segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Taça de Varsóvia 2018

Taça de Varsóvia 2018


A competição Taça de Varsóvia decorreu na Polónia entre os dias 23 e 25 de Novembro de 2018. 
Decorreram provas nas categorias individuais e de dança nos escalões sénior e júnior. 
Não houve lugar a competição na categoria de pares. 

Categoria de dança

Escalão sénior

Resultado final


Este fim-de-semana trouxe boas notícias ao par russo Tiffany Zagorsky & Jonathan Guerreiro. Para além de terem dominado esta competição, tal como era esperado, tiveram ainda a boa nova sobre a qualificação para a final do circuito do grande prémio sénior deste época. 

Nesta competição eles conseguiram o seu melhor total combinado da temporada, até agora, com 187.40pts, graças à dança livre.

Na dança rítmica, este par obteve uma nota de 74.85pts, sendo que no GP Troféu NHK 2018 tinham ficado com 75.49pts. Em termos técnicos, os elementos que atingiram o nível 4 foram os twizzles, a figura de elevação e a segunda sequência obrigatória de Tango Romantica. A sequência de passos foi de nível 3 e a primeira sequência obrigatória de Tango Romantica foi de nível 2. 
Na primeira sequência de Tango Romantica, Tiffany e Jonathan tiveram um problema de timing no segundo ponto-chave e falharam o último. Essa situação não passou despercebida ao painel técnico que assinalou essas deficiências. Quanto à segunda sequência de Tango Romantica, este par acertou em todos os pontos-chave. 
As médias apuradas nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota foram as seguintes: 8.15 na perícia, 8.15 nas transições, 8.45 na performance, 8.45 na composição e 8.45 na interpretação da música/timing. 
Notaram-se diversas divergências no painel de juízes na atribuição de notas nos segmentos dos componentes com a juiz Elena Ushakova (Rússia) a ser generosa de mais e a juiz Helen Beale (Austrália) a ser demasiado rigorosa. Isto resultou em discrepâncias como, por exemplo, no segmento de transições em que as notas se balizaram entre 7.50 e 9.00.

Aqui está o vídeo da dança rítmica

Na dança livre, Tiffany e Jonathan obtiveram uma pontuação de 112.55pts enquanto no GP Troféu NHK 2018 a sua nota foi de 107.56pts e no GP Skate America tinha sido de 108.08pts. Portanto este foi a sua melhor apresentação da temporada até agora. 
Todos os elementos técnicos foram agraciados com grau de execução positivo. A nota técnica de partida foi de 45.08pts que foi melhorada para 61.95pts. 
As figuras de elevação foram todas classificadas com o nível 4. No entanto, a figura de elevação estacionária ultrapassou o limite de tempo permitido pelas regras. Por esse motivo foi-lhe aplicada uma dedução automática de um ponto. 
Na sequência de passos com apoio só num pé, a prestação de Jonathan foi de nível 4 e a de Tiffany foi de nível 3. A sequência de passos circular foi de nível 3. 
Os twizzles foram de nível 4 assim como o pião de par.
Dos três elementos coreográficos, o pião inicial foi o melhor e conseguiu graus de execução entre +2 e +4.
Nos segmentos dos componentes, as médias apuradas foram de 8.45 na perícia, 8.50 nas transições, 8.70 na performance, 8.60 na composição e 8.75 na interpretação da música.

Os polacos Natalia Kaliszek & Maksym Spodyriev estavam a jogar em casa e ficaram com a medalha de prata. Esta foi a segunda vez que este par conquistou uma medalha na Taça de Varsóvia. Em 2015 eles também venceram a medalha de prata. 

A dança rítmica correu-lhes melhor em Varsóvia do que no GP Taça Rostelecom 2018, onde conquistaram 66.30pts. Desta vez eles obtiveram 69.10pts.
Os elementos técnicos que cumpriram os requisitos exigidos para o nível 4 foram os twizzles, a figura de elevação e a segunda sequência de Tango Romantica. 
A sequência de passos na diagonal e a primeira sequência de Tango Romântica foram de nível 3.
No que diz respeito aos pontos-chave do Tango Romantica, eles acertaram em todos com a excepção do terceiro ponto-chave da primeira sequência.
Infelizmente eles não conseguiram capitalizar nos graus de execução como podiam. O total de graus de execução positivos amealhados foi de 5.57pts. 
Na segunda nota, as médias apuradas nos segmentos dos componentes foram de 7.70 na perícia, 7.60 nas transições, 7.90 na performance, 8.00 na composição e 7.85 na interpretação da música/timing.

