1.º | Tessa Virtue & Scott Moir |
| 180.96pts | |||||
2.º | Elena Ilinykh & Nikita Katsalapov |
| 171.89pts | |||||
3.º | Nathalie Pechalat & Fabian Bourzat |
| 171.08pts | |||||
4.º | Nelli Zhiganshina & Alexander Gazsi |
| 147.27pts | |||||
5.º | Gabriella Papadakis & Guillaume Cizeron |
| 143.26pts | |||||
6.º | Ksenia Monko & Kirill Khaliavin |
| 139.96pts | |||||
7.º | Penny Coomes & Nicholas Buckland |
| 128.59pts | |||||
8.º | Nicole Orford & Thomas Williams |
| 119.60pts |
ANÁLISE
A dança livre no Troféu Eric Bompard 2013 deu-nos que pensar em alguns aspectos. A primeira coisa a salientar é que os campeões olímpicos em título Virtue & Moir partiram de uma nota técnica base inferior à de Pechalat & Bourzat, Ilinykh & Katsalapov e Zhiganshina & Gazsi. Aliás a melhor nota técnica total foi a de Ilinykh & Katsalapov com 50.51pts.
Virtue & Moir escolheram uma dança livre sofisticada e madura dentro do estilo mais conservador em que se sentem claramente confortáveis. É uma dança livre lindíssima e artisticamente de grande nível. Acho que mesmo aquelas pessoas que não estão muito familiarizadas com a patinagem artística reconhecem o enorme valor da performance deste par. É verdade que já os vi terem performances melhores do ponto de vista técnico mas acredito que a sua treinadora Marina Zueva poderá sugerir alterações, nomeadamente nas figuras de elevação, tendo em vista os jogos olímpicos de 2014. Apenas quatro dos nove elementos técnicos alcançaram o nível 4: twizzles (7.43pts), peão (6.07pts), a primeira e a terceira figuras de elevação (5.00pts + 5.43pts). A sequência de passos na circular (8.50pts), a quarta figura de elevação (4.43pts) e sequência de passos na diagonal (8.07pts) foram de nível 3. A figura de elevação em curva foi meramente de nível 2 (3.64pts). O último elemento técnico do programa foi a figura de elevação coreográfica (1.21pts). Virtue & Moir sofreram uma penalização de -2.00pts devido a terem ultrapassado o tempo permitido em duas figuras de elevação. Felizmente para eles não tiveram qualquer problema ao nível dos componentes. Nos componentes, os juízes atribuíram-lhe 9.57 na perícia, 9.54 nos passos de ligação/movimento, 9.75 na performance, 9.64 na coreografia e 9.82 na interpretação/timing. Na escala individual de cada juiz nos segmentos, Tessa e Scott conseguiram setes notas de 10.00 (3 na performance e 4 na interpretação/timing).
Elena Ilinykh & Nikita Katsalapov mostraram aguerridos e determinados na dança livre, melhorando significativamente a sua prestação quando comparada com a que fizeram na semana anterior no Troféu NHK. A sequência de passos na diagonal (7.64pts) e a sequência de passos na circular (7.93pts) foram ambas de nível 3. Os restantes elementos foram de nível 4. As figuras de elevação e a correcção com que foram executadas foram de encher o olho, ainda para mais porque essas figuras são originais. No que respeita aos componentes, Ilinykh & Katsalapov receberam 8.79 na perícia, 8.39 nos passos de ligação/movimento, 8.96 na performance, 8.61 na coreografia e 9.07 na interpretação/timing. No entanto, não posso deixar de referir que o painel de juízes esteve dividido. O juiz n.º 9 destoou claramente dos seus colegas de painel e, por exemplo, atribuiu 6.50 (!!!!!) no segmento de passos de ligação e movimento. Outro aspecto a salientar é que depois da prestação deste par no troféu NHK muita gente achou que eles não conseguiram ficar à frente de Péchalat & Bourzat nesta competição.
