sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

4 Continentes 2013 - Homens (Programa curto) + Análise

O programa curto masculino trouxe-nos algumas supresas bem agradáveis.
Os resultados foram os seguintes:

1.º - Yuzuru Hanyu (Japão) - 87.65pts
2.º - Han Yan (China) - 85.08pts
3.º - Richard Dornbush (Estados Unidos) - 83.01pts
4.º - Daisuke Takahashi (Japão) - 82.62pts
5.º - Nan Song (China) - 81.16pts
6.º - Kevin Reynolds (Canadá) - 78.34pts
7.º - Denis Ten (Cazaquistão) - 78.05pts
8.º - Takahito Mura (Japão) - 78.03pts
9.º - Ross Miner (Estados Unidos) - 74.01pts
10.º - Max Aaron (Estados Unidos) - 72.46pts
11.º - Andrei Rogozine (Canadá) - 70.58pts
12.º - Misha Ge (Uzbequistão) - 70.26pts
13.º - Yi Wang (China) - 68.24pts
14.º - Michael Christian Martinez (Filipinas) - 64.62pts
15.º - Abzal Rakimgaliev (Cazaquistão) - 60.83pts
16.º - Christopher Caluza (Filipinas) - 58.53pts
17.º - Jin Seo Kim (Coreia do Sul) - 58.04pts
18.º - June Hyoung Lee (Coreia do Sul) - 55.63pts
19.º - Brendan Kerry (Austrália) - 53.37pts
20.º - Elladj Balde (Canadá) - 51.91pts
21.º - Min-Seok Kim (Coreia do Sul) - 51.43pts
22.º - Jordan Ju (Taipé) - 42.78pts
23.º - David Kranjec (Austrália) - 40.51pts

Pequenas notas
1 - Longe vão os tempos em que parecia impensável ver um atleta das Filipinas em grandes provas internacionais de patinagem artistica. Pois bem... os tempos mudaram e nesta edição dos Campeonatos dos 4 Continentes tivemos dois patinadores desse país. Ainda por cima, os dois estiveram bem e cairam nas boas graças do público que assistia à prova.
Podem ver o programa curto de Martinez neste link: http://www.dailymotion.com/video/xxdafk_4cc-michael-christian-martinez-sp_sport#.URVtFh2ZbSc
2 - Elladj Balde e David Kranjec foram os mais azarados do dia. As coisas correram bastante mal a estes dois patinadores e se eles não conseguirem recuperar no programa livre, o mais certo é serem descartados pelas suas respectivas federações para os próximos campeonatos do mundo. Recordo que a Federação Canadiana de Patinagem vai decidir qual o terceiro homem da selecção nacional para os mundiais consoante o resultado desta prova. Ou seja, Rogozine e Balde estão a disputar esta competição também a pensar que aquele que ficar melhor classificado entre eles pode ganhar o direito à inclusão na selecção canadiana para os mundiais.
3 -  Misha Ge tem carisma para dar e vender. Mais do que um atleta, este jovem do Uzbequistão é um verdadeiro entertainer. Podem ver o programa curto dele neste link: http://www.youtube.com/watch?v=qE0zVenif40 Infelizmente, ele teve um problema no triplo axel visto que não conseguiu completar a última rotação convenientemente. Esse foi o único elemento em que ele foi penalizado com grau de execução negativo.
4 - Quem também sofreu com a atribuição de graus de execução negativos em saltos foi o canadiano Kevin Reynolds. Foi o que lhe aconteceu na combinação de quadruplo salchow com triplo toe loop logo na abertura do seu programa e no quadruplo toe loop isolado pois os juízes consideraram que a última rotação dos saltos quadruplos não foi efectivamente completa (faltou cerca de 1/4 de volta). O triplo axel também foi penalizado. No entanto, temos que lhe tirar o chapéu: coragem para tentar dois quadruplos no programa curto não é para todos.
5 - WOW. A China está de volta na categoria de individuais masculinos. Nan Song e Han Yan foram soberbos. São ambos muito jovens e têm um futuro brilhante à sua frente. Song é mais artistico e Yan é mais tecnicista. Ambos são muito promissores e executaram o programa curto sem mácula. Podem ver a prestação deles nestes links:
Song: http://www.youtube.com/watch?v=OoSaD2hYHpA&list=UUhnBU6m4NfUueVYf4Xj0gEA&index=6
Yan: http://www.youtube.com/watch?v=o5_PmrOdIaY&list=UUhnBU6m4NfUueVYf4Xj0gEA
(reparem bem no triplo axel de Yan: a altura, a extensão, a recepção, a velocidade de entrada e de saída... fantástico! Só esse salto rendeu-lhe 10.79pts na nota técnica).
5 - Takahito Mura e Daisuke Takahashi parece que acusaram a pressão de estar a competir perante o exigente público japonês. Mura cometeu alguns erros nos elementos de saltos que acabaram por lhe custar caro na nota final. No entanto, a hipótese dele chegar à medalha de bronze após o programa livre não é de descartar. Takahashi aproveitou para estreiar o seu novo programa curto. Pessoalmente não entendo a necessidade desta mudança numa altura crucial da temporada. O programa curto que ele apresentou na primeira fase desta época era bastante bom e empolgante. O novo programa é patinado ao som de Moonlight Sonata e foi coreografado por Nikolai Morozov. Claro que o programa em si é muito bom mas infelizmente Daisuke teve deslizes técnicos no quadruplo toe e no triplo axel (onde caiu na recepção do salto). Uma pena... Talvez ele consiga recuperar no programa livre e chegar ao pódio.
Já Yuzuru Hanyu esteve globalmente melhor do que os seus compatriotas e merece o primeiro lugar embora tenha tido um problema na combinação de saltos pois apenas fez um lutz simples em vez de triplo. Felizmente que ele não se atrapalhou com o erro e conseguiu fazer um triplo toe loop como segundo salto. Este míudo é incrivelmente talentoso. Apesar desse erro, ele não deixou que isso afectasse o lado artistico nem os outros elementos e continuou o programa como se nada se tivesse passado. A sua nota técnica foi inferior ao do chinês Han Yan mas Yuzuru foi salvo pela nota dos componentes pois é um performer já mais experiente e tem uma capacidade de projecção e amplitude dos movimentos um pouco superior à do chinês.
6 - Os americanos não ganharam para o susto quando Ross Miner e Max Aaron cometeram erros nos seus respectivos programas curtos. O mais curioso é que o americano mais bem classificado e que patinou melhor foi Richard Dornbush. Convém lembrar que Dornbush nem sequer foi primeira escolha na selecção nacional dos Estados Unidos para este evento. Adam Rippon é que tinha sido originalmente escalado. No entanto Rippon lesionou-se e Dornbush foi chamado à última da hora para ocupar a vaga deixada em aberto pelo seu compatriota. É como diz o ditado popular "morrem uns para bem de outros" lol

Sem comentários:

Enviar um comentário