Skate Canada 2016
Em Mississauga (Canadá)
Análise
A categoria de dança foi emocionante
do início ao fim. Houve quem não gostasse do ajuizamento da competição mas é
inegável que vimos várias performances com muita qualidade.
Tessa Virtue & Scott Moir
continuam a trilhar o seu regresso à patinagem de competição e mais parece que
eles nem sequer estiveram ausentes. Esta foi a sua segunda prova da temporada e
já contam com duas medalhas de ouro e com o estatuto de líderes recuperado.
A dança curta foi excelente. Patinada
ao som de músicas de Prince, esta dança curta tem todos os ingredientes que
fizeram com que os fãs se apaixonassem por Virtue & Moir. Excelente
coreografia e interpretação bem como os elementos técnicos bem encadeados no
esquema. A sua nota na dança curta foi estrondosa: 77.23pts que lhes permitiu
vencer esta fase da competição. Todos os elementos técnicos beneficiaram de
grau de execução positivo, com diversos +2 e +3. A sequência de passos em que
os patinadores não se tocam (10.40pts), a sequência parcial de passos (9.30pts)
e os passos obrigatórios (5.60pts) foram classificados com o nível 3. Os
twizzles (7.97pts) e a figura de elevação (6.30pts) preencheram os critérios
exigidos para o nível 4. As suas notas nos segmentos dos componentes foram
magníficas, o que lhes permitiu obter médias de 9.32 na perícia, 9.18 nas
transições, 9.50 na performance, 9.50 na composição e 9.57 na interpretação da
música/timing. No que diz respeito à escala de cada juiz, a juiz canadiana
atribui-lhes a nota de 10.00 nos segmentos da performance e da composição. Na
minha modesta opinião, o programa resultou muito melhor aqui no Skate Canada no
que no Autumn Classic.
A dança livre recebeu uma pontuação
de 111.83pts e isso fez com que eles ficassem em segundo lugar nesta fase da
competição. Todos os elementos técnicos conseguiram obter grau de execução
positivo embora tivesse havido um elemento onde isso foi discutível mas já lá
vamos. Em primeiro lugar as críticas… Lamento mas vou ter que ser um pouco
mazinha. A sua dança livre é bonita mas parece que já vimos isto 500 vezes e
não se destaca em nada comparando com o que já apresentaram na sua carreira.
Este par já foi capaz de apresentar uma Carmen audaciosa e danças arrebatadoras
como a da temporada 2010/2011. Esta dança livre parece uma zona de conforto
semelhante à da temporada 2013/2014. Simplesmente jogar pelo seguro. Tessa e
Scott são fantásticos e têm capacidade interpretativa para abordar qualquer
tema. Ambos estão numa fase em que não precisam de provar nada a ninguém pois
têm um palmarés invejável. Porquê esta abordagem tão conservadora? Outro
problema com este programa é que eles passam muito tempo com os quatro apoios,
ou seja, ambos os patinadores com os dois pés no gelo. O deslizar pode ser belo
à mesma mas torna as coisas mais fáceis entre elementos. Além disso é menos
cansativo. Notei também que a entrada nas duas sequências de passos foi muito
aberta. Claro que isto pode ser uma coisa a ser alterada no decurso da época.
Estas circunstâncias teriam de ser reflectidas nas notas da perícia e das
transições mas este painel de juízes assobiou para o lado. Eles não tiveram uma
única nota abaixo de nove em todos os segmentos dos componentes.
Analisando em detalhe as notas
referentes aos elementos técnicos, começo pelas duas sequências de passos. A
sequência de passos em círculo recebeu 9.61pts e a sequência de passos na
diagonal obteve 9.46pts. Ambas foram classificadas com o nível 3. O peão foi de
nível 4 e permitiu-lhes amealhar 7.14pts. No que toca a figuras de elevação,
eles conseguiram um total de 17.89pts, sendo que a primeira e a segunda
cumpriram os critérios para o nível 4 e a terceira foi de nível 3. Os elementos
coreográficos foram o twizzle (2.30pts) e uma figura de elevação (2.70pts),
correspondentes respectivamente ao sétimo e nono elementos do esquema. E os
twizzles? Bem, os twizzles foram classificados com o nível 3, tendo um valor
base 5.60pts. Os twizzles acumularam 0.51 ao valor base graças aos graus de
execução positivo. Só que Tessa cometeu um erro bem visível na primeira
sequência dos twizzles. A sua qualidade e experiência fizeram com que ela
conseguisse recuperar para as sequências seguintes mas o erro já estava feito e
não passou despercebido. No entanto, apenas a juiz coreana Chihee Rhee marcou
os twizzles com -1 na escala do grau de execução. Tivesse este elemento sido
punido com grau de execução negativo, os vencedores da competição seriam os
estado-unidenses Chock & Bates. É que a diferença entre a medalha de ouro e
medalha de prata foi meramente de 0.82pts…
Nos segmentos dos componentes, Tessa
e Scott obtiveram médias de 9.39 na perícia, 9.29 nas transições, 9.46 na
performance, 9.50 na composição e 9.54 na interpretação da música/timing. A
juiz russa Lolita Labunskaya atribuiu-lhes a nota 10.00 nos segmentos de
composição e interpretação.
