sábado, 3 de janeiro de 2015

Campeonatos Nacionais da Rússia 2014 - Senhoras

CAMPEONATOS NACIONAIS DA RÚSSIA
2014/2015


Em Sochi durante os dias 25 e 28 de Dezembro de 2014

CATEGORIA DE SENHORAS

RESULTADOS FINAIS

1.º - Elena Radionova - 217.45pts
2.º - Elizaveta Tuktamysheva - 212.35pts
3.º - Evgenia Medvedeva - 209.81pts
4.º - Anna Pogorilaya - 204.51pts
5.º - Serafima Sakanovich - 191.84pts
6.º - Maria Sotskova - 186.06pts
7.º - Alena Leonova - 184.33pts
8.º - Maria Artemieva - 175.33pts
9.º - Julia Lipnitskaya - 169.70pts
10.º - Natalia Ogoreltseva - 160.92pts
11.º - Maria Stavitskaya - 160.85pts
12.º - Alexandra Proklova - 160.08pts
13.º - Diana Pervushkina - 152.67pts
14.º - Ekaterina Bayunova - 151.25pts
15.º - Alsu Kayumova - 148.76pts
16.º - Elizaveta Iushenko - 145.04pts
17.º - Maria Gorokhova - 142.31pts
18.º - Polina Korobeynikova - 141.39pts

BREVE COMENTÁRIO

A prova de senhoras nos campeonatos nacionais da Rússia era um dos momentos mais aguardados da temporada por todos os fãs. Entre alegrias e alguns corações partidos, a prova foi de excelente qualidade. O R no início do nome de Radionova bem que podia ser de Radiante pois a pequena Elena demonstrou enorme alegria e satisfação tanto com o seu programa curto como com o livre. Ela venceu o seu primeiro título nacional russo no escalão sénior e garantiu um lugar na selecção nacional para os próximos campeonatos da Europa. Elizaveta Tuktamysheva foi a atleta que deu mais luta a Radionova. Tuktamysheva sagrou-se campeã nacional russa na temporada 2012/2013 mas desta vez teve de se contentar com a medalha de prata. Tal como Radionova também Tuktamysheva foi imediatamente seleccionada para representar a Rússia nos próximos europeus. 
No entanto, Julia Lipnitskaya ficou afastada da selecção ao terminar os campeonatos nacionais apenas em 9.º lugar. Ela não poderá defender o título europeu que conquistou na temporada passada. Lipnitskaya até fez um programa curto aparentemente limpo mas se analisarmos bem verificamos que ela não completou efectivamente a terceira rotação do triplo lutz em combinação com triplo toe loop e que o duplo axel também não foi realmente completo. Esses dois elementos técnicos foram ambos punidos com grau de execução negativo. Ela teve problemas também no programa livre no que diz respeito à parte técnica e se não fosse a nota dos componentes ela teria caído ainda mais na classificação geral final. No seu programa livre, em termos de saltos, apenas a combinação de duplo axel-triplo toe loop-duplo toe loop foi um elemento limpo. A primeira combinação de triplo lutz com triplo toe loop pareceu limpa mas, na verdade, ela não definiu correctamente a posição da lâmina na entrada do lutz. Durante toda esta temporada, Julia tem demonstrado dificuldades em definir bem a entrada quer no lutz quer no flip e isso fá-la perder muitos pontos. Neste programa livre ela também teve problemas em definir a entrada no loop e no axel isolado, sendo que no axel isolado ela nem fez nenhuma volta. Pode ser que o facto de ter sido excluída da selecção nacional para os próximos europeus venha a resultar em seu favor para ter mais tempo para recuperar psicologicamente e corrigir os erros. Muita gente tem ficado estupefacta com as prestações de Lipnitskaya esta temporada pois no passado ela já demonstrou ser perfeitamente capaz de executar todos os saltos. 
Anna Pogorilaya terminou em quarto lugar nos campeonatos nacionais mas garantiu um bilhete para os próximos europeus devido ao facto de Evgenia Medvedeva (a terceira classificada) ainda ser muito jovem. Pogorilaya redimiu-se das prestações menos conseguidas na Taça da Rússia e na Final do Grande Prémio e, apesar de neste programa livre ter visto o triplo lutz e o triplo flip isolados serem punidos com grau de execução negativo, ela esteve mais sólida e aguerrida. 
Medvedeva é uma estrela em ascensão e demonstrou uma boa execução em praticamente todos os elementos técnicos. Ela deu nas vistas também pela sua capacidade artística e brevemente será mais uma candidata a um lugar na selecção nacional sénior. Penso que a próxima vez que teremos oportunidade de vê-la competir internacionalmente será nos mundiais do escalão júnior. 
Serafima Sakhanovich é outro talento extraordinário mas acusou a pressão no programa curto onde foi meramente 11.ª classificada. No entanto, ela conseguiu fazer um excelente programa livre que a elevou para a 5.º posição na classificação geral final.
Alena Leonova, vice-campeã mundial em 2012, apenas foi 7.ª classificada nos campeonatos nacionais. O seu programa curto foi muito bom mas no livre ela foi dominada pelos nervos. Ainda há uma pequena hipótese de vermos Leonova nos campeonatos da Europa em Janeiro de 2015. É que ela, assim como Artemieva, foram escaladas para a equipa de reservas da selecção russa e ficarão de prevenção para o caso de Radionova, Tuktamysheva ou Pogorilaya se lesionarem.
Para terminar faço uma menção honrosa a Polina Korobeynikova. Ela foi 4.ª classificada nos campeonatos da Europa na temporada de 2011/2012 mas depois nunca mais conseguiu ter um lugar na selecção nacional para os grande eventos internacionais. É uma pena que esta jovem atleta, sempre tão elegante, não tenha mais hipóteses. 
Ah... sabiam que muitos fãs passaram a chamar aos campeonatos nacionais russos "Os Jogos da Fome" em patinagem artística? É que eles têm tantas patinadoras de enorme qualidade e só podem levar 3 aos Europeus e Mundiais...
Adelina Sotnikova, campeã olímpica em 2014, não se apresentou nos campeonatos nacionais devido a lesão. 

