quinta-feira, 28 de junho de 2012

Perfil - Krylova & Ovsyannikov - Parte 2

Nas danças obrigatórias, Anjelika e Oleg brilharam em todas as ocasiões. Patinaram os passos obrigatórios sempre na medida certa, com uma velocidade estonteante e uma óptima apresentação.
Aqui ficam alguns exemplos:


E como não podia deixar de ser, Anjelika e Oleg também brilharam nas exibições.
Malaguena
Still Got the Blues
O Último dos Moicanos
Ave Maria

A tremenda versatilidade de Anjelika e Oleg foi um dos seus pontos mais fortes. Fosse qual fosse o tipo de dança e de tema, este par foi sempre capaz de se adaptar a tudo.
Anjelika e Oleg faziam um par que esteticamente estava muito bem. Ambos são bastante altos mas a diferença de altura entre ambos estava bem proporcionada, sendo que o tipo de corpo de cada um deles se ajustava bem em conjunto. Ela é incrivelmente elegante e tão perfeita que custa a acreditar que existe um ser humano assim. Ele é maravilhosamente forte e cavalheiro ao mesmo tempo, que era aguerrido e másculo sem ser bruto.
Aliás, na minha opinião, Oleg é um dos melhores dançarinos no gelo de todos os tempos.
Este par demonstrou sempre ter uma enorme segurança no controlo das lâminas, executando passos rápidos e precisos. A velocidade de execução dos elementos era fabulosa. As figuras de elevação que apresentavam eram sempre elegantes e eficazes do ponto de vista estético. As suas linhas eram puras e limpas.
Sem dúvida que formaram um par memorável.

Em termos das danças livre que fizeram durante a sua carreira, quero destacar a Carmen e a dança tribal. Em primeiro lugar gosto de ver pares a arriscar apresentar e interpretar coreografias diferentes. Gosto de ver algo que seja surpreendente e essas duas danças foram de facto inovadoras.
A música da ópera Carmen já foi usada centenas de vezes mas Anjelika e Oleg deram à sua dança um cunho e uma identidade próprias. Usaram essa música como se fosse só deles. O lado teatral também foi muito bem explorado. Os elementos de dança moderna resultaram na perfeição.
Quanto à dança livre "tribal" só me lembro de outro par que teve a coragem de arriscar uma coreografia com este tema: os irmãos Isabelle e Paul Duchesnay na longinqua temporada de 1987/1988. Não posso deixar de referir que houve muita gente que criticou Anjelika e Oleg por não quererem seguir os cliches e escolherem uma coisa deste género. Para mim foi uma aposta ganha.

Enfim, ficam as memórias de grandes performances desportivas e artisticas.

Para finalizar digo-vos que Anjelika é actualmente a treinadora e coreografa responsável pelos pares Pechalat & Bourzat e Weaver & Poje. Já Oleg é treinador num clube de Moscovo, tendo estado ligado à patinagem sincronizada de grupos.

Perfil - Krylova & Ovsyannikov - Parte 1

Anjelika Krylova e Oleg Ovsyannikov formaram um fenomenal par de dança que nos deixou um fantástico legado em termos de performances.
Anjelika e Oleg começaram a patinar juntos no ano de 1994 sob a tutela dos treinadores Natalia Linichuk e Gennadi Karponosov.
Durante a década de 90 ainda exista uma mentalidade que ditava que os pares mais recentes, por muito bons que fossem, teriam de aguardar algumas épocas até serem pontuados de acordo com o seu valor. Mas Anjelika e Oleg eram tão bons que causaram logo um impacto que os levou a ter sucesso logo na primeira época em que patinaram juntos.


1.ª ÉPOCA - 1994/1995

Anjelika e Oleg deram logo nas vistas por terem excelentes prestações nas danças obrigatórias (compulsory dances). A dança original foi patinada ao som de Sing, Sing, Sing de Benny Goodman. Na dança livre, Anjelika e Oleg usaram o flamenco como tema.
O seu sucesso foi imediato pois venceram os campeonatos nacionais da Russia, relegando para segundo plano pares com muito mais experiência do que eles. Essa excelente prestação a nível nacional deu-lhes o direito de irem participar nos campeonatos da Europa onde venceram a medalha de bronze. Esse foi um feito extraordinário!
Nos campeonatos do mundo, eles brilharam na dança livre mas os juizes não tiveram a coragem de lhes dar um lugar no pódio. Acabaram em 5.º lugar.

