quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Final do Grande Prémio 2013/2014 - Homens (Curto)

Os homens deram o pontapé de saída na final do Grande Prémio 2013/2014 no escalão sénior. A prova está a realizar no Japão, na cidade de Fukuoka, entre 05 e 08 de Dezembro 2013.

RESULTADO - Programa curto

1.ºYuzuru Hanyu

Japão
99.84pts

2.ºPatrick Chan

Canadá
87.47pts

3.ºNobunari Oda

Japão
80.94pts 
4.ºHan Yan

China
77.75pts

5.ºMaxim Kovtun

Rússia
68.92pts

6.ºTatsuki Machida

Japão
65.66pts

ANÁLISE
 
O programa curto dos homens foi marcado por alguns erros dos atletas. A tensão desta prova é enorme ainda por cima se considerarmos que os Jogos Olímpicos de Inverno estão à porta e toda a gente quer criar uma aura positiva quanto às suas prestações. Outro aspecto importante é que a competição está a desenrolar-se no Japão e nesse pais a patinagem artística é um desporto que atrai muita comunicação social generalista e a pressão é muito grande para os atletas da casa.
A principal notícia deste dia é que Yuzuru Hanyu fez o seu melhor programa curto da temporada e bateu o record do mundo para melhor nota de sempre. Nada mais nada menos do que 99.84pts!!!! É inacreditável. No que respeita a saltos, Hanyu fez um quadruplo toe loop (13.01pts), um triplo axel (11.76pts) e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (12.51pts). O grau de execução de todos os saltos foi excelente. Além disso, o programa curto de Hanyu está desenhado para potenciar um maior número de pontos pois tanto o triplo axel como a combinação de saltos foram efectuados após a segunda metade do esquema, para obter um extra de 10% no valor base. A sequência de passos rendeu-lhe 5.80pts e foi classificada de nível 4. Os dois primeiros peões foram ambos de nível 4 (4.20pts + 3.93pts). O último peão foi classificado de nível 3 (3.29pts) mas foi o seu pior elemento no que toca ao grau de execução. É que Hanyu saiu do eixo de rotação quando fez um salto durante o peão "sentado" (ou "em baixo" - como preferirem chamar). Notou-se um pequeno desequilíbrio na posição dele. Nos segmentos dos componentes, Hanyu recebeu excelentes notas: 8.93 para a perícia, 8.82 para as transições/passos de ligação, 9.18 para a performance/execução, 9.14 para a coreografia/composição e 9.25 para a interpretação. Ele recebeu um 10.00 na escala de um juiz no segmento de coreografia/composição.
Patrick Chan foi o último a patinar e parece que acusou a pressão. Antes de iniciar a sua prova, ele ouviu a nota que foi atribuída a Hanyu e com certeza sentiu a vibração do público que estava muito entusiasmado com a prestação do japonês. Muitos patinadores dizem que este tipo de situações pode levar a jogos psicológicos que acabam por prejudicar a prestação. Se isto enervou Patrick Chan só ele o saberá mas a verdade é que ele cometeu dois erros graves. Ele começou com uma combinação de quadruplo toe loop com triplo toe loop (16.69pts) que alcançou um excelente grau de execução. Chan não conseguiu segurar a saída do triplo axel (6.36pts) e fez apenas um duplo lutz (1.41pts) em vez de triplo conforme estava planeado. Os três peões (12.63pts) e a sequência de passos foram de nível 4. Qualquer outro atleta ficaria em maus lençóis na classificação geral com dois erros destes. Mas Patrick Chan tem muita qualidade artística que lhe permite obter sempre excelentes pontuações nos segmentos que fazem parte da segunda nota e, desta forma, compensar alguma eventual perda de pontos na nota técnica. Ele recebeu 9.04 na perícia, 8.86 nas transições/passos de ligação, 8.71 na performance/execução, 9.00 na coreografia/composição e 9.07 na interpretação. Chan ficou visivelmente agastado com a sua prestação e isso foi perceptível quando se retirou da pista de gelo para ir para o local onde se aguardam as notas. Veremos o que ele irá fazer no programa livre.
