sexta-feira, 15 de março de 2013

Camps.do Mundo 2013 - Análise do programa curto masculino

CAMPEONATOS DO MUNDO 2013
 
PROGRAMA CURTO MASCULINO

 

Patrick Chan - O patinador canadiano inscreveu o seu nome no livro dos recordes ao conseguir bater a marca de maior pontuação de sempre para um programa curto de homens. Nada mais nada menos do que 98.37pts!!!!! É verdade que esta época não tem sido fácil para ele pois a única vitória internacional que teve foi na Taça da Russia. Mas, no momento certo, Patrick Chan apareceu em força, talvez também inspirado pelo facto de estar a patinar em casa, recebendo o apoio incondicional do público. Todos os elementos que realizou receberam graus de execução positivos e o nível 4. Ele iniciou o programa curto com uma combinação de quadruplo toe loop-triplo toe loop (15.97pts), para logo de seguida efectuar o triplo axel (10.50pts). O último salto que Patrick fez foi o triplo lutz já na segunda metade do esquema (7.90pts). Nos três peões amealhou 12.63pts. A sequência de passos rendeu-lhe 5.70pts. Nos componentes, ele obteve 9.14 para a perícia, 9.00 para as transições/passos de ligação, 9.25 para a performance/execução, 9.07 para a coreografia/composição e 9.21 para a interpretação. Grande programa de Chan e parece-me que apenas um autêntico desastre no program livre lhe poderá roubar o ouro.



Denis Ten - O patinador do Cazaquistão não aparecia no grupo dos favoritos e muita gente pensava que ele nem teria capacidade para voltar a entrar no top 10. Mas Ten foi absolutamente impressionante e cumpriu todo o seu programa com muito sucesso obtendo uma nota total de 91.56pts!!!!! Mais importante de tudo é que ele se colocou em excelentes condições para disputar uma medalha. Se ele conseguir apresentar-se com este nível no programa livre é bem provável que entre para a história como o primeiro patinador do Cazaquistão a ficar no pódio em campeonatos do mundo. Ten começou o programa curto com um quadruplo toe loop (12.01pts) para depois executar um triplo axel (10.36pts). A combinação de saltos que efectuou foi de triplo flip-triplo toe loop já na segunda metade do esquema (11.24pts). A sequência de passos foi de nível 4 e valeu-lhe 5.50pts. Os três peões que realizou foram todos de nível 4 e totalizaram 11.70pts. Na nota dos componentes, Ten obteve as seguintes classificações: 8.07 para a pericia, 7.89 para as transições/passos de ligação, 8.39 para a performance/execução, 8.11 para a coreografia/composição e 8.29 para a interpretação.



Kevin Reynolds - No passado mês de Fevereiro, este patinador surpreendeu tudo e todos ao vencer os Campeonatos dos 4 Continentes. O seu bom momento de forma manifestou-se no programa curto destes Campeonatos do mundo. Nos três peões que efectuou ele amealhou 10.45pts, sendo que todos foram de nível 4. Na sequência de passos Reynolds conseguiu 4.70pts e o nível 4. Quanto aos saltos, ele fez uma combinação de quadruplo salchow-triplo toe loop (15.60pts), um triplo axel (8.64pts) e um quadruplo toe loop isolado (8.30pts). O único elemento onde ele foi penalizado com grau de execução negativo foi precisamente no quadruplo toe loop isolado. O valor base desse elemento foi de 10.30 e ele perdeu 2pts no grau de execução, ficando com os tais 8.30pts. Os componentes do programa de Reynolds foram mais baixos do que os de Chan e Ten (7.57 para a pericia, 7.29 para as transições/passos de ligação, 7.54 para performance/execução, 7.43 para a coreografia/composição e 7.64 para a interpretação).



Daisuke Takahashi - O famoso patinador japonês mudou radicalmente o seu programa curto desde a final do grande prémio e dos campeonatos nacionais do Japão. De um animado rock passou para a famosa música "Moonlight Sonata". A coreografia e a interpretação são absolutamente fantásticas e Daisuke aproveitou mais uma vez para demonstrar toda a sua versatilidade enquanto interprete. No que toca ao segmento da interpretação, os juízes não foram unânimes. Uns atribuiram-lhe 8.25, outros optaram pelo 9.00 e ainda houve um outro juiz que lhe deu 9.25. A média dessas pontuações acabou por ditar que Daisuke recebesse 8.82 no segmento da interpretação. Eu concordo totalmente com os juízes que lhe deram 9.00 mas a maioria é que manda. No segmento da coreografia ele obteve 8.57, na performance/execução 8.61, nas transições/passos de ligação 8.46 e na pericia 8.71. A sequência de passos de nível 4 foi maravilhosa e rendeu-lhe 6.00pts. Os peões também foram de nível 4 (11.56pts). O triplo axel foi o salto que lhe rendeu mais pontos: 10.36pts. No entanto, Daisuke teve problemas no quadruplo toe loop pois faltou-lhe cerca de 1/4 de volta na última rotação. Como tal, o salto foi penalizado com grau de execução negativo. A combinação de triplo lutz-triplo toe loop também sofreu com grau de execução negativo devido à última volta do segundo triplo não ter sido efectivamente completa. Foi uma pena ele ter cometido esses dois erros.