Anjelika e Oleg durante a dança livre nos mundiais de 1995

2.ª ÉPOCA - 1995/1996
Esta foi uma época de ascensão imediata. Mais uma vez estiveram lindamente em todas as danças obrigatórias. Na dança original patinaram uma extraordinária coreografia de paso doble e na dança livre apresentaram uma lindissima coreografia ao som de música tradicional russa. Com estes programas, Anjelika e Oleg tiveram a oportunidade de mostrar versatilidade: o dramatismo do paso doble e a alegria e humor da música tradicional. Em termos de resultados obtiveram a medalha de prata no Troféu Skate America e o ouro na Taça das Nações, tendo-se qualificado para a Grand Prix Final onde venceram a prata. Venceram ainda a medalha de prata nos campeonatos nacionais da Russia, nos campeonatos da Europa e nos campeonatos do mundo. Nas vezes em que ficaram em segundo lugar foi porque ficaram atrás dos seus compatriotas Grishuk & Platov que já eram um par com uma reputação enorme e eram os campeões olímpicos em título.


3.ª ÉPOCA - 1996/1997
Nessa temporada afirmaram-se completamente e demonstraram que estavam a competir para destronar a hegemonia de Grishuk & Platov. Venceram o ouro na Taça da Rússia, na Taça das Nações e no Troféu Skate America, tendo-se qualificado para a Grand Prix Final onde ficaram em segundo lugar atrás de Bourne & Kraatz (resultado um pouco controverso :/). Venceram a medalha de prata nos campeonatos da Europa e nos campeonatos do mundo, ficando atrás de Grishuk & Platov. Os programas que apresentaram nessa temporada foram excelentes: na dança original usaram a música "Olhos Negros" ao ritmo de tango e na dança livre usaram a "Masquerade Waltz" de Aram Khachaturian.
A coreografia de tango era simplesmente brilhante e Anjelika e Oleg interpretaram-na na perfeição. Aliás esse tango foi dos mais espectaculares que alguma vez vi na patinagem artistica! 
Já a dança livre foi puramente sublime.


4.ª ÉPOCA - 1997/1998
Nesta altura, Anjelika e Oleg já estavam a lutar taco a taco com Grishuk & Platov. Na dança original apresentaram-nos um excelente e dinâmico jive e na dança livre brindaram-nos com uma incrível coreografia ao som de Carmen de Bizet que incorporou elementos de dança moderna, com uma apresentação única e inigualável. Eles venceram o ouro na Taça das Nações e na Taça da Rússia. Nos campeonatos da Europa e nos Jogos Olímpicos ficaram em segundo lugar. Foi nesta temporada que Anjelika e Oleg finalmente chegaram ao título mundial.


5.ª ÉPOCA 1998/1999
Anjelika e Oleg simplesmente arrasaram tendo vencido todas as competições onde participaram (Taça Sparkassen - antigamente conhecida por Taça das Nações; Taça da Russia, Grand Prix Final, campeonatos da Europa e campeonatos do Mundo). Anjelika e Oleg seguiram o estilo clássico para interpretar o ritmo de valsa na sua dança original mas na dança livre optaram por um estilo moderno e completamente diferente de todos os outros pares. Essa dança livre foi um pouco controversa pois na música usada sobressaía somente a percursão. No entanto, do ponto de vista artistico, essa dança mais "tribal" foi simplesmente excelente. Do ponto de vista técnico, Anjelika e Oleg estiveram brilhantes e demonstraram um domínio perfeito das lâminas dos patins.


Infelizmente, Anjelika e Oleg não puderam prosseguir a sua carreira competitiva pois ela lesionou-se nas costas com gravidade. Foi uma pena pois, a cada época que passava, este par mostrava-se mais forte.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Notícias - Akiko Suzuki

A patinadora japonesa Akiko Suzuki, que venceu a medalha de bronze no campeonato do mundo de 2012, anunciou que vai usar música da banda sonora do filme Kill Bill no seu programa curto. A coreografia vai ser feita pela coreografa russa Anjelika Krylova.
Para o programa longo, Suzuki escolheu música usada pelo Cirque de Soleil. O coreografo do programa longo é o italiano Pasquale Camerlengo.

