sábado, 12 de novembro de 2016

GP Troféu de França 2016 - Pares

GP Troféu de França


Em Paris

Nos dias 11 e 12 de Novembro de 2016



Análise

A competição de pares no Troféu de França 2016 contou com a participação de 6 equipas em vez das 8 que estavam previstas. Os alemães Aliona Savchenko & Bruno Massot tinham todo o favoritismo e confirmaram-no ao conquistar a medalha de ouro com 3,65pts de vantagem sobre os segundos classificados.
Aliona Savchenko & Bruno Massot têm programas com conteúdo técnico muito ambicioso mas eles ainda estão numa fase de estabilizar os elementos, principalmente no que toca aos saltos lançados.
No programa curto, Aliona e Bruno lideraram com uma pontuação de 77.55pts. Trata-se de uma excelente pontuação mas Aliona não pareceu nem um pouco impressionada com isso. Ela tem mesmo um espírito competitivo admirável. O único elemento punido com grau de execução negativo neste programa foi o triplo axel lançado que perdeu 1.86 do valor base de 7.70pts. O triplo twist (7.90pts) inicial foi super impressionante e recebeu +3 por parte de oito dos nove juízes em sede de grau de execução. Esse elemento foi classificado com o nível 2. Como salto lado-a-lado, este par realizou um triplo salchow que recebeu 5.80pts. A figura de elevação (8.50pts) do grupo 5 de dificuldade e o peão (3.29pts) preencheram os critérios do nível 3. A sequência de passos (5.60pts) e a espiral da morte (4.90pts) atingiram o nível 4. Nos segmentos dos componentes que compõem a nota de apresentação, as médias obtidas a partir da conjugação das notas atribuídas pelos juízes foram fixadas em 8.86 na perícia, 8.61 nas transições, 8.96 na performance, 9.04 na composição e 9.18 na interpretação da música. Um dos juízes marcou a nota 10.00 no segmento de composição. Durante o programa curto, Aliona teve problemas no seu vestido mas o par livrou-se de uma dedução como consequência disso.
O programa livre foi um pouco atribulado mas foi suficiente para lhes garantir a liderança com uma nota de 133.04pts. Foram quatro os elementos a serem punidos com grau de execução negativo. Estava previsto que eles efectuassem uma combinação de triplo salchow-duplo toe loop-duplo toe loop mas a mesma só pôde ser cotada como triplo salchow-duplo toe loop-toe loop simples (3.10pts) devido a erros cometidos. Bruno colocou a mão na pista para ajudar a segurar a saída do triplo salchow e no duplo toe loop faltaram-lhe 2/4 de volta. No terceiro salto da combinação ambos marcaram apenas um toe loop simples. Na tentativa do triplo toe loop lado-a-lado (0.90pts), Aliona cumpriu um triplo como estava planeado mas Bruno apenas realizou um duplo. Por causa disso, esse elemento apenas pôde ser contabilizado como duplo. No triplo axel lançado eles ficaram sem 2.86 do valor base de 7.70pts. Além disso, Aliona não conseguiu segurar a recepção do salto e caíu sendo que lhe foi aplicada uma dedução automática de um ponto por causa disso. No triplo salchow lançado eles perderam 1.30 do valor base de 4.50pts essencialmente devido a uma má recepção do salto por parte de Aliona. Os restantes elementos conseguiram obter grau de execução positivo. O triplo twist de nível 2 recebeu 7.90pts enquanto a espiral da morte foi de nível 3 e obteve 5.30pts. A sequência coreográfica rendeu-lhes 3.70pts. Os peões foram ambos de nível 4 e totalizaram 10.00pts. Em termos de figuras de elevação, eles receberam um total de 23.96pts, sendo que a primeira foi de nível 4 e pertenceu ao grupo 5 de dificuldade, a segunda foi do grupo 3 de dificuldade e atingiu o nível 4 e a terceira foi do grupo 5 de dificuldade ficando com o nível 3. As suas médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 8.96 na perícia, 8.71 nas transições, 8.75 na performance, 9.04 na composição e 9.00 na interpretação da música. Este programa tem um enorme potencial e espero que ao longo da temporada eles consigam afinar os elementos onde têm manifestado problemas.
Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov estiveram a lutar pela medalha de ouro mas tiveram de contentar-se com a prata. No programa curto este par conseguiu uma prestação muito boa que lhes garantiu uma pontuação de 76.24pts. Houve um elemento punido com grau de execução negativo: foi o peão final que perdeu 0.13 do valor base de 3.00pts. O triplo twist (8.50pts), a sequência de passos (5.20pts) e a figura de elevação (8.60pts) do grupo 5 de dificuldade foram classificados com o nível 4. O peão e a espiral da morte (4.50pts) foram de nível 3. No triplo toe loop lado-a-lado receberam 5.70pts e o triplo loop lançado obteve 6.50pts. Nos segmentos dos componentes, eu pensei que eles iam conseguir algumas notas mais altas na performance e na composição mas alguns juízes não entenderam assim. As suas médias fixaram-se em 8.57 na perícia, 8.43 nas transições, 8.71 na performance, 8.68 na composição e 8.57 na interpretação da música.