Brian Joubert - Bem lhe podem chamar "velho e acabado" que eu continuo a achar que nunca se pode descartar Joubert nas grandes competições. Mais uma vez ele provou que os seus criticos estão errados e ficou em quinto lugar no programa curto. Em termos de saltos, Joubert efectuou uma combinação de quadruplo toe loop-duplo toe loop (13.31pts), um triplo axel (8.79pts) e um triplo lutz (6.90pts). Nos peões ele conseguiu obter nivel 4 em todos e amealhou 10.90pts. A sequência de passos foi de nível 3 (4.30pts). Todos os elementos técnicos alcançaram grau de execução positivo. Os seus componentes oscilaram entre 7.68 e 8.18.



Michal Brezina - O checo colocou-se em posição de ainda tentar discutir a medalha de bronze. O seu programa curto foi patinado ao som de uma música com arranjo feito pela banda de heavy metal sinfónico Epica. Nos componentes ele obteve 7.96 para a pericia, 7.57 para as transições/passos de ligação, 7.96 para a performance/execução, 7.75 para a coreografia/composição e 7.93 para a interpretação. Brezina começou o seu esquema com um quadruplo salchow (11.21pts) a que se seguiu a combinação de triplo flip-triplo toe loop (10.50pts). O triplo axel (7.79pts) foi punido com grau de execução negativo. A sequência de passos foi de nível 4 (5.30pts). Nos peões ele obteve 9.12pts. O peão de combinação correu-lhe mal pois apenas alcançou o nível 2 e foi punido com grau de execução negativo.



Javier Fernandez - O actual campeão da Europa tinha tudo para estar a discutir a medalha de ouro mas um erro crasso na tentativa de triplo axel custou-lhe muito caro. Ele pretendia de facto fazer um triplo mas apenas fez um axel simples, tendo conseguido apenas 0,50pts nesse elemento. O inicio do esquema até foi muito bom pois ele fez um quadruplo salchow muito sólido que lhe rendeu 12.50pts. A combinação de saltos foi executada na segunda metade do esquema para obter um extra 10% na cotação. Fernandez optou por uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (12.21pts). Os peões foram todos de nível 4 (10.90pts) e a sequência de passos foi de nível 3 (4.09pts). Os componentes oscilaram entre 7.89 e 8.25.



Max Aaron - O campeão nacional dos Estados Unidos não é exactamente um patinador muito musical nem expecialmente expressivo mas é tem uma técnica de saltos muito sólida. Ele começou por executar uma combinação de quadruplo salchow-duplo toe loop (11.94pts) e uma triplo lutz (6.80pts). O triplo axel rendeu-lhe 10.06pts e foi executado depois da segunda metade do esquema. A sequência de passos (4.60pts) e dois dos peões (7.65pts) foram de nível 4. O primeiro peão foi apenas de nível 2 (2.51pts). Os componentes oscilaram entre 6.50 e 7.14.



Yuzuru Hanyu - O jovem japonês que na época anterior venceu a medalha de bronze nos mundiais esteve irreconhecível durante o programa curto e ficou praticamente 20 pontos abaixo do que costuma alcançar nesta fase da competição. Yuzuru sofreu uma queda estrondosa, daquelas que doem só de olhar, na tentativa de quadruplo toe loop (4.20pts). Como consequência o grau de execução foi negativo e levou ainda com um ponto de dedução pela queda. Além disso, o painel de juízes considerou que a quarta volta do salto não foi efectivamente completa. Outro erro gravissimo ocorreu na tentativa de combinação de triplo lutz com triplo toe loop. Yuzuru só conseguiu fazer o primeiro salto mas a recepção foi muito defeituosa e ele não teve hipótese de sequer tentar o toe loop. Claro está que ele foi penalizado com grau de execução negativo no elemento, onde só conseguiu 4.50pts. O triplo axel foi realizado com sucesso e foi feito na sequência de uma entrada muito dificil (11.06pts). A sequência de passos (4.30pts) foi de nível 3. Todos os peões foram de nível 4 (12.06pts). Os seus componentes ficaram balizados entre 7.93 (na performance/execução) e 8.39 (pericia).



Florent Amodio - Este patinador pretendia estar a lutar por uma classificação no top 5 mas as coisas não lhe correram de feição. Florent começou logo mal pois abortou a tentativa de quadruplo salchow e apenas fez um triplo. A execução desse salchow até foi boa mas esse salto parte de um valor base mais baixo e portante ele necessitava mesmo de ter feito um quadruplo. Mesmo assim recebeu 4.80pts nesse elemento. No triplo axel (9.64pts) e na combinação de triplo lutz-triplo toe loop (12.31pts) não teve problemas. Chamo a atenção para o facto da combinação de saltos ter sido efectuada na segunda metade do esquema. A sequência de passos (4.30pts) e o primeiro peão (3.37pts) foram de nível 3. O segundo peão foi de nível 4 (3.57pts). Quando se preparava para fazer a entrada voada no último peão, Florent caiu literalmente com a cara no gelo e demorou algum tempo a conseguir levantar-se. Foi uma queda semelhante aquela que aconteceu a Julia Lipnitskaya em Dezembro de 2012 em que ela partiu os queixos e sofreu um pequeno traumatismo craneano. Aparentemente, Florent não ficou com nenhuma mazela muito grave e esperemos que não fique afectado fisicamente para o programa livre. Os seus componentes situaram-se entre 7.46 e 7.93.




Sem comentários:

Enviar um comentário