Akiko Suzuki

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Notícias - Samuelson & Gilles

O par de dança norte-americano Emily Samuelson e Todd Gilles decidiram separar-se.
A notícia foi confirmada pela própria Emily na sua página do facebook (Podem ler o comunicado aqui:http://www.facebook.com/notes/emily-samuelson/todd-and-my-end-of-partnership/10150959989667626). Emily ainda tem intenção de procurar um novo parceiro. Todd está a trabalhar como treinador.
Eu tenho uma grande admiração por Emily Samuelson e fico muito triste por saber que ela está novamente sem parceiro. Esta patinadora tem umas linhas muito limpas, as suas extensões são belas e a posição das costas é muito correcta.
Quando Emily patinava com Evan Bates, eu pensei que no futuro eles teriam todas as possibilidades de se tornar um par para disputar as medalhas nos campeonatos do mundo e nos jogos olímpicos. No entanto, Evan abandonou a Emily para ir patinar com Madison Chock.
Quando Emily formou par com Todd Gilles fiquei curiosa para ver a evolução deles. Até gostei do programa livre que apresentaram durante a época 2011/2012 mas eles não tiveram oportunidade de competir muito.
Às vezes o destino tem destas coisas: alguém tão talentoso fica fora da competição. Perde a modalidade e perdem os fãs.
Desejo as maiores felicidades à Emily e ao Todd no seu futuro.


Samuelson & Gilles - Taça da China 2011 - Dança Livre: http://www.youtube.com/watch?v=UliHqgN9njw

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Notícias - Langlois & Hay

Lembram-se do par canadiano Anabelle Langlois e Cody Hay? Na temporada 2009/2010 venceram a medalha de bronze no Troféu Nebelhorn e ficaram em 9.º lugar nos Jogos Olímpicos em Vancouver.
Langlois e Hay casaram no dia 21-05-2012. Felicidades ao casal!

Aqui fica um link para o facebook de Anabelle Langlois com uma foto do dia do casamento: http://www.facebook.com/#!/anabelle.langlois?sk=wall

Notícias - Evgeni Plushenko

O treinador Alexei Mishin anunciou que o seu pupilo Evgeni Plushenko vai usar música de Nino Rota, composta para a banda sonora do filme "Romeu e Julieta", no seu novo programa livre.
A coreografia foi elaborada pelo japonês Kenji Miyamoto.
Plushenko vai também contar com a ajuda do coreografo italiano Pasquale Camerlengo para afinar pormenores dos seus programas.

Evgeni Plushenko


Link para a notícia em inglês:  http://en.ria.ru/sports/20120622/174184298.html

terça-feira, 19 de junho de 2012

Notícias - Shae-Lynn Bourne

A ex-atleta canadiana Shae-Lynn Bourne, que costumava patinar na categoria de dança no gelo com Viktor Kraatz, tornou-se mãe de um menino no dia 18-06-2012. Shae-Lynn e o marido optaram pelo nome Kai.
Uma foto já foi partilhada no twitter.
O blog Magia Gelada deixa os seus votos de felicidades ao casal e ao bébé. :)


Shae-Lynn Bourne

*Nota: foto escolhida por pesquisa no google.

domingo, 17 de junho de 2012

Notícias - Samuel Contesti

O patinador italiano Samuel Contesti anunciou a sua retirada da competição.
Recordamos que Contesti venceu a medalha de prata nos campeonatos da Europa em 2009 e teve uma boa prestação nos mundias de 2011/2012.
Os motivos apontados por Contesti para a sua retirada imediata prendem-se com a falta de um local fixo onde pudesse continuar a treinar de forma permanente.
Contesti despede-se da patinagem de competição como atleta mas pretende tornar-se treinador no futuro.
Contesti é o segundo patinador europeu de primeira linha a anunciar a sua retirada neste defeso depois do belga Kevin van der Perren ter arrumado os patins.

