quarta-feira, 13 de março de 2013

Camps. do Mundo 2013 - Análise do programa curto de pares

CAMPEONATOS DO MUNDO 2013
Análise do programa curto de pares
 
 

O programa curto de pares foi muito bem disputado e houveram prestações com muita qualidade. Aqui fica uma análise da prova:

Volosozhar & Trankov - Os bi-campeões da Europa não se deixaram intimidar pela pressão e pareceram determinados em mostrar que estão aqui a lutar pelo ouro. Do ponto de vista artistico não se lhes pode apontar o dedo pois a coreografia e a composição do programa estão muito bem construídas e a interpretação foi espectacular. Este par também se destaca por dar uma enorme amplitude a todos os elementos técnicos que executa. No que diz respeito aos elementos técnicos, eles obtiveram 8.30pts no triplo twist de nível 4. Esse elemento foi extraordinário. Trankov consegue lançar Volosozhar a uma altura enorme e a apanhá-la com a maior das facilidades. O triplo loop lançado foi classificado com 7.10pts, sendo que todos os juízes atribuiram +3 no grau de execução (ou seja, o grau máximo de excelência). Na figura de elevação, Volosozhar & Trankov foram recompensados com o nível 4 e 5.00pts. A sequência de passos (5.60pts) e o peão lado-a-lado (4.50pts) foram ambos de nível 4. A espiral da morte foi classificada com nível 3 e 5.40pts. O único elemento técnico de programa que foi penalizado com grau de execução negativo foi o triplo salchow em paralelo. Aí eles perderam -0.40 no valor base do elemento pois Volosozhar fez o salto com o eixo de rotação torto e acabou por fazer uma recepção um pouquinho defeituosa. Quanto aos componentes, eles obtiveram 8.75 nas transições/passos de ligação, 9.14 para a perícia, 9.04 na performance/execução, 9.21 na interpretação e 9.04 na coreografia/composição.




Duhamel & Radford - Os canadianos aguentaram muito bem a pressão de estarem a competir em casa. O público apoiou-os bastante e sentiu-se uma energia positiva durante todo o esquema destes atletas. No final Duhamel e Radford ficaram absolutamente radiantes com a sua prestação e quando viram as notas não esconderam a satisfação que sentiam. O valor base de partida no seu programa curto foi de 32.70pts e eles conseguiram melhorar para 41.10pts devido aos pontos que receberam por causa do grau de execução positivo em todos os elementos. O seu esquema foi iniciado com um triplo twist de nível 3 (7.10pts), a que se seguiu uma figura de elevação de nível 4 (5.00pts). A espiral da morte foi o terceiro elemento técnico a ser executado. A espiral foi classificada de nível 3 (5.00pts). A seguir ocorreu o ponto alto do programa pois Duhamel & Radford realizaram um triplo lutz lado-a-lado muito bom (7.20pts). O lutz é um salto muito complicado e, como imaginam, é díficil de executar em total sincronia com um parceiro. A verdade é que estes dois conseguiram um bom timing entre os dois e o elemento resultou bem. O quinto elemento técnico do programa foi o triplo lutz lançado (6.70pts). A sequência de passos (5.60pts) e o peão (4.50pts) foram de nível 4. Os componentes deste par oscilaram entre 7.86 e 8.39.




Savchenko & Szolkowy - Este par alemão tem tido uma época complicada devido a problemas de saúde da patinadora mas apresentaram-se nos campeonatos do mundo em boa forma. Não cometeram nenhum erro grosseiro e obtiveram graus de execução positivos em todos os elementos. O triplo flip lançado foi espectacular em termos de altura e correcção na entrada no salto (7.20pts). O triplo twist (7.60pts), a espiral da morte (5.60pts), o peão (4.07pts), a sequência de passos (5.40pts) e a figura de elevação (5.00pts) foram todos de nível 4. No triplo toe loop lado-a-lado eles amealharam 4.40pts mas podiam ter alcançado mais não fosse o facto de Szolkowy ter demonstrado uma oscilação na recepção do salto e quase que levou a mão ao gelo para se equilibrar. No que toca aos componentes, o par alemão foi classificado com 8.61 na perícia das lâminas, 8.39 nas transições/passos de ligação, 8.54 na performance/execução, 8.57 na coreografia/composição e 8.64 na interpretação. Savchenko & Szolkowy ainda está na luta pela medalha de ouro.




Kavaguti & Smirnov - O veterano par da Russia tem tido uma época com alguns altos e baixos mas no programa curto demonstraram que não podem ser descartados na luta pela medalhas. A nível artistico, Kavaguti e Smirnov têm muita elegância e maturidade. A coreografia que apresentaram é clássica e bonita e eles acentuaram bem as nuances da música. O total da nota dos componentes foi de 32.89pts. Pessoalmente teria-lhes dado um pouco mais no segmento de interpretação, coreografia e performance/execução. Mas os juízes lá terão as suas razões... Do ponto de vista técnico salientamos que este par recebeu graus de execução positivos em todos os elementos. O programa curto foi iniciado com um triplo twist de nível 4 que lhes rendeu 7.10pts. Seguidamente, eles realizaram um triplo toe loop lado-a-lado com muito sucesso e alcançaram 5.20pts. O triplo loop lançado também foi fantástico (6.40pts). O peão foi um dos momentos altos do esquema e foi classificado de nível 4 (4.43pts). A figura de elevação (4.86pts) e a sequência de passos (5.40pts) foram ambas de nível 4. O único senão neste programa foi a espiral da morte pois apenas foi classificada como nível 1 (3.70pts) e isso fê-los perder alguns pontos.



Moore-Towers & Moscovitch - Estes dois quase que ultrapassaram os seus compatriotas Duhamel & Radford nos campeonatos dos 4 Continentes, no passado mês de Fevereiro, e criaram expectativas para um bom resultado nos mundiais. Para já estão a cumprir. Este par patinou um programa curto muito limpo, em que todos os elementos técnicos receberam graus de execução positivos. O primeiro elemento foi o triplo twist de nível 3 (6.80pts) logo seguido pelo triplo toe loop lado-a-lado (5.30pts). Depois fizeram uma boa espiral da morte de nível 3 (5.20pts) e um triplo loop lançado muito seguro (6.40pts). A figura de elevação foi excelente e foi classificada de nível 4 (4.93pts). A sequência de passos (5.10pts) e o peão (4.21pts) foram ambos de nível 4. Quanto aos componentes, eles oscilaram entre 7.64 e 8.00. Penso que eles não obtiveram mais pontos nos segmentos dos componentes por causa de não serem um par tão refinado como Kavaguti & Smirnov. Às vezes parecem um pouco bruscos na entrada dos elementos. No entanto, o programa é muito bonito e penso que não há discussão sobre a justeza das notas que receberam.

 


Pang & Tong - Recordo que este par chinês já venceu o título mundial por duas vezes (2006 e 2010) e devido ao palmarés que já têm pode parecer estranho eles não estarem no top 3 no programa curto. Na verdade, esta temporada tem sido muito dificil para eles devido a uma lesão no joelho de Tong que o tem impossibilitado de treinar os saltos convenientemente. Aliás, ele já devia ter sido operado mas essa intervenção foi adiada. Neste contexto, foi sem surpresa que vimos Tong falhar o triplo toe loop lado-a-lado. Esse elemento acabou por ser cotado como duplo para além da penalização de -0,51 no grau de execução. Portanto, no salto lado-a-lado este par apenas conseguiu amealhar 0.79pts. Os restantes elementos obtiveram grau de execução positivo, com excepção da sequência de passos onde apenas ficaram com o valor base do elemento. O triplo twist (7.10pts) e a espiral da morte (5.10pts) foram ambas de nível 3. A figura de elevação (4.86pts), a sequência de passos (3.90pts) e o peão (4.14pts) foram todos de nível 4. Convém não esquecer que na sequência de passos Pang desiquilibrou-se de forma muito óbvia. No triplo loop lançado Pang & Tong obtiveram 6.50pts. Na nota dos componentes, os segmentos foram classificados entre 7.71 e 8.14pts.



Bazarova & Larionov - Este belissimo par da Russia ficou de fora dos campeonatos da Europa devido a lesão. Esta é a sua primeira competição após a recuperação física. Entretanto, eles também abandonaram a sua treinadora de sempre e estão temporariamente a trabalhar com Viktor Kudriatsev. Eles têm um dos programas curtos mais bonitos da temporada mas cometeram um erro crasso na tentativa de triplo toe loop lado-a-lado. Larionov fez o triplo com sucesso mas Bazarova falhou a entrada no salto e não conseguiu a altura suficiente para lhe permitir efectuar as 3 rotações no ar e abortou o salto. Em consequência, os juízes classificaram o salto lado-a-lado apenas como toe loop simples cujo valor base é de 0,40. Como todo o painel de juízes os puniu com -3 no grau de execução, eles acabaram apenas com 0.10pts nesse elemento. Foi um rombo grande na sua nota. O resto do programa correu bem e obtiveram graus de execução positivos nesses elementos. Os melhores elementos do seu esquema foram o triplo loop lançado (6.30pts), a figura de elevação de nível 4 (5.00pts) e o triplo twist de nível 4 (7.80pts). A sequência de passos foi classificada de nível 4 (5.00pts). No entanto, o peão foi de nível 3 (3.21pts) e a espiral da morte foi apenas de nível 2 (4.60pts). Os componentes ficaram balizados entre 7.32 e 7.61.




