Maxim
Trankov, campeão olímpico de pares em 2014 com a sua parceira e esposa Tatiana
Volosozhar, concedeu recentemente uma entrevista à conceituada jornalista russa
Elena Vaytsekhovskaya. Maxim falou abertamente de diversos temas nomeadamente
sobre os seus planos e preocupações sobre o futuro. A versão original pode ser
vista neste link: http://www.sport-express.ru/se-velena/reviews/maksim-trankov-v-sochi-ya-ispolnyal-rol-geroya-vtorogo-plana-1253018/
Aqui
têm a tradução:
Maxim
– A Tanya (*diminuitivo de Tatiana)
passa todo o seu tempo com a bebé. Enquanto não tivermos uma ama, a minha
mulher não quer deixá-la com estranhos. Eu também não gosto de ter estranhos em
casa.
Nina Mozer, Maxim Trankov, Tatiana Volosozhar e Stanislav Morozov |
Elena
– A possibilidade de regressar e competir foi afastada?
Maxim
– 90%
Elena
– Foi uma decisão difícil?
Maxim
– Ainda é difícil. As possibilidades para a vida pós-desporto são bastante
limitadas apesar de todos os títulos, tal como está a acontecer. Francamente,
eu tinha um cenário diferente na minha mente quando pensava sobre o que é que
ia fazer quando me retirasse (*da
competição). Eu pensei que era criativo e suficientemente flexível e tinha
a certeza de que haveria um emprego para mim. Na verdade as coisas ocorreram de
maneira diferente. É mesmo muito difícil encontrar um emprego na Rússia.
Elena
– Quão depressa desta conta disso?
Maxim
– Quase imediatamente após ter regressado de Boston (*mundiais 2016). No início do Verão soubemos que a Tanya estava
grávida e então eu comecei a pensar no que tinha de fazer para não ter de ficar
em casa. Eu realmente não queria treinar sozinho – nunca gostei disso. Eu
tentei ser treinador e rapidamente aprendi que, de certa maneira, andei iludido
todos os anos em que eu patinei.
Elena
– Tu estavas a pensar começar como treinador no mesmo local onde treinavas – a
escola de Nina Mozer?
Maxim
– Não era só uma esperança. Isso foi falado inúmeras vezes quando a Tanya e eu
patinávamos. Assim que nos retirássemos (*da
competição), nós poderíamos juntar-nos à equipa. A realidade foi mais
complicada. Quando a equipa está completa qualquer pessoa nova é supérflua.
Elena
– Tu ficaste magoado ao saber que havia um lugar na equipa para o Robin
Szolkowy mas não para ti?
Maxim
– Francamente ainda é um assunto doloroso. A Tanya e eu é que trouxemos o Robin
para a equipa. Depois da Aliona Savchenko ter decidido continuar a competir, o
Robin, cinco vezes campeão do mundo e medalhado olímpico, foi deixado de fora e
nós tivemos pena dele. É difícil ser o rosto da disciplina de pares durante
tantos anos e de repente ficar sem nada: o Robin não era necessário em nenhum
espectáculo sem a sua parceira. Além disso, a Tanya e eu queríamos aprender
coisas com o Robin, tal como Tarasova & Morozov fazem agora. Durante muito
tempo eles foram uma “roda sobresselente” na equipa; ninguém realmente
acreditava neles; eles eram considerados inconsistentes, sem sal, apesar de
nesta época ter-se tornado óbvio como eles podem ser fantásticos.
Elena
– Olhando para estes patinadores, eu não posso deixar de me recordar os tempos
em que tu e a Tanya começaram a patinar no grupo de Mozer. Era óbvio que a
vossa equipa era um projecto nacional.
Maxim
– Era isso mesmo.
Elena
– O projecto recebeu os melhores recursos: os especialistas necessários, cada
detalhe era tratado, foi feito tudo o que era possível para remover qualquer
eventual desvantagem para os vossos Jogos Olímpicos. Agora eu não entendo por
que é que a equipa não começou a trabalhar com Tarasova & Morozov com a
mesma intensidade?
