quarta-feira, 3 de abril de 2013

Camps. do Mundo 2013 - Análise da Final de Homens

CAMPEONATOS DO MUNDO 2013
 
PROGRAMA LIVRE MASCULINO
 
ANÁLISE
 

Patrick Chan - O patinador canadiano venceu o seu terceiro título mundial com apenas 1,3 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Foi uma luta muito renhida e muita gente achou que Chan não devia ter ganho a medalha de ouro, apelidando o resultado final de escandaloso. O programa livre de Chan começou lindamente com a execução de uma combinação de quadruplo toe loop-triplo toe loop (16.97pts) e um quadruplo toe loop isolado (13.16pts). Tudo parecia correr bem a Patrick Chan pois esses saltos foram verdadeiramente excelentes. Só que no triplo lutz ele caiu com estrondo. Todos os juízes tiveram de punir o elemento com -3 na escala de grau de execução, o que implicou a perda de 2,10 do valor base de 6.00pts, ficando com um total de 3.90pts.  Por causa da queda, Chan foi também automaticamente penalizado com um ponto de dedução. No triplo axel as coisas não lhe correram melhor pois ele não conseguiu efectivamente completar as três voltas e meia do salto e ainda por cima caíu na recepção do mesmo. O valor base do elemento era de 6.60pts a que foram tirados 3.00pts devido ao grau de execução negativo (total de 3.60pts). Claro está que houve lugar a outra dedução de um ponto devido a esta queda. O triplo loop foi limpo e rendeu-lhe 6.61pts. No entanto, os erros continuaram. Na combinação de triplo flip-meio loop-triplo salchow, Chan foi penalizado com
-1.30 devido ao grau de execução negativo. Mesmo assim totalizou 9.70pts nessa combinação muito por causa do facto de esta ter sido executada na segunda metade do esquema e ter pontos extra por causa disso. Chan previa ter realizado ainda uma combinação de triplo lutz-duplo toe loop mas acabou apenas por fazer uma combinação de duplo-duplo, tendo ficado com 3.87pts nesse elemento. O último salto feito no programa livre foi o duplo axel (4.06pts). Portanto, Chan cometeu erros em metade dos elementos de saltos que se tinha proposto a fazer. Não é isto que se espera de um campeão do mundo. A sequência de passos foi de nível 4 (5.60pts) e a sequência coreográfica rendeu-lhe 3.40pts. Os dois primeiros peões foram de nível 3 (6.97pts) e apenas o último foi de nível 4 (4.29pts).
Os componentes do programa ficaram balizados entre 8.61 e 9.11. Olhando para as notas que cada juiz atribuiu individualmente por segmento não posso deixar de salientar o que se passou quanto à parte da performance/execução. Como é que é possível que tenha havido um juiz a atribuir 9.25 (recordo que o máximo é 10) para a performance/execução a um programa onde ocorreram 2 quedas e mais uns quantos erros? Ainda por cima porque esse mesmo juiz apenas deu 8.50 a Denis Ten na performance/execução quando esse patinador teve uma prova 99% limpa. Houve outro juiz que atribuiu  9.00 a Chan nesse segmento. Isto parece-me grave. Outro aspecto a salientar é que o segmento de interpretação também recebeu notas altas de mais. Os erros que Patrick Chan cometeu afectaram claramente a apresentação do programa mas quem olha para os valores atribuídos ao segmento de interpretação não vê isso reflectido. O tal juíz que lhe deu 9.25 para a execução também lhe deu 9.50 na interpretação... Critérios....
Chan melhorou bastante do ponto de vista artistico durante esta temporada e é verdade que tem uma maneira incrível de deslizar no gelo. Convém é que não complique a vida a ele mesmo com erros grosseiros em elementos que, no passado, ele já provou que sabe fazer. Desta vez penso que ele foi salvo pela prestação no programa curto.


