sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Troféu NHK - Senhoras (programa curto + Análise)

Os resultados do programa curto na categoria de senhoras foram os seguintes:

1.º - Mao Asada (Japão) --- 67.95pts
2.º - Mirai Nagasu (Estados Unidos) --- 61.18pts
3.º - Zijun Li (China) --- 59.62pts
4.º - Ksenia Makarova (Russia) --- 58.93pts
5.º - Akiko Suzuki (Japão) --- 58.60pts
6.º - Elene Gedevanishvili (Georgia) --- 57.50pts
7.º -  Agnes Zawadzi (Estados Unidos) --- 55.02pts
8.º - Sofia Biryukova (Russia) --- 49.31pts
9.º - Haruka Imai (Japão) --- 48.10pts
 
Análise
Mao Asada esteve simplesmente adorável. O programa curto que apresentou permite a Asada mostrar um lado energético e feliz. Foi uma daquelas performances que nos deixa um grande sorriso nos lábios. A interpretação foi mesmo o componente mais forte na segunda nota com 8.29. Os restantes componentes do programa situaram-se entre 7.68 e 8.18. Em termos técnicos todos os elementos tiveram um grau de execução positivo. Ela efectuou o duplo axel (4.23pts), uma combinação de triplo flip com duplo toe loop (8.00pts) e um triplo loop (6.51pts). Todos os peões foram de nível 4. O último elemento do programa foi a sequência de passos de nível 4 (5.70pts). E que sequência! Os passos foram elaborados com excelência, fluidez, segurança e velocidade. Aí Asada aproveitou para demonstrar a sua capacidade de dominar as lâminas dos patins com uma precisão notável. Arrisco a dizer que essa sequência de passos foi o ponto alto do programa.
Surpreendentemente, Mirai Nagasu encontra-se em segundo lugar apesar de na combinação de triplo toe loop com triplo toe loop ter sido punida em -0.20pts devido ao grau de execução negativo no elemento, derivado de uma recepção defeituosa no segundo salto. Para além da combinação, ela também incluiu no seu esquema um triplo loop (6.00pts) e um duplo axel (4.27pts). O peão de combinação e o peão layback foram classificados de nível 4 (3.71pts e 3.70pts respectivamente). O primeiro peão que fez no programa foi de nível 3 (3.51pts). Sinceramente acho estranho que o peão de combinação tenha sido contemplado com um grau de execução positivo visto que Mirai entrou mal no peão e não o centrou convenientemente. A sequência de passos foi de nível 2 (3.17pts). Os componentes situaram-se entre 6.89 e 7.39.
Zijun Li da China apareceu no troféu NHK em boa forma e fez um programa curto bonito de se ver. Ela tem apenas 15 anos mas já se apresenta com muita qualidade. A combinação de triplo toe loop com triplo toe loop foi bastante boa (9.10pts) assim como o duplo axel (4.34pts). Aos olhos dos juízes, o triplo flip de Li não foi tão perfeito e nesse salto foi-lhe atribuído apenas o valor base do mesmo (5.30pts). O peão de combinação e o peão layback foram de nível 4. O outro peão foi de nível 3 e a sequência de passos foi de nível 2. Apesar do programa ter sido muito agradável, nota-se que Li ainda precisa de trabalhar mais na segunda nota pois os componentes situaram-se "só" entre 6.43 e 6.89.
A russa Ksenia Makarova tem um programa curto belissimo e, em posts anteriores, já o elogiámos. Ela podia ter-se colocado numa posição de pódio mas foi tramada pelo grau de execução negativo no triplo loop, pois os juízes consideraram que faltava cerca de 1/4 de volta para completar efectivamente o salto, tendo perdido 0,70pts na nota técnica. Pode parecer pouco mas são estes pormenores que fazem toda a diferença. A combinação de triplo toe com triplo toe loop saíu-lhe bem (8.90pts) e o duplo axel também (3.80pts). A sequência de passos foi de nível 3 (4.09pts). Dois peões foram de nível 3 e o peão layback foi de nível 4. Os componentes ficaram-se entre 7.00 e 7.46. Continuo a achar que quanto à coreografia e interpretação Makarova merecia pelo menos 8.00 mas apenas dois juízes lhe deram 8.25 na sua escala pessoal.
Akiko Suzuki começou o seu programa muito bem com a execução de uma combinação de triplo toe loop com triplo toe loop (9.30pts) mas logo de seguida transformou o que era suposto ser um triplo lutz num lutz simples (0.30pts). No duplo axel não teve problemas (3.99pts). Dois dos peões que efectuou foram de nível 4 mas o peão layback foi só de nível 3. A sequência de passos de nível 3 foi muito boa. Os componentes ficaram entre 7.43 e 7.71. Suzuki podia estar pelo menos em segundo lugar não fora o erro no lutz onde perdeu muitos pontos.
A luta pelas medalhas no programa livre vai ser muito interessante.

2 comentários:

  1. Adoro suas analises! Sempre acesso seu site para me informar sobre os resultados das competições. Parabéns! Do Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pela força. Volte sempre. Abraços de Portugal :)

      Eliminar