sábado, 9 de novembro de 2013

Troféu NHK 2013 - Dança Curta

O segundo dia de provas no Troféu NHK 2013, que está a decorrer em Tóquio no Japão, iniciou-se com a dança curta.

RESULTADOS

1.ºMeryl Davis & Charlie White

EUA
73.70pts

2.ºAnna Cappellini & Luca Lanotte

Itália
64.58pts

3.ºMaia Shibutani & Alex Shibutani

EUA
63.09pts

4.ºElena Ilinykh & Nikita Katsalapov

Rússia
61.35pts

5.ºPiper Gilles & Paul Poirier

Canadá
55.20pts

6.ºTanja Kolbe & Stefano Caruso

Alemanha
52.39pts

7.ºCathy Reed & Chris Reed

Japão
51.91pts

8.ºVictoria Sinitsina & Ruslan Zhiganshin

Rússia
44.34pts

ANÁLISE
 
O par estado-unidense composto por Meryl Davis e Charlie White confirmou com a sua prestação o favoritismo que lhe era atribuído no papel. Apesar de não terem parecido tão dinâmicos como no Skate America no mês passado, a verdade é que a sua liderança é inquestionável. Uma das principais forças deste par é a capacidade de aumentar a sua nota técnica base devido à qualidade com que fazem os elementos e que lhe permite obter graus de execução positivos. A nota técnica base para este programa curto foi de 28.50pts mas ele melhoraram-na para 35.35pts. Isto significa que eles foram buscar mais 6,85pts só com boas classificações na escala dos graus de execução. Na nota dos componentes, os segmentos ficaram entre 9.43 e 9.68. Houve um juiz que lhes atribuiu a nota 10.00 no segmento da coreografia/composição do programa. Mesmo com um total fantástico, a verdade é que este programa ainda pode evoluir. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam, a primeira sequência obrigatória de finnstep e os twizzles foram de nível 3. O objectivo deles era ter todos os elementos com nível 4, coisa que aliás já nos habituaram a conseguir noutras provas passadas.
Anna Cappellini e Luca Lanotte continuam a cimentar a sua reputação como par de elite. Esta dança curta está fantástica e assenta-lhes que nem uma luva. Os seus segmentos na nota dos componentes balizaram-se entre 8.18 (movimento/passos de ligação) e 8.57 (coreografia). Os twizzles, a figura de elevação e a primeira sequência obrigatória de finnstep foram todos de nível 4. A segunda sequência obrigatória de finnstep e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foram de nível 2. Esta discrepância de nível entre a primeira e a segunda sequências obrigatória de finnstep deverá ser corrigida em competições futuras.
Maia e Alex Shibutani parece que se sentem muito à vontade com este estilo de dança e cativaram o público com a sua prestação. No que diz respeito aos níveis atribuídos aos elementos, eles conseguiram o nível 4 nos twizzles e nas figuras de elevação, nível 3 nas duas sequências obrigatórias do finnstep e na sequência de passos em que os patinadores não se tocam. Os seus componentes ficaram-se entre 7.64 (passos de ligação/movimento) e 7.93 (coreografia).
Elena Ilinykh & Nikita Katsalapov estrearam-se no circuito do grande prémio desta temporada demonstrando uma boa forma física e movimentos limpos. Os seus segmentos dos componentes foram bastante bons: 8.50 para a perícia, 8.18 para movimento/passos de ligação, 8.39 para a performance, 8.54 para a coreografia e 8.54 para a interpretação/timing. O seu calcanhar de Aquiles neste programa foram os níveis dos elementos técnicos. Apenas a figura de elevação foi de nível 4. O restante foi de nível 2. Um par que quer efectivamente lutar pelas medalhas não pode ter praticamente todos os seus elementos técnicos de nível 2. O que os salvou foi a boa execução. Os níveis são muito importantes porque definem o valor base do elemento. Quanto mais alto for o nível maior será a sua pontuação base. Veremos o que é que eles farão com este programa em futuras competições.
Uma nota final sobre o par Victoria Sinitsina & Ruslan Zhiganshin. Antes da competição de iniciar não se imaginaria que este par poderia ficar em último. O problema foi que Victoria caiu na primeira sequência obrigatória de finnstep e isso fê-los perder qualquer hipótese de pontuação nesse elemento. Ficaram aí com um 0 bem redondo. A queda afectou-lhe o sistema nervoso e a segunda sequência de finnstep não foi executada de forma tão correcta como eles já demonstraram que sabem fazer. Foi uma pena mas tudo isto faz parte da competição.
 
VIDEOS
 
Davis & White
 
Cappellini & Lanotte
 
Shibutani & Shibutani
 
Ilinykh & Katsalapov

Sem comentários:

Enviar um comentário