domingo, 9 de junho de 2019

Novidades da patinagem e mais uma polémica

Olá a todos e bem-vindos ao blogue.

Estamos na fase do ano em que há uma pausa nas competições internacionais mas não faltam notícias do nosso desporto amado. 
A nova temporada inicia-se a 1 de Julho e a maior parte dos patinadores estão a concluir a preparação de novos programas. 


O par russo Alexandra Stepanova & Ivan Bukin escolheu o tema "Sparkling Diamonds", da banda sonora do filme "Moulin Rouge", para a dança rítmica. A coreografia é da autoria de Ilya Averbukh. 

Stepanova & Bukin


Quem também vai adiantado na preparação da temporada 2019/2020 é Vincent Zhou. O patinador dos Estados Unidos, vencedor da medalha de bronze nos mundiais 2019, está apostado em demonstrar que evoluiu artisticamente. As suas escolhas para os programas competitivos recaíram em "I will wait" dos Mumford & Sons para o curto e na banda sonora do filme "Cloud Atlas" para o livre. As coreografias foram realizadas por Shae-Lynn Bourne e Lori Nichol respectivamente. 

Vincent Zhou

O italiano Matteo Rizzo optou por construir um novo programa livre com o tema "Flamenco Style". A coreografia foi realizada pelo seu compatriota Massimo Scali.
Scali tem andado bastante ocupado e também é o responsável pela coreografia do novo programa livre do par Nicole Della Monica & Matteo Guarise. Nicole e Matteo optaram por uma conjugação de temas de "Pilgrims on a Long Journey" e "Saturn". 

Matteo Rizzo

O japonês Shoma Uno foi o protagonista da passada semana ao anunciar oficialmente que ia deixar de ser orientado pelas suas treinadoras de longa data Machiko Yamada e Mihoko Higuchi. Entretanto foi divulgado que Shoma vai mudar-se temporariamente para Moscovo para trabalhar sob orientação da treinadora Eteri Tutberidze. Mantem-se em aberto a possibilidade de Shoma participar em dois estágios com outros treinadores de renome. Em princípio só depois disso é que será tomada uma decisão definitiva sobre a nova equipa técnica. 
Quanto a novidades sobre novos programas teremos de continuar a aguardar pois Shoma apenas começará a trabalhar nisso durante o Verão. 

Shoma Uno

Boas notícias para os fãs da japonesa Rika Hongo. Ela decidiu continuar na patinagem de competição e vai avançada na preparação da temporada 2019/2020. Rika decidiu manter o mesmo programa curto da temporada passada com o tema "Kill Bill". Para o programa livre ela elegeu "Ghost in the Shell" com coreografia de Shae-Lynn Bourne.

Quem também decidiu continuar na patinagem de competição foi Serafima Sakhanovich. A jovem russa irá apresentar-se na nova temporada com os seguintes temas: "Megapolis" para o curto e a banda sonora de "The Umbrellas of Cherbourg" para o livre. 

Evgenia Medvedeva, campeã mundial em 2016 e 2017, foi novamente arrastada para o centro de uma polémica. A patinadora russa tem estrelado diversos espectáculos nas últimas semanas incluindo o "Stars on Ice Japan". O veterano Johnny Weir, outra das estrelas que está no "Stars on Ice Japan", denunciou no Twitter que uma patinadora do elenco foi vítima de uma carta de ódio por parte de fãs e mostrou uma foto. Rapidamente se percebeu que ele estava a falar de Evgenia.

Foto da carta 
Fonte: Twitter de Johnny Weir

Fonte: Twitter de Johnny Weir

Claro que as primeiras reacçóes a esta notícia foram de condenação a quem escreveu aquela carta tão feia. Ninguém é obrigado a gostar do patinador X ou Y. Todos temos as nossas preferências e não é necessário insultar ninguém na fandom nem perseguir os patinadores nas redes sociais, competições ou espectáculos. 

Só que as coisas não se ficaram por aqui… Um grupo de pessoas começou a apontar o dedo aos fãs mais devotos de Yuzuru Hanyu e a acusá-los de terem sido os responsáveis pela mensagem. E pronto. Isto foi o suficiente para as coisas rebentarem no Twitter/Instagram e resultarem em trocas de palavras azedas. 
Evgenia colocou likes em comentários no Instagram com criticas aos fãs de Yuzuru Hanyu. Quando foi confrontada com o facto de vários dos seus fãs (incluindo Elena Rodina) terem perseguido, insultado e ameaçado Alina Zagitova, Evgenia não condenou essas acções e defendeu os seus fãs. 

Tradução literal: "Porque os meus fãs são adequados".
Ela quis dizer que os seus fãs são correctos.
Fonte: Instagram de Evgenia

kikob46 deixou um comentário no Instagram de Evgenia confrontando-a com a situação da perseguição, insultos e ameaças a Alina Zagitova provocada por Elena Rodina (pessoa próxima de Evgenia). Evgenia respondeu que adora todos os seus fãs e não faz ideia sobre quem diz ou escreve coisas dessas. Depois rematou dizendo que não acha aceitável comunicar com pessoas que se expressam no tom de quem deixou esse comentário… 
Fonte: Instagram de Evgenia

Muitas pessoas não gostaram da resposta de Evgenia e chamaram-na de hipócrita. 

Independentemente das respostas e likes de Evgenia nas redes sociais, acho que quem lhe mandou aquela carta esteve mal. Não há necessidade nenhuma de destilar ódio contra seja quem for. 

Quanto ao resto fico triste que até hoje Evgenia não se tenha demarcado de Elena Rodina e das suas acções contra Alina Zagitova e continue a defendê-la publicamente. 

Convém não esquecer que Evgenia só tem 19 anos e talvez fosse bom que se mantivesse afastada destas discussões nas redes sociais para evitar manchar a sua reputação.

Por agora é tudo mas em breve serão publicadas mais coisas no blogue.

Até à próxima. 














Sem comentários:

Enviar um comentário