quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

GP Troféu NHK 2015 - Senhoras

TROFÉU NHK 2015
NAGANO (JAPÃO)
DIAS 26 A 29 DE NOVEMBRO
CATEGORIA DE SENHORAS

 A competição na categoria de senhoras adivinhava-se renhida e havia muita expectativa sobre como seriam os resultados finais. Mao Asada foi o foco de quase todas as atenções e depois da sua vitória na Taça da China 2015 era a grande favorita. Também havia grande curiosidade sobre a prestação de Ashley Wagner, Anna Pogorilaya e da vice-campeã mundial 2012 Alena Leonova.  
Satoko Miyahara, detentora da medalha de prata dos mundiais 2015, dominou o Troféu NHK 2015 tanto no programa curto como no programa livre. No programa curto, Miyahara teve uma nota de 69.53pts. O seu primeiro elemento no esquema foi uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (10.80pts). De seguida ela efectuou o peão layback (3.84pts) e um peão com entrada saltada (3.91pts), ambos de nível 4. O programa continuou com a sequência de passos de nível 4 (5.10pts). Já na segunda metade do esquema, Miyahara efectuou um triplo flip (5.43pts) e um duplo axel (4.13pts). O triplo flip foi punido com grau de execução negativo e foi feita uma chamada de atenção pelo facto da entrada no salto ter sido indefinida. O último elemento foi um peão de combinação de nível 4 (4.29pts). Como médias dos segmentos do programa Miyahara obteve 8.00 na perícia, 7.75 nas transições/passos de ligação, 8.25 na performance/execução, 8.11 na coreografia/composição e 7.93 na interpretação. Apesar das suas notas nas escalas individuais dos juízes serem na maioria na casa dos 8.00, houve um juiz que lhe atribuiu apenas 6.50 na perícia e outro juiz que lhe deu só 6.75 nas transições/passos de ligação. No programa livre, a nota de Miyahara foi de 133.58pts. Dois elementos de saltos foram punidos com grau de execução negativo: a combinação inicial de triplo lutz-duplo toe loop-duplo loop (8.50pts) e a combinação final de duplo axel-triplo toe loop (6.66pts). Os outros saltos conseguiram grau de execução positivo e foram os seguintes: triplo loop (5.70pts), triplo flip (5.70pts), triplo lutz (7.10pts), combinação de duplo axel-triplo toe loop (9.06pts) e triplo salchow (5.34pts). É engraçado que Miyahara decidiu manter a repetição da combinação de duplo axel-triplo toe loop tal como fez na temporada passada. Não é habitual que uma patinadora repita a mesma combinação duas vezes no mesmo esquema. A sequência de passos foi de nível 4 e garantiu-lhe 5.20pts. Na sequência coreográfica esta patinadora obteve 3.30pts. O primeiro e o terceiro peões foram de nível 4 e o segundo peão foi de nível 3, com um total de 11.14pts. Nos segmentos dos componentes os juízes foram praticamente uniformes nas notas que lhes atribuíram. As suas médias cifraram-se em 8.14 na perícia, 8.00 nas transições/passos de ligação, 8.46 na performance/execução, 8.21 na coreografia/composição e 8.36 na interpretação. 
Courtney Hicks (Estados Unidos) foi a surpreendente segunda classificada na tabela final. Hicks foi segunda no programa curto com 65.60pts. Os seus elementos de saltos foram a combinação de triplo flip-triplo toe loop (8.90pts), um triplo lutz (7.70pts) e um duplo axel (4.06pts). O lutz e o axel foram efectuados na segunda metade do esquema. A combinação de flip-toe loop foi o único elemento punido com grau de execução negativo. A sequência de passos (4.60pts) e todos os peões (10.83pts) alcançaram o nível 4. As suas médias nos segmentos dos componentes do programa foram de 7.43 na perícia, 7.21 nas transições/passos de ligação, 7.54 na performance/execução, 7.43 na coreografia/composição e 7.29 na interpretação. Hicks sofreu alguns percalços no programa livre, onde foi terceira, e sofreu dois pontos automáticos de dedução: um devido a uma queda e outro por violação das regras de tempo. Além disso, três elementos de saltos foram punidos com grau de execução negativo: combinação de triplo flip-triplo toe loop (8.80pts, com má recepção no segundo salto), triplo lutz (3.90pts, sendo que ela caiu na recepção do salto) e no triplo loop (4.71pts, com recepção algo desequilibrada). Os outros saltos apresentados por esta atleta foram a combinação de triplo lutz-duplo toe loop (8.73pts), um duplo axel (3.84pts), triplo flip (7.13pts) e um duplo axel isolado (3.92pts). Os dois primeiros peões foram de nível 4 e o terceiro foi de nível 3, com um total de 11.49pts. A sequência de passos foi de nível 3 (3.87pts) e na sequência coreográfica Hicks amealhou mais 2.90pts. Nos segmentos dos componentes do programa, Hicks ficou com médias de 7.71 na perícia, 7.32 nas transições/passos de ligação, 7.61 na performance/execução, 7.46 na coreografia/composição e 7.54 na interpretação. 