No programa livre, Evgenia e Vladimir ficaram em terceiro lugar com uma pontuação de 130.70pts. Eles patinaram o livre logo a seguir a Aliona e Bruno e sabiam que tinham grandes hipóteses de vencer caso fizessem um programa limpo. No entanto, o impacto deste programa foi muito menor do que o do programa curto. Aliás, até pareciam um par totalmente diferente mesmo em termos de atitude. Evgenia pareceu algo nervosa e isso prejudicou a projecção da interpretação do tema. O primeiro erro do programa ocorreu no quádruplo twist de nível 2 que perdeu 0.57 do valor base de 8.00. A recepção do twist foi um pouco “pesada”. O timing das rotações também não foi tão bom como noutras ocasiões. No entanto, este é um elemento que eles estão a experimentar em competição ainda há pouco tempo. Na combinação de triplo toe loop-duplo toe loop-duplo toe loop, Evgenia apenas fez um duplo toe loop em vez de triplo como salto inicial. Como segundo salto da combinação ele fez o duplo mas ela apenas realizou um salto simples. Depois ela marcou um salto simples como terceiro parte da combinação mas Vladimir foi perspicaz e percebeu isso. Então Vladimir também marcou o terceiro salto como simples para não prejudicar ainda mais o grau de execução. A combinação foi cotada como duplo toe loop-toe loop simples-toe loop simples e apenas recebeu 1.64pts devido ao valor base mais baixo e ao grau de execução negativo. Os outros elementos conseguiram reunir grau de execução positivo. O salto lado-a-lado isolado foi o triplo salchow que amealhou 4.90pts. Os saltos lançados foram o triplo salchow (5.50pts) e o triplo loop (6.30pts). O peão em paralelo (4.07pts) foi de nível 4 e o peão de par (3.57pts) foi de nível 3. As duas primeiras figuras de elevação pertencem ao grupo 5 de dificuldade e ambas foram classificadas com o nível 4. A terceira figura de elevação foi do grupo 3 e também atingiu o nível 4. O seu total nas figuras de elevação foi de 22,40pts. A espiral da morte de nível 3 rendeu-lhes 4.60pts e a sequência coreográfica permitiu-lhes arrecadar mais 2.80pts. No que diz respeito aos componentes, o painel esteve praticamente de acordo com a excepção de um juiz que só lhe marcou notas entre 7.25 e 7.75 em todos os segmentos. As suas médias finais foram de 8.61 na perícia, 8.32 nas transições, 8.43 na performance, 8.43 na composição e 8.39 na interpretação da música.
Vanessa James e Morgan Cipres seguraram a medalha de bronze depois de terem sido quartos classificados no programa curto e segundos no programa livre.
No programa curto Vanessa e James obtiveram uma pontuação de 66.05pts. O único elemento punido com grau de execução negativo foi o triplo flip lançado que perdeu 1pt do valor base de 5.50pts. No triplo twist básico (5.20pts) os juízes estiveram em desacordo quanto à qualidade de execução. Dois juízes marcaram +2 mas três juízes marcaram -1. Outros dois juízes marcaram +1 e outros dois atribuíram 0. No triplo salchow lado-a-lado eles receberam 4.70pts. A figura de elevação (8.60pts) do grupo 5 de dificuldade e a sequência de passos (4.70pts) atingiram o nível 4. A espiral da morte (4.10pts) e o peão (3.36pts) foram de nível 3. Nos segmentos dos componentes que fazem parte da nota de apresentação, as médias obtidas por este par fixaram-se em 7.75 na perícia, 7.57 nas transições, 7.71 na performance, 7.79 na composição e 7.79 na interpretação da música.
No programa livre, o par francês arrecadou uma nota de 132.53pts. Durante o programa houve dois elementos penalizados em sede de grau de execução. Foi o que ocorreu no quádruplo salchow lançado (6.20pts) e no triplo flip lançado (5.40pts). O triplo twist foi de nível 1 e recebeu 6.60pts. A espiral da morte (3.70pts) e ambos os peões foram classificados com o nível 3. Nos peões eles totalizaram 7.78pts e nas figuras de elevação amealharam 21.83pts. As figuras de elevação cumpriram os critérios exigidos para o nível 4. A sequência coreográfica permitiu-lhes juntar mais 3.20pts. Como saltos lado-a-lado, este par apresentou uma combinação de triplo toe loop-duplo toe loop-duplo toe loop (7.90pts) e um triplo salchow (5.30pts). No que diz respeito aos segmentos dos componentes, as médias apuradas foram de 8.07 na perícia, 7.79 nas transições, 8.18 na performance, 8.21 na composição e 8.14 na interpretação da música.
Os russos Natalia Zabiiako & Alexander Enbert ficaram em quarto lugar na classificação final muito por culpa do programa em que a sua nota técnica de partida foi significativamente inferior à do par francês. Além disso, eles cometeram erros nos saltos lado-a-lado durante a execução do programa livre. A escolha de ter um duplo axel como salto lançado no livre também os fez ficar imediatamente em desvantagem face aos franceses devido ao valor base. 


Vídeos

Savchenko & Massot
Programa curto

Programa livre


Tarasova & Morozov
Programa curto

Programa livre


James & Cipres
Programa curto

Programa livre


Zabiiako & Enbert
Programa curto

Programa livre


Castelli & Tran
Programa curto

Programa livre


Ziegler & Kiefer
Programa curto

Programa livre



Resultado final


Sem comentários:

Enviar um comentário