Denis Ten - Este jovem patinador fez história ao ser o primeiro atleta do Cazaquistão a ficar no pódio em campeonatos do mundo. E que programa livre que ele fez! Podem ver o video aqui:
Dissecando as notas que ele obteve para cada elemento técnico verificamos que Ten recebeu 12.59pts pelo quadruplo toe loop com que abriu o programa livre. Na combinação de triplo axel com triplo toe loop ele amealhou 14.46pts e no triplo axel isolado ficou com 10.50pts. O quarto elemento técnico do programa foi uma sequência de passos que recebeu a classificação de nível 4 (5.40pts). O primeiro peão do esquema também alcançou o nível 4 (3.99pts). Seguiu-se uma combinação de triplo lutz-duplo toe loop-duplo toe loop (10.16pts). O único erro cometido por Ten durante o programa livre foi na tentativa de combinar o triplo flip com um duplo toe loop pois ele acabou por fazer um duplo flip-duplo toe loop, pela qual recebeu 3.45pts. Mas como podem verificar no video, esse erro de Ten quase que nem se notou nem teve interferência com o resto do programa. Seguiu-se um triplo salchow (5.42pts) e um triplo loop (6.01pts). O décimo elemento técnico do programa foi o segundo peão que recebeu a classificação de nével 4 e 3.57pts. O último salto do esquema foi o duplo axel (4.42pts). Depois Ten executou a sequência coreográfica (4.00pts) e terminou com um peão de combinação de nível 3 (3.79pts). Nos componentes, Ten recebeu 8.54 para a perícia, 8.43 para as transições/passos de ligação, 8.89 para a performance/execução, 8.86 para a coreografia/composição e 8.86 para a interpretação.


Javier Fernandez - Outro atleta que fez história. Depois de ser o primeiro espanhol a vencer a medalha de ouro nos campeonatos da Europa, Fernandez fez história ao ficar com a medalha de bronze nos campeonatos do mundo. Embora o seu programa livre não tenha sido absolutamente perfeito, foi mais do que suficiente para lhe garantir um lugar no pódio. Fernandez conseguiu obter grau de execução positivo em todos os elementos. Os seus erros aconteceram na tentativa de combinação de triplo salchow-triplo toe loop em que ele acabou por fazer duplo-duplo (2.66pts) e na tentativa de combinação de triplo lutz-duplo toe loop onde acabou por realizar apenas um lutz simples com duplo (2.09pts). Fernandez executou dois quadruplos: um toe loop logo no inicio do esquema (12.16pts) e um salchow sensivelmente a meio do programa (13.69pts). O triplo axel isolado rendeu-lhe 10.50pts, o triplo loop valeu-lhe 6.41pts e o triplo salchow ficou com 5.42pts. Fernandez também realizou uma combinação de triplo flip-meio loop-triplo salchow que lhe permitiu facturar 11.80pts. O primeiro peão foi de nível 3 (3.17pts), o segundo foi de nível 4 (3.93pts) mas o último foi apenas de nível 1 (2.57pts). Na sequência coreográfica ele obteve 3.10pts. A sequência de passos foi classificada de nível 4 (5.50pts). Os seus componentes oscilaram entre 8.18 e 8.89.


Yuzuru Hanyu - O prodígio japonês esteve longe do seu melhor nestes campeonatos do mundo e talvez parte dessa prestação menos conseguida se tenha devido a uma lesão no tornozelo que o começou a apoquentar dias antes do inicio dos campeonatos do mundo. No programa curto, Hanyu ficou na nona posição mas no programa livre ele fez um fantástico esforço de recuperação tendo ficado em terceiro. A combinação desses resultados fez com que ele ficasse em quarto lugar na classificação geral final. Tecnicamente ele tentou um programa bastante ambicioso só que a sua expressão, interpretação e energia não estiveram ao nível de prestações anteriores e os juízes tiveram que lhe atribuir notas nos componentes de acordo com o que ele fez nesta prova e não tendo em mente o potencial que ele tem. Ele recebeu 8.25 pela perícia, 7.75 para as transições/passos de ligação, 7.86 para a performance/execução, 8.14 para a coreografia/composição e 8.00 para a interpretação. Yuzuru Hanyu teve dois elementos que foram punidos com grau de execução negativo: o quadruplo salchow (em que a última rotação não foi efectivamente completa; ficou com 5.54pts) e o triplo flip (a definição de entrada do salto não foi correcta; ficou com 4.70pts). Hanyu recebeu 10.87pts pelo quadruplo toe loop que realizou no início do programa. O resto dos saltos foram efectuados na segunda metade do programa para conseguir amealhar uns pontinhos extra. Assim Hanyu fez uma combinação de triplo axel-triplo toe loop (15.00pts), uma combinação de triplo axel-duplo toe loop (11.92pts), triplo loop (6.21pts), combinação de triplo lutz-duplo toe loop-duplo toe loop (9.86pts) e triplo lutz (7.30pts). Chamo a atenção para o facto de na escala dos graus de execução, Hanyu ter tido uma classificação mediana, o que demonstra que apesar de serem concluídos com algum sucesso, os juízes consideraram que a qualidade dos elementos podia ter sido melhor. Nos peões, Hanyu totalizou 10.78pts. Na sequência coreográfica ele obteve 3.00pts e na sequência de passos de nível 3 conseguiu 3.87pts.