Maxim
– A Tanya e eu falámos muitas vezes sobre isso com a Nina Mozer; nós tentámos
convencê-la de que a Zhenya (*diminuitivo de Evgenia) e o Vladimir são capazes
dos resultados mais elevados. Mas ninguém acreditava neles. Se calhar alguns
estavam um pouco cépticos porque eles apenas se tinham mudado dos juniores e,
além disso, no nosso desporto é comum ouvir-se o que os outros têm a dizer. Por
outro lado, Tarasova & Morozov progrediram muito bem assim que começaram a
competir como séniores.
Evgenia Tarasova & Vladimir Morozov |
Elena
– Tu trabalhaste com eles durante algum tempo?
Maxim
– Exacto. Eu fiz os programas deles na sua primeira temporada sénior – logo
após os Jogos Olímpicos em Sochi. Eu não me lembro de onde veio a ideia mas
eles não se importaram. Nessa época, a Zhenya e o Volodya (*diminuitivo de Vladimir) foram terceiros
nos Europeus e sextos nos Mundiais. Eu estou muito orgulhoso do meu trabalho
com eles.
Elena
– Essa foi a tua primeira experiência desse género?
Maxim
– Com os pares sim. Eu cheguei atrasado ao primeiro estágio para coreografias
porque eu estava a recuperar da lesão, então nós começámos a trabalhar nos
programas um pouco tarde. Foi aí que eu percebi como a Zhenya é única como
patinadora. Ela pode tornar-se tão fantástica como a Savchenko ou a Volosozhar
– ela tem tudo o que é preciso.
Elena
– E o que é isso?
Maxim
– Tarasova é muito flexível em termos de pares – ela consegue adaptar-se a
qualquer situação. Então trabalhar com ela é muito fácil. O Vladimir é mais
teimoso mas ele tem boas apetências como actor e uma compreensão quando patina.
Em outras palavras, ele é artista e não um “camionista”, como os parceiros
masculinos são habitualmente chamados nos pares.
Elena
– Tu alguma vez foste afectado por essa reputação?
Maxim
– Talvez no início quando a Tanya e eu formámos parceria. As coisas não
decorreram com suavidade mas eu não transpirei muito: aconteceu o mesmo com as
seis parceiras com que patinei anteriormente.
Elena
- Já me tinha esquecido de que tinhas tido tantas parceiras…
Maxim
– Se contares desde o início: três parceiras em Perm e depois três em São
Petersburgo.
Elena
– O que é que vos impediu de se tornarem um par mais rapidamente? Falta de
“flexibilidade de pares”?
Maxim
– Honestamente eu não sou particularmente bom patinador. Por mais que eu ame a
escola de Perm, a patinagem base que é ensinada lá não é a melhor. Eu percebi
isso quando me mudei para São Petersburgo para o grupo de Ludmila Smirnova,
para formar parceria com a Irina Ulanova, cujo pai foi campeão olímpico. A
Irina viveu e patinou nos Estados Unidos durante uns tempos e a sua qualidade
base de patinagem era fabulosa. E ali estava eu sem pontas (*menção a tentar esticar bem os pés como os
bailarinos em pontas). Eu só sabia os nomes de alguns dos passos mais
básicos. Nessa altura eles trabalharam tanto comigo: ensinaram, explicaram,
limparam. Eu só aprendi os “brackets” e os “rockers” quando tinha 25-26 anos e
me tinha mudado para o grupo de Tamara Moskvina e nós precisámos de fazer as
sequências de passos de acordo com as regras. Tudo na vida me aconteceu muito
tarde – Eu só comecei a vencer nos juniores quando me faltavam apenas duas
temporadas (*para fazer a transição para
seniores). Eu ganhei tudo o que podia apesar de antes disso eu nem sequer
ter participado nos grandes prémios. Com a Tanya, nós também conseguimos todos
os títulos quando não faltava muito tempo para os Jogos Olímpicos.
Elena
– Quão exigente foi aquela vitória olímpica?
