CAMPEONATOS DA EUROPA 2015
ESTOCOLMO (SUÉCIA)
Categoria de Dança disputada nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2015
RESULTADO FINAL
1.º | Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron |
| 179.97pts | |||||
2.º | Anna Cappellini & Luca Lanotte |
| 171.52pts | |||||
3.º | Alexandra Stepanova & Ivan Bukin |
| 160.95pts | |||||
4.º | Elena Ilinykh & Ruslan Zhiganshin |
| 159.83pts | |||||
5.º | Sara Hurtado & Adria Diaz |
| 155.81pts | |||||
6.º | Charlene Guignard & Marco Fabbri |
| 154.61pts | |||||
7.º | Nelli Zhiganshina & Alexander Gazsi |
| 152.57pts | |||||
8.º | Federica Testa & Lukas Csolley |
| 150.57pts | |||||
9.º | Laurence Fournier Beaudry & Nikolaj Sorensen |
| 150.53pts | |||||
10.º | Ksenia Monko & Kirill Khaliavin |
| 149.29pts | |||||
11.º | Alexandra Nazarova & Maxim Nikitin |
| 139.02pts | |||||
12.º | Alisa Agafonova & Alper Ucar |
| 137.47pts | |||||
13.º | Irina Shtork & Taavi Rand |
| 132.18pts | |||||
14.º | Natalia Kaliszek & Maksim Spodirev |
| 131.13pts | |||||
15.º | Carolina Moscheni & Adam Lukacs |
| 127.43pts | |||||
16.º | Allison Reed & Vasili Rogov |
| 125.38pts | |||||
17.º | Cortney Mansour & Michal Ceska |
| 124.51pts | |||||
18.º | Barbora Silna & Juri Kurakin |
| 124.46pts | |||||
19.º | Olesia Karmi & Max Lindholm |
| 121.29pts | |||||
Pares que não se qualificaram para a dança livre | ||||||||
Jennifer Urban & Sevan Lerche |
| 43.07pts | ||||||
Celia Robledo & Luis Fenero |
| 42.89pts | ||||||
Misato Komatsubara & Andrea Fabbri |
| 42.83pts | ||||||
Taylor Tran & Saulius Ambrulevicius |
| 42.72pts | ||||||
Viktoria Kavaliova & Yurii Bieliaiev |
| 42.40pts | ||||||
Olga Jakushina & Andrey Nevskiy |
| 40.40pts | ||||||
Tatiana Kozmava & Aleksandr Zolotarev |
| 40.20pts | ||||||
Cecile Postiaux & Richard Postiaux |
| 37.37pts | ||||||
Katarina Paice & Yuri Eremenko |
| 30.32pts | ||||||
DANÇA CURTA
I - Tabela de comparação dos elementos técnicos
PAR
|
SEQ.
PASSOS
|
PASO
DOBLE
|
TWIZZLES
|
ELEVAÇÃO
|
Papadakis & Cizeron
|
9.14
|
13.14
|
7.80
|
5.87
|
Cappellini & Lanotte
|
8.99
|
13.38
|
7.80
|
5.70
|
Stepanova & Bukin
|
8.67
|
11.29
|
7.63
|
5.70
|
Ilinykh & Zhiganshin
|
9.30
|
13.71
|
7.80
|
5.27
|
Hurtado & Diaz
|
8.36
|
12.29
|
6.69
|
5.70
|
Guignard & Fabbri
|
7.80
|
10.20
|
7.80
|
5.44
|
Zhiganshina & Fabbri
|
7.89
|
11.02
|
7.03
|
5.19
|
Testa & Csolley
|
8.36
|
13.20
|
7.63
|
5.70
|
Beaudry & Sorensen
|
8.20
|
13.03
|
7.71
|
5.44
|
Monko & Khaliavin
|
7.89
|
10.12
|
5.39
|
5.01
|
II - Tabela de comparação de componentes
PAR
|
SS
|
TR
|
P
|
C
|
INT/T
|
Papadakis & Cizeron
|
8.68
|
8.57
|
8.89
|
8.89
|
8.86
|
Cappellini & Lanotte
|
8.46
|
8.18
|
8.64
|
8.46
|
8.46
|
Stepanova & Bukin
|
7.82
|
7.71
|
8.07
|
7.96
|
8.00
|
Ilinykh & Zhiganshin
|
8.39
|
8.32
|
8.57
|
8.57
|
8.46
|
Hurtado & Diaz
|
7.21
|
7.11
|
7.50
|
7.61
|
7.50
|
Guignard & Fabbri
|
7.64
|
7.50
|
7.79
|
7.82
|
7.82
|
Zhiganshina & Gazsi
|
7.68
|
7.50
|
7.79
|
7.96
|
7.64
|
Testa & Csolley
|
7.18
|
7.04
|
7.39
|
7.43
|
7.25
|
Beaudry & Sorensen
|
6.71
|
6.50
|
7.04
|
6.96
|
6.93
|
Monko & Khaliavin
|
7.86
|
7.61
|
7.79
|
7.79
|
7.61
|
Legenda:
SS = Skating Skills / Perícia
TR = Transitions/Linking footwork/Movement - Transições/passos de ligação/movimento
P = Performance
C = Choreography / Coreografia
INT/T = Interpretation/Timing - Interpretação/timing
DANÇA LIVRE
I - Tabela de comparação dos elementos técnicos
PAR
|
SEQS.