Kevin Reynolds - O campeão dos 4 Continentes estava na luta pelas medalhas após o programa curto mas terminou longe do pódio. Cinco dos seus elementos de saltos foram punidos com grau de execução negativo: quadruplo salchow (9.21pts), combinação de quadruplo toe loop-triplo toe loop (no primeiro salto a última volta não foi realmente completa; 10.73pts), combinação de triplo axel-triplo toe loop (as rotações do triplo axel não foram efectivamente realizadas; 7.96pts), quadruplo toe loop (a quarta volta não foi completa; 6.06pts) e combinação de triplo flip-duplo toe loop-duplo loop (a entrada no flip foi incorrecta; 8.34pts). Reynolds realizou com sucesso um duplo axel (3.92pts), um triplo lutz (6.60pts) e um triplo salchow (4.82pts). Todos os seus peões alcançaram o nível 4 assim como a sequência de passos. Os segmentos dos componentes do programa ficaram-se entre 7.61 e 7.93. Pessoalmente, acho que é de louvar o esforço de atletas como Reynolds que arriscam os elementos mais complicados. Desta vez não conseguiu ter sucesso absoluto como teve nos Campeonatos dos 4 Continentes mas ninguém lhe pode apontar o dedo por não ter tentado...


Daisuke Takahashi - O campeão do mundo de 2010 não esteve no seu melhor. No programa curto ele ficou na quarta posição com hipóteses de lutar pelas medalhas mas no programa livre foi apenas oitavo. Na classificação geral final, Takahashi ficou na 6.ª posição. Todos os seus peões e a sequência de passos foram classificadas de nível 4 e totalizaram 17,30pts. A sequência coreográfica rendeu-lhe 3.60pts. Takahashi viu três dos seus elementos serem punidos com grau de execução negativo: o quadruplo toe loop (a quarta volta não totalmente efectuada; 4.91pts), o triplo axel que devia ter sido em combinação (queda; 2.28pts) e triplo loop (toque no gelo com a mão para segurar a recepção do salto; 4.91pts). Os saltos que ele efectuou com sucesso foram: triplo toe loop (4.90pts), triplo axel isolado (10.50pts), triplo salchow (5.32pts), combinação de triplo lutz-duplo toe loop-duplo loop (10.31pts) e triplo flip (6.33pts). A nível dos componentes, os juízes atribuiram-lhe 8.54 para a pericia, 8.21 para as transições/passos de ligação, 8.46 performance/execução, 8.50 para a coreografia/composição, 8.79 para a interpretação.
A nota de Takahashi sofreu também uma dedução de um ponto pela queda no triplo axel.


Max Aaron - O campeão dos Estados Unidos teve uma bela estreia em mundiais ao ficar no sétimo lugar. Aaron é um tecnicista mas com certeza que terá tempo para evoluir no aspecto artistico. O seu programa livre inicou-se com uma combinação de quadruplo salchow-duplo toe loop (12.23pts). Aaron tinha previsto fazer uma quadruplo salchow isolado logo de seguida mas apenas fez um duplo (1.36pts). O terceiro elemento técnico do programa foi um peão de nível 4 (3.86pts). A sequência de passos foi classificada de nível 4 e recebeu 4.80pts. Depois, Aaron executou outro peão de nível 4 (3.86pts). Já na segunda metade do programa, Aaron realizou uma combinação de triplo axel-duplo toe loop (12.07pts) e um triplo lutz (7.50pts). No triplo axel isolado Aaron teve um pequeno percalço na recepção do mesmo pois como o salto foi tão amplo que ele ficou praticamente chocou com a tabela lateral. Mesmo assim o salto teve sucesso e valeu-lhe 9.78pts. O último peão foi classificado de nível 3 e recebeu 2.89pts. Depois foi a vez de Aaron executar uma combinação de triplo lutz-meio loop-triplo salchow (13.17pts) e o triplo flip que acabou por ser punido com grau de execução negativo devido à entrada incorrecta no salto (5.13pts). A sequência coreográfica rendeu-lhe 2.80pts. O último elemento técnico foi o triplo loop (6.41pts). Os componentes ficaram balizados entre 7.11 e 7.61.


Takahito Mura - O japonês fez um bom programa livre mas teve dois elementos punidos com grau de execução negativo: o quadruplo toe loop (8.01pts) e o triplo flip (5.23pts). Mura realizou com sucesso os seguintes saltos: combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.00pts), triplo axel (10.50pts), triplo loop (6.00pts), combinação de triplo axel-duplo toe loop (12.21pts), combinação de duplo salchow-duplo toe loop (6.75pts) e triplo lutz (7.40pts). A sequência coreográfica rendeu-lhe 2.70pts e a sequência de passos de nível 4 valeu-lhe 4.90pts. Nos peões ele totalizou 9.80pts. Os seus componentes situaram-se entre 7.39 e 7.75.


Brian Joubert - O francês que venceu o título mundial de 2007 mostrou que ainda tem muitas qualidades. No entanto, os juízes não lhe perdoaram nada. Foi um daqueles casos em que depois do programa terminar, o público achou que a nota seria muito boa só para a seguir levar um balde de àgua fria. Penso que o descontentamento do público e dos comentadores face às notas de Joubert foi também potenciado pelo facto dele ter patinado imediatamente a seguir a Patrick Chan, sendo que Chan teve várias quedas. Nos componentes, Joubert recebeu 8.29 para a perícia, 7.82 para as transições/passos de ligação, 8.43 para performance/execução, 8.21 para a coreografia/composição e 8.39 para a interpretação. O programa livre iniciou-se com um quadruplo toe loop (11.87pts), a que se seguiu um triplo salchow (5.00pts). Julgo que Joubert pretendia fazer um quadruplo salchow mas acabou por fazer triplo. O triplo axel foi punido com grau de execução negativo mas mesmo assim valeu-lhe 4.43pts. A combinação de quadruplo toe loop-toe loop simples ficou com 6.60pts. Esta combinação até lhe podia ter rendido mais pontos não fosse o caso de no quadruplo ter faltado um pouquinho para completar a quarta volta. Na combinação de triplo flip com duplo toe loop Joubert ficou com 6.00pts (os juízes consideraram que a entrada no flip não foi verdadeiramente correcta). Joubert realizou ainda um triplo lutz isolado (7.50pts), uma combinação de triplo salchow com duplo toe loop (6.55pts) e um triplo flip para finalizar. No entanto, este último triplo flip não recebeu qualquer ponto porque os juízes consideraram o elemento inválido. Quando estava a ver a prova em directo não me apercebi de nada de errado com a execução deste último flip. Isto custou-lhe pelo menos 5.83pts de valor base mais os pontos que conseguiria com o grau de execução positivo e essa diferença fez com que ele terminasse a prova em 9.º lugar quando poderia ter ficado em 5.º. Podem ver o video do programa livre de Joubert em baixo (nem é preciso saber falar russo para perceber a indignação dos comentadores):


Sem comentários:

Enviar um comentário