Maxim
– A competição mais dura que eu alguma vez venci foi o campeonato do mundo de
juniores em 2005. Ninguém acredita em mim quando digo isso mas é verdade. Foi a
única vez que eu chorei no pódio. Naquela fase da minha carreira, por alguma
razão, eu tinha a certeza que os mundiais de juniores eram a única coisa que eu
podia ganhar como atleta. Eram os tempos de Petrova & Tikhonov, Obertas
& Slanov e Totmianina & Marinin e eu tinha a certeza que eu não iria
conseguir ultrapassar aquela fila. Os mundiais de juniores abriram portas para
o circuito do grande prémio, os campeonatos nacionais e depois retirar-me para
os espectáculos ou algo assim. Masha (*diminuitivo
de Maria) Mukhortova e eu tivemos sorte: nós fomos terceiros nos nacionais
para surpresa de muita gente e fomos aos mundiais 2006 porque Totmianina &
Marinin decidiram não ir. Antes da Tanya Volosozhar e eu começarmos a patinar
no grupo de Mozer, eu estava ansioso com a competição. O medo começou quando a
Mukhortova e eu patinávamos sob o comando de Vasiliev. Talvez os métodos dele
não fossem adequados para mim. Nós treinávamos tanto e eu aguentava isso mas
nas competições eu estava demasiado cansado e não recuperava atempadamente.
Depois de cada prestação eu tentava passar pela zona de imprensa o mais
rapidamente possível porque eu estava literalmente quase a desmaiar e eu tinha
medo de começar a vomitar antes de chegar aos balneários. Mozer ajudou-me a
ultrapassar o medo. Um momento alto foi quando nós fomos a uma competição em
Courmayeur – era a última oportunidade para alcançar os mínimos técnicos para
os mundiais (*menção às notas mínimas de
qualificação). Nós só treinámos cinco dias antes disso porque nós tivemos a
patinar no espectáculo “Art on Ice” e eu senti “a alegria” da altitude. Nós
conseguimos ultrapassar o programa curto mas eu estava a tremer antes do livre.
A Nina Mozer percebeu isso e disse calmamente “se as coisas estão assim tão más
então não vamos patinar”; “O que é que tu queres dizer com não patinar? Então e
os mundiais?” A Mozer respondeu igualmente calma “Então se queres ir aos
mundiais, vai lá e patina.” Nós acabámos por vencer a competição, conseguimos
os pontos necessários e, quando estávamos a sair da pista, de repente eu
percebi que durante toda a prestação eu nem sequer tinha pensado no cansaço. Aquela
competição em Courmayeur foi decisiva para mim. Eu comecei a aprender como
pensar, comecei a entender quando e como sentir o cansaço, como gerir a
energia, onde eu podia colocar mais emoções. Antes de vencermos os mundiais,
nós fomos segundos duas vezes então a vitória em 2013 foi esperada. Quanto aos
Jogos Olímpicos, o mais importante para mim era não estragar as coisas à Tanya.
Uma vez eu falei com o Robin Szolkowy sobre isso e ele admitiu que sentiu o
mesmo em relação à Aliona. Foi essencialmente uma competição entre as nossas
parceiras. O Robin e eu erámos secundários.
Elena
– A vossa temporada olímpica começou tremida.
Maxim
– Na realidade iniciou-se de uma forma muito má.
Elena
– Eu estou curiosa sobre outra coisa. Alguma vez se sentiram desconfortáveis
por terem Stolbova & Klimov a patinar ao vosso lado, sendo que eles estavam
a melhorar imenso.
Maxim
– Quando a Ksenia e o Fedor decidiram trocar a Ludmila e o Nikolai Velikov pela
Nina Mozer, eu fiquei contente por termos companhia: depois de me mudar para
Moscovo eu só falava com a Tanya mas ela tinha a sua própria vida fora do
rinque e eu tinha a minha. No entanto, não aconteceu tornarmo-nos companheiros
de luta com Stolbova & Klimov: rapidamente percebemos que a Ksenia e eu não
podíamos partilhar o gelo – nós entrávamos em conflito. A Nina Mozer
colocou-nos em grupos diferentes. Eu estava desconfortável a competir com eles?
