Ora, este problema diplomático entre a China e o Japão poderá também ter reflexos na patinagem artistica. Uma das provas do circuito senior do grande prémio é precisamente a Taça da China cuja realização vai ocorrer no palácio do gelo de Shanghai. Nessa competição estava prevista a participação de vários atletas japoneses de renome: Mao Asada, Miki Ando, Daisuke Takahashi, Takahashi & Tran e Tatsuki Machida.
A Federação japonesa de patinagem está agora a ponderar não permitir que esses atletas de desloquem à China para participar nesse grande prémio, caso não lhe sejam dadas garantias que a segurança dos atletas não estará em risco.
Essa noticia foi disponibilizada pela Agência Reuters e podem conferi-la aqui: http://www.reuters.com/article/2012/09/23/us-figure-skating-japan-china-idUSBRE88M04D20120923
Se os atletas japoneses não puderem competir na Taça da China ficaremos a braços com outro problema: será que depois existirão condições para transferir estes atletas para outras provas do circuito do grande prémio? É que neste tipo de provas existe um limite de participantes por evento e, por esta altura do ano, as listas já estão feitas...
Se os atletas japoneses não puderem participar na Taça da China, isso significará que Takahashi, Ando, Asada, Machida e Takahashi & Tran ficarão praticamente impossibilitados de se qualificar para a final do grande prémio pois só terão pontos de participação de 1 único evento. Ora, só se qualificam para a grande final os 6 atletas / pares que reunirem mais pontos durante o circuito. Quem participa apenas em 1 dos 6 grandes prémios não tem muita hipótese de chegar ao almejado top 6 em cada disciplina, visto que a maioria dos patinadores de topo participa em 2 eventos. Enfim... com esta trapalhada toda ficamos todos a perder.
A disciplina de individuais femininos seria a mais prejudicada na Taça da China pois já se verificou o abandono de Carolina Kostner. Só faltava agora Mao Asada e Miki Ando não participarem. Quem já comprou bilhete a pensar que ia ver uma grande disputa entre três senhoras que já se sagraram campeãs mundiais, pode ficar com os planos furados.
Esperemos que as coisas se apaziguem entre os dois países e que os atletas não fiquem prejudicados.
Mao Asada
Miki Ando
Daisuke Takahashi
Sem comentários:
Enviar um comentário