Nobunari Oda não conseguiu a qualificação automática para a final do circuito do grande prémio mas era o primeiro na lista de substitutos. Como Daisuke Takahashi se lesionou e se viu obrigado a desistir, Oda foi chamado a substituir o seu compatriota nesta prova. Ele foi o primeiro a patinar no programa curto. Ele arriscou o quadruplo toe loop (4.20pts) mas caiu. Como consequência foi penalizado com um ponto automático de dedução e viu o grau de execução do elemento ser de -3 na escala de cada juiz. Para além da queda, o painel considerou que faltou um pouco para a quarta volta do salto ser efectivamente completa. Em compensação o triplo axel foi verdadeiramente excelente. Ele recebeu 10.25pts no axel. Como combinação, Oda apresentou um triplo lutz com triplo toe loop (10.91pts) na segunda metade do esquema. No entanto, o painel considerou que a entrada no lutz não foi desenhada correctamente e isso afectou-lhe o grau de execução. Os peões foram todos de nível 4 e totalizaram 11.99pts. A sequência de passos foi classificada de nível 3 (4.16pts). Nos componentes, ele recebeu 8.07 na perícia, 7.82 nas transições/passos de ligação, 8.00 na performance/execução, 8.11 na coreografia/execução e 8.18 na interpretação.
Han Yan pode ficar contente por ter conseguido apurar-se para a grande final uma vez que esta é a sua primeira época como sénior. Ele começou o seu programa curto com a execução de um excelente triplo axel (10.50pts), tendo logo de seguida tentado o quadruplo toe loop (7.30pts) mas caído na recepção do salto. A queda implicou que ele fosse punido com um ponto de dedução aplicado automaticamente. Na combinação, ele efectuou um triplo lutz-duplo toe loop (8.03pts), que ficou exactamente com o valor base do elemento. Todos os peões (10.17pts) e a sequência de passos (4.09pts) foram de nível 3. Nos segmentos dos componentes, Han conseguiu 7.86 na perícia, 7.57 nas transições/passos de ligação, 7.75 na performance/execução, 7.89 na coreografia/composição e 7.86 na interpretação.
Maxim Kovtun esteve muito longe da forma e brilhantismo que apresentou na Taça da Rússia. Recordo-vos que Kovtun foi o vencedor da final do grande prémio júnior na temporada passada. O programa curto de Kovtun é muito ambicioso no que respeita à planificação dos saltos. No entanto, é daqueles programas que pode ir do 8 ao 80. Nesta prova infelizmente foi a vez do 8 pois Kovtun cometeu erros em todos os elementos de saltos. Ele pretendia executar uma combinação de quadruplo salchow-triplo toe loop na abertura do esquema mas apenas fez o quadruplo visto que não conseguiu segurar a saída. Ficou com 8.50pts nesse elemento. Kovtun sabia que tinha de ter uma combinação no programa e deve ter pensado em deixá-la para o quadruplo toe loop que ia executar a seguir. Ele avançou mesmo para o quadruplo toe loop (7.30pts) mas caíu. Em resultado, ele viu o elemento ser penalizado com grau de execução negativo, levou um ponto de dedução pela queda e ficou sem combinação no programa. No elemento que era suposto ser um triplo axel, Kovtun fez meramente um axel simples (0.61pts). A sequência de passos (4.23pts) e o segundo peão (3.17pts) foram de nível 3. O primeiro e o último peão foram de nível 4 (4.14pts + 3.47pts). Nos segmentos dos componentes Kovtun recebeu 7.82 na perícia, 7.50 nas transições/passos de ligação, 7.46 na performance/execução, 7.86 na coreografia/composição e 7.86 na interpretação.
Tatsuki Machida ficou em último lugar no programa curto e parece que também acusou a pressão. Depois da prova, Machida declarou à imprensa que não pretende comentar o que se passou no seu programa curto. Machida queria iniciar o esquema com um quadruplo toe loop mas não conseguiu fazer as quatro voltas. O elemento ficou cotado como duplo e ele recebeu apenas 0.70pts. O triplo axel foi de óptima qualidade (10.79pts). E qual foi o grande erro de Machida? Bem... parece que ele se atrapalhou nas regras porque na combinação ele fez um triplo lutz com duplo toe loop. A combinação foi considerada como elemento inválido pois no programa curto não se pode repetir o salto isolado na combinação com o mesmo número de voltas. Foi precisamente o que Machida fez: um duplo toe loop isolado no inicio do esquema e um duplo toe loop como segundo salto da combinação. Obviamente que isso o fez perder muitos pontos na nota técnica. Machida foi ainda penalizado com um ponto de dedução automático por não ter respeitado o limite de tempo no final do programa. Dois dos seus peões foram de nível 3 (3.51pts + 3.50pts) e outro foi de nível 4 (3.79pts). A sequência de passos foi de nível 3 e rendeu-lhe 4.23pts. Nos componentes, as suas médias nos segmentos foram: 8.14 para a perícia, 7.89 nas transições/passos de ligação, 7.82 na performance/execução, 8.18 na coreografia/composição e 8.11 na interpretação.
 

VIDEOS


Sem comentários:

Enviar um comentário