Samuel Contesti


Link para artigo na imprensa italiana: http://www.gazzetta.it/Sport_Invernali/Pattinaggio/15-06-2012/contesti-parabola-argento-europeo-un-addio-inatteso-911540602542.shtml

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Noticias - Katie Holmes promove patinagem artistica

A actriz norte-americana Katie Holmes esteve envolvida na promoção da digressão do espectáculo Artistry on Ice que decorreu na China.
Nessa digressão estiveram presentes patinadores do calibre de Shen & Zhao, Evgeni Plushenko, Johnny Weir, Jeffrey Buttle, Yu-Na Kim e Kurt Browning.
É de salientar que o par chinês Shen & Zhao anunciou que esta foi a sua última digressão e que vão arrumar os patins.

Link para um artigo: http://www.globaltimes.cn/content/714257.shtml

Foto de Katie Holmes após a realização da conferência de imprensa de apresentação de Artistry on Ice

Notícias - Pushkash & Guerreiro

O jovem par de dança composto por Ekaterina Pushkash e Jonathan Guerreiro mudou de treinador. Na época passada, este par foi orientado por Natalia Linichuk e Gennadi Karponosov.
Nikolai Morozov é o seu novo treinador.

Link para fonte em russo: http://www.fskate.ru/skaters/1515.html

Ekaterina Pushkash & Jonathan Guerreiro

Notícias - Julia Lipnitskaya (actualizada)


Post original:
Segundo orientações obtidas durante o último congresso da ISU (International Skating Union), Julia Lipnitskaya não vai poder participar no circuito do grande prémio na temporada de 2012/2013, por causa da idade. Julia nasceu em 5 de Junho de 1998 (14 anos) e, por isso, é considerada jovem de mais para participar em competições seniores de relevo.
O nome de Lipnitskaya constava da lista de atletas para participar no Troféu Eric Bompard e na Taça da China. Nesses eventos, ela será substituída por outras atletas.

Actualização
O Presidente da federação russa de patinagem artistica falou à imprensa do seu país e desmentiu que Lipnitskaya foi excluida do circuito do grande prémio. Ele confirmou que foi fixado uma idade minima para a participação em eventos de seniores mas essa nova regra só vai ser aplicada a partir de 2014. Desta feita, Lipnitskaya pode manter-se na lista de atletas a participar no Troféu Eric Bompard e na Taça da China em 2012/2013.

Link para notíca em russo: http://www.rsport.ru/figure_skating/20120615/601164864.html


Notícias - Daisuke Takahashi

Afinal não eram só rumores... É mesmo verdade que Daisuke Takahashi vai voltar a trabalhar com o treinador Nikolai Morozov. Estou muito surpreendida com esta notícia mas também estou curiosa para ver os resultados que Takahashi vai obter sob o comando de Morozov pois este é mestre em maximizar o número de pontos que os atletas podem obter em cada elemento.

Link para nota na imprensa japonesa: http://www.asahi.com/sports/update/0615/TKY201206150654.html

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Notícias - Daisuke Takahashi

Estão a adensar-se os rumores que ditam que o patinador japonês Daisuke Takahashi vai voltar a ser treinado pelo russo Nikolai Morozov. Se for verdade não deixa de ser um enorme golpe de teatro que promete abalar o mundo da competição em individuais masculinos. Recordamos que em Maio de 2008, Takahashi deixou de ser treinado / coreografado por Morozov. Na altura muito foi dito e escrito sobre esta ruptura. Mais tarde Morozov afirmou que a culpa era do então novo agente de Takahashi.
Já foi publicado um artigo na imprensa russa sobre este assunto (aqui está o link: http://rsport.ru/figure_skating/20120614/601084215.html)




Programa curto de Takahashi nos campeonatos dos 4 Continentes em 2008. A coreografia é de Nikolai Morozov.


