GP Taça Rostelecom 2016
Em Moscovo (Rússia)
Nos dias 04 e 05 de Novembro
Análise
A categoria de dança prometeu uma boa
disputa pelo primeiro lugar do pódio e cumpriu. Três nomes grandes da categoria
de dança estiveram presentes: Chock & Bates, Weaver & Poje e Bobrova
& Soloviev.
Ekaterina Bobrova & Dmitri
Soloviev venceram a Taça Rostelecom 2016 com uma pontuação final de 186.68pts.
Das competições em que já participaram esta temporada, esta foi a sua melhor
prestação até ao momento. O facto de estarem a patinar perante o seu público
poderá tê-los galvanizado. Na dança curta, Ekaterina e Dmitri receberam
74.92pts. Os twizzles (7.97pts), a figura de elevação (5.70pts) e os passos
obrigatórios (6.11pts) foram classificados com o nível 4. A sequência parcial
de passos (9.30pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam
(8.83pts) foram de nível 3. A sua nota técnica de partida foi de 30.30pts que
foi melhorada para 37.91pts devido à acumulação de graus de execução positivos
em todos os elementos. Nos segmentos dos componentes eles conseguiram médias de
9.25 na perícia, 9.04 nas transições, 9.36 na performance, 9.29 na composição e
9.32 na interpretação da música.
Na dança livre, Ekaterina e Dmitri
ficaram com uma nota de 111.76pts. Os twizzles (8.23pts), o peão (6.80pts) e
todas as figuras de elevação atingiram o nível 4. O total de pontos obtido nas
figuras de elevação foi de 17.78pts. As duas sequências de passos foram de
nível 3 com um total de 18.60pts. Como elementos coreográficos, este par
apresentou um peão (1.90pts) e uma elevação (2.30pts). As médias conseguidas nos
segmentos dos componentes que compõem a segunda nota fixaram-se em 9.36 na
perícia, 9.07 nas transições, 9.50 na performance, 9.43 na composição e 9.43 na
interpretação da música/timing. Na dança livre, a juiz do Canadá fez das suas.
A juíza do Canadá Leslie Keen não hesitou em atribuir-lhes apenas 8.25 nas
transições, 8.75 na composição e 8.75 na interpretação da música/timing, em
claro contraste com o restante painel de juízes… Leslie Keen fez-lhes o mesmo
na dança curta. Já não é a primeira vez que um juiz do Canadá entra em conflito
com o restante painel nesta temporada, para tentar marcar os patinadores do seu
país com notas superiores. Basta ver o que se passou no GP Skate Canada.
Madison Chock & Evan Bates tinham
tudo para vencer este grande prémio mas tiveram de contentar-se com a medalha
de prata. Chock & Bates venceram a parte da dança curta com uma nota de
75.04pts. A sua nota técnica de partida foi exactamente igual à de Bobrova
& Soloviev com 30.30pts. Madison e Evan conseguiram melhorar a nota técnica
de partida em cerca de oito pontos devido a todos os elementos terem obtido
grau de execução positivo. A figura de elevação (5.70pts), os passos
obrigatórios (6.11pts) e os twizzles (7.63pts) foram classificados com o nível
4. A sequência de passos parcial (9.30pts) e a sequência de passos em que os
patinadores não se tocam (9.61pts) foram de nível 3. Nos segmentos dos
componentes as suas médias situaram-se em 9.04 na perícia, 8.93 nas transições,
9.32 na performance, 9.21 na composição e 9.36 na interpretação da
música/timing. Leslie Keen voltou a fazer das suas marcando Madison e Evan com
8.50 na perícia e 8.50 nas transições em contraste com o restante painel.
Madison e Evan estavam bem lançados
para lutar pelo primeiro lugar na dança livre. No entanto, eles foram segundos
nesta fase da competição com uma nota de 107.09pts. O elemento determinante
para o apuramento do resultado final foram os twizzles. É que Evan cometeu um
erro nos twizzles. Como consequência os twizzles efectuados apenas chegaram
para cumprir os critérios do nível 2, o que fez baixar o valor base, e tiveram
de ser punidos com grau de execução negativo. Os twizzles pontuaram 4.03pts. O
programa livre deles tem muita qualidade mas em competição estas coisas
acontecem. As duas sequências de passos foram de nível 3 e totalizaram
18.60pts. Nas figuras de elevação, eles conseguiram um total de 17.45pts. As
figuras de elevação atingiram todas o nível 4. O peão (7.31pts) também foi de
nível 4. Os elementos coreográficos realizados foram um peão (2.10pts) e uma
elevação (2.30pts). Nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota,
as médias obtidas foram de 9.18 na perícia, 9.07 nas transições, 9.29 na
performance, 9.29 na composição e 9.25 na interpretação da música/timing. É preciso
dizer o que fez Leslie Keen? A juíz do Canadá atribuiu-lhes 8.25 na perícia,
8.00 nas transições, 8.75 na performance, composição e interpretação/timing. Em
contraste o juiz espanhol marcou a nota 10.00 no segmento de composição.