James & Ciprés - Os franceses continuam a mostrar uma boa evolução na sua patinagem e corresponderam às expectativas. É verdade que ainda têm de limpar alguns dos seus movimentos e suavizar a sua forma de patinagem mas conseguiram escapar-se à punição com graus de execução negativos. Isso já é bom. O esquema iniciou-se com um triplo twist de nível 1 (5.00pts) e um triplo toe loop lado-a-lado (5.20pts). Seguiu-se um triplo flip lançado (6.30pts): Depois este par fez uma espiral da morte de nível 1 (3.30pts) e uma sequência de passos de nível 4 (4.80pts). O penúltimo elemento foi uma figura de elevação de nível 4 (4.50pts). O esquema terminou com o peão de nível 4 (3.79pts). Os componentes oscilaram entre 6.79 e 7.21. Eles não são muito refinados nem têm linhas corporais clássicas mas têm uma tremenda energia e são bastante carismáticos. É quase impossível não gostar deles.



Berton & Hotarek - Depois de terem feito história nos campeonatos da Europa ao conseguirem a primeira medalha para a Itália nesta disciplina, Berton & Hotarek apresentaram-se nos mundiais como outsiders para uma medalha. Esse objectivo foi seriamente comprometido devido a erros no programa curto. Berton parecia estar muito nervosa e caiu no triplo toe loop lado-a-lado. Em consequência, o grau de execução nesse elemento foi negativo e rendeu-lhes apenas 2.10pts. Claro está que eles também foram automaticamente punidos com 
-1 devido à queda.  A recepção do triplo loop lançado não foi perfeita mas Berton evitou a queda (5.30pts). O triplo twist foi de nível 1 (5.50pts) e a espiral da morte foi de nível 3 (5.00pts). A figura de elevação (4.79pts), a sequência de passos (4.80pts) e o peão (4.07pts) foram todos de nível 4. Nos componentes, eles obtiveram classificações entre 7.00 e 7.21.


Peng & Zhang - Este par tem um enorme potencial mas para já ainda se nota uma grande diferença de experiência entre os dois. Zhang está habituado a competir ao mais alto nível há muitos anos e teve muito sucesso com a sua anterior parceira. Peng é uma adolescente a realizar a sua primeira época sénior, para quem tudo isto é novidade. Essa diferença teve impacto na nota dos componentes pois ela ainda não está muito à vontade nem é muito expressiva e, em consequência, a projecção da coreografia, performance e interpretação não é tão boa como a de outros pares. Os segmentos dos componentes foram classificados entre 6.04 e 6.79. Quanto aos elementos técnicos, todos eles receberam graus de execução positivos, com excepção do peão. O esquema foi iniciado com um óptimo triplo twist de nível 3 (7.60pts), a que se seguiu um sólido triplo toe loop lado-a-lado (5.40pts). Depois foi a vez de efectuarem um triplo loop lançado também com boa qualidade (6.30pts). A espiral da morte foi apenas de nível 1 (3.00pts) e a sequência de passos foi de nível 2 (2.67pts). O peão (3.37pts) e a figura de elevação (4.43pts) foram de nível 4.



Sui & Han - Este jovem par chinês esteve ausente durante toda esta temporada devido a lesão. Esta é a sua primeira aparição em competições internacionais esta temporada. Nota-se que lhes falta ritmo competitivo mas o programa até foi razoável. O primeiro elemento técnico que realizaram foi o triplo twist de nível 3 que lhes rendeu 7.10pts. Logo de seguida avançaram para o triplo toe loop lado-a-lado mas ela caiu mal. Devido à queda dela, este par foi automaticamente penalizado com -1 na nota. Ainda por cima, a queda também implicou que os juízes lhe atribuissem um grau de execução negativo no elemento. Outro problema que ocorreu foi que Sui caiu antes mesmo de conseguir completar as três voltas no ar e o salto foi classificado como duplo em vez de triplo. No triplo flip lançado não tiveram problemas (6.70pts). A espiral da morte foi de nível 3 e permitiu-lhes arrecadar mais 4.60pts. O peão foi de nível 3 e valeu-lhes 3.43pts. A sequência de passos foi de nível 4 (5.00pts). Finalizaram o esquema com uma figura de elevação de nível 3 (4.14pts). Nos componentes obtiveram 6.75 para a pericia, 6.50 para as transições/passos de ligação, 6.82 para a performance/execução, 6.79 para a coreografia/composição e 6.86 para a interpretação.


Sem comentários:

Enviar um comentário