RESULTADO
1.º | Patrick Chan |
| 98.52pts | |||||
2.º | Yuzuru Hanyu |
| 95.37pts | |||||
3.º | Jason Brown |
| 84.77pts | |||||
4.º | Han Yan |
| 84.34pts | |||||
5.º | Florent Amodio |
| 73.65pts | |||||
6.º | Michal Brezina |
| 71.91pts | |||||
7.º | Nan Song |
| 71.36pts | |||||
8.º | Alexander Majorov |
| 59.72pts |
ANÁLISE
Patrick Chan bateu o seu próprio record do mundo para a nota mais elevada de sempre num programa curto. Ele já era o anterior detentor deste record devido à nota que recebeu nos Mundiais de 2013. 98.52pts é uma nota enorme! Chan inicou o seu esquema com uma excelente combinação de quadruplo toe-triplo toe loop (16.26pts), a que se seguiu um triplo axel (10.07pts). No triplo axel, após ver a repetição, fiquei com dúvidas sobre se a última volta do salto tenha sido verdadeiramente completa. No entanto, ele recebeu a nota nesse elemento como se tivesse sido executado correctamente. Depois foi a vez de um peão de nível 3 que lhe rendeu 3.44pts. O triplo lutz (8.10pts) foi executado na segunda metade do esquema e isso fez com que o elemento fosse valorizado em mais 10%. Logo de seguida Chan fez um peão de nível 4 (5.90pts). A sequência de passos também foi de nível 4 (5.90pts). O último elemento técnico foi um peão de nível 4 (4.50pts). Chan esteve no seu melhor. A suavidade com que consegue fazer as lâminas deslizarem no gelo é estonteante. Do ponto de vista artístico, Chan está como peixe na água neste tipo de coreografia. Os seus movimentos de braços são fantásticos e adequaram-se perfeitamente à música. A suas notas dos componentes foram muito boas. Os juízes atribuíram-lhe 9.25 na perícia, 8.93 nas transições/passos de ligação, 9.25 na performance/execução, 9.29 na coreografia/composição e 9.46 na interpretação. Aliás, no que diz respeito à interpretação, dois juízes atribuíram-lhe 10.00 nesse segmento.
Yuzuru Hanyu foi o último a patinar no programa curto e ouviu a nota que Chan recebeu. O jovem japonês não pareceu minimamente afectado psicologicamente com o sucesso de Chan e patinou um programa espectacular, respondendo quase à letra ao desafio do canadiano. Hanyu alcançou mesmo uma nota técnica superior à de Chan embora a margem seja muito curta (52.72 contra 52.34). Hanyu começou o seu programa curto com um excelente quadruplo toe loop (12.30pts). Os restantes dois elementos de salto foram executados na segunda metade do esquema: um triplo axel (12.06pts) e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (12.01pts). Todos os seus peões foram de nível 4 (11.98pts). A sequência de passos foi de nível 3 (4.37pts). Mas por que é que Hanyu ficou classificado atrás de Chan? A resposta é devido às notas nos componentes do programa. Hanyu recebeu 8.54 para a perícia, 8.29 para as transições/passos de ligação, 8.71 para a performance/execução, 8.54 para a coreografia/composição e 8.57 para a interpretação.
Jason Brown não fez nenhum salto quadruplo no programa curto mas esteve à mesma muito bem. Ele executou um triplo axel (9.64pts), uma combinação de triplo flip-triplo toe loop (10.50pts) e um triplo lutz (8.00pts). A sequência de passos (5.50pts) e os peões (12.34pts) foram todos de nível 4. Nos segmentos da segunda nota, ele recebeu 7.46 na perícia, 7.54 nas transições/passos de ligação, 7.93 para a performance/execução, 7.75 na coreografia/composição e 8.11 na interpretação.
Han Yan não está muito distante de Jason Brown em termos de pontos, o que ainda lhe permite sonhar com um lugar no pódio neste troféu. Yan viu a sua combinação de triplo lutz com triplo toe loop (10.61pts) ser penalizada com grau de execução negativo. As décimas que perdeu nesse elemento fizeram-no ficar atrás de Brown. Nos outros saltos não teve problemas. O triplo axel foi fantástico (11.21pts) e o quadruplo toe loop (11.87pts) idem. Dois dos seus peões foram de nível 3 e o último foi de nível 2 (total de 8.75pts). A sequência de passos foi de nível 3 (3.94pts). Nos componentes, os juízes atribuíram-lhe 7.75 na perícia, 7.32 nas transições/passos de ligação, 7.64 na performance/execução, 7.64 na coreografia/composição e 7.61 na interpretação.
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