sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Taça da Russia 2012 - Homens (Curto) + Análise

Após o programa curto, estes são os resultados em individuais masculinos:

1.º - Patrick Chan (Canadá) --- 85.44pts
2.º - Konstantin Menshov (Russia) --- 76.73pts
3.º - Takahiko Kozuka (Japão) --- 76.34pts
4.º - Zhan Bush (Russia) --- 74.50pts
5.º - Artur Gachinsky (Russia) --- 74.07pts
6.º - Michal Brezina (Rep. Checa) --- 73.83pts
7.º - Richard Dornbush (Estados Unidos) --- 67.44pts
8.º - Nobunari Oda (Japão) --- 63.18pts
9.º - Denis Ten (Cazaquistão) --- 59.42pts
10.º - Johnny Weir (Estados Unidos) --- 57.47pts
 
Análise
 
Patrick Chan - O bi-campeão do mundo ficou em primeiro lugar no programa curto com toda a justiça. Estou muito satisfeita por ver a evolução artistica de Patrick Chan. Acho que este é programa curto em que ele se mostrou mais expressivo e a sentir a música verdadeiramente. O total da sua nota dos componentes foi de 43.82pts. Os segmentos oscilaram entre 8.64 e 8.93pts. Tecnicamente, Chan queria realizar uma combinação de quadruplo toe loop com triplo toe loop mas não concretizou o seu plano com 100% de sucesso pois o segundo salto foi apenas um toe loop simples. Isso fez com os juízes lhe atribuissem um grau de execução negativo nesse elemento. No triplo axel e no triplo lutz não teve quaisquer problemas. Nos três peões que executou dois deles foram de nível 3 e um foi de nível 4. A sequência de passos foi de nível 3. Chan ficou em condições de vencer a medalha de ouro por uma margem significativa.
 
Konstantin Menshov - Já disse que adoro este programa curto. Gosto da escolha da música, da coreografia e da interpretação. Também acbo que o guarda-roupa foi muito bem escolhido. Os sete elementos técnicos alcançaram um grau de execução positivo, com excepção do triplo axel. A combinação de quadruplo toe loop com triplo loop foi muito boa. O triplo lutz isolado foi realizado com sucesso. A sequência de passos foi de nível 2. Dois peões foram de nível 3 e outro foi de nível 4. Em termos de componentes, os seus segmentos oscilaram entre 6.43 e os 7.11. Penso que a qualidade geral do programa e a sua maturidade o ajudaram a segurar a segunda posição.

Takahiko Kozuka - Ainda nada está perdido para este atleta japonês mas notou-se que ele estava desapontado com a sua prestação. Os juízes consideraram que no quadruplo toe loop faltou cerca de um quarto de volta para que a última rotação fosse efectivamente completa. Foi atribuído um grau de excução negativo a esse salto. No triplo axel, Kozuka teve de levar a mão ao gelo para se conseguir equilibrar. A recepção defeituosa do axel fez com o grau de execução desse salto também fosse negativo. A combinação de triplo lutz com triplo toe loop correu-lhe bem. Dois dos seus peões foram de nível 3 e outro foi de nível 4. A sequência de passos foi de nível 3. Na nota dos componentes, os segmentos situaram-se entre os 7.46 e os 8.00.

Zhan Bush - este atleta esteve com o fogo todo na sua estreia no circuito senior do grande prémio. Foi mesmo impecável. Todos os elementos técnicos efectuados por este atleta tiveram um grau de execução positivo. Todos os peões foram de nível 3 assim como a sequência de passos. No que toca a saltos, Bush executou um triplo axel, uma combinação de quadruplo toe loop com duplo toe loop e um triplo lutz isolado. Os segmentos na nota dos componentes situaram-se entre os 6.39 e os 6.86.

Artur Gachinky - Mas o que é que se passa com Gachinsky? Um atleta que já venceu uma medalha de bronze nos mundiais parece que está sem confiança. Ele tem muito talento e boa técnica mas parece que a nível psicológico ele precisa de algum incentivo. O seu treinador Alexei Mishin mencionou em entrevistas à imprensa russa que Gachinsky está a passar por uma má fase a nível pessoal. Seja o que for, só espero que ele se recupere rapidamente pois faz falta a esta modalidade. O seu programa curto nesta Taça da Russia começou azarado com uma queda estrondosa no quadruplo toe loop. Para além do ponto de dedução automático por causa da queda, esse elemento teve ainda um grau de execução negativo. A combinação de triplo lutz com duplo toe loop também teve grau de execução negativo. O triplo axel foi muito bom. A sequência de passos foi de nível 3 bem como dois dos seus peões. Gachinsky ainda teve um outro peão de nível 4. A nível artistico, Gachinsky tem um estilo muito próprio. Às vezes parece que saiu directamente de um romance gótico! Há uma aura misteriosa em volta dele. Nos segmentos da nota dos componentes, Gachinsky obteve classificações entre 6.75 e 7.68.


Johnny Weir - Este atleta norte-americano é famossissimo decidiu regressar à competição. A primeira impressão é que ele está muito lento e que lhe falta alguma dinâmica. O esquema começou mal. Weir planeava fazer um quadruplo salchow mas caiu estrondosamente. Para além do ponto que automaticamente é deduzido pela queda houve a circunstância dos juízes terem considerado que a quarta volta não chegou a ser efectuada e portanto classificaram-no como triplo. Johnny avançou de seguida para um triplo axel que também teve execução negativa. Quanto à combinação, Johnny queria que o primeiro salto fosse um triplo lutz mas ele fez só duplo. Assim ficou com uma combinação de duplo lutz com duplo toe loop. A sequência de passos foi apenas classificada de nível 2 muito por culpa da falta de velocidade. Dois dos seus peões foram de nível 2 e o peão de combinação foi de nível 3. Weir esteve um pouco apagado do ponto de vista artistico talvez por que o erro no primeiro salto o afectou psicologicamente e ele não mostrou aquela vivacidade e marotice que o caracterizam. Por isso eu acho que os juízes foram generosos quando lhe atribuiram 7.14 no segmento da interpretação.

Michal Brezina - O atleta checo é sempre interessante de se acompanhar e esta vez não foi diferente. O seu carisma é cativante e tem uma presença muito boa em pista. A combinação de triplo flip com triplo toe loop e o triplo axel tiveram níveis de execução elevados. No entanto, Brezina tinha previsto realizar um quadruplo salchow mas não conseguiu tensão e altura suficiente no arranque para fazer as quatro voltas, tendo de abortar esse elemento. Foi pena que ele tenha cometido esse erro mas ainda pode sonhar com uma medalha nesta Taça da Russia. Os dois primeiros peões foram classificados de nível 4 mas o peão de combinação foi apenas de nível 1. A sequência de passos foi de nível 3. O total da nota dos componentes foi de 38.14, com segmentos entre 7.14 e 7.82.

Nobunari Oda - Este simpático japonês vinha com aspirações a uma medalha mas o seu programa curto desta vez foi um flop. A combinação que ele executou a abrir o seu esquema foi de triplo toe loop com triplo toe mas ele tinha planeado que o primeiro salto fosse um quadruplo. O triplo axel foi transformado num axel simples e apenas o triplo flip foi limpo. A sequência de passos foi de nível 2. Quanto aos peões, dois deles foram de nível 3 e o outro foi de nível 2. Oda acusou os erros e não deu ao esquema o nível de interpretação e fluidez que ele é capaz de dar. Claro que isso se reflectiu ao nível da nota dos componentes onde obteve segmentos entre 7.00 e 7.54. Só espero que ele faça justiça ao seu talento no programa livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário