sábado, 13 de dezembro de 2014

Final do Grande Prémio 2014 - Pares (Curto)

FINAL DO GRANDE PRÉMIO 2014/2015
PROGRAMA CURTO DE PARES


Em Barcelona (Espanha) em 11-12-2014.

Resultado do programa curto

1.º - Meagan Duhamel & Eric Radford (Canadá) - 74.50pts
2.º - Ksenia Stolbova & Fedor Klimov (Rússia) - 72.33pts
3.º - Wenjing Sui & Cong Han (China) - 66.66pts
4.º - Xiaoyu Yu & Yang Jin (China) - 62.71pts
5.º - Cheng Peng & Hao Zhang (China) - 62.46pts
6.º - Yuko Kavaguti & Alexander Smirnov (Rússia) - 55.97pts

I) Tabelas de elementos técnicos

PAR
Salto lado-a-lado
Salto lançado
Twist
Duhamel & Radford
6.90
6.50
6.80
Stolbova & Klimov
5.50
6.90
6.80
Sui & Han
3.30
7.20
7.60
Yu & Jin
4.80
5.90
7.20
Peng & Zhang
2.00
6.90
7.30
Kavaguti & Smirnov
2.00
2.90
5.70

PAR
Elevação
Peão
Espiral da morte
Seq. Passos
Duhamel & Radford
5.07
4.64
4.90
5.20
Stolbova & Klimov
4.43
4.50
4.60
5.20
Sui & Han
4.79
4.07
4.50
4.80
Yu & Jin
4.43
3.86
3.90
3.80
Peng & Zhang
4.86
3.71
4.40
3.80
Kavaguti & Smirnov
4.86
4.00
3.20
5.20

II) Tabela dos componentes do programa

PAR
SS
TR
PE
CC
INT
Duhamel & Radford
8.57
8.25
8.86
8.64
8.79
Stolbova & Klimov
8.68
8.21
8.79
8.71
8.61
Sui & Han
7.61
7.29
7.71
7.68
7.71
Yu & Jin
7.39
6.96
7.29
7.25
7.14
Peng & Zhang
7.82
7.39
7.54
7.86
7.50
Kavaguti & Smirnov
7.64
7.32
7.25
7.75
7.68

SS = Perícia   TR = Transições
PE = Performance/Execução
CC = Coreografia/Composição
INT = Interpretação

Comentário
O par canadiano Duhamel & Radford  conseguiu uma vantagem de 2.17pts sobre o par russo Stolbova & Klimov no programa curto. Duhamel & Radford tinham uma nota técnica de partida de 32.20 mas como obtiveram excelentes graus de execução em todos os elementos conseguiram acabar com um total técnico de 40.01pts. Um elemento marcante para estabelecer esta diferença entre os dois pares foi o triplo lutz lado-a-lado executado pelos canadianos. É que Stolbova & Klimov executaram um triplo toe loop lado-a-lado e o valor base do toe loop é de 4.10pts enquanto que o valor base do lutz é de 6.00pts. Os canadianos também levaram vantagem na figura de elevação e na espiral da morte. Um aspecto importante relativamente à figura de elevação é de que a de Duhamel & Radford foi classificada de nível 4 enquanto que a de Stolbova & Klimov foi de nível 3. Isto marcou uma diferença no valor base em favor dos canadianos. No que diz respeito aos componentes, muitos juízes gostaram bastante dos canadianos tendo havido mesmo um juiz que lhe atribuiu 10.00 no segmento de coreografia/composição. Esta foi a primeira vez que Duhamel & Radford receberam um 10.00 na escala individual de um juiz em provas oficiais. No que diz respeito ao segmento de interpretação, quatro juízes optaram por notas na casa dos 9.00 enquanto outros quatro juízes se ficaram pela casa dos 8.00, havendo um juiz que apenas atribuiu 7.75. Apesar de Duhamel & Radford terem uma boa presença, eu tenho algumas reservas sobre o lado artístico deste programa principalmente porque a música é muitíssimo dramática e não me parece que a coreografia e a interpretação espelhem completamente o que estamos a ouvir mas admito que pode ser meramente uma questão de gosto pessoal. Um aspecto muito bom da prestação de Duhamel & Radford foi a velocidade com que executaram o programa. 
Stolbova & Klimov partiram para o programa curto com uma nota técnica prevista de 29.80pts que foi melhorada para 37.93pts devido à excelente execução. O seu programa curto é bastante original do ponto de vista artístico, com uma coreografia que do meu ponto de vista foi das mais interessantes desta competição. No entanto, apenas três juízes atribuíram notas na casa dos 9.00 no segmento de interpretação e apenas dois fizeram o mesmo no segmento de coreografia/composição. Uma coisa que me chamou a atenção ao analisar os resultados foi de que houve um juiz que apenas atribuiu 6.75 a este par no segmento das transições/passos de ligação, quando todos os outros juízes atribuíram notas entre 8.00 e 9.00. Olhando as regras sinceramente não consigo perceber o porquê daquele 6.75. 
Os chineses Sui & Han têm um programa curto bastante animado e com uma coreografia mais alegre e souberam projectar emoções de acordo com a música que estavam a patinar. Embora ainda possam parecer um pouco júniores quando comparados com os outros pares em prova, a verdade é que Sui & Han demonstraram que podem perfeitamente lutar por uma medalha. As suas médias nos componentes foram bastante uniformes mas houve uma nota dissonante: houve um juiz que apenas lhes deu 6.50 no segmento de interpretação! Todos os seus elementos técnicos alcançaram o nível 4 mas o momento mais espectacular do seu esquema foi o triplo flip lançado que foi, sem qualquer dúvida, o melhor de todos nesta competição. O triplo twist também foi fantástico.
Peng & Zhang também têm um programa curto fantástico mas a queda de Peng no triplo toe loop lado-a-lado fê-los perder imensos pontos. No que toca aos segmentos dos componentes para este par, também existiram diversas discrepâncias. Nas transições/passos de ligação, dois dos juízes ficaram-se por 6.00 e 6.75. Houve mesmo um juiz que apenas lhes atribuiu 6.50 na interpretação.
Kavaguti & Smirnov cometeram dois erros graves: ela caiu no triplo toe loop lado-a-lado e no triplo loop lançado, sendo que o triplo twist foi ligeiramente punido com grau de execução negativo. Ao cometerem estes erros, já se previa que a nota técnica iria ser muito mais baixa do que aquilo que seria normal. No entanto, pelo menos dois juízes aproveitaram para penalizá-los em segmentos dos componentes que nada tinham a ver com os erros técnicos. Um juiz deu-lhes apenas 6.75 na coreografia (!), enquanto dois atribuíram-lhes 6.50 nas transições e passos de ligação (se  há alguma coisa pela qual os programas deste par são conhecidos é precisamente pelas transições e passos de ligação incluídos), e outros dois ficaram-se pelos 6.50 e os 6.75 na interpretação. A penalização na nota técnica era inevitável e foi justa mas as notas baixas nos segmentos dos componentes por parte de alguns juízes pareceram-me um pouco exageradas até porque o segmento que poderia ser mais afectado pelos erros técnicos seria o da performance/execução. 

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