A sua dança livre na Taça de Varsóvia obteve 108.05pts. No GP Taça Rostelecom eles tinham ficado com 95.32pts. Todos os elementos técnicos conseguiram grau de execução positivo. 
O pião, os twizzles e as figuras de elevação foram todas de nível 4. As duas sequências de passos foram de nível 3. 
Nos segmentos dos componentes Natalia e Maksym ficaram com médias de 7.85 na perícia, 8.05 nas transições, 8.00 na performance, 8.00 na composição e 8.10 na interpretação da música/timing. 
No painel de juízes verificaram-se diversas discrepâncias na atribuição de notas nos componentes. Por exemplo, no segmento de performance as notas marcadas balizaram-se entre 6.50 e 8.50... 

Apesar da ideia para esta dança livre ser interessante ainda há aqui muito trabalho a fazer para melhorá-la. São vários os momentos em dois pés que se prolongaram durante o esquema. Esta é uma das razões pelas quais eu penso que a média deles deveria ter sido abaixo de 8.00 na perícia.

Podem ver aqui o vídeo da dança livre dos polacos

O par finlandês Juulia Turkkila & Matthias Versluis assegurou a medalha de bronze. Este resultado foi excelente para eles e demonstra que os dois patinadores fizeram uma boa aposta em deixar a categoria individual para arriscar na dança. 

Destaque ainda para a presença de dois pares de dança australianos e de um par da Turquia. 




Escalão júnior


No escalão júnior adivinhava-se uma luta entre os pares russos Ivanenko & Karpov e Kuts & Mikhailov. No entanto o par ucraniano Golubtsova & Belobrov intrometeu-se e conseguiu a medalha de prata. 

Ivanenko & Karpov, companheiros de treinos de Zagorski & Guerreiro, venceram esta competição de forma destacada e lideraram a competição do princípio ao fim. 
Este par falhou a qualificação para a final do grande prémio júnior por uma unha negra. Esta vitória serve de prémio de consolação e poderá dar-lhes ânimos para os campeonatos nacionais da Rússia.

Os ucranianos Golobtsova & Belobrov alcançaram o seu melhor resultado da temporada até agora. No grande prémio júnior que decorreu na Armenia, eles conseguiram um total de 144.25pts e aqui obtiveram 149.00pts. 

Kuts & Mikhailov formam um par muito promissor mas aqui tiveram de contentar-se com a medalha de bronze. A federação russa não tem apostado neles e, em termos internacionais, só os inscreveu no grande prémio júnior que decorreu na Áustria, onde ficaram com a medalha de bronze. 
Nesta competição eles tiveram problemas na dança rítmica porque falharam praticamente todos os pontos-chave. Na dança livre perderam níveis nas duas sequências de passos. 
Mesmo assim, este é um par a fixar.


Categoria feminina

Escalão sénior

Resultado final


A federação russa finalmente deu uma oportunidade a Anastasia Gulyakova para se mostrar internacionalmente no escalão sénior. Esta oportunidade foi concedida depois de Anastasia ter acumulado vitórias em provas internas na Rússia. A pupila de Alexey Mishin, que também é responsável por Elizaveta Tuktamysheva e Sofia Samodurova, conquistou a Taça de Varsóvia de forma categórica.

No programa curto Anastasia ficou com 66.11pts. Os saltos que ela executou foram os seguintes: combinação de triplo flip+triplo toe loop (11.09pts), triplo lutz (6.69pts) e duplo axel (4.62pts). O pião camel com entrada saltada e o pião layback atingiram o nível 4. O pião de combinação foi de nível 3. O total de pontos acumulados nos piões foi de 11.55pts. A sequência de passos cumpriu os requisitos exigidos para o nível 4 e obteve 4.94pts. 
Nos componentes do programa as médias apuradas foram de 6.67 na perícia, 6.42 nas transições, 7.00 na performance, 6.92 na composição e 7.00 na interpretação da música.