Notícias - Tobias & Stagniunas

O par de dança lituano Isabella Tobias & Deividas Stagniunas anunciou através do Facebook que vai seguir o treinador Igor Shpilband e abandonar Marina Zoueva.
Este é o segundo par que decidiu continuar com Igor Shpilband após este ter sido despedido do Arctic Edge Arena.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Notícias - Nobunari Oda

Foi noticiado na imprensa que o patinador japonês Nobunari Oda já iniciou a preparação dos seus programas para a época 2012/2013.
Para o programa curto, Oda vai usar música do tipo ragtime com coreografia de Tom Dickson.
O programa livre será patinado ao som de uma combinação de músicas que inclui obras de Paul Dukas e Maurice Ravel. Lori Nichol é a responsável por essa coreografia.
Kenji Miyamoto coreografou o novo programa de exibição de Oda ao som de New York, New York na versão de Frank Sinatra.

Link para a notícia original em japonês: http://www.nnn.co.jp/dainichi/rensai/skate/120531/20120531057.html

Notícias - Pechalat & Bourzat

Os franceses Nathalie Pechalat & Fabian Bourzat, bi-campeões europeus de dança no gelo e detentores da medalha de bronze dos mundiais de 2012, anunciaram que a sua dança livre para a época 2012/2013 vai ter como tema os Rolling Stones. Vai com certeza ser interessante!


terça-feira, 12 de junho de 2012

Notícias - Igor Shpilband + Chock & Bates

Igor Shpilband, que há poucos dias foi despedido de Canton, já arranjou um novo rinque onde poderá treinar os seus pupilos.
Shpilband vai manter-se na área do estado do Michigan nos EUA na Novi Ice Arena.
De todas as duplas que Igor Shpilband costumava treinar apenas os norte-americanos Madison Chock & Evan Bates decidiram segui-lo.
Virtue & Moir, Davis & White e Shibutani & Shibutani preferiram ficar só com Marina Zoueva.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Noticias

A imprensa da Lituânia noticia que a coreografa Marina Zoueva convidou o famoso par Margarita Drobiazko & Povilas Vanagas para trabalharem com ela nos EUA, substituindo o demitido Igor Shpilband.
A mãe de Povilas Vanagas é presidente da Federação lituana de patinagem e confirmou que eles foram abordados por Marina Zoueva, tendo recusado o convite.
Drobiazko e Vanagas não pretendem abdicar da carreira profissional de sucesso que construíram na Russia onde aparecem constantemente em programas de televisão e estão envolvidos em enormes digressões pelo país.
A presidente da federação lituana falou ainda na sua preocupação com o par Isabella Tobias & Deividas Stagniunas pois eles estão de férias e ainda não manifestaram qualquer posição sobre a demissão de Igor Shpilband. Tobias & Stagniunas ficarão com Zoueva? Vão seguir Shpilband? Irão procurar um novo treinador? Vamos ter de esperar por desenvolvimentos nas próximas semanas. No entanto, acrescentamos que a presidente da federação da Lituânia se mostrou descontente com a possibilidade de Tobias & Stagniunas ficarem só com Marina Zoueva pois ela é mais experiente só na parte de construir as coreografias. Shpilband é que tratava da parte técnica.

Isabella Tobias & Deividas Stagniunas


Margarita Drobiazko & Povilas Vanagas

Notícias - Virtue & Moir

Foi oficialmente anunciado que o par canadiano Tessa Virtue & Scott Moir vai ficar a ser treinado exclusivamente por Marina Zoueva. Esta decisão aparece na sequência da demissão do treinador Igor Shpilband.

Tessa Virtue & Scott Moir

terça-feira, 5 de junho de 2012

Notícias - Davis & White + Shibutanis

Como já noticiámos no blog, Igor Shpilband foi demitido do clube de patinagem "Arctic Edge Arena" onde exercia as funções de director para a dança no gelo e treinava diversas duplas de grande gabarito internacional juntamente com Marina Zoueva.
As duplas norte-americanas Meryl Davis & Charlie White e Maia Shibutani & Alex Shibutani já anunciaram que não vão seguir Shpilband e, por isso, vão ficar só com Marina Zoueva.

Veremos se Marina Zoueva irá ou não conseguir tomar conta do recado sozinha pois existem outras duplas que treinavam nesse mesmo clube e que possivelmente vão continuar lá. Falamos, por exemplo, dos norte - americanos Madison Chock & Evan Bates e dos lituanos Isabella Tobias & Deividas Stagniunas.

