sexta-feira, 11 de novembro de 2016

GP Taça Rostelecom 2016 - Dança

GP Taça Rostelecom 2016


Em Moscovo (Rússia)

Nos dias 04 e 05 de Novembro




Análise




A categoria de dança prometeu uma boa disputa pelo primeiro lugar do pódio e cumpriu. Três nomes grandes da categoria de dança estiveram presentes: Chock & Bates, Weaver & Poje e Bobrova & Soloviev.


Ekaterina Bobrova & Dmitri Soloviev venceram a Taça Rostelecom 2016 com uma pontuação final de 186.68pts. Das competições em que já participaram esta temporada, esta foi a sua melhor prestação até ao momento. O facto de estarem a patinar perante o seu público poderá tê-los galvanizado. Na dança curta, Ekaterina e Dmitri receberam 74.92pts. Os twizzles (7.97pts), a figura de elevação (5.70pts) e os passos obrigatórios (6.11pts) foram classificados com o nível 4. A sequência parcial de passos (9.30pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (8.83pts) foram de nível 3. A sua nota técnica de partida foi de 30.30pts que foi melhorada para 37.91pts devido à acumulação de graus de execução positivos em todos os elementos. Nos segmentos dos componentes eles conseguiram médias de 9.25 na perícia, 9.04 nas transições, 9.36 na performance, 9.29 na composição e 9.32 na interpretação da música.


Na dança livre, Ekaterina e Dmitri ficaram com uma nota de 111.76pts. Os twizzles (8.23pts), o peão (6.80pts) e todas as figuras de elevação atingiram o nível 4. O total de pontos obtido nas figuras de elevação foi de 17.78pts. As duas sequências de passos foram de nível 3 com um total de 18.60pts. Como elementos coreográficos, este par apresentou um peão (1.90pts) e uma elevação (2.30pts). As médias conseguidas nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota fixaram-se em 9.36 na perícia, 9.07 nas transições, 9.50 na performance, 9.43 na composição e 9.43 na interpretação da música/timing. Na dança livre, a juiz do Canadá fez das suas. A juíza do Canadá Leslie Keen não hesitou em atribuir-lhes apenas 8.25 nas transições, 8.75 na composição e 8.75 na interpretação da música/timing, em claro contraste com o restante painel de juízes… Leslie Keen fez-lhes o mesmo na dança curta. Já não é a primeira vez que um juiz do Canadá entra em conflito com o restante painel nesta temporada, para tentar marcar os patinadores do seu país com notas superiores. Basta ver o que se passou no GP Skate Canada.


Madison Chock & Evan Bates tinham tudo para vencer este grande prémio mas tiveram de contentar-se com a medalha de prata. Chock & Bates venceram a parte da dança curta com uma nota de 75.04pts. A sua nota técnica de partida foi exactamente igual à de Bobrova & Soloviev com 30.30pts. Madison e Evan conseguiram melhorar a nota técnica de partida em cerca de oito pontos devido a todos os elementos terem obtido grau de execução positivo. A figura de elevação (5.70pts), os passos obrigatórios (6.11pts) e os twizzles (7.63pts) foram classificados com o nível 4. A sequência de passos parcial (9.30pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (9.61pts) foram de nível 3. Nos segmentos dos componentes as suas médias situaram-se em 9.04 na perícia, 8.93 nas transições, 9.32 na performance, 9.21 na composição e 9.36 na interpretação da música/timing. Leslie Keen voltou a fazer das suas marcando Madison e Evan com 8.50 na perícia e 8.50 nas transições em contraste com o restante painel.


Madison e Evan estavam bem lançados para lutar pelo primeiro lugar na dança livre. No entanto, eles foram segundos nesta fase da competição com uma nota de 107.09pts. O elemento determinante para o apuramento do resultado final foram os twizzles. É que Evan cometeu um erro nos twizzles. Como consequência os twizzles efectuados apenas chegaram para cumprir os critérios do nível 2, o que fez baixar o valor base, e tiveram de ser punidos com grau de execução negativo. Os twizzles pontuaram 4.03pts. O programa livre deles tem muita qualidade mas em competição estas coisas acontecem. As duas sequências de passos foram de nível 3 e totalizaram 18.60pts. Nas figuras de elevação, eles conseguiram um total de 17.45pts. As figuras de elevação atingiram todas o nível 4. O peão (7.31pts) também foi de nível 4. Os elementos coreográficos realizados foram um peão (2.10pts) e uma elevação (2.30pts). Nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota, as médias obtidas foram de 9.18 na perícia, 9.07 nas transições, 9.29 na performance, 9.29 na composição e 9.25 na interpretação da música/timing. É preciso dizer o que fez Leslie Keen? A juíz do Canadá atribuiu-lhes 8.25 na perícia, 8.00 nas transições, 8.75 na performance, composição e interpretação/timing. Em contraste o juiz espanhol marcou a nota 10.00 no segmento de composição.


