Boyang Jin conquistou a nota de 90.05pts no programa curto onde prendeu logo a respiração dos espectadores ao iniciar o seu esquema com uma excelente e inédita combinação de quádruplo lutz-triplo toe loop (19.19pts). No entanto, o quádruplo toe loop (10.44pts) e o triplo axel (8.21pts) foram ligeiramente punidos com grau de execução negativo. Todos os peões (11.12pts) e a sequência de passos (4.80pts) foram classificados com nível 4. Em termos gerais de graus de execução, os mesmos foram medianos e a nota técnica de partida de 51.33pts acabou por só ser melhorada para 53.76pts. De qualquer maneira, a prestação deste patinador, principalmente devido à combinação com o quádruplo lutz foi o suficiente para o tornar no "grande assunto". No que respeita às notas dos componentes do programa, estas foram demonstrativas que o lado artístico e todos os pequenos extra que dão mais "carne" ao esqueleto do programa ainda têm de ser desenvolvidos. Jin ficou com médias de 7.36 na perícia, 6.79 nas transições/passos de ligação, 7.61 na performance/execução, 7.21 na coreografia/composição e 7.32 na interpretação.
Javier Fernandez ficou 3.14pts à frente de Jin no programa curto muito graças à nota dos componentes, onde obteve médias de 8.71 na perícia, 8.71 nas transições/passos de ligação, 9.11 na performance/execução, 9.18 na coreografia/composição e 9.25 na interpretação. Houve mesmo um juiz que marcou a nota de 10.00 na sua escala individual para o segmento de interpretação. Em termos de elementos técnicos apenas o quádruplo salchow (9.64pts) foi punido com grau de execução negativo. Os seus outros saltos foram uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.20pts) e o triplo axel (11.49pts). Todos os peões alcançaram o nível 4 (11.39pts). A sequência de passos (4.51pts) foi de nível 3. Fernandez ficou atrás de Jin na nota técnica mas na nota dos componentes a diferença foi feita a favor do espanhol. No programa livre, a situação foi semelhante: Jin venceu na nota técnica mas Fernandez levou a claramente a melhor na nota dos componentes.
O programa livre de Fernandez iniciou-se com um quádruplo toe loop (12.73pts). O segundo elemento técnico foi uma combinação de quádruplo salchow-duplo toe loop (10.60pts) que perdeu 1.20 do valor base de 11.80pts devido ao grau de execução negativo. Seguiu-se um triplo axel (9.36pts), a sequência de passos de nível 4 (5.80pts) e um peão de nível 4 (3.93pts). Na segunda metade do esquema, Fernandez arriscou um quádruplo salchow isolado (7.55pts) mas ele caiu na recepção e o salto foi punido com grau de execução negativo, para além de ter sido aplicado um ponto automático de dedução pela queda. Os outros saltos efectuados na segunda metade do esquema foram: combinação de triplo flip-loop simples-triplo salchow (11.72pts), triplo toe loop (5.83pts), duplo lutz (1.71pts) que foi punido com grau de execução negativo e combinação de triplo loop-duplo toe loop (7.14pts). Fernandez obteve mais 3.30pts na sequência coreográfica. O programa livre foi fechado com dois peões (um de nível 4 e o último de nível 3) que permitiu a Fernandez conquistar mais 7.70pts. As suas médias nos segmentos dos componentes foram novamente excelentes: 8.89 na perícia, 9.11 nas transições/passos de ligação, 9.04 na performance/execução, 9.29 na coreografia/composição e 9.43 na interpretação.