PASSOS
|
TWIZZLES
|
ELEVAÇÕES
|
PEÃO
|
EC
|
PC
|
Papadakis & Cizeron
|
18.60
|
7.97
|
17.78
|
7.23
|
x
|
2.23
|
Cappellini & Lanotte
|
17.34
|
7.80
|
16.69
|
6.80
|
x
|
1.89
|
Stepanova & Bukin
|
14.74
|
7.71
|
16.59
|
6.97
|
x
|
1.29
|
Ilinykh & Zhigasnhin
|
16.40
|
6.87
|
11.40
|
6.20
|
x
|
1.03
|
Hurtado & Diaz
|
16.56
|
7.63
|
16.50
|
6.89
|
x
|
1.37
|
Guignard & Fabbri
|
15.21
|
7.37
|
16.58
|
6.11
|
x
|
1.20
|
Zhiganshina & Gazsi
|
15.77
|
6.86
|
15.82
|
6.37
|
0.90
|
X
|
Testa & Csolley
|
15.78
|
7.63
|
13.97
|
6.29
|
x
|
1.46
|
Beaudry & Sorensen
|
16.24
|
5.60
|
16.33
|
6.37
|
x
|
1.21
|
Monko & Khaliavin
|
13.72
|
7.11
|
16.16
|
6.20
|
x
|
1.29
|
Legenda
EC = Elevação coreográfica
PC = Peão coreográfico
II - Tabela de comparação de componentes
PAR
|
SS
|
TR
|
P
|
C
|
INT/T
|
Papadakis & Cizeron
|
8.96
|
8.89
|
9.36
|
9.32
|
9.39
|
Cappellini & Lanotte
|
8.61
|
8.25
|
8.64
|
8.64
|
8.68
|
Stepanova & Bukin
|
8.21
|
8.07
|
8.46
|
8.29
|
8.39
|
Ilinykh & Zhiganshin
|
8.07
|
7.82
|
7.86
|
8.18
|
8.07
|
Hurtado & Diaz
|
7.46
|
7.18
|
7.79
|
7.61
|
7.68
|
Guignard & Fabbri
|
7.54
|
7.29
|
7.86
|
7.86
|
7.82
|
Zhiganshina & Gazsi
|
7.39
|
7.25
|
7.57
|
7.64
|
7.54
|
Testa & Csolley
|
7.25
|
7.07
|
7.39
|
7.36
|
7.21
|
Beaudry & Sorensen
|
7.21
|
6.89
|
7.36
|
7.25
|
7.21
|
Monko & Khaliavin
|
7.79
|
7.43
|
7.89
|
7.79
|
7.82
|
COMENTÁRIO
Papadakis & Cizeron venceram o título europeu pela primeira vez e foram justíssimos vencedores. Os seus dois programas foram muito bem patinados e eles demonstraram estar com uma forma física excelente. Na dança curta, a segunda sequência obrigatória de paso doble e a sequência de passos foram de nível 3 mas os restantes elementos foram de nível 4. A sua nota técnica de partida foi de 29.20pts e, graças aos graus de execução positivos, eles conseguiram um total de 35.95pts. No que diz respeito aos componentes as suas médias foram muito boas, com alguns juízes a atribuirem-lhes 9.00 ou 9.25 na sua escala individual. A sua dança livre foi fantástica e atrevo-me a dizer que é das melhores coreografias construídas para competição desde que o Código de Pontos passou a estar em vigor em substituição do sistema de 6.00. A delicadeza da música de Mozart é perfeitamente acompanhada pela subtileza dos movimentos deste par francês. Nota-se também que eles têm uma boa base de treino de ballet que lhes permite passar certos movimentos para as pistas de gelo sem perderem velocidade. Eles são os dois altos mas têm uma leveza extraordinária e movem-se com uma espécie de força tranquila e com naturalidade. Nada na sua maneira de se mover parece forçado. Ao mesmo tempo que usam uma composição de Mozart e têm influência do ballet, a dança livre de Papadakis & Cizeron tem um grande toque de modernidade e este conjunto tem conquistado o público e tem sido bem sido bem aceite pela generalidade dos juízes. Em termos de nota técnica, as duas sequências de passos foram de nível 3 e todos os outros elementos foram de nível 4. Os juízes atribuíram-lhe +2 e +3 na sua escala individual de grau de execução dos elementos. Apenas houve um +1 por parte de um juiz. Isto permitiu-lhe amealhar 13,31pts no somatório dos graus de execução positivo. As suas médias nos componentes foram fantásticas conforme podem confirmar na tabela postada em cima. Verificando as escalas de cada um dos juízes, confirma-se que Papadakis & Cizeron receberam 3 notas de 10.00 (dois na coreografia e um na interpretação).