Anastasia conquistou uma pontuação de 112.28pts. Esta temporada ela já teve prestações melhores no livre e talvez tenha acusado a pressão de estar a competir na sua primeira prova internacional no escalão sénior. Em Varsóvia ela teve um elemento de salto punido com grau de execução negativo: a combinação de duplo axel+Euler+triplo salchow. Faltou cerca de 1/4 de volta na última rotação do salchow e por isso o elemento perdeu 0.66 do valor base de 7.73pts. No triplo lutz (6.10pts) isolado a definição de entrada não foi definida de forma clara e isso foi surpreendente pois normalmente Anastasia não tem este tipo de problemas. O oitavo elemento do esquema foi um duplo flip (2.16pts) mas estava previsto que esse salto tivesse três rotações. 
Os outros saltos foram uma combinação de triplo flip+triplo toe loop (10.91pts), triplo loop (5.72pts), duplo axel (3.85pts) e combinação de triplo loop+duplo toe loop (6.69pts). 
A sequência de passos desta vez só serviu para o nível 2 e rendeu-lhe 3.12pts. A sequência coreográfica contribuiu com 3.67pts para a nota técnica. 
O pião camel com entrada saltada foi de nível 4 enquanto o pião de combinação e o layback foram de nível 3, para um total de 10.19pts. 
No que diz respeito à segunda nota ela ficou com médias de 6.75 na perícia, 6.33 nas transições, 6.50 na performance, 6.67 na composição e 6.75 na interpretação da música. 

A próxima vez em que teremos a oportunidade de ver Anastasia em acção será no Golden Spin of Zagreb. Essa competição faz parte do circuito Challenger Series desta temporada e decorrerá entre 5 e 8 de Dezembro. 

A medalha de prata na Taça de Varsóvia foi arrecadada pela australiana Kailani Craine e a medalha de bronze foi para a polaca Elzbieta Gabryszak. 

Escalão júnior

Resultado final


A italiana Lucrezia Beccari venceu a Taça de Varsóvia no escalão júnior com tranquilidade. 
No geral esperava-se mais das atletas da Suécia e da Finlândia mas as restantes medalhas acabaram nas mãos das asiática. Mandy Chiang de Taipé ficou com a prata e Cheuk Ka Kahlen Cheung de Hong Kong ficou com o bronze. 
Smilla Szalkai da Suécia ficou em terceiro lugar no programa curto mas deitou tudo a perder no livre, onde não foi além da sexta posição, tendo de contentar-se com o quarto lugar final. 

Categoria masculina

Escalão sénior

Resultado final


O jovem italiano Daniel Grassl venceu destacado com toda a justiça e conseguiu a segunda vitória consecutiva em provas internacionais no escalão sénior. Esta temporada Daniel também venceu o Troféu Alpen. Estes resultados são ainda mais impressionantes considerando que Daniel se encontra a competir simultaneamente em juniores e seniores. 

O programa curto de Daniel ficou com uma pontuação de 82.27pts. O italiano arriscou bastante ao realizar um quádruplo lutz como primeiro elemento do esquema. O lutz acabou punido com grau de execução negativo mas mesmo assim rendeu-lhe 10.73pts. O triplo axel pontuou 9.60pts e a combinação de triplo lutz+triplo toe loop ficou com 11.31pts. Os piões totalizaram 11.67pts e atingiram todos o nível 4. A sequência de passos foi de nível 3 e obteve 3.96pts.
As médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 6.92 na perícia, 6.67 nas transições, 7.08 na performance, 7.08 na composição e 7.25 na interpretação da música. 

A nota que Daniel obteve no programa livre foi de 135.64pts. 
O ambicioso plano de saltos não foi cumprido com o sucesso desejado mas serviu como teste. 
O triplo axel isolado foi problemático porque faltou cerca de 1/4 de volta na última rotação e Daniel caiu na recpeção do salto. Esse elemento apenas conseguiu 3.00pts. Por causa da queda foi aplicada uma dedução automática de um ponto. 
O quádruplo loop (4.73pts), a combinação de triplo loop+triplo toe loop (6.74pts), a combinação de triplo flip+Euler+triplo salchow (9.74pts) e o triplo lutz (6.29pts) foram todos punidos com grau de execução negativo e foi notória a falta de cerca de 1/4 de volta em vários destes saltos. O quádruplo lutz (11.50pts) e a combinação de triplo lutz+triplo toe loop (11.11pts) ficaram somente com o valor base. 
Os piões foram todos de nível 4 e totalizaram 11.10pts. 
A sequência de passos de nível 2 ficou com 2.77pts e a sequência coreográfica arrecadou 3.50pts. 
Os problemas nos saltos acabaram por afectar a impressão geral do programa e os juízes levaram isso em consideração na marcação de notas nos segmentos dos componentes. As médias acabaram por fixar-se em 6.83 na perícia, 6.17 nas transições, 6.50 na performance, 6.83 na composição e 6.75 na interpretação da música.

A medalha de prata foi conquistada por Chih-I Tsao de Taipé e o bronze ficou com o australiano Andrew Dodds. 

Escalão júnior

Resultado final


Video do programa curto de Gleb Luftfullin

Por agora é tudo mas em breve serão publicadas mais coisas no blogue.

Até à próxima!







Sem comentários:

Enviar um comentário