Madison Chock e Evan Bates venceram a
medalha de prata mas por pouco não tinham levado o ouro para casa. Chock &
Bates foram segundos classificados na dança curta mas venceram a dança livre.
A pontuação da dança curta de Chock
& Bates foi de 76.21pts. Eles já mostraram esta dança curta em duas
competições anteriores mas aqui no Skate Canada resultou muito melhor. Na minha
opinião Evan melhorou bastante em relação às competições que já realizaram
nesta temporada pois das outras vezes parecia que só Madison se destacava. Este
é um sinal positivo de evolução. A sequência de passos em que os patinadores
não se tocam (11.43pts), os passos obrigatórios (6.03pts), os twizzles
(8.06pts) e a figura de elevação (5.79pts) foram todos classificados com o
nível 4. A sequência parcial de passos (9.30pts) foi de nível 3. A sua nota
técnica de partida foi de 31.80 e foi melhorada para 40.61pts devido à
acumulação de graus de execução positivos. Nos segmentos dos componentes as
suas médias foram de 8.86 na perícia, 8.71 nas transições, 8.93 na performance,
9.00 na composição e 9.00 na interpretação da música/timing. Em termos de
escala de cada juiz foi curioso ver que o juiz canadiano apenas marcou 7.75 no
segmento das transições e não lhe atribuiu nenhuma nota acima de 8.75. Houve
também dois juízes que sugeriram que fosse aplicada uma dedução por violação
das regras sobre coreografia mas a sugestão foi indeferida pelo painel do
controlo técnico.
Na dança livre eles obtiveram a
pontuação de 112.03pts. Arrisco a dizer que esta é a melhor dança livre da sua
carreira. O tema escolhido é um arranjo da famosa música “Under Pressure” que
foi celebrizada por Freddie Mercury e David Bowie. O responsável pela
coreografia foi o campeão olímpico de 1984 Christopher Dean. A coreografia é
bem difícil mas Madison e Evan estão já em excelente forma física e deram mais
do que conta do recado. Apenas a primeira sequência de passos foi de nível 3
(9.30pts). A segunda sequência de passos (10.80pts), os twizzles (7.89pts), o
peão (7.31pts) e as figuras de elevação (total de 17.44pts) atingiram o nível
4. Os elementos coreográficos foram o peão (2.30pts) e uma figura de elevação
(2.40pts). A nota técnica de partida foi de 42.80pts que acabou com um total de
57.44pts devido aos graus de execução positivos acumulados. Quanto à segunda
nota, as médias obtidas nos componentes foram de 8.96 na perícia, 8.96 nas
transições, 9.14 na performance, 9.25 na composição e 9.18 na interpretação da
música/interpretação. O juiz canadiano voltou a destoar do resto do painel e
não hesitou em atribuir-lhe apenas 7.75 no segmento de perícia e a mais alta
que lhes deu foi de 8.50. Esse mesmo juiz esteve em discrepância com os
restantes também na atribuição dos graus de execução. Enquanto os outros juízes
marcaram +3 no grau de execução de vários elementos, o juiz canadiano marcou +2
em três elementos e meramente +1 nos restantes, incluindo nos twizzles.
Pipper Gilles & Paul Poirier
venceram a medalha de bronze com 2.22pts de vantagem sobre o par italiano
Cappellini & Lanotte que ficaram em quarto lugar.
O juiz canadiano que já mencionei em
cima continuou a fazer das suas e, pela sua escala individual, colocou o par
Gilles & Poirier acima de Chock & Bates, tanto nos componentes como na
execução… A nota obtida na dança curta por este simpático par foi de 72.12pts.
A sequência parcial de passos (9.14pts) e a sequência de passos em que os
patinadores não se tocam (8.83pts) foram classificadas com o nível 3 enquanto
os twizzles (7.71pts), a figura de elevação (5.70pts) e os passos obrigatórios
(6.20pts) preencheram os critérios do nível 4. As suas médias nos segmentos dos
componentes fixaram-se em 8.46 na perícia, 8.43 nas transições, 8.71 na
performance, 8.82 na composição e 8.75 na interpretação da música/timing.
A nota de Gilles & Poirier na
dança livre foi de 110.45pts. O juiz canadiano continuou a sua saga
marcando-lhe os graus de execução com +2 e +3 distribuídos por todos os
elementos e, apesar dos 8.75 na perícia, deu-lhe notas de 9.00 ou mais nos
restantes segmentos. Pela escala individual do juiz canadiano Gilles &
Poirier ficariam à frente de Chock & Bates… Enfim. A sua coreografia para
um tema de tango foi muito bem apresentada por ambos os patinadores. A composição,
interpretação e performance são os pontos fortes deste par juntamente com as
figuras de elevação. As duas sequências de passos receberam um total de
19.07pts e foram as ambas classificadas com o nível 3. O peão (6.97pts), os
twizzles (8.14pts) e as figuras de elevação (17.87pts) atingiram o nível 4.
Como elementos coreográficos, Gilles & Poirier optaram por um peão
(2.10pts) e por uma figura de elevação (2.00pts). O peão coreográfico foi o
quarto elemento e a figura de elevação coreográfica foi o último elemento. Nos
segmentos dos componentes as suas médias foram de 8.86 na perícia, 8.89 nas
transições, 9.14 na performance, 9.11 na composição e 9.25 na interpretação da
música/timing.
Anna Cappellini & Luca Lanotte
terminaram a competição fora do pódio e este resultado pode ter comprometido as
suas aspirações à qualificação para a grande final do circuito do grande prémio
que se vai realizar em Dezembro.
Na dança curta, Cappellini &
Lanotte receberam uma nota de 71.08pts. Os twizzles (7.80pts), os passos
obrigatórios (6.03pts) e a figura de elevação (5.79pts) cumpriram com os
critérios exigidos para o nível 4. A sequência de passos em que os patinadores
não se tocam foi de nível 3 e obteve 10.09pts. O seu maior problema ocorreu na
sequência parcial de passos foi apenas foi classificada com o nível 1 e isso
baixou-lhes o valor base do elemento. O grau de execução foi bom mas apenas
lhes permitiu ficar com 5.30pts. Por causa do valor base na sequência parcial de passos eles ficaram logo
com cerca de 3 ou 4 pontos de desvantagem face aos seus rivais mais directos.
Nos segmentos dos componentes, as suas médias fixaram-se em 8.96 na perícia,
8.86 nas transições, 9.07 na performance, 9.07 na composição e 9.11 na
interpretação da música/timing.
Na dança livre, o par italiano ficou
com 109.27pts. O elemento que mais os prejudicou foi a sequência de passos na
diagonal (7.96pts) pois foi classificada com o nível 2 e, por causa disso,
ficou com um valor base mais baixo do que aquilo que eles estavam à espera. No
entanto, o grau de execução do elemento foi positivo. O problema foi mesmo em
relação ao valor base. Os twizzles (8.31pts), o peão (6.63pts) e as figuras de
elevação (17.44pts) preencheram os critérios necessários para o nível 4. A
sequência de passos na circular (9.46pts) foi de nível 3. Os elementos
coreográficos foram deixados para o final do esquema e foram um peão (2.10pts)
e uma figura de elevação (2.80pts). As suas médias nos segmentos dos
componentes foram de 9.00 na perícia, 8.82 nas transições, 9.18 na performance,
9.18 na composição e 9.29 na interpretação da música/timing.
Alexandra Stepanova & Andrei
Bukin ficaram na quinta posição. Apesar de terem mostrado evolução e alguns
elementos originais, a verdade é que tecnicamente eles têm de melhorar os
níveis nas sequências de passos sob pena de perderam muitos pontos face aos
seus adversários, tal como ocorreu aqui. A figura de elevação coreográfica na
dança livre também devia ser revista para competições futuras. No que diz
respeito à execução dos elementos, eles estiveram bem.
Vídeos
Virtue & Moir
Dança curta
Dança livre
Chock & Bates
Dança curta
Dança livre
Gilles & Poirier
Dança curta
Dança livre
Cappellini & Lanotte
Dança curta
Dança livre
Virtue & Moir
Dança curta
Dança livre
Os vídeos que encontrei tinham o áudio bloqueado por causa dos direitos sobre a música.
Chock & Bates
Dança curta
Dança livre
Gilles & Poirier
Dança curta
Dança livre
Cappellini & Lanotte
Dança curta
Dança livre
Stepanova & Bukin
Dança curta
Dança livre
Hawayek & Baker
Dança curta
Dança livre
Fournier-Beaudry & Sorensen
Dança curta
Dança livre
Paul & Islam
Dança curta
Dança livre
Wang & Liu
Dança curta
Dança livre
Torn & Partanen
Dança curta
Dança livre
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