Boyang Jin obteve uma impressionante nota técnica de 99.60pts mas nos componentes ficou-se por 72.58pts. O seu primeiro salto no programa foi um magistral quádruplo lutz (15.74pts) feito sem qualquer hesitação ou problema. Ele tentou um quádruplo salchow (6.50pts) como segundo elemento mas caiu na recepção do salto e o mesmo foi punido com grau de execução negativo, tendo sido aplicado um ponto automático de dedução pela queda. Jin não se deixou abater pelo erro e avançou para uma combinação de triplo axel-loop simples-triplo salchow (12.54pts). A recepção do salchow foi periclitante e por causa disso a combinação foi punida com grau de execução negativo. O quarto elemento técnico foi uma sequência de passos (3.44pts) classificada com o nível 3. Na segunda metade do esquema, Jin apresentou um quádruplo toe loop em combinação com duplo toe loop (11.56pts) mas a recepção quer num quer no outro salto foram pouco firmes e o elemento perdeu 1.20 do valor base devido ao grau de execução negativo. Depois Jin tentou um quádruplo toe loop isolado (8.02pts) em que a recepção foi muito desequilibrada, sendo o salto punido com grau de execução negativo. Jin não perdeu o foco e ainda realizou com sucesso uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.63pts), triplo axel (10.64pts) e triplo flip (6.53pts). Dois dos seus peões foram de nível 4 e outro foi de nível 3, totalizando 10.30pts. Na sequência coreográfica ele obteve 2.70pts. As suas médias nos componentes do programa foram de 7.43pts na perícia, 7.07 nas transições/passos de ligação, 7.32 na performance/execução, 7.36 na coreografia/composição e 7.11 na interpretação.
Han Yan conseguiu finalizar esta prova com a conquista da medalha de bronze depois de ter sido sexto no programa curto e terceiro no programa livre. No programa curto, Yan cometeu erros no quádruplo toe loop (6.30pts) e no triplo axel (3.63pts), sendo que ambos os elementos foram punidos com grau de execução negativo. No quádruplo toe loop o eixo de rotação do salto estava tão torto que Yan não teve hipótese de salvar a saída e caiu com estrondo. Claro está que foi automaticamente aplicado um ponto de dedução pela queda. No triplo axel faltou um pouco para que Yan conseguisse completar efectivamente a rotação completa e a recepção também não foi a melhor. A combinação de triplo lutz-triplo toe loop foi executada na segunda metade do esquema e pontuou 11.63pts. A sequência de passos (4.44pts) e o segundo peão (2.87pts) foram classificados com o nível 3 enquanto que o primeiro e o terceiro peões (4.14pts + 3.43pts) alcançaram o nível 4. Em sede de médias dos componentes do programa, Yan obteve 7.96 na perícia, 7.43 nas transições/passos de ligação, 7.46 na performance/execução, 7.89 na coreografia/composição e 7.79 na interpretação.
No programa livre, Yan conseguiu melhorar as suas médias nos componentes para 8.25 na perícia, 7.64 nas transições/passos de ligação, 7.75 na performance/execução, 7.93 na coreografia/composição e 7.71 na interpretação. Em termos de saltos, três elementos desses foram punidos com grau de execução negativo: o quádruplo toe loop (8.24pts), o triplo lutz (5.30pts) e a combinação de triplo lutz-duplo toe loop-duplo loop (9.81pts). Os saltos que obtiveram grau de execução positivo foram a combinação de triplo axel-triplo toe loop (14.80pts), o axel simples (1.24pts), o triplo loop (6.71pts), o triplo salchow (5.34pts) e a combinação de triplo flip-duplo toe loop (7.76pts). Todos os peões (11.20pts) e a sequência de passos (5.00pts) alcançaram o nível 4. Na sequência de passos ele recolheu mais 2.40pts.
Sergei Voronov era um dos nomes apontados para as medalhas mas, infelizmente para ele, terminou na quinta posição, deitando por terra as hipóteses de se qualificar para a grande final que decorrerá em Dezembro. Voronov foi terceiro no programa curto mas no livre foi oitavo.
Misha Ge terminou na oitava posição final mas está de parabéns por ter tentado o quádruplo toe loop no programa livre. Apesar de Ge ser um patinador com a veia artística muito mais vincada do que a técnica, tem de se louvar o esforço de ter tentado realizar pela primeira vez na sua carreira um quádruplo toe loop em competição. Foi uma demonstração de ambição e de determinação.
Quem deu nas vistas pela positiva foi o filipino Michael Christian Martinez que ainda conseguiu ser quinto no programa livre e apresentou alguns elementos de grande qualidade.
Videos do programa curto
Fernandez
Jin
Voronov
Song
Hochstein
Yan
Martinez
Dornbush
Ge
Righini
Kvitelashvili
Balde
Videos do programa livre
Fernandez
Jin
Yan
Hochstein
Voronov
Martinez
Dornbush
Ge
Song
Righini
Balde
Kvitelashvili
Tabela do resultado final
Sem comentários:
Enviar um comentário