Kaitlyn Weaver & Andrew Poje
estrearam-se no circuito do grande prémio da temporada 2016/2017 com a medalha
de bronze na Taça Rostelecom 2016. Apesar de serem um par que é sempre
agradável de acompanhar, na minha opinião não estiveram no seu melhor durante
esta competição. A sua pontuação na dança curta foi de 69.81pts que lhes
permitiu ficar na terceira posição. Os passos obrigatórios (5.17pts), a
sequência de passos parcial (8.99pts) e a sequência de passos em que os
patinadores não se tocam (9.14pts) foram classificados com o nível 3. Os
twizzles foram meramente de nível 2 e ficaram com 5.11pts. A figura de elevação
foi o único elemento a atingir o nível 4 e ficou com 5.70pts. Nos segmentos dos
componentes as suas médias foram de 8.89 na perícia, 8.64 nas transições, 9.00
na performance, 8.96 na composição e 9.14 na interpretação da música/timing.
Como já devem estar a adivinhar, Leslie Keen atribuiu-lhes notas de 9.00 ou
mais em todos os segmentos. Os juízes da Lituânia e de Israel foram os mais cépticos
no painel. Eu gosto muito de ver Kaitlyn e Andrew pois são dos pares que mais
facilmente conseguem cativar o público e são carismáticos. No entanto, esta
dança curta precisa de mais rodagem.
Na dança livre, Kaitlyn e Andrew
foram segundos classificados com uma nota de 108.76pts. Eu penso que a dança
livre lhe correu melhor do que a curta mas mesmo assim fiquei com a sensação
que faltou qualquer coisa principalmente no que respeita à execução dos
twizzles. O elemento mais espetacular deste programa foi a primeira figura de
elevação. Para além de ser uma figura lindíssima foi lindamente executada.
Todas as figuras de elevação cumpriram os critérios exigidos para serem
classificadas com o nível 4 e totalizaram 17.87pts. Os twizzles (7.29pts) e o
peão (6.80pts) também foram de nível 4. As duas sequências de passos foram
ambas de nível 3 e obtiveram 18.44pts. Os elementos coreográficos escolhidos
foram o peão (1.70pts) e uma elevação (2.40pts). As suas médias nos segmentos
dos componentes que compõem a segunda nota foram as seguintes: 8.96 na perícia,
8.86 nas transições, 9.29 na performance, 9.11 na composição e 9.00 na
interpretação da música/timing.
Os italianos Charlene Guignard &
Marco Fabbri continuam a evoluir de forma estável. Neste grande prémio,
Charlene e Marco estiveram bem quer na dança curta como na dança livre, tendo
ficado em quarto lugar em ambas as fases da competição.
Charlene e Marco conquistaram
67.72pts na dança curta. Em termos de elementos técnicos, a sequência parcial
de passos (7.01pts) foi classificada com o nível 2 enquanto a sequência de
passos em que os patinadores não se tocam (8.83pts) foi de nível 3. Os twizzles
(7.89pts), os passos obrigatórios (5.86pts) e a figura de elevação (5.27pts)
atingiram o nível 4. Nos segmentos, as suas médias foram de 8.29 na perícia,
7.89 nas transições, 8.29 na performance, 8.29 na composição e 8.32 na
interpretação da música/timing.
Na dança livre, Charlene e Marco
conseguiram uma nota de 102.73pts. Os twizzles (8.31pts) e o peão (6.71pts)
classificados com o nível 4. Em termos de figuras de elevação, a elevação em
curva foi de nível 3 e as outras foram de nível 4. O total de pontos obtido
pelos italianos nas figuras de elevação foi de 16.34pts. As duas sequências de
passos foram de nível 3 e conseguiram 17.66pts. Os elementos coreográficos
apresentados foram um twizzle (1.80pts) e uma elevação (1.90pts). As suas
médias nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota fixaram-se em
8.32 na perícia, 8.11 nas transições, 8.50 na performance, 8.46 na composição e
8.29 na interpretação da música/timing.
Tiffany Zahorski & Jonathan
Guerreiro finalmente tiveram a oportunidade de se estrear no circuito do grande
prémio sénior. Depois de tanto tempo fora da competição devido às dificuldades
que a federação francesa levantou à cedência de Tiffany à federação russa, eles
mereceram esta hipótese pois não deixaram de trabalhar afincadamente. Eles
foram quintos classificados tanto na dança curta como na livre.
Na dança curta Tiffany e Jonathan
receberam 64.28pts. A sequência parcial de passos (6.86pts) e a sequência de
passos em que os patinadores não se tocam (6.86pts) apenas cumpriram com os critérios
para o nível 2. Os twizzles (7.80pts), os
passos obrigatórios (5.69pts) e a figura de elevação (5.70pts) atingiram o
nível 4. Nos segmentos dos componentes ficaram com médias de 7.89 na perícia,
7.57 nas transições, 8.00 na performance, 7.89 na composição e 7.86 na
interpretação da música/timing.
Na dança livre, Tiffany e Jonathan
conseguiram 92.67pts. O peão de nível 3 foi o único elemento punido com grau de
execução negativo, tendo perdido 0.14 do valor de 4.60pts. As duas sequências
de passos ficaram-se pelo nível 2 e totalizaram 12.93pts. Os twizzles (7.71pts)
e as figuras de elevação (total de 16.50pts) atingiram o nível 4. O peão
coreográfico recebeu 1.70pts e a elevação coreográfica obteve 1.50pts. As suas
médias nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 8.00 na perícia, 7.71
nas transições, 8.00 na performance, 8.18 na composição e 8.00 na interpretação
da música/timing.
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