Quando aos actuais campeões do mundo Tessa Virtue & Scott Moir, os mesmos ainda não se pronunciaram oficialmente sobre esta situação mas Marina Zoueva já deu a entender à imprensa que esta dupla vai ficar com ela no Arctic Edge Arena.

Meryl Davis & Charlie White


Tessa Virtue & Scott Moir

Isabella Tobias & Deividas Stagniunas

Maia Shibutani & Alex Shibutani

Madison Chock & Evan Bates


Igor Shpilband

Marina Zoueva


Nota: A foto de Madison Chock e Evan Bates foi obtida por pesquisa no Google.

domingo, 3 de junho de 2012

Notícias - Crone e Sorensen separaram-se!

No inicio do mês passado noticiámos que Vanessa Crone ia passar a patinar com Nikolaj Sorensen. A parceria durou pouco tempo pois esta semana foi anunciada a sua separação!
Parece que o facto de ambos terem nacionalidades diferentes (ela é canadiana e ele é dinamarquês) impediu que os dois pudessem competir juntos internacionalmente.
Especula-se que a Federação canadiana não estava na disposição de libertar Vanessa para que ela pudesse patinar pela Dinamarca. No entanto, Nikolaj também não tinha autorização para representar o Canadá. É caso para dizer maldita burocracia.

Notícias - Igor Shpilband despedido!

Segundo informações publicadas no jornal norte-americano Detroit Free Press, o famoso treinador russo Igor Shpilband que se encontrava a treinar, com o auxilio de Marina Zoueva, as duplas de dança Virtue & Moir, Davis & White, Shibutani & Shibutani, Chock & Bates, foi demitido do clube de patinagem de Detroit "Arctic Edge Arena".
Esta notícia é no minímo surpreendente dado o sucesso que todas essas duplas estavam a ter sob a orientação de Shpilband.
Para além das duplas já mencionadas, Shpilband estava para trabalhar durante o Verão com os italianos Cappellini & Lanotte e os russos Riazanova & Tkachenko.
O director do "Arctic Edge Arena" Craig O'Neil terá referido que as três principais duplas que treinam nesse clube não queriam que Shpilband ficasse lá e fizeram uma espécie de ultimato: se Shpilband ficasse eles iam embora.
Marina Zoueva em declarações ao Detroit Free Press disse que Shpilband se tinha colocado numa situação de conflito de interesses ao aceitar trabalhar com outras duplas.
Shpilband terá ficado supreendido com toda esta situação e declarou que sempre se dedicou a 100% a todos os atletas.

Esta notícia é deveras estranha pois tanto Virtue & Moir como Davis & White devem muito do seu sucesso ao trabalho técnico desenvolvido por Shpilband. Neste momento, ele é talvez o melhor treinador do mundo na disciplina de dança. Marina Zoueva costumava tratar mais da parte coreográfica das duplas.

Veremos como é que a ausência de Shpilband vai afectar o desempenho principalmente de Virtue & Moir e Davis & White pois desde 2010 que estas duas duplas têm disputado entre si o primeiro lugar nas principais competições internacionais.
Estamos ainda curiosas para saber para onde irá Shpilband. Com certeza que ele vai continuar a carreira de treinador. Será que ele vai ficar nos EUA ou partirá para a Russia treinando novos pares?
Assim que tivermos mais novidades postaremos no blog.

Igor Shpilband

sábado, 2 de junho de 2012

Notícias - Evgeni Plushenko

Foi avançado na imprensa russa que o grande campeão Evgeni Plushenko vai ser pai. Ele e a sua esposa Yana Rudkovskaya estão radiantes com a notícia.
Plushenko já tem um filho chamado Egor que nasceu durante o primeiro casamento do patinador com Maria Ermak.
Rudkovskaya tem dois filhos do seu anterior casamento.

Link para a noticia na imprensa russa (se fizerem scroll down na página sensivelmente a meio vão poder ver uma foto de Plushenko e Rudkovskaya): http://www.mk.ru/social/article/2012/06/01/710629-yana-rudkovskaya-boretsya-za-syina.html