Não. Muitas vezes, eu ouvi dizer que Stolbova & Klimov se calhar patinaram
melhor do que nós em Sochi mas nós tínhamos uma habilidade técnica superior.
Nós tínhamos margem para uma queda e mesmo assim não perderíamos.
Ksenia Stolbova |
Elena
– Demoraste a ultrapassar o falhanço nos mundiais de Boston?
Maxim
– Toda a temporada foi dura. É de conhecimento comum que a Tanya é que quis
regressar mas, francamente, eu queria isso ainda mais. Eu estava realmente
entusiasmado depois de passar tanto tempo e esforço na recuperação da lesão no
ombro e não era assim que eu me queria retirar. A ideia foi de começar a época
com o circuito do grande prémio e terminar com os Europeus. Mas antes do evento
no Japão, onde era suposto que nós competíssemos com os campeões do mundo
Duhamel & Radford, a Tanya lesionou-se no calcanhar. Claro que começaram as
conversas que nós simplesmente estávamos com medo dos rivais. Isso foi
aborrecido – nós estávamos muito bem preparados. A Tanya chorava por pensar que
era culpa dela que tínhamos de ouvir isso tudo. Isso ainda estava no ar mesmo
depois de nós termos vencido os nacionais e depois os Europeus. Nós não
tínhamos planeado ir aos mundiais mas depois começaram as conversas sobre a
Rússia perder lugares para a época seguinte, etc. Resumindo, nós ficámos
convencidos que era melhor irmos a Boston. Os treinos até foram bons mas assim
que a competição começou tudo correu mal. Eu nem sequer estava nervoso – eu
estava simplesmente vazio. O meu único pensamento era: eu perdi tantas vezes
que eu certamente não vou morrer se eu não voltar a ganhar uma medalha. Eu
recordo-me de ir para os balneários onde estavam Stolbova & Klimov e Tarasova
& Morozov e vi que eles olhavam para nós de maneira estranha. Era como se
eles estivessem desconfortáveis por terem ficado à nossa frente. Eu dei-lhe os
parabéns e até fiz umas piadas. Eu disse à Tanya que não via razões para
ficarmos chateados. Se foi assim que as coisas aconteceram, era assim que
estava destinado. Nós devíamos começar a pensar numa criança e não em patinagem
artística.
Elena
– O que é que tu pensas de Sui & Han que venceram os mundiais nesta
temporada?
Maxim
– Há muitos anos que eu gosto muito deles.
Elena
– Mas tu sempre foste contra a progressão da disciplina de pares dessa maneira.
Maxim
– Eles não têm nenhum elemento que seja particularmente ultra C. Eles têm um
bom equilíbrio entre os elementos complicados e a coreografia.
Elena
– E sobre o quádruplo twist?
Maxim
– Gordeeva & Grinkov fizeram o quádruplo twist nos anos 80. E os chineses
nem sequer tentaram um quádruplo lançado.
Elena
– Eu tenho a impressão que tu realmente não gostas desse elemento.
Maxim
– Eu realmente não entendo o entusiasmo dos juízes e o +2 simplesmente pelo
facto do par tentar um quádruplo lançado com uma recepção assim-assim. É uma
dualidade de critérios que leva as pessoas a não compreender o que devem
tentar. Os chineses tornam a patinagem compreensível para mim enquanto
espectador. Além disso, eu gosto deles e vejo neles alguma influência russa, a
nossa escola. O melhor da nossa escola.
Elena
– A escola de patinagem que tu e a Tatiana tinham em Sochi ainda existe?
Maxim
– Já não. Nós tínhamos alguns compromissos, de que falámos depois dos Jogos
Olímpicos, com Alexander Tkachev, o ex-presidente da câmara da área de
Krasnodarski. Depois do presidente da câmara ter sido substituído tudo acabou.