Kaitlyn Weaver & Andrew Poje estrearam-se no circuito do grande prémio da temporada 2016/2017 com a medalha de bronze na Taça Rostelecom 2016. Apesar de serem um par que é sempre agradável de acompanhar, na minha opinião não estiveram no seu melhor durante esta competição. A sua pontuação na dança curta foi de 69.81pts que lhes permitiu ficar na terceira posição. Os passos obrigatórios (5.17pts), a sequência de passos parcial (8.99pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (9.14pts) foram classificados com o nível 3. Os twizzles foram meramente de nível 2 e ficaram com 5.11pts. A figura de elevação foi o único elemento a atingir o nível 4 e ficou com 5.70pts. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram de 8.89 na perícia, 8.64 nas transições, 9.00 na performance, 8.96 na composição e 9.14 na interpretação da música/timing. Como já devem estar a adivinhar, Leslie Keen atribuiu-lhes notas de 9.00 ou mais em todos os segmentos. Os juízes da Lituânia e de Israel foram os mais cépticos no painel. Eu gosto muito de ver Kaitlyn e Andrew pois são dos pares que mais facilmente conseguem cativar o público e são carismáticos. No entanto, esta dança curta precisa de mais rodagem.


Na dança livre, Kaitlyn e Andrew foram segundos classificados com uma nota de 108.76pts. Eu penso que a dança livre lhe correu melhor do que a curta mas mesmo assim fiquei com a sensação que faltou qualquer coisa principalmente no que respeita à execução dos twizzles. O elemento mais espetacular deste programa foi a primeira figura de elevação. Para além de ser uma figura lindíssima foi lindamente executada. Todas as figuras de elevação cumpriram os critérios exigidos para serem classificadas com o nível 4 e totalizaram 17.87pts. Os twizzles (7.29pts) e o peão (6.80pts) também foram de nível 4. As duas sequências de passos foram ambas de nível 3 e obtiveram 18.44pts. Os elementos coreográficos escolhidos foram o peão (1.70pts) e uma elevação (2.40pts). As suas médias nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota foram as seguintes: 8.96 na perícia, 8.86 nas transições, 9.29 na performance, 9.11 na composição e 9.00 na interpretação da música/timing.  



Os italianos Charlene Guignard & Marco Fabbri continuam a evoluir de forma estável. Neste grande prémio, Charlene e Marco estiveram bem quer na dança curta como na dança livre, tendo ficado em quarto lugar em ambas as fases da competição.

Charlene e Marco conquistaram 67.72pts na dança curta. Em termos de elementos técnicos, a sequência parcial de passos (7.01pts) foi classificada com o nível 2 enquanto a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (8.83pts) foi de nível 3. Os twizzles (7.89pts), os passos obrigatórios (5.86pts) e a figura de elevação (5.27pts) atingiram o nível 4. Nos segmentos, as suas médias foram de 8.29 na perícia, 7.89 nas transições, 8.29 na performance, 8.29 na composição e 8.32 na interpretação da música/timing.

Na dança livre, Charlene e Marco conseguiram uma nota de 102.73pts. Os twizzles (8.31pts) e o peão (6.71pts) classificados com o nível 4. Em termos de figuras de elevação, a elevação em curva foi de nível 3 e as outras foram de nível 4. O total de pontos obtido pelos italianos nas figuras de elevação foi de 16.34pts. As duas sequências de passos foram de nível 3 e conseguiram 17.66pts. Os elementos coreográficos apresentados foram um twizzle (1.80pts) e uma elevação (1.90pts). As suas médias nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota fixaram-se em 8.32 na perícia, 8.11 nas transições, 8.50 na performance, 8.46 na composição e 8.29 na interpretação da música/timing.


Tiffany Zahorski & Jonathan Guerreiro finalmente tiveram a oportunidade de se estrear no circuito do grande prémio sénior. Depois de tanto tempo fora da competição devido às dificuldades que a federação francesa levantou à cedência de Tiffany à federação russa, eles mereceram esta hipótese pois não deixaram de trabalhar afincadamente. Eles foram quintos classificados tanto na dança curta como na livre.


Na dança curta Tiffany e Jonathan receberam 64.28pts. A sequência parcial de passos (6.86pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (6.86pts) apenas cumpriram com os critérios para o nível 2. Os  twizzles (7.80pts), os passos obrigatórios (5.69pts) e a figura de elevação (5.70pts) atingiram o nível 4. Nos segmentos dos componentes ficaram com médias de 7.89 na perícia, 7.57 nas transições, 8.00 na performance, 7.89 na composição e 7.86 na interpretação da música/timing.


Na dança livre, Tiffany e Jonathan conseguiram 92.67pts. O peão de nível 3 foi o único elemento punido com grau de execução negativo, tendo perdido 0.14 do valor de 4.60pts. As duas sequências de passos ficaram-se pelo nível 2 e totalizaram 12.93pts. Os twizzles (7.71pts) e as figuras de elevação (total de 16.50pts) atingiram o nível 4. O peão coreográfico recebeu 1.70pts e a elevação coreográfica obteve 1.50pts. As suas médias nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 8.00 na perícia, 7.71 nas transições, 8.00 na performance, 8.18 na composição e 8.00 na interpretação da música/timing.





Vídeos

Bobrova & Soloviev
Dança curta

Dança livre


Chock & Bates
Dança curta

Dança livre


Weaver & Poje
Dança curta

Dança livre


Guignard & Fabbri
Dança curta

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Zahorski & Guerreiro
Dança curta

Dança livre


Pogrebinsky & Benoit
Dança curta

Dança livre


Fournier-Beaudry & Sorensen
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Agafonova & Ucar
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Evdokimova & Bazin
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