sábado, 3 de novembro de 2012

Taça da China 2012 - Pares (Final + Análise)

A classificação final foi a seguinte na prova de pares na Taça da China 2012:

OURO - Pang & Tong (China) --- 188.82pts
http://www.youtube.com/watch?v=oZ-ARg9iEUo&feature=plcp
PRATA - Kavaguti & Smirnov (Russia) --- 183.53pts
http://www.youtube.com/watch?v=4IwjxyKshnk&feature=channel&list=UL
BRONZE - Stolbova & Klimov (Russia) --- 172.55pts
http://www.youtube.com/watch?v=8Krt68n8uso&feature=channel&list=UL
4.º - Moore Towers & Moscovitch (Canadá) --- 172.36pts
http://www.youtube.com/watch?v=HihqLTp7TsI&feature=channel&list=UL
6.º - Wang & Zhang (China) --- 143.52pts
 
Análise
Os chineses Pang & Tong atacaram bastante no programa curto, demonstrando muita energia e determinação. Aí partiram de um valor base na técnica de 29.90pts e graças ao sucesso com que executaram os elementos, com todos eles a receber graus de execução positivos, subiram para 35.48pts. A nível dos componentes todos os seus segmentos estiveram na casa dos 8.30, com excepção do segmento de transições / passos de ligação onde obtiveram 7.89pts. No programa livre, Pang & Tong, como ainda não estão no topo da sua forma física, optaram por jogar pelo seguro. Isso foi visivel nos saltos pois não arriscaram nada para prevenir eventuais deduções por quedas. Os momentos altos do esquema livre foram o triplo twist (nível 3) e o triplo salchow lançado. As figuras de elevação também lhes correram muito bem. Só não percebi bem por que é que eles tiveram um grau de execução positivo na espiral da morte. A perna de apoio dela não está completamente esticada, a cabeça da patinadora está muito alta em relação ao joelho da perna de apoio do patinador e a posição não me parece muito elegante. Já o peão de par foi considerado como elemento inválido. Artisticamente, Pang & Tong deslumbraram pelo seu estilo clássico que é sempre bonito de se ver. É curioso verificar que a nota dos componentes foi superior à nota técnica em 12.77pts. É uma diferença bastante considerável.
Não há dúvida que Kavaguti & Smirnov são elegantissimos. Há uma certa aura mágica nas performances deles que aproxima os seus programas da arte. No programa curto, partiram de uma nota técnica de base de 27.80pts mas conseguiram um total de 31.93pts. O único elemento que teve grau de execução negativo foi o triplo toe loop em paralelo. A nível dos componentes eles conseguiram 7.89 na demonstração de pericia e controlo das lâminas / qualidade base da patinagem, 7.57 nas transições e passos de ligação, 8.07 na performance / execução, 8.04 na coreografia e 8.14 na interpretação. O programa livre não foi isento de erros mas nota-se que está bem construído e que há uma certa poesia nos movimentos deles. A sua nota técnica de base para este programa partia de 53.90 e acabaram por totalizar 57.90pts. O maior problema ocorreu nos saltos mas as figuras de elevação foram impecáveis como sempre. Acho que eles perderam bastantes pontos na nota dos componentes pois tiveram todos os segmentos entre 7.65 e 7.96.
Stolbova & Klimov têm os meus programas favoritos até agora muito por causa das musicas escolhidas e das coreografias apresentadas. O estilo que decidiram apresentar esta temporada assenta-lhes que nem uma luva. No programa curto foram um pouco discretos e não capitalizaram nos graus de execução como podiam ter feito. Foram apenas quintos classificados nessa fase da competição. O seu programa livre foi suficientemente forte para os ajudar a alcançar a medalha de bronze. É verdade que Ksenia caiu no triplo lutz lançado e por causa disso levaram automaticamente um ponto de dedução. No entanto, Stolbova & Klimov conseguiram obter o melhor total na nota técnica quando comparados com os outros pares. Pang & Tong tiveram 53.74, Kavaguti & Smirnov conseguiram 57.09 enquanto Stolbova & Klimov chegaram aos 58.14pts. A nível da nota dos componentes, os juízes classificaram os segmentos entre 7.04 e 7.46. Tudo muito equilibrado mas os juízes podiam ter-lhes dado mais umas décimas no segmento de coreografia e no da interpretação.

Sem comentários:

Enviar um comentário