No entanto, nós cumprimos com a nossa parte do acordo.
Elena
– Tu gostavas de ter a tua própria escola?
Maxim
– É praticamente impossível. Se nos dessem o gelo, vamos dizer, nem sequer em
Moscovo mas nessa área, eu adoraria trabalhar lá. Não existem escolas privadas
para a disciplina de pares. De onde é que vêm quase todos os pares no nosso
país? Perm, Achinsk, Gremachinsk – pessoas de nenhures, que, assim que chegam e
começam a treinar, primeiramente necessitam que lhe seja dado um sítio para
ficar e comida. Onde é que os pais deles podem ir buscar dinheiro para financiá-los?
Outro problema é o que o treinador ganha a ensinar crianças na patinagem
artística. Não há crianças na disciplina de pares – eles só formam parcerias a
partir dos 14 anos. Os treinadores de pares auferem migalhas. Além disso, não
se pode ter mais do que 3 ou 4 pares no gelo ao mesmo tempo. Então a única
maneira de promover a patinagem artística no nosso país é haver um homem rico
que fabrique o gelo, dando-o aos pares e diga “Avancem, mantenham as nossas
tradições!”.
Elena
– No futuro próximo vocês só vão patinar em espectáculos?
Maxim
– Provavelmente. Eu ainda não posso dizer exactamente quais espectáculos.
Elena
– Quais são os que preferes?
Maxim
– Japão e Suíça. Não é pelo dinheiro: tu aprendes tanto nestes espectáculos só
de patinar com os grandes patinadores no mesmo gelo. Tu podes ver como eles
treinam, como eles fazem o aquecimento, como eles se preparam para patinar e o
trabalho em geral. Olha para o Hanyu: obviamente, no Japão, ele pode ir para o
gelo fazer dois triplos salchow e a audiência fica louca. Em vez disso, o Hanyu
faz todos os dias uma sessão completa de treino fora do gelo e eu morreria se
tivesse de fazer igual ao seu treino no gelo.
Elena
– Esse é o segredo de ser imbatível?
Maxim
– Isso e o físico e a mentalidade dos japoneses. Tu podias pensar que o
Takahashi se foi, o Hanyu chegou e não havia mais ninguém para segui-lo. Mas
não; há o Shoma Uno que salta como uma bola e desliza como um deus. O problema
da patinagem russa é que não há muitos treinadores que nos ensinem a deslizar.
Nós nunca vamos a lado nenhum enquanto o Japão e a China enviam anualmente os
seus patinadores para estágios com vários especialistas ou convidam treinadores
a ir lá. Olha para o Nathan Chen; durante a temporada ele treina em três locais
diferentes: com a Zoueva em Detroit, com o Morozov em Hackensack e o Araturyan
na Califórnia. Três antigos patinadores russos ensinam um americano e agora
esse americano é um dos melhores do mundo. Eu vi como o Chen treina em
Hackensack. Se os nossos patinadores individuais fizessem pelo menos metade do
trabalho que ele faz, a nossa patinagem individual iria parecer bem diferente
agora.
Elena
– Por quem é que torces na patinagem masculina?
Maxim
– Javier Fernandez. Ele é o mais rijo. Ele é o último patinador não-asiático
entre Nathan Chen, Patrick Chan, Denis Ten, Yuzuru Hanyu, Shoma Uno. Além
disso, a patinagem de Fernandez é verdadeiramente masculina. Isso é uma
raridade nos nosso dias.
Elena
– Como é que tu explicas que o Fernandez e o Hanyu vivam tão felizes a partilhar
o mesmo treinador por tantos anos?
Maxim
– O sistema no ocidente é baseado nos contratos. Tu pagas ao treinador e o
treinador dá 100% porque ele entende que se o patinador estiver insatisfeito
vai-se embora. Os patinadores são disciplinados por esse sistema: quando tu
pagas do teu próprio dinheiro, tu vais obter do treinador tudo o que ele te
pode dar. No nosso país o salário do treinador é uma piada e eles têm de
procurar um rendimento adicional. Se o patinador decidir pedir ajuda a outro
treinador, começam as conversas sobre traição. E tudo porque o treinador tem
tanto medo de perder o patinador.