VÍDEOS

Radionova
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=MkzEuxj7Zhg
Livre
https://www.youtube.com/watch?v=Bc6aRw04ZTU

Tuktamysheva
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=gsW7jcy6P8s
Livre
https://www.youtube.com/watch?v=rbYnirQV-O0

Medvedeva
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=nSm9VWtUmxU
Livre
https://www.youtube.com/watch?v=_xGorcDQ7PE

Pogorilaya
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=Y51e8E5FV88
Livre
https://www.youtube.com/watch?v=AvD79p5M5pc

Sakhanovich
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=HgcY2Ud126E
Livre
https://www.youtube.com/watch?v=o7ayj5Gd7OE

Leonova
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=P1QysJXpniI
Livre
https://www.youtube.com/watch?v=JlXl8FZYARs

Lipnitskaya
Curto
https://www.youtube.com/watch?v=lKnlOblm_OU
Livre
https://www.youtube.com/watch?v=dHGtlQlE_Rc



3 comentários:

  1. Poderia me informar qual a proxima competiçao que a yulia lipnitskaya vai disputar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já ainda não há qualquer informação oficial sobre a próxima competição da Julia. Mas em princípio ela está excluída da selecção nacional russa para os europeus e mundiais desta temporada. A partir de dia 15 de Janeiro deverão existir mais novidades pois irão realizar-se alguns testes perante elementos da federação. Ainda há uma hipótese da Adelina Sotnikova regressar esta época e isso pode baralhar as contas.

      Eliminar
  2. Fiquei tão triste com a performace da Yulia, mas por um lado, ela terá mais tempo de descanso.
    Eu acho que é isso o necessário para ela agora

    ResponderEliminar