A super-favorita Mao Asada ficou com medalha de bronze neste grande prémio. Asada foi quarta classificada no programa curto com uma nota de 62.50pts. A popular patinadora japonesa começou o programa curto com o pé esquerdo ao cair na recepção do triplo axel (2.90pts), que foi o primeiro elemento. O axel foi punido com grau de execução negativo por causa da queda e também porque a rotação total não foi efectivamente completa. A queda levou a que lhe fosse aplicada uma dedução automática de um ponto. Mais à frente no programa, ela tinha planeado executar um triplo lutz mas apenas efectuou um salto simples, pelo que esse elemento não lhe rendeu nenhum ponto e foi considerado inválido. A combinação de triplo flip-triplo loop (11.10pts) foi o único elemento de salto com grau de execução positivo. Os peões (11.40pts) e a sequência de passos (5.40pts) foram todos de nível 4. Nos componentes do programa, as suas médias foram de 8.29 na perícia, 7.89 nas transições/passos de ligação, 7.89 na performance/execução, 8.43 na coreografia/composição e 8.39 na interpretação. Mao Asada foi segunda classificada no programa livre e garantiu assim um lugar no pódio. Quatro dos sete elementos de salto foram punidos com grau de execução negativo. Asada teve problemas na tentativa de triplo axel que acabou por ser apenas cotado como duplo visto que a patinadora desmanchou a rotação no ar e a recepção não foi boa. Esse duplo axel acabou por ficar apenas com 1.94pts. Na combinação de triplo flip com duplo toe loop (4.90pts), a terceira rotação no flip não foi realmente completa. No triplo lutz isolado (5.60pts) a definição de entrada foi alvo de chamada de atenção pelo controlador técnico. No triplo flip isolado (2.37pts) a terceira rotação não foi de facto completa. Os saltos que conseguiram obter grau de execução positivo foram a combinação de duplo axel-triplo toe loop (7.80pts), o triplo salchow (5.54pts) e o triplo loop (6.71pts). Os peões conseguiram todos a classificação de nível 4 e totalizaram 11.83pts. A sequência de passos foi de nível 3 (4.44pts). A sequência coreográfica rendeu-lhe 3.30pts. As suas médias nos segmentos dos componentes do programa foram de 8.36 na perícia, 7.89 nas transições/passos de ligação, 8.00 na performance/execução, 8.54 na coreografia/composição e 8.50 na interpretação. 
Ashley Wagner desperdiçou a hipótese de conquistar mais uma medalha em provas do grande prémio ao ser apenas quinta classificada no programa livre, depois de ter sido terceira no curto. No programa curto, tanto o triplo flip como a combinação de saltos foram punidos com grau de execução negativo. No programa livre, cinco dos sete elementos de saltos foram punidos com grau de execução negativo. Foi uma prestação menos conseguida de Wagner. 
Anna Pogorilaya terminou muito longe do pódio e perdeu qualquer hipótese de se qualificar para a final do grande prémio. O programa curto correu-lhe muito mal, sendo que ela sofreu três quedas e falhou em todos os elementos de salto, para além de cometer erros num peão e na sequência de passos. Foi um programa para esquecer. No programa curto ela foi última classificada e no programa livre foi quarta. Como a sua pontuação no programa curto foi tão má, a recuperação no livre foi manifestamente insuficiente para que ela pudesse subir mais na tabela final.


Vídeos da competição

Programa curto

Miyahara
 
Hicks
 
Asada
 
Wagner
 
Nagasu

Osmond
 
Li
 
Leonova
 
Pogorilaya
 
Kihara
 
Artemieva
 
Programa livre

Miyahara

Hicks
 
Asada

Wagner

Nagasu

Osmond

Li
 
Leonova
 
Pogorilaya
 
Kihara

Artemieva

Resultado final


Sem comentários:

Enviar um comentário