Elena
– O sistema está errado?
Maxim
– Não está errado. Está simplesmente ultrapassado.
Elena
– Parece que a próxima temporada vai ser a primeira em que as senhoras vão
começar a fazer quádruplos.
Maxim
– Eu não me apressaria a anunciar isso.
Elena
– Mas de certeza que viste os vídeos na internet.
Maxim
– Eu vi. A cena é que muitos patinadores fazem coisas estupendas nos treinos.
Saltos quádruplos, saltos quádruplos lançados. É compreensível – o estado de forma
é melhor no final da temporada. Depois de regressarem de férias é outra
conversa. Então eu prefiro esperar pelo início da temporada.
Elena
– Agrada-te que a patinagem de senhoras se tenha tornado mais jovem?
Maxim
– Eu penso que tem direito de existir assim. A patinagem individual tem-se
tornado tão “asiática” como a ginástica, os saltos para a água e outros
desportos. Os únicos que conseguem competir são aqueles que ainda não cresceram
completamente. Se compararmos as possibilidades de Medvedeva e Zagitova (que
vai competir no escalão sénior pela primeira vez) para os Jogos Olímpicos, eu
diria que as possibilidades de Medvedeva são melhores. Se a Zhenya patinar de
forma limpa na Coreia, ela vencerá independentemente do que as outras façam. No
ano passado eu vi a Zagitova nos nacionais. Os saltos dela são bons mas eu acho
que o seu segundo lugar é questionável simplesmente porque não foi uma
patinagem de seniores. E é muito bom que o Daniil Gleihengause lhe tenha
coreografado o “Dom Quixote”. Eu estava à espera dessa música para o circuito
júnior.
Elena
– Porquê?
Maxim
– Essa música salientou os saltos muito bem. A patinagem júnior é primeiramente
sobre os saltos. Eu não diria que estou amedrontado pelo aspecto geral da
patinagem se tornar mais nova, como tu mencionaste. A Zagitova,
independentemente dos saltos, não vai encher arenas. A Carolina Kostner sim.
Elena
– Tu comentaste os nacionais na televisão. Foi difícil?
Maxim
– Enquanto a Tanya e eu não competimos por causa da minha lesão, eu assisti a todas
as transmissões televisivas, ouvi vários comentadores e não apenas os russos.
Eu sei como a ESPN e os canais americanos fazem os comentários. Então foi
interessante tentar.
Elena
– Por que é que não continuaste?
Maxim
– Porque ninguém precisou. Olha para os americanos; Deus sabe há quantos anos
eles não ganham nada na patinagem artística e, no entanto, eles enviam 3 ou 4
canais para cada competição e os seus comentadores são pessoas como o Michael
Weiss, a Tara Lipinski, o Johnny Weir, a Tanith Belbin e o Charlie White. Os
japoneses mandam a Arakawa, o Takahashi e o Oda. A Eurosport francesa tem
Pechalat & Bourzat. No entanto, é difícil chegar à nossa televisão. Eu
comentei durante quase toda a temporada passada mas foi graças à Tatiana
Tarasova, que falou com as pessoas certas, exigiu dinheiro para as deslocações
e convenceu-os. Depois dos mundiais em Helsínquia foi doloroso ouvir o que
muita gente disse sobre Tarasova. O que eles não percebem é que se a Tarasova
for afastada não vai haver patinagem na nossa televisão.
Elena
– Já pensaste em tornar-te num especialista técnico?
Maxim
– Mais do que isso. Eu fui convidado a tornar-me num. O estado do ajuizamento
na disciplina de pares não é bom.
Elena
– Só nos pares?
