções da treinadora antes do programa

Mao Asada - Esta japonesa já venceu por duas vezes o título mundial e nos Jogos Olímpicos de Vancouver em 2010 ficou com a medalha de prata. No entanto, esta temporada tem sido muito dificil para Asada principalmente por causa da morte da sua mãe no passado mês de Dezembro.
Asada bem tentou fazer um programa em grande e iniciou-o com a tentativa de execução de um triplo axel. As coisas não lhe correram como esperado pois Asada caíu na recepção do salto. Além da queda, o painel de juízes considerou que as 3 voltas e meias exigidas não foram realmente completas. Por esse motivo, Asada apenas recebeu 1.80 pontos por esse elemento. Foi consideravelmente mais feliz na combinação de triplo flip com duplo toe loop e recebeu 7.80 pontos. No triplo loop precedido de passos, Asada foi penalizada em -0.60 no grau de execução. Nos peões obteve nível 4 em todos. A sequência de passos foi, na nossa opinião, o momento alto do programa. Uma palavra: magistral! Que deslizar magnifico! Gostaríamos que Asada mantivesse este programa curto para a próxima temporada pois esta coreografia para o tema Sheherazade é fantástica.


                                   Asada agradecendo os aplausos do público.

Sem comentários:

Enviar um comentário