Parte 2: http://magiageladapatinagememportugues.blogspot.pt/2012/09/reportagem-semana-de-testes-na-russia_12.html
Continuação da reportagem sobre a semana de testes na Russia
Starygina & Volobuiev (dança) - Ora aqui está um par que o ano passado deu nas vistas com a sua dança livre ao som de Walking in the Air dos Nightwish. A sua nova dança livre não podia ter uma conceito mais diferente. O tema escolhido é mantido do princípio ao fim e tem um toque de música tradicional cigana de origem romena. A musica é muito apelativa e alegre. Este par conseguiu acompanhar a alegria da música muito bem. A cor base dos seus fatos é o preto mas depois tem alguns elementos muito coloridos e vibrantes mas sem ser muito exagerado. As figuras de elevação foram espectaculares. A velocidade de execução dos elementos foi óptima, tendo este par demonstrado que está em boa forma física. Ainda lhe falta refinar a execução de alguns movimentos para mostrar que têm as linhas corporais muito bem definidas e em sintonia. Apesar disso, adorei esta dança livre embora pense que não será suficiente para levar os responsáveis russos a inclui-los na selecção nacional para as grandes competições internacionais. Mas lá que foi bonito de ver, isso foi.
Stepanova & Bukin (dança) - Este par causou sensação no circuito junior durante a época passada e a avaliar pela amostra deste teste vão repetir a proeza em 2012-2013. A sua short dance é um combinação de ritmos rock e blues, tendo a sequência de passos obrigatória do blues sido executada com grande amplitude e convicção. A coreografia é gira. Eles demonstraram que estão fortes fisicamente e atacaram todos os elementos, em especial os twizzles, como se estivessem numa competição a sério. Gostei dessa atitude. Com uma exibição tão forte, os seus compatriotas mais velhos já devem começar a fazer contas à vida com o que os espera assim que este par passar para a categoria senior. Cá estaremos para ver.
Monko & Khaliavin (dança) - Treinados por Alexander Zhulin, Monko e Khaliavin apresentaram a sua nova short dance. A indumentária é simples e bonita. Ele tinha calças pretas, colete preto e camisa branca por baixo. Ela tinha um vestido branco às pintas pretas, com cinto preto e um desenho na parte das costas também em preto. A roupa lembra-nos logo Paris nos anos 40 e não engana. O tema musical é mesmo francês. Portanto, o look escolhido está completamente de acordo com a música. A parte da Yankee Polka que é obrigatória em 2012-2013 está integrada na parte final do programa, com uma música bem alegre e que não destoa muito da primeira. Uma coisa que eu não entendi é por que é que a figura de elevação deles é praticamente igual a uma que é executada por Bobrova e Soloviev num dos seus programas. Monko & Khaliavin vão fazer a sua estreia no circuito senior do grande prémio em 2012-2013 e convinha que se destacassem com a apresentação de algum elemento diferente e não a copiar os mais velhos. Enfim... Zhulin lá saberá melhor do que ninguém o que está a fazer.
Sinitsina & Zhiganshin (dança) - Tal como Monko & Khaliavin, este par também fará a sua estreia no circuito senior do grande prémio na temporada 2012-2013. Em termos de guarda-roupa não há muito a dizer pois ela envergou um vestido preto com o forro da saia em vermelho e ele tinha umas calças e uma camisa preta. Tudo muito simples. O tema da sua nova dança livre é tango. Patinaram como se estivesse num treino e deu para perceber alguns desequilibrios. No entanto, mostraram potencial. A fluidez e amplitude de movimentos é boa assim como as transições entre elementos. A interpretação do tema só foi salientada em alguns momentos da dança. Talvez com mais treino as coisas melhorem. Gostei bastante das figuras de elevação e achei algumas delas muito originais.
Riazanova & Tkachenko (dança) - Mais um par vestido de preto... espero sinceramente que quando cheguem às competições as coisas mudem! Este par treinado por Alexander Gorshkov esteve a trabalhar com Igor Shpilband durante a pré-temporada e ele tinha-lhes coreografado uma dança livre ao som de Pink Floyd. Quando Riazanova & Tkachenko mostraram essa dança livre a Tatiana Tarasova, ela não gostou do que viu e disse-lhes que tinham de mudar tudo o quanto antes. Pois bem, Riazanova & Tkachenko mostraram em Setembro uma dança livre completamente refeita. O tema escolhido é muito famoso e trata-se da parte mais famosa da banda sonora do filme "O Padrinho". A expressão deles é bonita durante toda a dança e o tema assenta-lhes que nem uma luva. Neste teste mostraram que são capazes de executar os twizzles com maior velocidade e correcção quando comparado com o que fizeram na temporada passada. As figuras de elevação são bonitas como sempre mas algumas são completamente recicladas da dança livre que fizeram a época passada. Aliás, a parte final deste programa é exactamente igual à de 2011-2012. Não sei se não tiveram tempo de reconstruir toda a sua dança livre para 2012-2013 ou se é mesmo para ficar assim. O tempo o dirá.
Pushkash & Guerreiro (dança) - E não é que eles também patinaram vestidos de preto! Adiante... Na pré-temporada, este par abandonou a dupla de treinadores Linichuk & Karponosov para passar a ser treinado por Nikolai Morozov. A música escolhida é da banda sonora de "Tristão e Isolda" e é linda. Adorei a parte dos twizzles pois estão muito bem encaixados com a cadência da música. Também gostei das figuras de elevação. Já se nota a magia de Nikolai Morozov na evolução deste par. Em termos coreográficos nota-se que estão lá movimentos que ajudam a contar uma história e vão possibilitar a Pushkash e Guerreiro desenvolver os seus dotes interpretativos. Quanto à forma física, ainda não estão no ritmo ideal e isso foi bem visível durante a execução da sequência de passos final pois notou-se que perderam um pouco o folego. Mesmo assim mostraram muito potencial. Juntamente com Stepanova e Bukin foram dos meus preferidos.
Tarasova & Morozov (pares) - Este jovem par apresentou o seu novo programa livre ao som da banda sonora do filme "O Fantasma da Ópera" (embora não seja o trecho mais conhecido dessa obra). Esta demonstração foi suficiente para cativarem a minha atenção. Gostei particularmente da amplitude que são capazes de conferir aos elementos e mostram grande potencial para o futuro. Encontrei um video amador deste teste e podem vê-lo aqui em baixo. No entanto, parece-me que, apesar de parecerem muito promissores, ainda têm um longo caminho a percorrer antes de serem chamados à principal selecção da Russia para as grandes competições internacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário