GP Troféu de França 2016
Nos dias 11 e 12 de Novembro
Em Paris
Análise
A categoria de dança no Troféu de
França 2016 foi completamente dominada pelos actuais campeões do mundo
Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron. Mais uma vez eles espalharam
classe e deslumbraram com os seus programas. Nesta competição não houve ninguém
que lhes pudesse fazer frente. A luta pela medalha de prata e pela medalha de
bronze foi renhida entre três pares: Hubbell & Donohue, Gilles & Poirier
e Ilinykh & Zhiganshin.
Como era expectável, Gabriella e
Guillaume conquistaram a liderança tanto na dança curta como na livre. Na dança
curta eles conseguiram uma nota astronómica de 78.26pts. Com todos os juízes a
marcarem-lhe notas de 9.00 ou mais em todos os segmentos avaliados na nota de
apresentação. As médias apuradas foram de 9.43 na perícia, 9.29 nas transições,
9.50 na performance, 9.50 na composição e 9.57 na interpretação da
música/timing. Apesar da enorme nota recebida, este programa ainda tem margem
de manobra para melhorar. É que a sequência de passos em que os patinadores não
se tocam (10.24pts) e a sequência parcial de passos (9.46pts) foram
classificadas com o nível 3. Em competições futuras existem hipóteses de
melhorar esses elementos em um nível, ou seja, para o nível 4 que é o máximo.
Quanto maior for o nível maior será o valor base. Portanto ainda há
possibilidade de aumentar a nota técnica de partida. Os twizzles (8.14pts), os
passos obrigatórios (6.29pts) e a figura de elevação (6.30pts) atingiram o
nível 4. Os graus de execução foram muito bons em todos os elementos com os
juízes a marcarem +2 e +3.
Na dança livre, Gabriella e Guillaume
conseguiram 115.24pts. Artisticamente eles continuam a seguir a mesma linha que
apresentaram nas duas últimas temporadas. Tirando um 8.75 atribuído pelo juiz
israelita no segmento de transições, todas as outras notas foram de 9.00 ou
mais. A nota atribuída pelo juiz israelita nesse segmento não é descabida. O
segmento das transições é o menos brilhante nesta dança livre mas ainda há a
possibilidade de melhorar esse pormenor. No entanto, 8.75 é uma nota boa à
mesma. Eles são um par com tanta qualidade que mencionar isso até parece
mesquinho. As suas médias nos segmentos fixaram-se em 9.50 na perícia, 9.39 nas
transições, 9.75 na performance, 9.57 na composição e 9.68 na interpretação da
música/timing. Na escala individual de cada juiz, deu para ver que este par
recebeu uma nota de 10.00 no segmento de interpretação/timing e duas notas de
10.00 no segmento de performance. Em termos técnicos, as duas sequências de
passos conquistaram um total de 19.55pts, sendo que ambas foram de nível 3. As
figuras de elevação, os twizzles (8.31pts) e o peão (6.97pts) atingiram o nível
4. O conjunto de figuras de elevação recebeu um total de 18.04pts. Os dois
elementos coreográficos apresentados foram um twizzle (2.50pts) e uma elevação
(2.40pts). Os graus de execução foram altos com +2 e +3 em todos os elementos.
A qualidade na execução dos elementos apresentados é sem dúvida um dos pontos
mais fortes deste par.
Madison Hubbell & Zachary Donohue
terminaram a sua participação nesta prova com a medalha de prata. Na dança
curta eles foram terceiros classificados com uma pontuação de 66.77pts. A
coreografia, interpretação e escolhas musicais desta dança curta têm dividido
os fãs. Eu confesso que também tenho algumas dúvidas sobre a forma como a
composição foi feita e penso que isso deveria reflectir-se na nota dos
componentes. Alguns juízes pensaram da mesma forma, nomeadamente o juiz
israelita, o juiz bielorrusso, o juiz checo e a juíza canadiana que não lhes
atribuíram notas acima de 8.75 em nenhum segmento. O juiz checo pareceu-me o
mais acertado de todos ao atribuir-lhes 8.25 na perícia, 8.00 nas transições,
8.25 na performance, 8.00 na composição e 8.25 na interpretação da
música/timing. No entanto, por exemplo, três juízes marcaram-lhe 9.00 no
segmento de perícia. Não me parece que nesta prestação eles tenham cumprido os
critérios para poder receber 9.00 no segmento de perícia. As médias finais
apuradas foram de 8.64 na perícia, 8.43 nas transições, 8.57 na performance,
8.61 na composição e 8.75 na interpretação da música/timing. Os passos
obrigatórios (6.20pts) e a figura de elevação (5.70pts) foram classificados com
o nível 4. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi de
nível 3 e obteve 8.99pts. Os twizzles (4.94pts) e a sequência parcial de passos
(6.54pts) foram meramente de nível 2.
Na dança livre, Madison e Zachary
conseguiram o segundo lugar com uma pontuação de 107.81pts. Na minha opinião
eles estiveram muito melhor na dança livre do que na curta. Nos segmentos dos
componentes que fazem parte da nota de apresentação, as médias apuradas foram
de 8.86 na perícia, 8.57 nas transições, 8.93 na performance, 8.79 na
composição e 8.96 na interpretação da música/timing. Para a nota técnica, eles
conseguiram uma maioria de +2 nos graus de execução. As duas sequências de
passos conseguiram obter uma pontuação total de 18.44pts e foram classificadas
com o nível 3. O peão (6.89pts), os twizzles (7.89pts) e as figuras de elevação
atingiram o nível 4. Nas figuras de elevação eles conseguiram amealhar
17.36pts. A distribuição dos elementos no programa foi interessante pois as
figuras de elevação foram todas efectuadas na primeira metade do esquema.
Talvez seja uma opção devido à gestão do esforço físico. Os elementos
coreográficos foram deixados para o fim da dança. Eles realizaram um twizzle
(2.00pts) e uma elevação (2.30pts).
Piper Gilles e Paul Poirier formam um
par carismático e que consegue cativar o público, tendo por isso uma enorme
legião de fãs. Já fiz referência aqui no blogue que Paul é tecnicamente mais
dotado do que Piper. Não obstante ela tem feito um esforço notável para
evoluir. Depois do seu resultado no grande prémio Skate Canada, Piper e Paul
tinham muitas esperanças de conseguir a segunda posição final neste evento para
poder ter boas expectativas para se qualificarem para a grande final que se vai
realizar em Dezembro.
Na dança curta, Piper e Paul ousaram
uma apresentação um pouco diferente de todos os outros pares e mostraram mais
uma vez que são intérpretes versáteis. Em termos de nota de apresentação, as
suas médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 8.57 na perícia, 8.36
nas transições, 8.46 na performance, 8.71 na composição e 8.64 na interpretação
da música/timing. No que diz respeito à parte técnica, Piper cometeu um erro
durante a execução dos twizzles e o elemento teve de ser punido com grau de
execução negativo. Os twizzles receberam apenas 3.96pts. Outro aspecto que os
prejudicou foi que eles tiveram dificuldades na obtenção de níveis mais
elevados em alguns elementos e isso fez com que o seu valor base fosse mais
baixo. Os twizzles, os passos obrigatórios (4.74pts) e a sequência de passos em
que os patinadores não se tocam (7.80pts) foram meramente de nível 2. A
sequência parcial de passos foi de nível 3 e rendeu-lhes 8.51pts. A figura de
elevação foi o único elemento que atingiu o nível 4 e obteve 5.53pts.
Eles recuperaram na dança livre sendo
que todos os elementos beneficiaram de graus de execução positivo. A sua nota
na dança livre foi de 106.04pts e permitiu-lhes ficar na terceira posição nessa
fase da competição. As médias apuradas nos segmentos dos componentes foram as
seguintes: 8.64 na perícia, 8.46 nas transições, 8.79 na performance, 8.96 na
composição e 8.93 na interpretação da música/timing. A sequência de passos na
diagonal foi de nível 2 e obteve 7.80pts enquanto a sequência de passos em
círculo foi de nível 3 e recebeu 9.46pts. O peão (7.06pts), os twizzles
(7.80pts) e as figuras de elevação (17.28pts) foram classificados com o nível
4. Os elementos coreográficos foram um peão (2.00pts) e uma elevação (2.10pts).
Uma coisa que apreciei neste esquema foi a forma como os elementos técnicos
foram distribuídos no programa. Eles colocaram duas figuras de elevação na
segunda metade do esquema. Os elementos coreográficos foram levados a sérios e
estavam mesmo verdadeiramente integrados no esquema. O peão coreográfico foi o
quarto elemento e a elevação coreográfica foi apresentada mesmo no fim. Ou
seja, eles distribuíram os dois elementos coreográficos pelo esquema em vez de
se limitarem a deixá-los para o final.
Elena Ilinykh & Ruslan Zhiganshin
estiveram a disputar uma medalha mas na dança livre deitaram tudo a perder. Na
dança curta eles conseguiram a segunda posição com uma nota de 68.72pts. Quanto
aos segmentos que compõem a segunda nota, as suas médias foram de 8.79 na
perícia, 8.61 nas transições, 9.07 na performance, 8.93 na composição e 8.89 na
interpretação da música/timing. A dança curta está bem construída mas em termos
técnicos eles foram prejudicados por níveis baixos em três elementos. Os passos
obrigatórios (5.00pts), os twizzles (5.80pts) e a sequência de passos em que os
patinadores não se tocam (7.96pts) foram meramente de nível 2. A sequência
parcial de passos (8.99pts) e a figura de elevação (5.54pts) foram de nível 3.
Se não fossem os graus de execução positivos acumulados, a sua nota técnica
podia não ter sido muito famosa…
Na dança livre este par foi quarto
classificado com uma nota de 98.68pts. Eles foram penalizados com duas deduções
automáticas de um ponto cada uma. Essa deduções referem-se a uma queda sofrida
por Elena assim do nada e ao facto da primeira figura de elevação ter
ultrapassado o tempo limite permitido pelo código de pontos. Nos segmentos dos
componentes, as médias apuradas foram de 8.68 na perícia, 8.61 nas transições,
8.79 na performance, 9.14 na composição e 8.93 na interpretação da
música/timing. Houve alguns juízes que lhes atribuíram a nota de 9.00 ou mais
no segmento de perícia. Todos sabemos que Elena e Ruslan têm uma excelente
técnica de base mas não foi isso que demonstraram nesta dança pelo que eu
concordo com os juízes que lhes marcaram 7.75 e 8.00 nesse segmento. No que diz
respeito à nota técnica, eles voltaram a ter problemas na obtenção dos níveis.
As duas sequências de passos foram ambas de nível 2 e totalizaram 14.66pts. Os
twizzles foram de nível 3 e obtiveram 5.86pts. A maneira como eles executaram
os twizzles esteve mesmo no limite para lhe poder ser aplicado grau de execução
negativo. Nesse elemento houve quatro juízes que lhe marcaram 0 e um juiz que
marcou -1. A figura de elevação em curva foi de nível 3 e as restantes foram de
nível 4. Nas figuras de elevação eles totalizaram 16.94pts. O peão atingiu o
nível 4 e recebeu 6.63pts. Como elementos coreográficos, a escolha recaiu num
twizzle (1.80pts) e numa elevação (1.80pts). Uma curiosidade acerca deste par é
que eles não se apresentaram acompanhados por Igor Shpilband mas sim por Elena
Kustarova. Na temporada passada foi dada a notícia que Elena e Ruslan se tinham
mudado para o grupo de Shpilband nos Estados Unidos mas a verdade é que agora
têm estado em Moscovo com Kustarova. Correm os rumores pelos fóruns que Elena e
Ruslan perderam um patrocínio importante e tiveram de voltar para a Rússia. Eu
não conseguiu encontrar nenhum comunicado oficial a esse respeito mas o que se
passou no Troféu de França parece confirmar que eles estão novamente no grupo
de Kustarova.
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