Anna Cappellini & Luca Lanotte fizeram enormes progressos desde a sua apresentação no grande prémio Taça da China. Foram feitos alguns ajustes coreográficos nos dois programas e também foram feitas mudanças no visual. No entanto, tanto na dança curta como na dança livre deixaram-me com a sensação de que ainda falta qualquer coisa... Um certo toque de magia extra nos movimentos, passos de ligação, transições conforme eles tinham em programas anteriores. Ainda não estou plenamente convencida de que a parceria com Marina Zueva seja o melhor para eles. Parece que eles estavam mais bem servidos com os serviços de Igor Shpilband. A sua dança curta resultou bem no que diz respeito aos níveis dos elementos: a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi de nível 3 e tudo o resto foi de nível 4. Os juízes estiveram algo divididos nas notas a atribuir em sede de componentes. No segmento de interpretação/timing um juiz ficou-se pelos 7.50 enquanto outro optou por 7.75, sendo que houve um juiz que lhes atribui 9.00 e um outro que achou que o número de critérios preenchidos era suficiente para chegar aos 9.25. Cappellini & Lanotte foram terceiros na dança curta. Na dança livre, este par recuperou uma posição e conseguiu garantir a medalha de prata. Na dança livre, as duas sequências de passos foram de nível 3. Apesar das duas sequências de passos deste par italiano terem sido classificadas com o mesmo nível das dos franceses, a verdade é que Papadakis & Cizeron obtiveram uma vantagem directa de 1.26pts devido à qualidade de execução. Todos os outros elementos foram de nível 4. Nos componentes do programa, diversos juízes atribuíram-lhe notas já na casa do 9.00. Cappellini & Lanotte tiveram um início de época atribulado mas pode ser que esta medalha de prata nos Europeus os ajude a reforçar a sua confiança e aparecem em força nos próximos mundiais.
Alexandra Stepanova & Andrei Bukin estrearam-se nos campeonatos da Europa da melhor maneira conquistando a medalha de bronze à custa da classificação da dança livre. Na dança curta, as duas sequências obrigatórias de passo doble e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foram de nível 3. Os twizzles e a figura de elevação foram de nível 4. A originalidade da primeira sequência dos twizzles custou a este par alguns dissabores durante a temporada devido ao facto de alguns controladores técnicos não classificarem o elemento acima de nível 1. Teimosamente, Stepanova & Bukin têm mantido o elemento e parece que finalmente está a dar frutos. Muitas vezes acontece que quem quer apresentar elementos originais tem de enfrentar alguma resistência por parte de alguns juízes mais conservadores na interpretação que fazem das regras e daquilo que acham que deve ser apresentado num programa. Na dança livre, os twizzles também receberam a classificação de nível 4. Um elemento onde eles perderam alguns pontos na dança livre foi na sequência de passos na diagonal pois apenas foi de nível 2. Como já sabem, a classificação do nível de um elemento afecta o seu valor base, ou seja, quanto maior for o nível maior será o valor base.
Elena Ilinykh & Ruslan Zhiganshin, campeões nacionais da Rússia, foram segundos classificados na dança curta com boas hipóteses de tentar lutar pela medalha de ouro mas na dança livre deitaram tudo a perder. Na dança curta, o seu total na nota técnica foi de 36.08pts enquanto que a nota técnica de Papadakis & Cizeron foi de 35.95pts. O total dos componentes é que fez a diferença a favor dos franceses (35.11pts contra 33.86pts). Eu penso que Ilinykh & Zhinganshin foram afectados pelo facto de terem patinado muito cedo durante a competição e os juízes têm tendência a "guardar" um pouco na nota dos componentes para deixarem alguma margem para os dois últimos grupos. A sua dança curta foi bastante boa em termos artísticos e penso que eles não foram devidamente recompensados. No entanto, as coisas correram-lhes mal na dança livre. Eles tiveram alguns problemas de sincronia nos twizzles e isso fez com que o grau de execução se ressentisse. Depois tiveram um problema grave no momento em que deveriam ter feito a segunda figura de elevação do programa e ficaram sem pontos nenhuns nesse elemento. Elena colocou mal a lâmina do seu patim direito na perna de Ruslan para conseguir apoio. A lâmina escorregou e ela magoou Ruslan e obviamente que deixou de ser possível realizar a figura. No final do programa foi visível que ele ficou com as calças rasgadas no local onde ela o magoou. São acidentes que acontecem... Infelizmente, isso levou a que ele tivesse um desequilibrio na entrada para a sequência de passos seguinte. Isso foi uma coisa que retirou qualidade à performance pois foi um desequilibrio bem notório. Mais para o final do programa eles apresentaram uma outra figura de elevação onde Elena ia apoiada com a lâmina do patim no mesmo sítio da coxa onde aleijou Ruslan. Quando o par terminou a sua prestação ia abandonar a pista de gelo para se dirigir ao local onde são ouvidas as notas, as suas treinadoras cumprimentaram-nos afectuosamente. Ao chegar ao pé de uma das suas treinadoras, Ruslan disse com algum sentido de humor "Fiquei com dói-dói". Na dança livre eles foram apenas 8.º classificados. Na classificação geral final eles ficaram no 4.º lugar mas mesmo assim é um bom resultado tendo em conta que eles ainda nem sequer estão juntos há um ano.
Hurtado & Diaz fizeram história ao se tornarem nos primeiros espanhóis a ficarem no top 5 nos Europeus na categoria de dança. No caso deste par houve uma discrepância notória entre os juízes no que diz respeito ao modo como avaliaram os componentes do programa na dança curta. No segmento dos movimentos/passos de ligação/ transições eles tiveram notas entre os 5.75 e os 7.25. Na performance tiveram notas entre 6.00 e 8.25. Na coreografia este par teve notas entre 6.00 e 9.00!!!!! No segmento de Interpretação/Timing tiveram notas entre 6.25 e 8.50. Na minha modesta opinião, os juízes que fizeram uma avaliação da sua prova na .casa dos 7.25 / 7.50 foram aqueles que melhor aplicaram as regras. Apenas 6.00 na coreografia e na performance parece-me excessivamente penalizador mas 9.00 é claramente excessivo. Na dança curta, a segunda sequência obrigatória de paso doble e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foram de nível 3 enquanto que os outros elementos foram de nível 4. Na dança livre, Hurtado & Diaz demonstraram uma boa maturidade artística e revelaram uma boa evolução técnica.
O popular par alemão Nelli Zhiganshina & Alexander Gazsi apenas ficou em 7.º lugar na classificação geral final. O seu desapontamento foi notório assim que viram as suas notas na dança livre. Na conferência de imprensa que se realizou depois da dança livre, este par anunciou formalmente que mudou de ideias (tinham pensado continuar até 2018) e que vai deixar a competição logo após os campeonatos do mundo 2015. Tanto Nelli como Alexander manifestaram alguma frustração pelo facto de a maior parte dos juízes e responsáveis técnicos na categoria de dança terem dificuldade em aceitar coreografias e interpretações mais arrojadas e originais, aproveitando para penalizar quem tentar ousar um pouco. Em entrevista a um jornalista russo, Alexander Gazsi demonstrou-se triste pois, segundo ele, esta mentalidade e estas regras dificultam a existência de uma "alma" nas danças apresentadas, sendo os pares quase todos iguais em termos de elementos e temas escolhidos, fazendo também com que o público perca o interesse pois há poucas coreografias memoráveis. Mesmo que terminem a carreira em competição, espero que seja possível vê-los em espectáculos pois eles são um par artisticamente incrível.
Já que estou a falar sobre o aspecto artístico, deixo aqui uma referência à dança livre do par ucraniano Nazarova & Nikitin: originalidade e atitude. Os ucranianos são treinados por Alexander Zhulin e Oleg Volkov e têm como coreógrafo Sergei Pethukov. Este é um par bastante promissor.
Os dois pares britânicos desistiram por motivos de saúde. Isso significa que na próxima temporada a Grã-Bretanha apenas terá direito a apresentar um par nesta categoria.
A categoria de dança teve uma competição de bom nível. A título de curiosidade deixo a referência de que Papadakis & Cizeron e Stepanova & Bukin ficaram no pódio nos mundiais de juniores 2013. É a nova geração que está a chegar em força :)
VIDEOS
Ceromónia de entrega de medalhas
Papadakis & Cizeron
Curto
Livre
Cappellini & Lanotte
Curto
Livre
Stepanova & Bukin
Curto
Livre
Ilinykh & Zhiganshin
Curto
Livre
Hurtado & Diaz
Curto
Livre
Guignard & Fabbri
Curto
Livre
Zhiganshina & Gazsi
Curto
Livre
Testa & Csolley
Curto
Livre
Beaudry & Sorensen
Curto
Livre
Monko & Khaliavin
Curto
Livre
Sem comentários:
Enviar um comentário