Maxim
– Nas outras disciplinas é menos. Não há muita gente que tenha patinado em
pares e ficado na disciplina. Daí que a disciplina de pares é habitualmente
julgada por antigos patinadores individuais. Em Boston, um dos especialistas
técnicos deu-nos o nível 2 no twist apesar de em todos os anos anteriores nós
termos sempre obtido o nível 4 e +3. Como é que é suposto eu lidar com isso
sabendo que faço o elemento sempre da mesma maneira: a mesma entrada, a mesma
técnica? Quando se iniciaram as conversas para eu me tornar num especialista
técnico, de repente o Szolkowy abordou-me e ofereceu-se para tomarmos uma
cerveja. Nós tomámos e o Robin disse que lhe propuseram o mesmo. E ele
declinou. Nós começámos a conversar e percebemos que pensamos exactamente da
mesma forma. Tanto eu e o Robin chegámos muitas vezes aos balneários depois de
ganharmos com uma prestação miserável. Nós não sabíamos como olhar nos olhos
dos que foram melhores do que nós e perderam. Depois daquela conversa com o
Robin, eu percebi que não quero fazer parte desse sistema. Se os grandes
campeões patinassem mal, eu não poderia marcá-los acima. Simplesmente porque eu
já passei por isso e sei como me senti. Eu penso que essa é a razão pela qual
não existem muitos grandes patinadores como juízes.
Elena
– O que é que obtiveste do programa “Ice Age”? À parte do salário, claro está.
Maxim
– Em primeiro lugar eu fui simplesmente convencido por pessoas a quem não podia
dizer que não. Mais tarde, depois de pensar no assunto, eu encontrei vários
pontos positivos. Primeiramente, eu não iria ficar a arrastar-me em casa mas ia
patinar. Claro que eu não ensinei a Julianna Karaulova, a minha parceira no
programa, a patinar. A cena não é tanto a patinagem mas dar a volta aos juízes.
Além disso, a Julianna andava sempre ocupada. Então nós só patinávamos números
em que ela quase não passava tempo nenhum no gelo. O que é que eu obtive? Acho
que a experiência. Aprendi a criar um programa numa semana, a usar as ideias,
conheci muitas pessoas novas – a companhia foi de facto óptima e nós ainda hoje
nos mantemos em contacto.
Elena
– A Tanya e tu estiveram constantemente na imprensa e fizeram sessões
fotográficas até ao parto. Foi divertido ou é parte do trabalho?
Maxim
– Essencialmente é parte do trabalho mas alguns dos projectos revelaram-se
muito interessantes. Nós temos uma equipa de publicistas que trabalham para
nós. Retirar-me, ir viver para uma casa campestre, trabalhar no campo e viver
disso, não é uma coisa que eu ambicione. Para nos mantermos requisitados, nós
precisamos de estar todo o tempo nos jornais, nos espectáculos e em anúncios.
Elena
– E se pagar aos publicistas se tornar demasiado caro?
Maxim
– Ainda não estou preocupado com isso. A Tanya e eu não esperamos gastar muito:
nós temos uma casa e um carro, um apartamento, e eu penso conseguir ganhar o
suficiente para comida e para as contas. Se as coisas ficarem realmente más, eu
posso sempre dar treinos por fora.
Elena
– Alguma vez tentaste?
Maxim
– Não. Honestamente, eu sou geralmente contra isso.
Elena
– Porquê?
Maxim
– Porque nenhum dos nossos grandes campeões, começando pelo Panin-Kolomenkin e
terminando na Medvedeva, alguma vez precisaram de treinos por fora e nunca o
fizeram. Nenhum. Nem o Plushenko nem o Yagudin.
Elena
– Mas isso é precisamente o que o Plushenko está a fazer agora na escola dele –
treina não os mais talentosos mas os que podem pagar.
Maxim
– Muitos têm-se ocupado de falar sobre os preços que o Plushenko cobra por mês
ou por ano, mesmo não sendo muito dinheiro. Para treinar por fora, geralmente
um míudo sem talento, os pais normalmente pagam 2.5 a 3 mil rublos por hora.
Algumas vezes eles treinam o dia todo, sete vezes por semana. O Plushenko
simplesmente tornou pública aquela lista de preços que estava na “sombra”.
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