sábado, 10 de janeiro de 2015

Campeonatos Nacionais da Rússia 2014 - Pares

CAMPEONATOS NACIONAIS DA RÚSSIA 2014


CATEGORIA DE PARES

RESULTADOS FINAIS

1.º - Ksenia Stolbova & Fedor Klimov - 212.10pts
2.º - Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov - 208.23pts
3.º - Yuko Kavaguti & Alexander Smirnov - 207.68pts
4.º - Kristina Astakhova & Alexei Rogonov - 174.52pts
5.º - Vera Bazarova & Andrei Deputat - 172.73pts
6.º - Vasilisa Davankova & Alexander Enbert - 171.60pts
7.º - Natalia Zabijako & Yuri Larionov - 166.03pts
8.º - Arina Cherniavskaya & Antonino Souza-Kordeiro - 155.10pts
9.º - Anastacia Gubanova & Alexei Sintsov - 149.39pts
10.º - Tatiana Kuznetsova & Semion Stepanov - 142.96pts

BREVE COMENTÁRIO

Stolbova & Klimov venceram o título nacional russo mas não foi uma vitória categórica conforme se esperava. É que no programa livre mostraram, pela primeira vez nesta época, alguma vulnerabilidade e ficaram na segunda posição atrás de Tarasova & Morozov. O programa curto correu bem a Stolbova & Klimov tendo todos os elementos técnicos sido executados com excelência. No programa livre, este par cometeu um erro óbvio no triplo salchow lançado pois ela caiu! Claro que o elemento foi severamente punido com grau de execução negativo que foi acumulado com uma dedução de um ponto por causa da queda. O triplo lutz lançado também foi punido com grau de execução negativo. 
Tarasova & Morozov fizeram a sua melhor prestação da temporada até agora. No programa curto eles estiveram bastante sólidos tecnicamente mas ficaram atrás de Stolbova & Klimov e Kavaguti & Smirnov por causa de terem uma nota dos componentes inferior à desses dois pares. No programa livre eles brilharam com todos os seus elementos técnicos a merecerem bons graus de execução por parte de todos os juízes. Não deixem de ver o vídeo do programa livre deles porque vale mesmo a pena apreciar a sua qualidade. 
Kavaguti & Smirnov cometeram diversos erros no programa livre e isso impediu-os de discutir a medalha de ouro. É que eles tiveram falhas nos dois elementos de saltos lado-a-lado e o triplo twist foi apenas de qualidade mediana. Isso fê-los perder imensos pontos na nota técnica embora os componentes tenham sido muito bons (médias entre 8.79 e 9.21). Chamo a atenção para o facto deste par ter realizado um quadruplo salchow bem sucedido no programa livre. 
Astakhova & Rogonov foram sextos no programa curto mas foram quartos no livre e terminaram a competição à beira do pódio. 
Estes resultados colocam um dilema interessante à federação russa na escolha para a selecção nacional para os europeus e mundiais. É que Volosozhar & Trankov querem regressar à competição ainda temporada e, se conseguirem alcançar uma boa forma física, serão automaticamente integrados na selecção devido ao seu estatuto de campeões olímpicos. Para já foi anunciado que Stolbova & Klimov, Tarasova & Morozov e Kavaguti & Smirnov foram escalados para participar nos campeonatos da Europa, sendo que Volosozhar & Trankov e Astakhova & Rogonov ficaram com o estatuto de reservas. Mas as contas complicam-se para os mundiais e Stolbova & Klimov são os únicos que parecem estar completamente garantidos. Se Volosozhar & Trankov já estiverem em forma em Fevereiro, os responsáveis da federação russa terão a difícil escolha entre Kavaguti & Smirnov e Tarasova & Morozov e vai sempre haver alguém que não ficará contente com a decisão... (Relembro que nos campeonatos da Europa e do mundo cada país poderá no máximo levar três pares). 

Videos

Stolbova & Klimov
Livre

Tarasova & Morozov
Livre

Kavaguti & Smirnov
Curto
Livre

Astakhova & Rogonov
Livre

Bazarova & Deputat
Livre

Davankova & Enbert
Livre

Zabijako & Larionov
Livre

Cherniavskaya & Souza Kordeiro
Livre

Gubanova & Sinstsov
Livre

Kuznetsova & Stepanov
Livre








Sem comentários:

Enviar um comentário