O par francês estava a jogar em casa e olhando para o ranking internacional da temporada passada deveriam estar à espera de terminar esta competição à frente de Ilinykh & Katsalapov. Nathalie Péchalat estava visivelmente triste com o resultado e não disfarçou a sua insatisfação. Do ponto de vista técnico penso que eles foram inferiores aos russos no que diz respeito à execução dos elementos em geral e concordo inteiramente com o resultado final. Péchalat e Bourzat tiveram cinco elementos técnicos de nível 4. A sequência de passos na diagonal (8.07pts), o peão (4.43pts) e a sequência de passos na circular (7.93pts) foram de nível 3. Nos segmentos dos componentes eles obtiveram 8.89 na perícia, 8.68 nos passos de ligação/movimento, 9.04 na performance, 8.89 na coreografia e 9.11 no timing/interpretação. Péchalat & Bourzat foram ainda penalizados num ponto de dedução devido a uma das figuras de elevação ter ultrapassado o tempo máximo permitido.
Nota final para destacar as danças livres de Papadakis & Cizeron e Monko & Khaliavin devido a terem tentado apresentar temas originais, com coreografias que ainda não foram tentadas por outros pares. É assim mesmo :)
Elena Ilinykh & Nikita Katsalapov mostraram aguerridos e determinados na dança livre, melhorando significativamente a sua prestação quando comparada com a que fizeram na semana anterior no Troféu NHK. A sequência de passos na diagonal (7.64pts) e a sequência de passos na circular (7.93pts) foram ambas de nível 3. Os restantes elementos foram de nível 4. As figuras de elevação e a correcção com que foram executadas foram de encher o olho, ainda para mais porque essas figuras são originais. No que respeita aos componentes, Ilinykh & Katsalapov receberam 8.79 na perícia, 8.39 nos passos de ligação/movimento, 8.96 na performance, 8.61 na coreografia e 9.07 na interpretação/timing. No entanto, não posso deixar de referir que o painel de juízes esteve dividido. O juiz n.º 9 destoou claramente dos seus colegas de painel e, por exemplo, atribuiu 6.50 (!!!!!) no segmento de passos de ligação e movimento. Outro aspecto a salientar é que depois da prestação deste par no troféu NHK muita gente achou que eles não conseguiram ficar à frente de Péchalat & Bourzat nesta competição.
O par francês estava a jogar em casa e olhando para o ranking internacional da temporada passada deveriam estar à espera de terminar esta competição à frente de Ilinykh & Katsalapov. Nathalie Péchalat estava visivelmente triste com o resultado e não disfarçou a sua insatisfação. Do ponto de vista técnico penso que eles foram inferiores aos russos no que diz respeito à execução dos elementos em geral e concordo inteiramente com o resultado final. Péchalat e Bourzat tiveram cinco elementos técnicos de nível 4. A sequência de passos na diagonal (8.07pts), o peão (4.43pts) e a sequência de passos na circular (7.93pts) foram de nível 3. Nos segmentos dos componentes eles obtiveram 8.89 na perícia, 8.68 nos passos de ligação/movimento, 9.04 na performance, 8.89 na coreografia e 9.11 no timing/interpretação. Péchalat & Bourzat foram ainda penalizados num ponto de dedução devido a uma das figuras de elevação ter ultrapassado o tempo máximo permitido.
Nota final para destacar as danças livres de Papadakis & Cizeron e Monko & Khaliavin devido a terem tentado apresentar temas originais, com coreografias que ainda não foram tentadas por outros pares. É assim mesmo :)
VIDEOS
Virtue & Moir
Ilinykh & Katsalapov
Pechalat & Bourzat
Ziganshina & Gazsi
Papadakis & Cizeron
Monko & Khaliavin
Coomes & Buckland
Orford & Williams
Cerimónia de entrega de medalhas
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